Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Review Android Lollipop no Nexus 7 2012 (Wi-Fi)

nexus review lollipop nexus7

  • Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 NewEsc

NewEsc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 36 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • LG G3

Mensagem publicada 14 November 2014 - 08:57

 

Ontem, pela manhã (12/11/14), surgiu a imagem oficial do sistema para o Nexus 7 2012 Wifi nos servidores daGoogle e, como todos os fans de Android sabem, este lançamento marca uma grande mudança no Android, pois existem muitas mudanças no sistema, tanto a nível visual (material design) como a nível interno.

Inicialmente, pensamos que a imagem não seria a final, pois não continha o Google Now Launcher, mais tarde ficamos a saber que afinal era a imagem final, porque ao fim do dia a Google decidiu lançar oficialmente a atualização para todos os dispositivos, colocando as respetivas imagens disponíveis AQUI.

Nós, aqui em NewEsc, não quisemos esperar pela OTA chegar até Portugal e, decidimos flashar a imagem disponibilizada pela Google.

Antes de começarmos a review, gostaríamos de chamar a atenção para o facto de que a versão utilizada nesta review foi a disponibilizada para o Nexus 7 2012 Wi-Fi, versão essa que pode ter algumas pequenas diferenças em relação as versões dos restantes dispositivos.

 

Launcher KitKat

A primeira impressão que temos é a de que algo não está bem, isto porque, como podemos ver na imagem, a Google não colocou o Google Now Launcher na versão do Nexus 7 2012.

Screenshot_2014-11-13-13-15-30.png?resiz

Nexus 7 2012 com Google Now Launcher

Não é um problema grave, pois quando se instala o Google Now Launcher ficamos com um launcher que tem o que a Google chama de “Material Design”. De qualquer das maneiras é algo que não faz muito sentido. Outra coisa que não se consegue compreender o porque, é o facto desta versão não ter a galeria do lollipop, ou seja, somos obrigados a usar a aplicação de fotos do Google+, ou a instalar outra app através do Google Play.

Screenshot_2014-11-13-13-18-38.png?resiz

Notificações no Lollipop

O funcionamento da barra de notificações mudou por completo, assim como o seu aspeto.

Inicialmente, poderá criar alguma confusão para quem estava habituado às versões anteriores, isto porque na versão KitKat, a barra de notificações quando esta aberta no lado esquerdo do ecrã mostrava as notificações e, quando aberta no lado direito, mostrava as configurações rápidas. No Lollipop isso já não acontece. Agora não existe qualquer distinção entre o lado esquerdo e direito da barra de notificações, tudo se resume a usar um dedo para puxar a barra para baixo e, todas as notificações irão surgir.

Screenshot_2014-11-13-13-18-48.png?resiz

Configurações rápidas através da barra de notificações no Lollipop

Depois de termos as notificações abertas, podemos puxar novamente a barra para baixo e, isso irá abrir o menu de configurações rápidas. Também é possível aceder diretamente ao menu de configurações rápidas usando 2 dedos em simultâneo para puxar a barra para baixo.

No menu de configurações rápidas temos varias opções fundamentais e também é nos mostrada a percentagem de bateria, o atalho para as definições e o atalho para mudar de utilizador (caso tenham mais do que um utilizador). É uma boa mudança, mas devia ser permitido ao utilizador escolher as configurações rápidas que quer e, eliminar as que não quer, no entanto, as configurações rápidas disponíveis são as principais e as mais úteis.

Screenshot_2014-11-13-13-15-23.png?resiz

Lollipop

 Um novo design Revolucionário

Uma das coisas que a Google mais apostou foi no design e nas animações desta nova versão. Nos primeiros minutos de utilização, o aspeto que mais se destaca é mesmo as animações diferentes do habitual e a fluidez dessas mesmas animações. Todo o design e animações torna o sistema muito mais agradável e bonito. Neste aspeto a Google está de parabéns.

Screenshot_2014-11-13-13-15-43.png?resiz

Definições do sistema

O menu de configurações também sofreu uma alteração visual, principalmente no que toca ao esquema de cores. Agora o fundo é branco, ao contrario do habitual preto das versões anteriores. A primeira vista não existem grandes mudanças a nível de opções/definições. A maioria das definições permanecem bastante semelhantes à versão anterior, mas com algumas alterações.

Screenshot_2014-11-13-13-16-05.png?resiz

Definições das interrupções

É o caso das definições de “Som e Notificações”, em que temos as definições de “interrupções” e onde podemos definir a prioridade das notificações para cada app. Isto é útil, porque permite, por exemplo, definir prioridades para as notificações de chamada/mensagens de contactos específicos.

Screenshot_2014-11-13-13-16-34.png?resiz

Interrupções

Quando mudamos o volume, também temos uma opção relacionada com as interrupções.

Screenshot_2014-11-13-13-16-45.png?resiz

Interrupções

Aqui podemos escolher não sermos interrompidos, sermos interrompidos apenas pelas interrupções com prioridade ou por tudo.

Screenshot_2014-11-13-17-17-40.png?resiz

Opção de poupança de bateria

Outra nova opção é nas definições de bateria. Agora temos a opção de Poupança de bateria.

Como indicado, quando ligamos esta opção, as apps deixam de conseguir fazer ligações em 2º plano, o que significa que as apps nunca se vão ligar a internet sem estarem abertas. É também reduzida a performance do dispositivo, reduzindo a frequência a que o processador trabalha. Alem disso é possível programar para que ao chegar a 15% ou 5% de bateria, o dispositivo entre automaticamente neste modo. Vale a pena referir que quando este modo está ativo, as cores das barras mudam para laranja.

Screenshot_2014-11-13-17-17-48.png?resiz

Notificação do modo de poupança de bateria ativo

Se abrirmos as notificações, temos a informação de que o modo de poupança está ativo e nos é dada a opção de o desligar rapidamente sem ter de ir as definições.

Screenshot_2014-11-13-13-17-08.png?resiz

Apps abertas em 2º plano

As aplicações abertas em 2º plano são apresentadas de uma forma completamente diferente no Lollipop, como já era de esperar.

É algo agradável, mas devia existir uma opção para fechar todas as apps de uma só vez, pois é um pouco chato ter de fechar uma por uma quando temos muitas apps abertas.

Screenshot_2014-11-13-17-52-32.png?resiz

Easter Egg do Lollipop

Como sempre, se formos as informações do dispositivo e carregarmos rapidamente na versão do Android, somos presenteados com uma bonita imagem que esconde um “easter egg” muito engraçado. Se deixarmos o dedo em cima do rebuçado, surge um jogo ao estilo flappy bird, mas neste caso com muitos doces e um Android.

A nível de performance esta versão parece ser muito mais fluida e rápida do que a versão KitKat que o Nexus 7 tinha anteriormente. A nível de bateria também se nota alguma melhoria, mas a diferença não é assim tão grande.

Em suma, o novo Android 5.0 Lollipop é uma excelente mudança, vem dar uma nova cara ao sistema da Google e, traz um conjunto de novas funcionalidades e otimizações que são muito bem vindas!

E vocês, já atualizaram os vossos dispositivos manualmente ou vão esperar pela OTA?

 

 

Fonte: http://newesc.com/pt...s-7-2012-wi-fi/


  • batuco, Hugo Tender e Rebdert gosta disto

NewEsc.com


#2 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 24 November 2014 - 06:36

Bom dia.

 

Obrigado pela tua partilha de informação.


  • NewEsc gosta disto

#3 Headless

Headless

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens
  • HTC Desire X, HTC One S

Mensagem publicada 28 December 2014 - 23:57

O meu infelizmente já recebeu essa actualização.

E digo infelizmente porquê? Basta pesquisarem por "asus nexus 7 slow after lollipop update" e ficam a perceber porquê esta afirmação.

Basicamente neste momento tenho um bonito pisa papéis, que de vez em quando demora mas ainda funciona ( especialmente quando só abro 1 ou 2 apps ao mesmo tempo )!

Tinha um excelente e rápido tablet, e agora chega a ser ridículo o funcionamento e constantes avisos de "O XXX deixou de funcionar"


  • NewEsc gosta disto

#4 NewEsc

NewEsc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 36 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • LG G3

Mensagem publicada 29 December 2014 - 09:58

Boas, @Headless

 

Isso acontece de facto com muitos dispositivos.

 

E não poderias instalar a versão KK?

 

Cumps


NewEsc.com


#5 Headless

Headless

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens
  • HTC Desire X, HTC One S

Mensagem publicada 29 December 2014 - 11:17

Como a garantia do meu Nexus 7 termina a meio do próximo mês decidi fazer-lhe o unlock do bootloader e root, aproveitei para eliminar algumas apps de base e pelo que tenho testado os problemas desapareceram.


  • NewEsc gosta disto

#6 Kc_Nirvana

Kc_Nirvana

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 142 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 30 December 2014 - 13:30

Como a garantia do meu Nexus 7 termina a meio do próximo mês decidi fazer-lhe o unlock do bootloader e root, aproveitei para eliminar algumas apps de base e pelo que tenho testado os problemas desapareceram.

Boas...
Com a versão 5.0.2. a lentidão desaparece....
:D



#7 Headless

Headless

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens
  • HTC Desire X, HTC One S

Mensagem publicada 30 December 2014 - 14:46

Boas...
Com a versão 5.0.2. a lentidão desaparece....
:D

Melhor, de qualquer das formas ia fazer o root ao tablet simplesmente foi antecipado ;)







Também marcado com uma ou mais destas tags: nexus, review, lollipop, nexus7