Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Porque é que provavelmente vou deixar de usar Android


  • Por favor inicie sessão para responder
96 respostas a este tópico

#76 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:05

Já temos a 1.5 1.6, 2.0, 2.1, 2.2, 2.2.1, 2.3, 2.3.1 e 2.3.2 e agora o 2.4 é isso? E todas estas versões só pega nelas quem quer. Esse é o problema no meu entender. Não se trata de modas. Trata-se de uniformizar o mercado. Um dos sucessos do iphone continua a ser o facto de eles se centrarem no utilizador final. De garantir que o utilizador final tem semrpe acesso as ultimas novidades. Isto é um dos maior selling points do iPhone.

As versões de Android que sairam até ao momento foram a 1.0, 1.1, 1.5, 1.6, 2.0, 2.1, 2.2 e 2.3. Os .x são minor updates, correcções que costumam ser efectuadas à versão principal e que têm sido feitas pelos fabricantes das principais marcas de smartphones.Uma coisa que algumas pessoas não perceberam é que Android não é iOS nem o modelo de negócio pretende imitar o criado pela Apple. Não sou eu que vou dizer à Google que o modelo de negócio deles está errado, posso não concordar com alguns aspectos mas no global acho que está a funcionar. Não é perfeito mas daí a eu achar que estão errados ou não estão a ter o consumidor em conta vai uma grande distancia.Assim como tem todos os "defeitos" que tens apontado, tem também inumeras virtudes como a diversidade de terminais, os preços mais em conta, tem um ecossitema de aplicações diversificada, etc. Nem tudo é mau, temos que ver as coisas pelo positivo que tem e contornar o negativo.

A pergunta que te faço é.... aceitarias ter de mudar de portátil só para receber actualizações do sistema operativo? Não aceitavas pois não? A razão pela qual as pessoas aceitam isso no sistema que custa 399 euros por exemplo (um Galaxy S bloqueado a operadora acho que custa isso não é?) mas não aceitam num netbook de 250 euros... confesso que me faça alguma confusão.

Primeiro, um terminal Android não é um portatil. Estas a comparar algo com a maturação de decadas com algo que tem pouco mais de 3 anos de existencia. Talvez um dia chegue ao ponto em que estas a falar mas neste momento o controlo dos operadores e fabricantes nao permite chegar a esse ponto.Nao acho correcto é alguem que compre um telemovel de 400 ou 600 Euros pensar que é um portatil e que é so instalar um sistema operativo sempre que lhe apetece. Os smartphones ainda estão na classe dos sistemas embebidos logo, o sistema operativo é mais limitado tanto em termos de funcionamento como flexibilidade de acordo com o HW que esta por baixo.

A Apple percebeu que isso era uma questão improtante. A MS parece que também finalmente percebeu. Espero que a Google também perceba eventualmente.

Uma outra coisa que tambem muita gente se esquece é que o Android veio do zero, teve que implementar muitas funcionalidades que ja existiam em outros SOs moveis mais maturos. A necessidade de rapidamente chegar ao nivel do que ja estava no mercado implicou um rapido ciclo de desenvolvimento que se fosse anual tal como a Apple pratica faria com que o Android estivesse 2 anos atrasado em relacao à norma no mercado.Com a versao 2.2 o Android atingiu o ponto em que esta a par com qualquer outro sistema operativo movel existente. Neste momento o SO continua a ser refinado mas as alteracoes tendem a ser mais em optimizacoes que funcionalidades.No futuro qualquer terminal com uma versao de Android superior a 2.2 vai estar perfeitamente actualizado e com todas as funcionalidades que um user comum necessita. Se um utilizador quer mais e melhor tem que fazer aquilo que se faz normalmente, comprar um equipamento novo.

#77 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:08

Eu apenas menciono o facto de que há uns anos nós tinhamos telefones com um sistema operativo ou firmware durante anos e nenhum update era lançado para corrigir bugs, adicionar funcionalidades, nada.

Concordo a 100% e digo-te tenho de certa forma saudades desse tempo. Mas os tempos mudam e hoje em dia tens de ter outros factores em consideração. Segurança acima de tudo, aplicações e continuidade da mesma (que são a base dos smartphones... sem elas tens um mp3 player que faz chamadas e pouco mais) e protecção do teu investimento.Eu posso-te dizer que um telemovel à 10 anos durava-me 2 ou 3x mais do que um actualmente. E pouco ou nada usava de serviços como connectividade. Toda a gente se lembra dos preços praticados pelos operadores para aceder a paginas como WAP. Neste momento tens escolha e a escolha não pode ser pensada apenas para o imediato. De forma alguma. Se compras o dispositivo destes hoje a pensar no presente sem pensar no futuro próximo (2-3 anos) então estás literalmente a fazer um investimento sem pensar no retorno que o mesmo te pode dar. Se assim é ou tens dinheiro para gastar e não te preocupas ou então pura e simplesmente não precisas de um smartphone para nada.Hoje em dia comprar um telemovel deste tipo é como comprar um computador. Não compras a pensar nas necessidades imediatas mas sempre um pouco acima do que precisas, para que daqui a 1 ano não estejas a trocar de computador / telemóvel certo? Há quem o possa fazer... eu nunca o faria.CheersPS: Sim... sempre com muita calma ;)

#78 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:25

Assim como tem todos os "defeitos" que tens apontado tem também inumeras virtudes como a diversidade de terminais, os preços mais em conta, tem um ecossitema de aplicações diversificada, etc. Nem tudo é mau, temos que ver as coisas pelo positivo que tem e contornar o negativo.

Obviamente, e é precisamente por isso que tenho dito sempre insistentemente de que gosto da plataforma, não gosto é da politica da Google, dos Fabricantes e das Operadoras.

Primeiro um terminal Android não é um portatil. Estas a comparar algo com a maturação de decadas com algo que tem pouco mais de 3 anos de existencia. Talves um dia chegue ao ponto em que estas a falar mas neste momento o controlo dos operadores e fabricantes nao permite chegar a esse ponto.

Ok aqui já discordamos em complecto.Tanto os fabricantes como as operadoras já têm muitos anos disto. Nomeadamente com plataformas Microsoft que, repito, foram largamente criticadas pela politica de falta de actualizações a terminais existentes. Todos estes problemas já foram discutidos com essa plataforma (não confundir windows mobile com windows phone) sendo que quem não conhece a história está condenada a repeti-la.

Nao acho correcto é alguem que compre um telemovel de 400 ou 600 Euros pensar que é um portatil e que é so instalar um sistema operativo sempre que lhe apetece. Os smartphones ainda estão na classe dos sistemas embebidos logo o sistema operativo é mais limitado tanto em termos de funcionamento como flexibilidade de acordo com o HW que esta por baixo.

Perdi-me. Então o que é que a mala faz aqui no forum não é precisamente isso? E que até recomenda para quem como eu não gosta da politica de não actualizações da HTC e tmn por exemplo? Ou seja andar sempre a mudar de ROM?!

Uma outra coisa que tambem muita gente se esquece é que o Android veio do zero teve que implementar muitas funcionalidades que ja existiam em outros SOs moveis mais maturos.

Não enganas-te. O Windows CE (que é a base de toda a plataforma móvel da MS) sim foi criado do 0. O Android é Linux, logo não é de todo feito do zero. A MS também criou linguagens de programação do 0. A google não fez nada disso. Aproveitou o C e o Java.

A necessidade de rapidamente chegar ao nivel do que ja estava no mercado implicou um rapido ciclo de desenvolvimento que se fosse anual tal como a Apple pratica faria com que o Android estivesse 2 anos atrasado em relacao à norma no mercado.

A norma que é regida precisamente pela empresa que faz releases a cada ano e se formos a ver bem teve quantas versões até hoje?

No futuro qualquer terminal com uma versao de Android superior a 2.2 vai estar perfeitamente actualizado e com todas as funcionalidades que um user comum necessita. Se um utilizador quer mais e melhor tem que fazer aquilo que se faz normalmente comprar um equipamento novo.

Não acerdito em ti ;) ;) ;) Se acredita-se comprava já um Galaxy S, podes ter a certeza. Mas sabes o que vai acontecer? Vai começar a haver novas versões do Android e vai começar a versão 2.X e ficar para trás tal e qual a 1.X ao ponto de teres de comprar um telemóvel novo para poderes ter a versão mais actual e assim poderes instalares uma actualização critica a uma aplicação que compraste quando ainda era compatível com a 2.X :)Este post fica aqui... talvez um dia voltemos a ele para me dar razão ou... para me mostrar que estava errado. Estarei cá para ambas as coisas. Em todo o caso isto já é futurologia como dizes e bem pelo que o tempo o dirá. :)Cheers

#79 Eko

Eko

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:38

Eu percebo os desagrados do joaocardoso mas há uma coisa muito clara para mim:O Android é e será sempre um SO Geek, com tudo o que isso implica, de bom e de mau. É um sistema operativo aberto, que permite roms costumizáveis e é nesse prisma que um eventual comprador deve equacionar a sua compra.Eu próprio se tivesse uma empresa e fosse comprar telemóveis para a "malta" tenho quase a certeza que iria escolher WM 7 (apple eventualmente).E porquê? Porque estamos a falar de conceitos completamente diferentes, estamos a falar de segurança e estamos a falar de responsabilização no eventual caso de acontecer alguma coisa, estamos a falar de estabilidade.Como utilizador do telemóvel para lazer, tenho android e adoro, e posso personaliza-lo como bem entender.

#80 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:42

O Android é Linux

Errado.o kernel e' Linux.toda a parte q o transforma num smartphone 'e AndroidOS.seja a VM Dalvik seja a UI, seja a framework.mas isso n 'e Linux.

O Android é e será sempre um SO Geek

permite me discordar.o meu pai q nem num computador sabe mexer tem um a5!certo, ele queria por ser touch, e n o usa como um smartphone, mas como telefone.mas tem um, e é android, e consulta la o mail!

#81 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:43

Eu percebo os desagrados do joaocardoso mas há uma coisa muito clara para mim:O Android é e será sempre um SO Geek com tudo o que isso implica, de bom e de mau. É um sistema operativo aberto, que permite roms costumizáveis e é nesse prisma que um eventual comprador deve equacionar a sua compra.Eu próprio se tivesse uma empresa e fosse comprar telemóveis para a "malta" tenho quase a certeza que iria escolher WM 7 (apple eventualmente).E porquê? Porque estamos a falar de conceitos completamente diferentes, estamos a falar de segurança e estamos a falar de responsabilização no eventual caso de acontecer alguma coisa, estamos a falar de estabilidade.Como utilizador do telemóvel para lazer, tenho android e adoro, e posso personaliza-lo como bem entender.

Eu sei que este post pode parecer que é para encher chouriços mas não podia deixar de dizer que concordo a 100% com isto que foi dito.Cheers

#82 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 22:45

[quote name="BUGabundo" post=128898][quote name='"joaocardoso" post=128881]O Android é Linux[/quote]Errado.o kernel e' Linux.toda a parte q o transforma num smartphone 'e AndroidOS.seja a VM Dalvik seja a UI' date=' seja a framework.mas isso n 'e Linux.[/quote']Err.... mas então o que é o Linux senão o Kernel? Não percebi buga.Cheers

#83 Eko

Eko

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:03

[quote name="BUGabundo" post=128898][quote name='"joaocardoso" post=128881]O Android é Linux[/quote][quote="Eko" post=128893]O Android é e será sempre um SO Geek[/quote]permite me discordar.o meu pai q nem num computador sabe mexer tem um a5!certo ele queria por ser touch' date=' e n o usa como um smartphone, mas como telefone.mas tem um, e é android, e consulta la o mail![/quote']Percebeste mal o que eu quis dizer....Ao dizer que o Android é um SO Geek não significa que só os geeks o saibam utilizar. Claro que não!Digo que é um SO Geek porque é claramente segmentado para pessoas que compram, actualizam, instalam roms diferentes, experimentam isto, aquilo.. no fundo tiram proveito de ser um SO aberto à comunidade.Ninguém precisa de ser génio de informática claro está, mas para fazer tudo isto é preciso minimamente ser interessado, pesquisar, tentar saber mais...É neste aspecto que refiro.O teu pai pode muito bem utilizar o A5 e fazer uso dele... Mas será que sabe flashar um rom nova actualizada, ou aproveitar as inúmeras potencialidades para o customizar?Se dizes que não sabe usar um computador então duvido que o faça ;)É neste aspecto que digo que Android é Geek, e a meu ver não tem mal nenhum, bem pelo contrário. É para isso que existe segmentação de mercado.

#84 Eko

Eko

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:09

Deixem-me só fazer um paralelismo:A minha mãe, que usa o computador para jogar solitário e pouco mais, pode perfeitamente comprar um dektop com memórias GSkill, motherboard XPTO, watercooling e mil e um apetrechos para fazer OC ao computador e "kita-lo" todo...Continuará a utilizar o computador sem qualquer problema e jogará solitário como sempre.Tirava partido daquilo tudo? Claro que não....;)

#85 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:10

Android *dá-te* opções! se keres mudar o tema mudas, se keres mudar a ROM mudas. se keres ficar stock ate ele morrer, ficas!

#86 Eko

Eko

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:19

Android *dá-te* opções! se keres mudar o tema mudas se keres mudar a ROM mudas. se keres ficar stock ate ele morrer, ficas!

Certíssimo!!É preciso ver-se que eu dei esta opinião em seguimento das "queixas" do joaocardoso sobre as actualizações...Ou seja, o que eu quero dizer é que se compramos um equipamento com restrições de personalização (devidos às politicas de fidelização) então depois, com Android, não nos podemos queixar por não termos actualizações suficientes. Porque no fundo elas existem e estão disponíveis, nós é que não as podemos instalar (porque lá está, é um SO geek)Espero ter sido claro.

#87 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:32

Perdi-me. Então o que é que a mala faz aqui no forum não é precisamente isso? E que até recomenda para quem como eu não gosta da politica de não actualizações da HTC e tmn por exemplo? Ou seja andar sempre a mudar de ROM?!

Bem a malta aqui não sou eu. A minha postura é outra. Não o sei fazer nem nunca mudei uma ROM que nao fosse da forma oficial no G1 ou no N1.

Não enganas-te. O Windows CE (que é a base de toda a plataforma móvel da MS) sim foi criado do 0. O Android é Linux, logo não é de todo feito do zero. A MS também criou linguagens de programação do 0. A google não fez nada disso. Aproveitou o C e o Java.

Nao vou falar sobre Windows CE ou qualquer outro mas se ha coisa que a M$ nunca fez foi as coisas de origem, compraram sempre alguem que já o fazia. Quanto ao Android ser Linux, não é correcto e convém não misturar as coisas. Nem é Linux nem a licença é GPL como o Linux. Tudo o que não é vermelho não é Linux e os niveis acima tem código de muitas outras entidades que nao apenas Google.Imagem colocadaFonte: http://developer.and...s-android.htmlE juntar tudo e colocar todas as funcionalidades que temos hoje no Android foi feito de raiz mesmo antes da Google comprar o Android. Quem como eu usou Android 1.0 sabe a evolução que houve neste tempo. Também o facto de usarem C e Java para a programação mostra a inteligencia de não estar outra vez a inventar a roda e usar as duas linguagens mais comuns e com mais conhecimento pelos programadores deste tipo de sistemas e no existentes no mercado.Fico-me por aqui pois já andamos em circulos. A conversa esta esgotada mas alguns dos factos têm de ser corrigidos a bem da verdade e compreensão por todos os que andam aqui a ler.

#88 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:33

toda esta conversa não passa de uma ideia que já tem vindo a ser várias vezes discutida em vários fóruns incluindo neste...Ao longo dos tempos as pessoas habituaram-se a comprar um terminal, com um SO, uma versão e xxx aplicações e funcionalidades...Com o avançar das tecnologias apareceu o iphone que deu a possibilidade de inumeras apps que por sua vez davam ao utilizador algumas funcionalidades que só aquelas apps conseguiam ter a funcionar... Agora com o google entramos numa nova parte, em que não são apenas as apps que recebem actualizações e funcionalidades mas sim o próprio SO.Com o tempo as pessoas acabaram por se mentalizar que era aquilo do primeiro ao ultimo dia e talvez por isso ainda muitas pessoas acham confuso o facto da google lançar tantas actualizações (versões).Muitos de nós que frequentamos este fórum temos acompanhado o crescimento deste SO e tem sido estas actualizações que tem trazido aos terminais capacidades que ninguém esperava quando o comprou...Agora a pergunta... Quem tem um HTC Dream ou Magic a correr 2.3? É de pensar quem tem um symbian, rim ou mesmo iphone a correr a ultima versão do seu frabricante ;)Mas claro, opiniões são opiniões e se fossemos todos iguais só havia um ;)

#89 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:44

Com o avançar das tecnologias apareceu o iphone

ja no WinMo tinhas ROMs e updates.... MUITO antes do iOS

Quem tem um HTC Dream ou Magic a correr 2.3?

magic com 2.2.1

#90 _lfcorreia1_

_lfcorreia1_
  • Convidados

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:46

bom malta,a conversa está interessante e ainda bem que não descambou.mas já está na altura de encerrarmos o tópico, certo?

#91 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:48

Fico-me por aqui pois já andamos em circulos. A conversa esta esgotada mas alguns dos factos têm de ser corrigidos a bem da verdade e compreensão por todos os que andam aqui a ler.

Então deixa-me pelo menos refutar uma coisa que é preciso ser bem esclarecida.Tudo o que falas de que o Android não é Linux não o entendo sincderamente. Uma pessoa bem informada como me pareces ser, ao dizer isto das duas uma... ou procura uma guerrinha de OS (coisa para a qual já não tenho idade) ou procuras refutar por refutar o que eu disse por algum odiozinho de estimação que tenhas para com a MS. Todo o Andoid tem por base o Linux sem tirar nem por na sua essência mais básica. Tudo o que se desenvolve em cima do linux pode ser ou não proprietário e é mais livraria menos livraria, mais driver menos driver, mais framework menos framework. Mas o facto mantem-se. A Google não teve de fazer um sistema operativo de rais nem teve sequer de fazer uma linguagem de programação de raiz. Muito menos teve de fazer drivers ou afins de raiz, ou sequer inventar máquinas virtuais de raiz. Se já não estava feito, já havia muitos exemplos de como se fazia e desde logo tinham uma base para fazer algo.Não estou com isto a dizer que o fizeram mal. Nada disso. Só não aceito a velha desculpa de que a Google começou do zero. Isso é errado e passa um a mensagem que não é a correcta. Alias até a pópria Google já explicou em tempos o motivo que a levou a tomar certas opções.Pessoalmente acho que o Android em nada deve-se envergonhar de ser baseado em Linux. Muito pelo contrário. É para mim o segundo sistema operativo que mais uso e sou fã.Cheers

#92 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 23:52

bom maltaa conversa está interessante e ainda bem que não descambou.mas já está na altura de encerrarmos o tópico, certo?

Por mim pode ser encerrado. Gostei muito de poder partilhar a minha opinião e gostei de lei a opinião dos outros.Tenho pena apenas de duas coisas.Primeiro de que exista alguma ideia de lá por estar a criticar o Android não se goste do Android. Muito pelo contrário. Uso e gosto e usaria mais se pudesse / puder. Segundo de não ter tido acesso a uma discussão destas à 1 ano :)Obrigado a todos pelo vosso input. Aprendi qualquer coisa e espero que com este thread exista pelo menos a possibilidade de mais alguém ficar um pouco mais informado. E quem sabe que alguém na Google Portugal esteja a ler e que possa fazer chegar este feedback de uma forma mais efectiva à casa mãe :)Cheers

#93 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 09 February 2011 - 09:14

Tudo o que falas de que o Android não é Linux não o entendo sincderamente. Uma pessoa bem informada como me pareces ser ao dizer isto das duas uma... ou procura uma guerrinha de OS (coisa para a qual já não tenho idade) ou procuras refutar por refutar o que eu disse por algum odiozinho de estimação que tenhas para com a MS.

Se calhar não me expliquei bem. Quando digo que Android não é Linux é no mesmo contexto em que digo que RedHat não é Linux. RedHat é uma distribuição de Linux e muitas outras ferramentas assim como o Android é o kernel Linux com muitas outras coisas à volta e que constituem a plataforma. Acredita que estou bem informado sobre estas e mais coisas e não é minha intenção criar qualquer guerra de OS. ;)

A Google não teve de fazer um sistema operativo de rais nem teve sequer de fazer uma linguagem de programação de raiz. Muito menos teve de fazer drivers ou afins de raiz, ou sequer inventar máquinas virtuais de raiz. Se já não estava feito, já havia muitos exemplos de como se fazia e desde logo tinham uma base para fazer algo.

Também não devo ter passado bem o que eu quis dizer. Sei bem que a Google não criou o "Android" de raiz e até comprou a empresa que começou tudo e da qual Andy Rubin fazia parte. O que quis dizer com o começou do zero (considerando a empresa original do Android) foi a plataforma móvel que hoje se chama Android. Essa plataform tem inúmeros componentes de muitas fontes e com licenças de software diferentes. O kernel Linux é um dos contituintes e que como é lógico já estava feito assim como outros componentes mas a plataforma móvel não existia e alguém teve que a criar.Espero ter esclarecido alguns dos pontos que levaram à refutação do que eu tinha escrito. Tenho todo o gosto em esclarecer por outros meios quaisquer questões que ainda haja sobre a minha posição para não encher mais esta thread.

#94 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 09 February 2011 - 09:59

[quote name="joaocardoso" post=128871][quote name='"WhiT3Kr0w" post=128856]Eu apenas menciono o facto de que há uns anos nós tinhamos telefones com um sistema operativo ou firmware durante anos e nenhum update era lançado para corrigir bugs' date=' adicionar funcionalidades, nada.[/quote']Concordo a 100% e digo-te tenho de certa forma saudades desse tempo. Mas os tempos mudam e hoje em dia tens de ter outros factores em consideração. Segurança acima de tudo, aplicações e continuidade da mesma (que são a base dos smartphones... sem elas tens um mp3 player que faz chamadas e pouco mais) e protecção do teu investimento.[/quote]Saudades? Tens os telefones que não são smartphones. É usá-los. Tu é que também estás mais exigente e queres fazer coisas que começam a estar disponíveis. "Escolhas" :)[quote]Eu posso-te dizer que um telemovel à 10 anos durava-me 2 ou 3x mais do que um actualmente. E pouco ou nada usava de serviços como connectividade. Toda a gente se lembra dos preços praticados pelos operadores para aceder a paginas como WAP. [/quote]Normal, não havia tanta "escolha".[quote]Neste momento tens escolha e a escolha não pode ser pensada apenas para o imediato. De forma alguma. Se compras o dispositivo destes hoje a pensar no presente sem pensar no futuro próximo (2-3 anos) então estás literalmente a fazer um investimento sem pensar no retorno que o mesmo te pode dar. Se assim é ou tens dinheiro para gastar e não te preocupas ou então pura e simplesmente não precisas de um smartphone para nada.[/quote]Discordo completamente :DEntão se compro um smartphone sem pensar no futuro quer dizer que poderei não o usar para nada? Quero para agora, com as funcionalidades que este tem agora para o uso que vou dar agora. Simples.Não tenho dinheiro para deitar fora, mas tenho o bichinho dos telemóveis. Sempre tive. Logo sou capaz de trocar de equipamento todos os anos. Com PC é a mesma coisa. Impossível teres um computador no seu estado original passado 2 anos se gostares por exemplo de jogar títulos recentes no mercado. Terás sempre que "atualizar" tanto o hardware como o sistema operativo/drivers. E como sabes estes passos também não são para toda a gente. E os drivers lançados para as várias componentes costumam não ser perfeitos e sair quase mensalmente em certos casos.[quote]Hoje em dia comprar um telemovel deste tipo é como comprar um computador. Não compras a pensar nas necessidades imediatas mas sempre um pouco acima do que precisas, para que daqui a 1 ano não estejas a trocar de computador / telemóvel certo? Há quem o possa fazer... eu nunca o faria.[/quote]Aqui é difícil responder sem usar uma série de linhas. Apenas digo que cada um tem os seus gostos. Eu gosto de tecnologia e de acordo com as minhas possibilidades tentar ter o melhorzito, nem que troque todos os anos de equipamento. Tu, ao contrário, reges-te pelas tuas necessidades e não pelo gosto de ter as coisas. Eu se fosse a ti compraria um RIM. Duvido que necessites de mais. :)
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#95 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 February 2011 - 10:55

Aqui é difícil responder sem usar uma série de linhas. Apenas digo que cada um tem os seus gostos. Eu gosto de tecnologia e de acordo com as minhas possibilidades tentar ter o melhorzito nem que troque todos os anos de equipamento. Tu, ao contrário, reges-te pelas tuas necessidades e não pelo gosto de ter as coisas. Eu se fosse a ti compraria um RIM. Duvido que necessites de mais. :)

Só para concluir :)Eu adoro informática e ainda hoje continuo a programar a ter gozo nisso. Confesso que á não jogo muito (já não me dá muita pica) embora já tenha pensado várias vezes investir numa consola. No entanto quando invisto em hardware é para durar. Nem que esse durar seja à base de upgrades a alguns componentes do computador. Normalmente de um ano para o outro precisas no máximo de mudar a placa gráfica num desktop para continuar a jogar as últimas novidades. Num smartphone não podes fazer isso. Ainda. :)EU decidi direccionar parte do meu investimento em material para um hobby que me dá mais gozo do que a informática (que é o meu trabalho). E dá-me mais gozo não porque eu não goste tanto de informática como gostava à um par de dezenas de anos atrás, mas porque esse hobby faz-me sair de casa e passar menos horas no comnputador. Chama-se fotografia e é também um hobby muito à base de material e coisas tecnicas :) Claro que tb passo umas horas em frente ao computador a tratar fotografias e a aprender programas de edição de imagem... mas basicamente deixei de jogar jogos regularmente, e direccionei o meu tempo para esta actividade. Logo quando quero gastar dinheiro a nível pessoal, acabo por preferir gasta-lo em algo que me faça sair da cadeira e ir passear como a fotografia.Isto tudo para dizer que não é que eu deixe de gostar de material ou de telemóveis e afins. É que eu prefiro gastar o meu dinheiro em algo que me quebre a rotina. Assim sendo quando compro um computador lá para casa é para durar alguns anos. E aa gastar dinheiro num telemovel a nível pessoal, nunca sería num sistema que o tornasse obsuleto ao fim de menos de um ano.Mas isto são discussões que podiamos estar aqui a encher 50 páginas e é complectamente OT em relação ao assunto principalCase closed. Next :)Cheers

#96 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 09 February 2011 - 11:43

Eu bem que quero não acrescentar mais nada, mas....

E a gastar dinheiro num telemovel....

BINGOaí está o teu problema!Pensar nestes equipamentos como telemoveis, e não como os smartphones que sao.

#97 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 February 2011 - 13:25

[quote name="BUGabundo" post=129121]Eu bem que quero não acrescentar mais nada mas....[quote name='"joaocardoso" post=129096']E a gastar dinheiro num telemovel....[/quote]BINGOaí está o teu problema!Pensar nestes equipamentos como telemoveis' date=' e não como os smartphones que sao.[/quote']He pronto... desculpa lá.... smartphone. Ou seja... não é um telefone móvel. É um telefone esperto. :)Para mim telemóvel e smartphone acaba por ser o mesmo. Hoje em dia não tns telemóveis. É tudo smartphone práticamente. Embora não sejam lá muito espertos. :)Cheers