Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 1 votos

[ROM][Android 5.1]Aquaris X ROM Lollipop para o FHD

mt6592 lollipop e5 fhd

  • Por favor inicie sessão para responder
161 respostas a este tópico

#51 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 23 April 2016 - 18:38

Como instalaste a ROM? Fizeste um Hard Reset primeiro? Nos testes que fiz tive sempre de fazer um Hard Reset primeiro. Nunca tive problemas desse género...

Seja como for, se for para voltar ao KitKat, podes experimentar a Aquaris X KitKat, a ver se te agrada.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Editado por ElTifo, 23 April 2016 - 18:39.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#52 pafaf

pafaf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 23 April 2016 - 18:49

Como instalaste a ROM? Fizeste um Hard Reset primeiro? Nos testes que fiz tive sempre de fazer um Hard Reset primeiro. Nunca tive problemas desse género...

Seja como for, se for para voltar ao KitKat, podes experimentar a Aquaris X KitKat, a ver se te agrada.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

sim, o telefone veio de reparação limpo, a primeira coisa que fiz foi flashar a a   tua rom X. .

 vou ver se encontro alguma coisa no XDA para gestao de memoria para o  5.1.

 

Eltifo, se a X KK é 4.4.2, posso flashar so a system, e ficar com os dados intactos, certo? ou então flashar a X e restore da data partition pela TWRP. 



#53 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 23 April 2016 - 18:58

Talvez funcione. Confesso que nunca testei. Em teoria, sim, deverá dar.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#54 Nigebear

Nigebear

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • BQ Aquaris E5 FHD

Mensagem publicada 24 April 2016 - 11:13

Instalei ontem a ROM, e está formidável. Deu um mais um ano de vida ao meu BQ, decidi instalar a rom assim que li a notícia de que a bq "descontinuou" alguma gama de telemóveis e tablets. Belo trabalho Eltifo, tomara que a bq te contratasse para que lhes ajudasses a fazer um bom port do lolipop. Até agora tudo funciona, caso contrário comentarei aqui no post.

 

Cumprimentos,

Joel Coelho


  • ElTifo gosta disto

#55 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 24 April 2016 - 16:03

Olá!

 

O primeiro post foi atualizado com a lista de agradecimentos especiais.

 

Para todos os outros informo que irei continuar o trabalho no FHD, claro dentro do que me é possível, sendo certo que, pelo menos quando a bq lançar a versão final beta, irei atualizar esta ROM para que fique ao nível do que eles consigam fazer.

 

 

Cumprimentos!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#56 Canyoning Ace

Canyoning Ace

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Bq Aquaris E5 FHD

Mensagem publicada 24 April 2016 - 16:22

Obrigado ao ElTifo pelo agradecimento (não era preciso). Doar (seja lá o que for) é uma forma de te agradecer pelo teu excelente trabalho e de te motivar para continuares. 

 

O meu FHD está impecável e ganhou nova vida.

 

Obrigado!


  • ElTifo gosta disto

#57 ynor.pt

ynor.pt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • BQ Aquaris E6

Mensagem publicada 26 April 2016 - 19:50

ElTifo, a BQ disponibilizou o beta para Lollipop, consegue fazer uma X polida para nosso E6?

http://www.mibqyyo.c...lollipop-5-1/p1



#58 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 26 April 2016 - 21:42

Não consigo.

 

A bq optou por lançar versões "realmente" beta. Ou seja, o método de arranque do telefone mudou.

 

Nem sei se consigo, ou sequer se vale a pena, atualizar esta do FHD tendo como base a versão 2.0.0 que a bq disponibilizou hoje.

 

A minha "sorte" foi que o primeiro kernel beta, que lançaram para o FHD, permitia o arranque como no KitKat. No E6 isso não aconteceu.

 

Por outro lado, é complicado para mim fazer algo para o E6 sem ter o equipamento para testar.

 

Mesmo que se fizesse uma "Aquaris X" para o E6, obrigaria sempre que o telefone primeiramente levasse com o firmware beta Lollipop da bq por Hard Reset.

 

Não está lá muito famosa, a coisa...


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#59 ynor.pt

ynor.pt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • BQ Aquaris E6

Mensagem publicada 27 April 2016 - 08:02

OK companheiro, seria de boa ajuda se conseguisse, no caso acho q nem o Pablito e nem luckmax teem o E6, no caso o Pablito tem um grupo de uns 30 no telegram a testar as modificações e respondem de imediato os bugs.

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Editado por ynor.pt, 27 April 2016 - 08:03.


#60 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 27 April 2016 - 11:32

Olá, mas agora com o lançamento da beta para instalar por hard reset, futuramente irá haver alterações na instalação desta rom?

Isto é, em vez de instalarmos o firmware do kitkat, instalarmos a beta do 5.1 para posteriormente instalarmos o zip?
 



#61 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 April 2016 - 11:51

Olá, mas agora com o lançamento da beta para instalar por hard reset, futuramente irá haver alterações na instalação desta rom?

Isto é, em vez de instalarmos o firmware do kitkat, instalarmos a beta do 5.1 para posteriormente instalarmos o zip?

Por ora, ainda não. Aliás, atualmente se instalarem o firmware Lollipop por Hard reset e depois tentarem instalar esta ROM, o telefone não vai arrancar.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#62 Malcom

Malcom

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens
  • BQ Aquaris E5 FHD

Mensagem publicada 28 April 2016 - 21:20

Hmm ainda não capisquei, para ver se percebi, esta rom tem um kernel diferente da ROM que a bq disponibilizou? Além disso há diferenças?

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

#63 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 April 2016 - 22:13

A bq disponibilizou um firmware Lollipop que arranca de forma diferente. Durante o programa betatester também era assim.

 

O Power e Vol+, por exemplo, ao invés de ir parar ao menu "preto" vai logo direto para a Recovery. O padrão de vibração quando o telefone arranca é, também ele, diferente.

 

A boot.img (e a uboot.img) são diferentes, nesse aspecto, relativamente ao KitKat e a todas as outras ROMs que anteriormente foram disponibilizadas.

 

Para mim, isto foi uma seca. Pois como estava a testar a beta da bq e queria, ao mesmo tempo, continuar a fazer port (e testar) as ROMs CM, MinimalOS e Aquaris X tinha sempre de fazer primeiro um Hard Reset para o KitKat e só depois mudar a recovery, instalar uma das ROM e testar. No final, toca de mandar outra vez o update para o lollipop beta, flashar a nova recovery (compatível com o novo método de arranque) e recuperar o meu backup (que tinha feito antes de iniciar o Hard Reset).

 

Felizmente consegui meter a Aquaris X Lollipop (a ROM a que esta "thread" diz respeito) a arrancar tal como no KitKat. O que é óptimo. Quem quiser pode flashar as outras ROMs utilizando a mesma recovery e sem necessidade obrigatória de fazer hard reset.

 

Contudo, e foi isso que disse antes, quem fizer um Hard Reset para o Lollipop da bq vai ficar com o telefone a arrancar da tal maneira diferente. Estando nesse modo, qualquer das ROMs, ou Recovery disponibilizadas anteriormente, que se instalem vão resultar em problemas. O telefone não vai arrancar e o ecrã vai ficar num estado assustador (eu assustei-me da primeira vez que isso aconteceu, temi pela "vida" do meu FHD).

 

 

Bom, depois deste testamento, a sério, não se enganem.

 

 

Relativamente a alterações (fora esta do arranque) a ROM (por ora) tem por base a beta 6 da bq (durante o programa betatester), simplesmente removi apps que não interessavam, adicionei root e init.d, alterei pouca coisa nas definições, na framework, adicionei um novo logo, novas animações de arranque/encerramento e adicionei novos sons.

 

Hoje vou atualizar a Aquaris X para uma nova versão baseada no firmware 2.0.0 que a bq disponibilizou.

 

Até logo!

 

;-)


Editado por ElTifo, 28 April 2016 - 22:13.

  • Malcom gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#64 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 April 2016 - 23:33

O site para onde costumo fazer upload, está em baixo.

 

Tenho a ROM pronta mas não consigo partilhar convosco já.

 

Já atualizei o primeiro post, só falta mesmo meter lá o link para o download.

 

Assim que estiver ok, coloco online.

 

 

Cumps!


  • CoolZeroFCP gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#65 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 29 April 2016 - 14:12

Boas!

 

O link para download da nova versão já está disponível no primeiro post.

 

Desfrutem!

 

 

Cumps!


  • CoolZeroFCP gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#66 Cookiejunior

Cookiejunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 59 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 29 April 2016 - 15:25

 

Quem quiser pode flashar as outras ROMs utilizando a mesma recovery

Isto significa que posso passar à mesma da ROM da CM12 para esta sem o HR?

Já agora, o novo firmware trouxe alguma coisa relevante?



#67 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 29 April 2016 - 15:30

Sim.

Quanto ao firmware, eu não notei nada. Mas como tem um novo patch de segurança, achei por bem atualizar.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#68 Canyoning Ace

Canyoning Ace

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Bq Aquaris E5 FHD

Mensagem publicada 29 April 2016 - 16:38

Esta nova ROM está simplesmente brilhante. ElTifo rocks :-)

 

É muita categoria junta!

 

Abraço e excelente trabalho!


  • ElTifo gosta disto

#69 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 29 April 2016 - 20:27

Que patch de segurança El Tifo?



#70 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 29 April 2016 - 20:39

O de 01 de Abril deste ano. O anterior era de 01 de Março.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#71 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 30 April 2016 - 01:34

Informação importante para quem quiser ter o MHL a funcionar

 
Olá!
 
Infelizmente o MHL não está a funcionar na Aquaris X.
 
Mais uma razão para entender o porquê da bq não ter conseguido lançar um OTA Lollipop para quem estava no KitKat...
 
Eu, como nunca uso isto, nem sequer tinha testado o MHL antes de fazer a ROM.
 
Quem não usar o MHL, não precisa, sequer, de ler o resto deste post.
 
 
Clica no botão abaixo para entender o porquê deste problema
 

Spoiler

 
 
Clica no botão abaixo se não tens paciência para ler coisas mais técnicas e só queiras saber como fazer para meter o MHL a funcionar...
 
Spoiler

 
 
Cumps!


Editado por ElTifo, 01 May 2016 - 22:30.

  • CoolZeroFCP gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#72 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 03 May 2016 - 10:53

Bom dia, sabem dizer-me se este cyanogenmod tambem funciona para o BQ E6 ?



#73 AnnieLeonheart

AnnieLeonheart

    Membro

  • Validações
  • PipPip
  • 15 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 03 May 2016 - 17:53

 

Bom dia, sabem dizer-me se este cyanogenmod tambem funciona para o BQ E6 ?

 

 

Isto não é cyanogenmod. É uma ROM feita a partir do firmware 2.0.0 da BQ para o FHD.



#74 Cookiejunior

Cookiejunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 59 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 04 May 2016 - 23:02

@Eltifo ainda nao arranjaste solução para o problema da perda de cores quando se abre a app da camara? ou nao procuraste ainda?



#75 pafaf

pafaf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 04 May 2016 - 23:06

 isto do Lag está mesmo mau, o telefone fica com a memoria tao ocupada, que nao consegue libertar,  fica mesmo parada, quando se consegue ir as tarefas, tem 140 mb livres.  e nao se mexe ate libertar tudo. ai volta ao normal. Nem com a opção de so manter x atividades resolve.  É mesmo um problema de gestão de memoria.

 

Alem disso ontem Sofri o problema do mic nao funcionar nas chamadas. nem em modo seguro funcionou. Fiz reset ao dialer, e voilá mic again :)

 

 parece-me k vou voltar ao KK. a CM nao é opção pra mim, por nao ter aceleração video por hardware, o que nao funciona bem com google cardboard VR. )

Ao fim de um mes , voltei mesmo para o KK , :(

Alem dos problemas de  memoria, e batery drain. que iam controlando , reparei que a qualidade das fotos e videos, principalmente  os videos, ficam muito mais escuras no LP. como uso muito a camera com os putos,  decidi voltar. :(


@Eltifo ainda nao arranjaste solução para o problema da perda de cores quando se abre a app da camara? ou nao procuraste ainda?

se nao usares a camara STOCK , isso nao acontece . usa a gogole camera por ex.







Também marcado com uma ou mais destas tags: mt6592, lollipop, e5 fhd