Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 1 votos

[ROM][Android 5.1]Aquaris X ROM Lollipop para o FHD

mt6592 lollipop e5 fhd

  • Por favor inicie sessão para responder
161 respostas a este tópico

#1 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 14 April 2016 - 14:02

image.png

 

image.png   image.png

 

image.png   image.png

 

 

- ATENÇÃO -

 

Recomendo que se faça primeiramente um backup da vossa ROM atual para poderem voltar ao KitKat caso não gostem do Lollipop.

 

Quem não tiver um cartão SD pode, também, fazer isto mas, após o backup, tem de o guardar no PC!

 

 

Aviso prévio
 
Tendo em conta ESTA comunicação oficial da bq, onde se faz menção que o FHD (e outros com soc MT6592) não vão receber a atualização, via OTA, para o Lollipop e dado que o programa betatester para o FHD foi hoje encerrado, creio que já não faz sentido não poder partilhar desta ROM de uma forma pública.

 

 

 

Downloads
 
ROM - Disponibilizada a 29/04/2016 e baseada no firmware 2.0.0 Lollipop da bq - MD5 Checksum: CF85C3F2C8DE0BA986AA1F813727B979
 
 

Verifiquem o MD5 do ficheiro que descarregaram.

TEM de ser o mesmo.

Instalações de ficheiros zip errados ou danificados vão dar problemas!!!

YOU HAVE BEEN WARNED!

 
 
 

Versões anteriores
 

Spoiler

 

 

 

Instalação de uma "Custom Recovery"
 

Tal como na maioria das "custom ROMs", a instalação desta ROM é feita recorrendo à partição de recuperação do telefone, ou seja, recorrendo à "Recovery".

 

Dado não ser possível instalar através da Recovery que vem de origem com o firmware oficial, é obrigatório, antes de mais, a instalação de uma "Custom Recovery".

 

As instruções para a instalação de uma "Custom Recovery" estão escondias para que o post não fique tão grande. Por outro lado, quem já tiver e/ou souber como fazer não tem de estar a ler isto tudo.
 
Cliquem no botão abaixo para visualizar.
 

Spoiler

 

 

 
Instruções de instalação da ROM
 
1 - Copiar o ficheiro zip da ROM para o cartão SD 
2 - Aceder à "Recovery"
3 - Se ainda não têm nenhum Backup feito, façam um agora (façam-no para o "External SD" e incluam todas as partições)
4 - Façam um "Wipe/Factory Reset"
5 - "Install" -> Aquaris_X_ROM_LP_FHD_NEW.zip
6 - "Wipe Caches"
7 - "Reboot System"

 

 

 

Instruções de instalação da ROM para quem vier de uma versão anterior da Aquaris X Lollipop

 

1 - Copiar o ficheiro zip da ROM mais recente para o cartão SD 
2 - Aceder à "Recovery" (backup é opcional...)
3 - "Install" (escolham o zip da versão mais recente da ROM)

4 - "Wipe Caches"
5 - "Reboot System"

 

NOTA: Quem tiver instalado anteriormente a Xposed Framework e/ou a Viper4Android, terá que instalar novamente.

 

 

 

Instruções para uma instalação "completamente limpa" da ROM 
 
Este método de instalação, apesar de ser "mais chato", é o método que eu recomendo.
 
Os passos de instalação encontram-se "escondidos" para o post não ficar tão grande. Cliquem no botão abaixo para os visualizar.
 

Spoiler

 

 

 

Google Apps
 
A "Play Store", os "Google Play Services" e outras apps da Google já vêm incluidas com a ROM.
 

 

Xposed Framework
 
Quem quiser instalar a "Xposed Framework" pode fazê-lo. Testei e funciona bem.
 
A app Material Design Xposed Installer já vem incluída com a ROM, portanto, para se ativar a Xposed Framework apenas é necessário tocar no botão "Install/Update" mas, antes, temos de verificar que a opção que está escolhida (por cima desse botão) é para sdk22 e arquitetura arm. A app faz download de um zip que depois é instalado, automaticamente, pela recovery.
 
Quem não souber o que é a Xposed Framework, pode ver ESTE vídeo.
 

 

 

ViPER|Audio
 

Viper.jpg

 

 

Apesar da ROM trazer de origem o Dolby Atmos sempre achei que o mesmo é insuficiente para ouvir música como eu gosto de a ouvir. Assim, e tal como já tinha falado no post das "Coisinhas bouas", procurei por outras soluções.

 

Pois bem, o Viper4Android funciona no Lollipop e em paralelo com o Dolby, o que é excelente.

 

Tudo o que têm de fazer é ir AQUI e descarregarem uma versão ao vosso gosto. Eu apenas testei a ViPERAudio 5.4 Stock pois achei que as outras talvez já fossem mexer com muita coisa e que pudessem piorar o som ao invés de o melhorar.

 

Como instalar? Simples.

 

 

1 - Aceder à "Recovery"
2 - "Install" -> ViPERAudio 5.4 Stock.zip
3 - "Wipe Caches" (não é obrigatório mas é aconselhável)
4 - "Reboot System"

 
 
Feito!
 
Acreditem, o som (para ouvir música e especialmente com auscultadores) vai melhorar e muito.
 

 

 

O QUE FUNCIONA:
 

  • TUDO

 

O QUE NÃO FUNCIONA:

 

  • MHL mas AQUI encontram a explicação do porquê e também a solução.

 
 

NOTAS:
 

  • Esta ROM é baseada no firmware Lollipop 2.0.0 da bq. Ou seja, é tudo compilado de raíz, pela bq, como nas versões oficiais do KitKat que já estamos familiarizados
     
  • O kernel já não é o das ROMs KitKat. É um kernel 3.10.72 e não 3.4.67.
     
  • Algumas apps da bq foram removidas, adicionei root e suporte init.d, fiz algumas alterações a nível da framework, das Definições, adicionei um novo logo, novos sons, novas animações de arranque/encerramento e corrigi algumas falhas de tradução.
     
  • Não noto bugs nenhuns graves há execção de uma perda de qualidade das cores no ecrã após a utilização da câmara. As cores voltam ao normal após um reiniciar. 
    Fora isso, notei um bug logo no início que, por vezes, não escolhe o toque do telemóvel predefinido. 
    No setup inicial, às vezes, é difícil escolher a linguagem em PT (não obstante de estar escolhido Português, o idioma permanece noutro).
     
  • O módulo xposed GravityBox funciona mas não nos permite reiniciar para a Recovery (não sei porquê). Já funciona!
     
  • O primeiro boot demora muito tempo (5~10 min). Não se assustem.
     
  • Tive de escrever android 5.1.1 quando, na realidade, a ROM é 5.1 por causa da app "Recovery Changer for bq Aquaris E5 FHD". Se deixasse 5.1 e alguém usasse essa app ia dar asneira. É que a app também funcionava nas ROMs BETA da bq, e também funciona no firmware Lollipop 2.0.0. Essas ROMs arrancam de maneira diferente logo, a recovery da app é diferente para o android 5.1. "Camuflei" o 5.1 em 5.1.1 só mesmo para quem usar essa app não ter problemas.

 
 
 

Créditos:
 
bq

 
 

Agradecimentos especiais pelas doações

 

Tal como indico na minha assinatura, não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, as doações são sempre bem vindas.

 

Devo agradecer imenso pelo apoio a:

 

 

 

 

Detalhes:
 
Versão OS da ROM: Lollipop 5.1
Kernel: Linux 3.10.72
Pré-requisito de firmware: Stock KitKat 1.2.2 | TWRP 2.8.7.0 (ou superior)
Baseada em: AOSP com as modificações da Mediatek e da bq
 
 

Informação das versões

Estado: Estável
 
 

Criada em: 29-03-2016
Última atualização da(s) ROM(s): 28-04-2016
Últimos Fix: N/A
 

 

 

Eu não poderei ser responsabilizado caso o vosse telefone fique danificado ao tentar efetuar estas operações.

Apesar de duvidar, e muito, que algo desse género aconteça (especialmente se tiverem seguido as minhas instruções "à risca" e, claro, se tiverem sempre um backup "à mão") que fique bem claro que estão a efetuar estas operações porque assim o entendem e, não, porque vos estou a dizer para o fazer.


Editado por ElTifo, 30 April 2016 - 22:49.

  • A_Abreu, gjcsgjcs, AnnieLeonheart e 2 outros gostam disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#2 Martins01

Martins01

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens

Mensagem publicada 14 April 2016 - 14:31

esta rom é mesmo do baseada no bq aquaris X?

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

#3 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 14 April 2016 - 14:59

esta rom é mesmo do baseada no bq aquaris X?

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

 

Ké?


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#4 Martins01

Martins01

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens

Mensagem publicada 14 April 2016 - 15:00

esta rom é baseada de que telemovel?

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

#5 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 14 April 2016 - 15:03

 

NOTAS:
 

  • Esta ROM é baseada na ROM Lollipop Beta 6 da bq. Ou seja, é tudo compilado de raíz, pela bq, como nas versões oficiais do KitKat que já estamos familiarizados
     
  • O kernel já não é o das ROMs KitKat. É um kernel 3.10.72 e não 3.4.67.

 

 

Duh!?


  • A_Abreu gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#6 Martins01

Martins01

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens

Mensagem publicada 14 April 2016 - 15:11

ok, ja percebi

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

#7 AnnieLeonheart

AnnieLeonheart

    Membro

  • Validações
  • PipPip
  • 15 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 14 April 2016 - 17:08

Após tantos meses de espera é lamentável que só agora tenham feito esse comunicado e também que a MediaTek não tenha ajudado na resolução dos problemas.

Obrigado por postares a ROM, vou instalar o mais cedo possível.

Ainda tenho que fazer os backups todos, aproveitar e fazer do IMEI e essas coisadas todas também para ficar guardado.

 

Edit: Já instalei, so far so good.


Editado por AnnieLeonheart, 14 April 2016 - 19:55.


#8 CoolZeroFCP

CoolZeroFCP

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 14 April 2016 - 20:33

Como se porta esta ROM a nível de bateria?
A CM 12.1 peca pelo consumo excessivo de bateria, esta equipara-se à kitkat?

Bom trabalho!
Cumprimentos

Enviado do meu Aquaris_E5FHD através de Tapatalk

#9 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 14 April 2016 - 20:55

Como se porta esta ROM a nível de bateria?
A CM 12.1 peca pelo consumo excessivo de bateria, esta equipara-se à kitkat?

Bom trabalho!
Cumprimentos

Enviado do meu Aquaris_E5FHD através de Tapatalk

 

A bateria no Lollipop vai-se que é num instante...

 

Mas também é verdade que, quando o modo de pupança de bateria arranca, ela dura muito.

 

Cumps!


  • CoolZeroFCP gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#10 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 14 April 2016 - 21:47

Boas, parabéns pelo trabalho.
Tenho algumas duvidas. A rom não tem o scatter-loading File?
Como é que faço?

Após isso tenho de instalar logo uma tal recovery certo? É o ficheiro "recovery-from-boot.p" que tenho de instalar como recovery? 

Após a instalação por hard reset tenho de entrar logo na recovery, certo e seguir os passos, certo?

Obrigado :)



#11 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 14 April 2016 - 21:59

Cuidado, estás a confundir coisas.

 

O Hard Reset deve ser feito para o firmware KitKat 1.2.2 (que deves fazer download do site da bq ou do mibqyyo).

 

Antes de iniciares o processo de hard reset trocas o ficheiro recovery.img pelo TWRP-"qqcoisa".img.

 

Após o hard reset acedes logo à recovery TWRP.

 

O Zip da ROM instala-se pela TWRP.

 

Antes de instalar o zip convém iniciar o telefone para o KitKat. Só depois se desliga, vai-se para a recovery e instala-se o Zip da ROM.

 

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 14 April 2016 - 21:59.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#12 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 14 April 2016 - 22:05

Eu ainda tentei apagar o comentário :D
Já entendi, já entendi... Agora tudo faz sentido, distração minha mas de qualquer forma sugiro que completes a informação dizendo que o hard reset é com a rom 1.2.2.
Vá, vou tentar fazer isto.
Desculpa mais uma vez :)



#13 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 14 April 2016 - 22:59

Já fiz o hard reset, continuo com a recovery TWRP, já iniciei o telemóvel, voltei à recovery, reset, instalei e ...
Está a dizer que o zip está corrompido na hora de instalar :/
 



#14 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 14 April 2016 - 23:02

Verificaste o MD5?

 

Se diz isso é porque tens de fazer download novamente.

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#15 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 14 April 2016 - 23:06

Liguei o telemóvel, desliguei, instalei e deu. Não apaguei nada mas pronto, vamos cá ver isto então :)



#16 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 15 April 2016 - 10:40

Analisando a ROM, está bem porreira. Corrigiu-me o meu eterno erro do video do snapchat, e no antutu dá-me 37.437.

Só há uma coisinha que não gosto que é a Laucher... Mas a Laucher nativa é a "Nova Laucher"?
Gostava como estava na " [ROM][PORT][5.1.1] CyanogenMod 12.1"...

Está fixe :)



#17 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 15 April 2016 - 10:44

Analisando a ROM, está bem porreira. Corrigiu-me o meu eterno erro do video do snapchat, e no antutu dá-me 37.437.

Só há uma coisinha que não gosto que é a Laucher... Mas a Laucher nativa é a "Nova Laucher"?
Gostava como estava na " [ROM][PORT][5.1.1] CyanogenMod 12.1"...

Está fixe :)

 

 

O Launcher nativo da bq é o Launcher3 (que não tem personalização nenhuma). Por isso, decidi trocar pelo Nova Launcher que é o meu preferido. Tem imensa personalização, sugiro-te que testes mais e que depois opines. Acredito que vás mudar de opinião.

 

O Launcher das ROMs CM é o Trebuchet. Esse não se pode meter numa ROM que não seja CM pois precisa da framework da CyanogenMod.

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#18 alex9099

alex9099

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 73 mensagens
  • Samsung Galaxy Core Plus

Mensagem publicada 15 April 2016 - 16:35

D´a para manter os dados que se tinha na cyanogen (a do lolipop 5.1.1)?

Eu tentei e ele ficou a dar boot quase eternamente, depois desisti e voltei para a cyanogen novamente

 

By the way, nao consegues obter o codigo fonte do lolipop oficial e portares para a cyanogen (de maneira a ter a famosa descodificaçao :) )?



#19 Paulo14052

Paulo14052

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 15 April 2016 - 21:13

Boas pessoal. Estou com um problema no microfone. Não funciona em modo chamada normal. Mas se for em altifalante ou por outra aplicação como o messenger do Facebook funciona normal. Mais alguém teve este problema? Ou alguém com alguma solução? Cumprimentos e obrigado

#20 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 15 April 2016 - 21:24

D´a para manter os dados que se tinha na cyanogen (a do lolipop 5.1.1)?
Eu tentei e ele ficou a dar boot quase eternamente, depois desisti e voltei para a cyanogen novamente

By the way, nao consegues obter o codigo fonte do lolipop oficial e portares para a cyanogen (de maneira a ter a famosa descodificaçao :) )?

Nop. Não dá.

Nem uma coisa, nem outra.

A minha primeira tentativa, após ter acesso à beta, foi corrigir o que fosse possível na CM recorrendo à ROM beta. Não funciona. A CM foi compilada de raíz com um kernel KitKat. Não se podem usar libs nem bins do Lollipop. A ROM não arrancava.

A malta fala mal da bq mas a maior parte das outras marcas nem arriscaram o update para o Lollipop nos telefones com soc Mediatek. Logo, não há muitas fontes de código de kernel Lollipop.

A Mediatek é uma m*rd*.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Boas pessoal. Estou com um problema no microfone. Não funciona em modo chamada normal. Mas se for em altifalante ou por outra aplicação como o messenger do Facebook funciona normal. Mais alguém teve este problema? Ou alguém com alguma solução? Cumprimentos e obrigado

Estranho. Não tenho qualquer problema nem nunca li qualquer reporte desse género durante o período de betatester.

Como instalaste a ROM? Pelo método "normal" ou pelo método de instalação "completamente limpa"?

Vieste da stock KitKat, ou de outra?

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#21 Paulo14052

Paulo14052

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 15 April 2016 - 21:37

Venho do kitkat, e fiz pelo método completamente limpa.

#22 Paulo14052

Paulo14052

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 15 April 2016 - 21:53

Mas não percebo o porquê de só dar o problema em chamada normal. De resto funciona direito

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

#23 gjcsgjcs

gjcsgjcs

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens
  • BQ E5 FHD

Mensagem publicada 15 April 2016 - 22:00

O Launcher nativo da bq é o Launcher3 (que não tem personalização nenhuma). Por isso, decidi trocar pelo Nova Launcher que é o meu preferido. Tem imensa personalização, sugiro-te que testes mais e que depois opines. Acredito que vás mudar de opinião.

 

O Launcher das ROMs CM é o Trebuchet. Esse não se pode meter numa ROM que não seja CM pois precisa da framework da CyanogenMod.

 

Cumps!

Tenho de admitir que me surpreendeu. Gostei sim senhor, já não quero outra Laucher. Claro que tive de alterar algumas coisas para ficar do meu agrado.
Quem sabe sabe, muito obrigado :)
 



#24 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 15 April 2016 - 22:24

Mas não percebo o porquê de só dar o problema em chamada normal. De resto funciona direito

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Eh lá. Estranho. Muito estranho mesmo.

Não sei porque será.

Eu faria novo Hard Reset e começava tudo de novo. Só para ver se não terá falhado alguma coisa no processo.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#25 Paulo14052

Paulo14052

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 15 April 2016 - 22:32

Thanks pelo conselho. Vou fazer isso e depois deixo aqui se solucionou.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk





Também marcado com uma ou mais destas tags: mt6592, lollipop, e5 fhd