Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Porque é que provavelmente vou deixar de usar Android


  • Por favor inicie sessão para responder
96 respostas a este tópico

#51 NunoF

NunoF

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 548 mensagens

Mensagem publicada 31 January 2011 - 18:02

vou entrar pela primeira vez neste thread com a minha opinião pessoal.não acho que a maioria dos comentários sejam de trollice são apenas opiniões.eu' date=' em termos de telemóveis tenho passado por muitos, na sua maioria OS fechado da Nokia. Cheguei a ter um symbian S40 acho, mas para escrever código para aquilo era uma dor de cabeça.Passei para os Windows Merdobiles e andei por lá 3 anos.Escrevi um programa para fazer tracking GPS e pouco mais.Agora tenho há menos de uma semana um Sapo A5. entrei portanto para a família Android e penso que dificilmente daqui sairei nos próximos anos (isto se o telefone sobreviver)é sobretudo uma escolha pessoal.sei que não controlo todos os aspectos da plataforma, pois há muita 'lib' proprietária. mas se o meu trabalho na comunidade Linux serve para algo, é para aumentar a 'liberdade' sobre os fabricantes. nos vários projectos que faço parte, uma das tarefas é alertar os fabricantes para a necessidade de abrir mão das coisas fechadas e proprietárias, mas sem nunca por de lado as questões que se prendem com o perder a "vantagem competitiva".haverá sempre gente que perfere as plataformas fechadas como iPhone, dando como exemplo a qualidade. [b'']É para mim óbvio que o nível de qualidade do software e do hardware do iPhone é superior.[/b] eu é que não estou de qualquer forma disposto a pagar esse premium.e estou consciente que o Sapo A5 (ZTE Blade) é um equipamento fraco em muitos aspectos. mas é neste momento o melhor na relação qualidade/preçoe tenho dito, venham os comentários ;)

alto.. e para o baile..Superior em hardware em comparação com que equipamentO??A nivel de software ha softwares e softwares...

Com todos.

#52 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 31 January 2011 - 21:34

São opiniões...

#53 _lfcorreia1_

_lfcorreia1_
  • Convidados

Mensagem publicada 31 January 2011 - 21:37

superior em quase tudo a qualquer Android de baixo custo.sabias que a camera do iPhone4 permite videos 720p com longa duração e com uma qualidade inegualável?tem tudo a ver com a relação qualidade/preço que estás disposto a pagarsugiro que vejas a apresentação do Mário Valente no Codebits 2010 "innovation, you R doing it wrong"

#54 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 01 February 2011 - 13:48

No que se refere a qualidade, é obvio que o iPhone tem uma grande vantagem sobre TODOS os outros sistemas, não só Android. A Apple controla não só o software como o Hardware. Ora quem controla o Software e o Hardware tem uma grande vantagem que é a de conseguir optimizar tudo e mais um par de botas para 2 ou 3 dispositivos diferentes. O Android tem de prever dezenas de dispositivos diferentes, basear-se nos driveres que os fabricantes fazem, e adaptarse a não sei quantas resoluções de ecran. Isto tem impacto negativo.A Microsoft tentou agora com o windows phone 7 "regulamentar" mais as coisas. Todos os dispositivos têm a mesmao resolução, a mesma memmória, um minimo de processador de 1ghz, um conjunto de botões, etc. E a Microsoft ao que sei é quem faz os drivers não são os Fabricantes. Isto faz com que a MS consiga controlar pelo menos a parte de software imponto ao mesmo tempo minimos no hardware. Mas não deixa de ter de lidar com x Marcas e x Modelos diferentes.Para quem percebe de software e hardware sabe a vantagem que é controlar ambos. A Apple goza dessa vantagenm também a nível dos desktops. É por isso que conseguem cativar clientes mesmo a preços premium. Os sistemas são estáveis, quando é preciso corrigir um bug especifico do sistema mesmo quando tem a haver com hardware é mais simples, não têm de lidar com x parceiros com y modelos diferentes de hardware computadore a afinas. A Apple consegue lançar um sistema operativo a suportar um determninado hardware e só lança esse hardware quando tudo está devidamente testado e pronto a funcionar. Nos sistemas de terceiros como a Google e a Microsoft apostam, muitas vezes eles estão "agarrados" às vontades desses terceiros que querem lançar novo hardware a cada x meses/anos.Em suma... no meu entender o iPhone é o sistema mais fechado mais mais estável e com mais possibilidade de se manter actualizado. O Windows Phone é o que tenta juntar os dois mundos do sistema mais ou menos fechado mas não deixando de usar várias marcas e modelos, logo potencialmenmte não tão estável como o iPhone mas não tão disperso como o Android. No entanto as actualizações são controladas pela Microsoft e não pelos fabricantes. O Android é o que aposta na anarquia total, em que não são só os fabricantes mas também as operadoras a decidir que updates se fazem, e os fabricantes de hardware fazem N modelos com vários níveis de hardware uns mais estáveis que outros, uns que tiram mais potencial do sistema que outros.Acho que estes 3 sistemas embora concorram entre si parece-me que estão orientados a perfis de utilização complectamente diferentes. O android é claramente um telefone "geek", o iphone claramente um telefone de "moda" e que conseguiu implementar um modelo de negócio bastante atraente e o windows phone 7 acabadinho de chegar está a crescer aos poucos e ainda está a tentar cativar clientes quer de um lado, quer do outro mas fundamentalmenmte é muito apelativo a quem tem uma xbox com uma conta live e muito apelativo a um exército de programadores de .NET.Eu ainda não decidi qual será o meu próximo sistema. Gostava que fosse Android mas o Windows Phone 7 está a cativar-me cada vez mais, especialmente depois de ter andado a fazer umas pequenas aplicações (o kit de desenvolvimento é de borla e tem um emulador fantástico) e depois de o ter experimentado.Cheers

#55 _lfcorreia1_

_lfcorreia1_
  • Convidados

Mensagem publicada 01 February 2011 - 14:57

faço apenas um pequeno comentário:(o kit de desenvolvimento é de borla e tem um emulador fantástico) é só para Windows, não me serve.além disso, de "windows" estou eu farto ;)

#56 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 01 February 2011 - 16:38

superior em quase tudo a qualquer Android de baixo custo.sabias que a camera do iPhone4 permite videos 720p com longa duração e com uma qualidade inegualável?tem tudo a ver com a relação qualidade/preço que estás disposto a pagarsugiro que vejas a apresentação do Mário Valente no Codebits 2010 "innovation you R doing it wrong"

Pronto superior a qualquer android de baixo custo posso concordar contigo...Sim sabia.. mas tambem sei que por exemplo o SGS tem suporte 720p com longa duração e de qualidade igualavel...ja filmei com ambos, e ja reproduzi ambos..

#57 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 01 February 2011 - 19:06

faço apenas um pequeno comentário:(o kit de desenvolvimento é de borla e tem um emulador fantástico) é só para Windows não me serve.além disso, de "windows" estou eu farto ;)

Isso de guerrinhas de OS estou eu farto. Não gosto de fundamentalismos. Eu uso tudo o que me aparecer à frente. Só assim cresço enquanto profissional e posso dizer que ofereço um bom serviço aos meus clientes.Actualmente não uso Mac apenas Windows e Linux e como pouco fundamentalista que sou devo dizer que tanto um como outro sistema são fantásticos. É preciso é saber usa-los. Mas isto é um bocado off-topic. Até porque iria-me obrigar a falar de caricaturas como por exemplo ao que sei, a samsung vender telemóveis em Android (linux) e depois só disponibilizar software de sincronização para windows :DNão ha sistemas perfeitos e muito menos utilizadores perfeitos. É por isso que há sistemas que se adaptam melhor a uns do que a outros. É o mesmo com os telemóveis. Efectivamente neste momento o Android parece-me ser apenas alternativa para quem quer telemóveis de baixo custo ou telemóveis que possa fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e andar a instalar roms de terceiros.Cheers

#58 mikexilva

mikexilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 167 mensagens

Mensagem publicada 04 February 2011 - 02:19

O Google é das poucas empresas capazes de fazer concorrência à Microsoft e à Apple, se não veja-se as varias tentativas falhadas no mundo dos smartphones, (Nokia - Symbian, Samsung - Bada, Palm - WebOS, etc, etc) e no mundo dos PC's (IBM - OS/2, Commodore - AmigaOS, Atari, etc).O Google é das empresas que mais contribui para o desenvolvimento do software open source, e das que mais oferece à comunidade.Mas ao mesmo tempo está a mexer com o negocio dos grandes, e já tem processos em tribunal (indirectamente) porque estão a roubar mercado dos sistemas da concorrencia que são a pagar, oferecendo gratuitamente o Android aos fabricantes.Deve ser do interesse de todos os consumidores que existam alternativas de forma a se poder escolher, eu escolhi o Google com o Nexus One porque não concordo com as politicas e manobras obscuras (patentes, etc) das outras empresas.Também concordo que existe este problema de actualização de muitos terminais que as marcas e operadoras esqueceram, mas penso que o Google para entrar neste mercado teve que fazer algumas cedencias e perder o controle de algumas coisas.Também tenho esperança que isto seja só numa fase inicial, pois apesar de tudo o Android ainda é muito novo mas já conseguiu um bom lugar, e com o tempo cada vez mais utilizadores vão começar a dar valor às actualizações (depois da primeira experiência) e o mercado (operadores e fabricantes) vão ter que se ajustar à procura.No entanto enquanto os fabricantes não se comprometerem a oferecer updates, sempre que poder vou continuar a optar por equipamentos recomendados pelo Google como o Nexus One ou Nexus S (provavelmente também irá haver um tablet oficial) e já existe um Netbook ( CR48 ) em versão experimental.Só é pena ser mais complicado obter estes equipamentos no nosso país.Mais uma vez penso que na maior parte dos casos, quem sabe o que procura não tem peso suficiente para fazer mudar a oferta, e a grande maioria dos consumidores vão comendo o que os operadores querem dar...

#59 Lima

Lima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 28 mensagens

Mensagem publicada 07 February 2011 - 20:22

Boa tarde.Não li a totalidade da thread por falta de tempo, mas concordo inteiramente com a opinião que o utilizador joaocardoso manifestou no início.Faz agora em Abril ou Maio um ano e meio que adquiri o meu HTC Magic com contrato de fidelização (pelo mesmo período: 18 meses) na TMN. Inicialmente achei o dispositivo fantástico, principalmente pela brutal integração que tem com as ferramentas/aplicações da google (Gmail, calendário,...). Inicialmente instalei uma série de aplicações que com o tempo acabei por desinstalar por não lhes dar a utilização que inicialmente planeava.Para mim o grande contra de não haver actualizações do OS para além do 1.5 (e da sense UI) é algumas aplicações mais úteis que têm saído serem apenas já feitas para SO posteriores. A título de exemplo ainda ontem tentei instalar 2 aplicações que me davam imenso jeito em termos profissionais (Box.net e gDocs) e ambas falharam por não ter um sistema operativo recente.Se há 1 ano e meio atrás fiquei fascinado com o Android por ser um sistema aberto, hoje em dia sou dos seus maiores críticos por diversas razões:1) Não há grande controlo de segurança e estabilidade das aplicações que são lançadas no mercado;2) Os contantes lançamentos de novos SO, e respectiva má postura dos produtores do hardware, fazem com que muitas aplicações não estejam acessíveis a quem tem telemoveis mais antigos;3) Mesmo sem a instalação de qualquer aplicação 3rd Partie, o Magic tem alturas em que laga como se estivesse a utilizar a totalidade da RAM;Neste momento prefiro abdicar um pouco da liberdade que o Android (neste caso do Magic) me dá, para passar a utilizar um telemóvel que tenha software mais robusto e sem tantos erros e falhas. Um blackberry, por exemplo, é um telemóvel que fica muito aquém de um Smartphone com Android em termos de potencialidades, mas é muito mais robusto no seu funcionamento. O mesmo sucede com o Iphone, que apesar de nos limitar muito na utilização (principalmente para quem gasta muito do seu tempo a inventar o que vai fazer com o smartphone), funciona bem e tem uns largos milhares de empresas a desenvolver hardware e software para o mesmo. Ao contrário do Android Market, na market apps da Apple é quase tudo pago...mas secalhar também é por isso que as aplicações em geral falham muito menos e transmitem muito maior segurança na utilização.

#60 ICEMAN4

ICEMAN4

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 58 mensagens

Mensagem publicada 07 February 2011 - 21:13

Boas,Eu tive o mesmo problema .... HTC hero bloqueado à optimus sem direito a roms recentes... conclusão, ou vendo o charuto ou tento passar tempo aqui no forum a ler.Posso dizer que passado 4h (não sabia sequer o que era uma rom) a ler o forum coloquei, um 2.1 da desire sense meio maluco ingles e portugues , passado 30min meti um elelinux e agora com 2.2.1 froyo 1.7.3 FANTASTICO...........Toca a arriscar!!

#61 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 12:24

He pá isto é ridiculo. Desculpem lá qq coisa mas às vezes parece que a google anda a gozar com a malta. Não só agor avai haver um 2.4 como também vai ter o mesmo code name do 2.3 e ... enfim... isto está a ficar uma trapalhada de versões que sinceramente.http://www.pocket-lint.com/news/38311/android-2-4-april-release-dateBem... já nem sei o que mais dizer acerca disto. Cheers

#62 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 12:33

já o tinham feito no 2.0, 2,0.1 e 2.1, não sei qual a tua surpresa. o 2.3 saiu para vir no nexus s, nem para o N1, nem para mais nenhum equipamento. esses levam agora 2.4! vocês gostam de confundir o trabalho das equipas de marketing e de desenvolvimento

#63 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 08 February 2011 - 12:41

He pá isto é ridiculo. Desculpem lá qq coisa mas às vezes parece que a google anda a gozar com a malta. Não só agor avai haver um 2.4 como também vai ter o mesmo code name do 2.3 e ... enfim... isto está a ficar uma trapalhada de versões que sinceramente.http://www.pocket-lint.com/news/38311/android-2-4-april-release-dateBem... já nem sei o que mais dizer acerca disto. Cheers

O 2.3 tinha problemas. O 2.4 é para substituir. Não há razão nenhuma para mudar o nome. Isto já tinha acontecido anteriormente e não vejo o problema.Trabalho numa software house e apenas damos novos nomes a releases quando existe um salto grande em termos de funcionalidades. Cada empresa sabe que tipo de método aplica para as versões de software. Não me incomoda nada o método que a google usa. Sou fã de Android, mas gosto do iPhone (uso um iPod Touch) e a certas pessoas também aconselho RIM ou Symbian. Cada coisa no seu lugar. Se não trocarmos as coisas vamos ver que todos vão tendo o seu lugar no mercado. Uns mais que outros lá vão subindo em vendas, mas acredito que a rivalidade é bastante saudável para os consumidores. ;)Este tópico está a ficar longo e gosto de o ler e de ver as opiniões dos utilizadores. Agradeço por terem mantido a ordem num tema que gera um bocado confusão entre pessoas com diferentes gostos ;)
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#64 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 12:42

He pá isto é ridiculo. Desculpem lá qq coisa mas às vezes parece que a google anda a gozar com a malta. Não só agor avai haver um 2.4 como também vai ter o mesmo code name do 2.3 e ... enfim... isto está a ficar uma trapalhada de versões que sinceramente.http://www.pocket-lint.com/news/38311/android-2-4-april-release-dateBem... já nem sei o que mais dizer acerca disto. Cheers

Trapalhada é capaz de dar na cabeça de algumas pessoas mas eles (Google) devem saber a razão das várias versões. Atenção que eu nao estou a dizer que gosto ou que concordo mas não se pode misturar alhos com bugalhos.É errado pensar que Gingerbread é o nome código de 2.3 pois não se trata disso. Gingerbread é o nome da árvore de código de desenvolvimento e que dá origem ao 2.3. As features do Gingerbread deram origem ao 2.3 e até pode acontecer muitas delas não terem sido usadas. Isto já se passou anteriormente com o 2.0 e 2.1 que têm o mesmo nome de código Éclair.Eu com isto já percebi que ao contrário do anunciado pela Google, já não devo receber o 2.3 no meu Nexus One e que deve talvez receber o 2.4. Isto não me preocupa muito porque o 2.2 que tenho agora cumpre todas as minhas expectativas e necessidades.Este problema de frustração das pessoas só acontece quanto a mim por duas razões: têm uma versão antiga de Android que é bastante limitada ou são daquelas pessoas que têm de andar sempre na última moda e não suportam estar uma versão atrás.Para mim o Android tem que responder apenas a uma coisa, cumprir as minhas necessidades independentemente da versão. Não é por ter a ultima, neste caso 2.3, que o meu Nexus One vai corresponder melhor às minhas necessidades, é pelas funcionalidade que tem agora e que eu uso.

#65 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 17:32

Trapalhada é capaz de dar na cabeça de algumas pessoas mas eles (Google) devem saber a razão das várias versões. Atenção que eu nao estou a dizer que gosto ou que concordo mas não se pode misturar alhos com bugalhos.

Sim... é arranjar forma de promover comercialmente novos equipamentos com uma nova versão de android. Tu melhor que ninguém sabes que isso vende. E vende fundamentalmenmte porque as pessoas são consumistas de coisas novas, mesmo que essa coisa nova seja apenas o modelo anterior com umas cores diferentes e uma camera com mais 1 megapixel.Para mim esta questão das versões é trapalhada porque primeiro lançaram a 2.2.1 mas quando é preciso corrigir a 2.3 não lançam a 2.3.1. Lançam a 2.4. Não percebo a lógica principalmente se formos a olhar para a questão de fundo que é... a versão 2.4 em relação à 2.3 é apenas um patch, nada mais.Normalmente o lançamento das versões têm muito a haver com marketing e o que me parece é que a Google não está a ouvir as queixas das pessoas e continua a fazer as coisas a sua maneira. A Google tem capacidade e já deviam ter à muito (desde a versão 2.1 pelo menos) arranjado forma de se poder fazer updates a componentes core do sistema (com patchs de segurança e erros como este) sem ter de estar dependente de operadores e fabricantes. Isto é funcamental se o Android quer ter sucesso a longo prazo. caso contrário daqui a 2-3 anos (altura pela qual ainda existem muitos telemoveis que estão a funcionar hoje) vão existir pelo menos umas 10 ou 15 versões diferentes do Android activos e isso é insustentável a todos os níveis. A nível do desenvolvimento, a nível do suporte técnico, a nível do market que vai ter cada vez mais uma percentagem de utilizadores sem acesso as aplicações mais recentes. E isso vai por sua vez criar mais problemas aos programadores que poderão começar a pensar duas vezes se vale a pena apostar no market do Android, até pela evidência da percentagem de DL de aplicações pagas vs gratuitas.Lançar a versão 2.4 parece-me claramente uma manobra para satisfazer os pedidos dos fabricantes que assim recebem mais uma versão fresquinha para meter nos telemoveis de "ultima geração" e assim vender mais uns dispositivos. E a Google até "pensa" que fica bem na história porque lançou um patch em tempo record sem que ninguém esperasse. Bravo. Mais um prego. Eu continuo a sonhar com o dia em que a Google mude esta politica. 8 meses and counting.Cheers

#66 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 17:42

a versão 2.4 em relação à 2.3 é apenas um patch nada mais.

gostava de ter o mm acesso ao codigo q tu ;)

daqui a 2-3 anos (altura pela qual ainda existem muitos telemoveis que estão a funcionar hoje) vão existir pelo menos umas 10 ou 15 versões diferentes do Android activos

A ver pelas estatística de acesso ao Market, <2.1 sao menos de 10%http://developer.android.com/resources/dashboard/platform-versions.html

#67 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 17:54

Para mim esta questão das versões é trapalhada porque primeiro lançaram a 2.2.1 mas quando é preciso corrigir a 2.3 não lançam a 2.3.1. Lançam a 2.4. Não percebo a lógica principalmente se formos a olhar para a questão de fundo que é... a versão 2.4 em relação à 2.3 é apenas um patch nada mais.

Não é verdade, já foi lançada a 2.3.1 e a 2.3.2 com o objectivo de corrigir bugs. Não tens estado atento ao que se tem passado.Estamos a falar de uma 2.4 que ninguem sabe ao certo o que vai ser, fala-se que poderá ser para que apps preparadas para correr em dualcore possam tambem trabalhar em terminais singlecore.

Normalmente o lançamento das versões têm muito a haver com marketing e o que me parece é que a Google não está a ouvir as queixas das pessoas e continua a fazer as coisas a sua maneira.

A Google é uma pequena parte do problema, a "culpa", se assim se pode chamar, é dos fabricantes e dos operadores que só funcionam em função das vendas. A Google tenta ser o elemento neutro no meio da questão.

A Google tem capacidade e já deviam ter à muito (desde a versão 2.1 pelo menos) arranjado forma de se poder fazer updates a componentes core do sistema (com patchs de segurança e erros como este) sem ter de estar dependente de operadores e fabricantes.

Patches e correcções erros têm sido feitas mas cada fabricante é que operacionalisa quando isso acontece. É preciso entender que a Google apenas fornece uma base para os fabricantes trabalharem e criarem os seus terminais. Se eu concordo, não concordo mas é assim que o "modelo" foi criado.

Isto é funcamental se o Android quer ter sucesso a longo prazo. caso contrário daqui a 2-3 anos (altura pela qual ainda existem muitos telemoveis que estão a funcionar hoje) vão existir pelo menos umas 10 ou 15 versões diferentes do Android activos e isso é insustentável a todos os níveis.

Penso que aqui estás a exagerar. O Android é um "moving target" em rápido crescimento com todas as vantagens e desvantagens que isso implica. Se uma pessoa não concorda, há outros sistemas/fabricantes no mercado que terão todo o gosto em ter mais um cliente.

A nível do desenvolvimento, a nível do suporte técnico, a nível do market que vai ter cada vez mais uma percentagem de utilizadores sem acesso as aplicações mais recentes. E isso vai por sua vez criar mais problemas aos programadores que poderão começar a pensar duas vezes se vale a pena apostar no market do Android, até pela evidência da percentagem de DL de aplicações pagas vs gratuitas.

Aqui não vale a pena fazer futurologia, daqui a uns anos vamos ver se o modelo funciona a longo prazo ou não. É indicutivel que a curto prazo funcionou perfeitamente, fazendo do Android o SO com maior crescimento em smartphones.

Lançar a versão 2.4 parece-me claramente uma manobra para satisfazer os pedidos dos fabricantes que assim recebem mais uma versão fresquinha para meter nos telemoveis de "ultima geração" e assim vender mais uns dispositivos. E a Google até "pensa" que fica bem na história porque lançou um patch em tempo record sem que ninguém esperasse.

Como já disse, 2.4 não é um patch, é uma major release. Ainda não percebi qual o problema de haver mais uma versão Android 2.4, tens que a ter só porque saiu? Se o 2.1, 2.2 ou 2.3 satisfazem as necessidades do utilizador porque irão querer/ter de trocar? Isso só é problema porque há pessoal que quer ter sempre a ultima moda e muitas vezes nem aproveitam a potencialidade toda dos terminais que compraram, querem é o efeito bling.

Bravo. Mais um prego. Eu continuo a sonhar com o dia em que a Google mude esta politica. 8 meses and counting.

Estamos aqui todos a conversar sobre questões com as quais nem sempre concordo ou tenho uma opinião contrária mas não percebo a tua insistência de querer justificar para ti próprio e de mais que uma forma, o deixares de usar Android.Se achas que não é para ti, encontra outra plataforma móvel que te agrade e satisfaça as tuas necessidades. Estares a dizer que afinal o Android não vale porque vão lançar mais uma versão 2.4, etc. não vai levar a lado nenhum.Tens é que encontrar os pontos positivos que justifiquem o usares Android e não o contrário.

#68 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 08 February 2011 - 18:04

Para mim esta questão das versões é trapalhada porque primeiro lançaram a 2.2.1 mas quando é preciso corrigir a 2.3 não lançam a 2.3.1. Lançam a 2.4. Não percebo a lógica principalmente se formos a olhar para a questão de fundo que é... a versão 2.4 em relação à 2.3 é apenas um patch nada mais.

Não é verdade' date=' já foi lançada a 2.3.1 e a 2.3.2 com o objectivo de corrigir bugs. Não tens estado atento ao que se tem passado.Estamos a falar de uma 2.4 que ninguem sabe ao certo o que vai ser, fala-se que poderá ser para que apps preparadas para correr em dualcore possam tambem trabalhar em terminais singlecore.

Normalmente o lançamento das versões têm muito a haver com marketing e o que me parece é que a Google não está a ouvir as queixas das pessoas e continua a fazer as coisas a sua maneira.

A Google é uma pequena parte do problema, a "culpa", se assim se pode chamar, é dos fabricantes e dos operadores que só funcionam em função das vendas. A Google tenta ser o elemento neutro no meio da questão.

A Google tem capacidade e já deviam ter à muito (desde a versão 2.1 pelo menos) arranjado forma de se poder fazer updates a componentes core do sistema (com patchs de segurança e erros como este) sem ter de estar dependente de operadores e fabricantes.

Patches e correcções erros têm sido feitas mas cada fabricante é que operacionalisa quando isso acontece. É preciso entender que a Google apenas fornece uma base para os fabricantes trabalharem e criarem os seus terminais. Se eu concordo, não concordo mas é assim que o "modelo" foi criado.

Isto é funcamental se o Android quer ter sucesso a longo prazo. caso contrário daqui a 2-3 anos (altura pela qual ainda existem muitos telemoveis que estão a funcionar hoje) vão existir pelo menos umas 10 ou 15 versões diferentes do Android activos e isso é insustentável a todos os níveis.

Penso que aqui estás a exagerar. O Android é um "moving target" em rápido crescimento com todas as vantagens e desvantagens que isso implica. Se uma pessoa não concorda, há outros sistemas/fabricantes no mercado que terão todo o gosto em ter mais um cliente.

A nível do desenvolvimento, a nível do suporte técnico, a nível do market que vai ter cada vez mais uma percentagem de utilizadores sem acesso as aplicações mais recentes. E isso vai por sua vez criar mais problemas aos programadores que poderão começar a pensar duas vezes se vale a pena apostar no market do Android, até pela evidência da percentagem de DL de aplicações pagas vs gratuitas.

Aqui não vale a pena fazer futurologia, daqui a uns anos vamos ver se o modelo funciona a longo prazo ou não. É indicutivel que a curto prazo funcionou perfeitamente, fazendo do Android o SO com maior crescimento em smartphones.

Lançar a versão 2.4 parece-me claramente uma manobra para satisfazer os pedidos dos fabricantes que assim recebem mais uma versão fresquinha para meter nos telemoveis de "ultima geração" e assim vender mais uns dispositivos. E a Google até "pensa" que fica bem na história porque lançou um patch em tempo record sem que ninguém esperasse.

Como já disse, 2.4 não é um patch, é uma major release. Ainda não percebi qual o problema de haver mais uma versão Android 2.4, tens que a ter só porque saiu? Se o 2.1, 2.2 ou 2.3 satisfazem as necessidades do utilizador porque irão querer/ter de trocar? Isso só é problema porque há pessoal que quer ter sempre a ultima moda e muitas vezes nem aproveitam a potencialidade toda dos terminais que compraram, querem é o efeito bling.

Bravo. Mais um prego. Eu continuo a sonhar com o dia em que a Google mude esta politica. 8 meses and counting.

Estamos aqui todos a conversar sobre questões com as quais nem sempre concordo ou tenho uma opinião contrária mas não percebo a tua insistência de querer justificar para ti próprio e de mais que uma forma, o deixares de usar Android.Se achas que não é para ti, encontra outra plataforma móvel que te agrade e satisfaça as tuas necessidades. Estares a dizer que afinal o Android não vale porque vão lançar mais uma versão 2.4, etc. não vai levar a lado nenhum.Tens é que encontrar os pontos positivos que justifiquem o usares Android e não o contrário.

Concordo com praticamente tudo o que foi dito. ;)
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#69 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 20:58

[quote name="BUGabundo" post=128689]gostava de ter o mm acesso ao codigo q tu ;)[/quote]O que me leva a pensar nisso é esta citação do artigo acima:"“It’s to ensure compatibility with dual-core apps” our agent explains before adding that “it will still be called Gingerbread.”"Obviamente que é uma suposição e neste momento nada de oficial se sabe tanto quanto sei. [quote name='"BUGabundo" post=128689']A ver pelas estatística de acesso ao Market' date=' <2.1 sao menos de 10%http://developer.android.com/resources/dashboard/platform-versions.html[/quote']10% ainda é um número bastante elevado não achas? Pelo menos eu acho, se comparar-mos com o Iphone por exemplo. Já se colocou aqui um link com essas estatísticas.Cheers

#70 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 21:11

eu sei que "estatísticas" são o que são, mas se tamos a falar de developers, é pelo número de utilizadores e das versões do OS que usam ao aceder ao market que temos que reger a discussão, certo?

#71 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 21:25

Estamos a falar de uma 2.4 que ninguem sabe ao certo o que vai ser fala-se que poderá ser para que apps preparadas para correr em dualcore possam tambem trabalhar em terminais singlecore.

Exacto. Penso que tem a haver com isso mesmo.

A Google é uma pequena parte do problema a "culpa", se assim se pode chamar, é dos fabricantes e dos operadores que só funcionam em função das vendas. A Google tenta ser o elemento neutro no meio da questão.

Discordo. A Google optou por este modelo de negócio porque era o que lhe permitia injectar no mercado dezenas de sabores de Android. Era totalmente impossível para a Google faze-lo de outra forma sem criar tampões. Esses tampões são os próprios fabricantes e operadores que bloqueiam updates para que não só possam vender mais dispositivos (a cada nova versão que sai há sempre alguém a comprar e a querer actualizar) como também justificar o surgimento de novos equipamentos. A google coloca-se confortávelmente à margem desta questão. E as coisas ficam piores. Vê o ridiculo que é o facto do Android 2.2.1 correr no Magic mas quando contactas a HTC eles dizem que não só não suportam como também se o instalares a HTC não se responsabiliza. Dito a mim mediante pedido de esclarecimentos. Ou seja imagina que a TMN lançava cá em portugal um update para o Magic como a Vodafone fez em Inglaterra. O que te acontecia a garantia e ao suporte da HTC neste caso? E a piada disto tudo é que este modelo de negócio foi EXACTAMENTE o que a Microsoft fez com o Windows Mobile e foi fortemente criticada por tudo e todos. A google safa-se à grande e a francesa como que se estivesse a manter a sua neutralidade. Desculpa-me a frontalidade mas isso para mim não me parece ser neutro. É marketing puro e duro.

Patches e correcções erros têm sido feitas mas cada fabricante é que operacionalisa quando isso acontece. É preciso entender que a Google apenas fornece uma base para os fabricantes trabalharem e criarem os seus terminais. Se eu concordo não concordo mas é assim que o "modelo" foi criado.

Estamos os dois de acordo então. E o que me dizes do modelo da Microsoft? Se não conheces basicamente o que eles fizeram foi criar um sistema onde os componentes core do Windows Phone são actualizados pela MS, os drivers tb e existe especificações fixas e minimas para todos os dispositivos. A MS também parece que vai controlar os updates. Ou seja... um misto do que a Apple faz fechando o sistema mas ao mesmo tempo abrindo-o a vários fabricantes.

Penso que aqui estás a exagerar. O Android é um "moving target" em rápido crescimento com todas as vantagens e desvantagens que isso implica. Se uma pessoa não concorda há outros sistemas/fabricantes no mercado que terão todo o gosto em ter mais um cliente.

Lá está. O que acabas de referir é basicamente uma forma diferente de anarquia de mercado. O lucro e a venda de dispositivos em quantidade e não a da criação de uma plataforma sólida e estável, e actualizada. Não nos podemos esquecer que as actualizações são importantes quer do ponto de vista da segurança, como do ponto de vista da evolução da plataforma. O problema é quando a evolução e as correcções acontecem e tu para teres acesso a elas tens de comprar um telemovel novo, se não quiseres andar a chafurdar (termo técnico ;) ) em roms de terceiros.

Como já disse 2.4 não é um patch, é uma major release. Ainda não percebi qual o problema de haver mais uma versão Android 2.4, tens que a ter só porque saiu? Se o 2.1, 2.2 ou 2.3 satisfazem as necessidades do utilizador porque irão querer/ter de trocar? Isso só é problema porque há pessoal que quer ter sempre a ultima moda e muitas vezes nem aproveitam a potencialidade toda dos terminais que compraram, querem é o efeito bling.

Já temos a 1.5, 1.6, 2.0, 2.1, 2.2, 2.2.1, 2.3, 2.3.1 e 2.3.2 e agora o 2.4 é isso? E todas estas versões só pega nelas quem quer. Esse é o problema no meu entender. Não se trata de modas. Trata-se de uniformizar o mercado. Um dos sucessos do iphone continua a ser o facto de eles se centrarem no utilizador final. De garantir que o utilizador final tem semrpe acesso as ultimas novidades. Isto é um dos maior selling points do iPhone.

Estamos aqui todos a conversar sobre questões com as quais nem sempre concordo ou tenho uma opinião contrária mas não percebo a tua insistência de querer justificar para ti próprio e de mais que uma forma o deixares de usar Android.Se achas que não é para ti, encontra outra plataforma móvel que te agrade e satisfaça as tuas necessidades. Estares a dizer que afinal o Android não vale porque vão lançar mais uma versão 2.4, etc. não vai levar a lado nenhum.Tens é que encontrar os pontos positivos que justifiquem o usares Android e não o contrário.

Eu não estou a tentar encontrar pontos para deixar de usar android. Já o disse muitas vezes e vou continuar a dizer: Eu gosto do android. Não consigo é ter a confiança necessária na plataforma para daqui a uns meses mudar para outro android com a esperança que depois o fabricante me actualize o dispositivo. Isto para mim é importante porque é a única forma que justificaria eu:- Gastar dinheiro num dispositivo melhor- Comprar aplicações sabendo desde logo que qualquer actualização à aplicação no futuro terei acesso... porque terei sempre o ultimo SO (chama-se a isso protecção de investimento)- Recomendar a compra de telemoveis android a outros sem que refira este ponto negativo e que passa ao lado de muita gente. Prova disso é a quantidade de pessoal que depois quer actualizar e descobre que tem de ser um utilizador avançado para o poder fazer. A politica não pode partir dos fabricantes que têm interesse é em vender mais dispositivos. Tem de partir de quem fabrica o sistema operativo.Não comparando alhos e bugalhos mas vou comparar uma coisa simples. Sistemas operativos de desktop. Hoje em dia tens telemóveis android que custam muito mais que um portátil. A pergunta que te faço é.... aceitarias ter de mudar de portátil só para receber actualizações do sistema operativo? Não aceitavas pois não? A razão pela qual as pessoas aceitam isso no sistema que custa 399 euros por exemplo (um Galaxy S bloqueado a operadora acho que custa isso não é?) mas não aceitam num netbook de 250 euros... confesso que me faça alguma confusão.A Apple percebeu que isso era uma questão improtante. A MS parece que também finalmente percebeu. Espero que a Google também perceba eventualmente.Cheers

#72 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 21:32

eu sei que "estatísticas" são o que são mas se tamos a falar de developers, é pelo número de utilizadores e das versões do OS que usam ao aceder ao market que temos que reger a discussão, certo?

Obviamente. Mas eu por exemplo estou na 1.5 ainda. Quer isto dizer que estou... 90% fora? Comprei o telemovem à 1 ano. Isto faz algum sentido? Claro que tu podes dizer "mete uma rom diferente" e eu digo "não posso, telemovel da empresa e sobre contrato de fidelização". Podes dizer... "compra um telemovel novo". Eu digo "comprei à 1 ano" e não vou gastar dinheiro num telemóvel quando já o gastei com um contrato de fidelização.Eu acho que não é impossível de perceber o meu ponto de vista, se realmente tentares buga :)Cheers

#73 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 21:35

Mais uma vez vou postar neste tópico...Com tanta conversa afinal o que pretendes? Ainda não disseste tudo? é um forum livre... desabafa de uma vez por todas o que te atormenta.. conseguiste criar 8 páginas... para estares sempre a dizer o mesmo. Confesso que eu e certamente outros users não vão aprender nada aqui já foi tudo dito.. não sei onde queres chegar, se queres chegar a irritar as pessoas , parabens conseguiste. posto isto espero que alguém termine o tópico já chega.. Precisamos de coisas novas, ideias novas agora estar sempre a dizer o mesmo já chega.Só tens duas soluções ou continuas com android ou nao continuas.. simples.agora estares 1000 vezes a falar do mesmo de maneiras diferentes.Mais uma vez te digo não e nada contra ti.. mas são estas coisas que me fazem afastar cada vez mais do forum. 8 páginas a dizer o mesmo??? pff

#74 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 February 2011 - 21:46

Mais uma vez vou postar neste tópico...Com tanta conversa afinal o que pretendes? Ainda não disseste tudo? é um forum livre... desabafa de uma vez por todas o que te atormenta.. conseguiste criar 8 páginas... para estares sempre a dizer o mesmo. Confesso que eu e certamente outros users não vão aprender nada aqui já foi tudo dito.. não sei onde queres chegar se queres chegar a irritar as pessoas , parabens conseguiste. posto isto espero que alguém termine o tópico já chega.. Precisamos de coisas novas, ideias novas agora estar sempre a dizer o mesmo já chega.Só tens duas soluções ou continuas com android ou nao continuas.. simples.agora estares 1000 vezes a falar do mesmo de maneiras diferentes.Mais uma vez te digo não e nada contra ti.. mas são estas coisas que me fazem afastar cada vez mais do forum. 8 páginas a dizer o mesmo??? pff

Caro membro da comunidade.Vou escrever isto devagar para ver se percebes ok?Em primeiro lugar, se te irritei ainda bem. E ainda bem por apenas um motivo. És irritante. Não tens nada a dizer e vens para aqui ler um thread que não te interessa. A questão que se coloca é... se não queres saber desta discussão porque é que continuas a voltar periódicamente a esta conversa amena e sem crispações, como deve ser e como espero que continue, manda bocas tipo toca e foge?Perdes o teu tempo e fazes-me perder o meu a responder-te. Nos meus 20 anos por aí de comunidades conheci muitos como tu e sempre lhes disse o mesmo: ignora o thread. Caso contrário participa. Agora isto não vale.Se tens algum problema com as minhas criticas a uma plataforma que eu uso, tenho pena. A minha opinião não muda por estares irritado. No máximo deixa-me indiferente à tua opinião.Se eu estivesse para aqui a criar threads atrás de threads como algumas pessoas fazem para falar sempre das mesmas coisas, ainda te dava razão. Mas esta discussão está apenas nesta thread, não saiu daqui e para além de não ter nem insultado ninguém nem ter feito nada para irritar seja quem for, reservo o direito de continuar esta discussão até que um dos moderadores ou administradores me disserem: "cala-te pá e vamos a falar de outras coisas". E eu calo-me.Obviamente que se numa comunidade os seus membros não podem expressar a sua opinião, de forma construtiva e fundamentada, então essa comunidade não é para todos. Não será para mim certamente.E agora, se não te importas, deixa-me dizer-te uma coisa bem baixinho......A tua opinião só é importante e só é respeitada se tu deres importãncia e respeitares a opinião dos outros. Cheers

#75 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 08 February 2011 - 21:56

É preciso é calma. E somos todos livres de dizer o que pensamos.Apesar de não concordar com muita coisa que o joaocardoso diz, não vou estar a criticá-lo. São opiniões. E se ele se repete é porque as pessoas continuam a discutir o assunto, o que acho perfeitamente saudável. :)Eu apenas menciono o facto de que há uns anos nós tinhamos telefones com um sistema operativo ou firmware durante anos, e nenhum update era lançado para corrigir bugs, adicionar funcionalidades, nada.Actualmente existe uma coisa muito gira chamada 'escolha'. Se eu comprar um HTC Magic (ou um iPhone) agora e ficar satisfeito com a compra (partindo do principio que se compra algo que se gosta), o que é que muda daqui a um ano? Updates de software certo? Mas eu quando comprei estava satisfeito e dava para as minhas necessidades.Por vezes consigo 'martelar' e meter o tal update, outras vezes não consigo. É chato? Sim. É culpa da Google? Não. Eles estão a dar a muita gente a opção de escolha. Sejam developers, sejam operadores, fabricantes, o que seja. Quando comprei o equipamento, nas especificações dizia que trazia x e y. E não o que irá ter no futuro (salvo raras exceções).A Google, developers, operadoras, fabricantes, etc. têm um objetivo que é ganhar dinheiro. Ou existe alguém que trabalhe para aquecer? Que monte uma empresa para dar dinheiro aos outros? Cada um faz a política que sabe fazer. Se os utilizadores/consumidores finais não gostam, então não compram. Se não compram, não há lucro. Se não há lucro então mudam as coisas ou fecham. Atualmente parece-me que ninguém tem dúvidas que o modelo que eles usam funciona e muito bem ($$$). Tenho as minhas queixas é claro. Tal como toda a gente. Claro que não acho o sistema Android perfeito... nem perto disso. Hoje o mercado dos smartphones é uma maravilha a meu ver. Temos tanta escolha que até nos chateamos com isso. ;)Nota: joaocardoso e lineup, é preciso é calma tal como já disse anteriormente.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.