Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Porque é que provavelmente vou deixar de usar Android


  • Por favor inicie sessão para responder
96 respostas a este tópico

#26 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2011 - 11:03

Posso te responder com um pergunta?Quem é q te garante que os sistemas fechados são tão ou mais seguros?ao menos em FLOSS eu, tu, qq um, pode ir ver *se* quiser.

#27 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2011 - 14:30

Posso te responder com um pergunta?Quem é q te garante que os sistemas fechados são tão ou mais seguros?ao menos em FLOSS eu tu, qq um, pode ir ver *se* quiser.

Mas nesse caso existe o conceito de responsabilização. Mas isso já nos levaria para outras discussões muito mais abstractas e que não interessam muito aqui à temática da fragmentação de mercado e falta de suporte para novas versões por parte das operadoras e fabricantes não achas? :DCheers

#28 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2011 - 15:07

Mas nesse caso existe o conceito de responsabilização. Mas isso já nos levaria para outras discussões muito mais abstractas

tás mais q convidado a aparecer na MUC ou num almoço/jantar convivio do androidPT e discutir isso ;)

e que não interessam muito aqui à temática da fragmentação de mercado e falta de suporte para novas versões por parte das operadoras e fabricantes não achas? :D

acho q ja o disse atras, e ate estava à procura de alguma info sobre esse POV da google:AFAIR a Google pretende deixar isso a cargo dos OEMs e Operadores por dois motivos:um pq sao parceiros, e se tu restringires a habilidade de um parceiro de eles fazerem o q kerem, eles optam por outro produto. recordo q ha OEMs como a HTC q gostam de manter uma Experiencia igual em tds os seus equipamentos, ou Operadores como a Verizon, Vodafone, Orange, q sentem a necessidade de se distinguir da concorrencia.segundo pq q Google acredita q o mercado vai decidir o q é o melhor, ao dar a liberdade a cada Produtor de fazer o q acha melhor para os seus clientes, e aos utilizadores escolherem quem lhes fornece essa melhor soluçao. é um modelo oposto ao da Apple q tem um One Fits All.... "you can have a car in any color, as long as it is black - Henry Ford"http://android-developers.blogspot.com/2010/05/on-android-compatibility.html

#29 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2011 - 01:30

A esse artigo respondo com outro que expressa muito bem uma das minhas maiores criticas actualmente:http://www.zdnet.com/blog/hardware/android-fragmentation-is-real/8499Cheers

#30 AAVJ

AAVJ

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2011 - 03:29

Apoio totalmente opinião que Android e equipamentos empresariais é para esquecer, tal como o estão os moldes do suporte Android (existe suporte Android ?).Foi-me atribuido pela empresa um LG GW620 que por sua vez é a oferta profissional da TMN para o segmento Android. É mau em todos os aspectos, a iniciar pela versão pré-historica do SO (V1.5). É instavel até nem mais. Bugs e insuficiencias em todas as areas. Software incluido muito mau e só com as funcionalidades básicas muito abaixo do confortável. Nem o Bluethooth funciona como deve de ser e caricato, tenho de usar um "cabinho" para me ligar ao PC porque pelos vistos o Stack BT está imcompleto. Nem a LG nem a TMN têm actualizações e não me vou por a "inventar" nem a confiar num jeitoso que me comprometa o aparelho que não é meu e que é carissimo ou comprometa a sua garantia.Uma vez que a prespectiva de uma melhoria do sistema/marca/operador estálonge de dar uma prespectiva optimista, infelizmente vou devolver o aparelho à minha empresa e que faça o que dele entender e comprar às minhas custas um equipamento completo como deve de ser, com as ferramentas necessárias, agora sim para uma utilização profissional. Ainda não decidi se será um novo Android que me leve um investimento em tempo desnecessário em testes e selecções das ferramentas adequadas quando deveriam vir já incluidas no "Android base" ou incluidas pelo fabricante, ou me deixe da plataforma pseudo-barata em que os fabricantes se aproveitam para aumentar a margem de lucro e escolha uma plataforma feita e amadurecida por quem e para quem necessita efectivamente comunicar.

#31 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2011 - 10:15

Ainda não decidi se será um novo Android que me leve um investimento em tempo desnecessário em testes e selecções das ferramentas adequadas quando deveriam vir já incluidas no "Android base" ou incluidas pelo fabricante ou me deixe da plataforma pseudo-barata em que os fabricantes se aproveitam para aumentar a margem de lucro e escolha uma plataforma feita e amadurecida por quem e para quem necessita efectivamente comunicar.

Pessoalmente como já disse acima gosto bastante do Android e acho que é um bom sistema. Acho mesmo que em alguns aspectos é melhor que a concorrência. Aqui a tua escolha a passar será sempre por um dispositivo da google (Nexus?) caso queiras receber actualizações frequentes.As outras 4 alternativas são o Blackberry, iPhone o recente Windows Phone e o windows mobile ainda. O Blackberry é do mais maduro que há, vocacionado mesmo para o ambito empresarial, mas tem vindo a perder alguma adopção. O iPhone é um dispositivo interessante e que à base de um market enorme tem solução para quase tudo. O Windows Phone 7 é o novo puto do bloco e tem características muito interessantes, como sejam integração com exchange, office, e para entretenimento tems o xbox live e um UI bastante apelativo. Depois tens também o windows mobile 6.5 que vai continuar a existir. Alias a MS anunciou recentemente que vai continuar a apostar nesta plataforma para uso empresarial. O Windows Mobile 6 por exemplo, foi dos sistemas mais complectos que já usei a nível empresarial. Obviamente que o UI não se compara a um windows phone, iphone ou android, mas a nível aplicacional é efectivamente um sistema muito mais direccionado para trabalhar e não tanto para lazer.Cheers

#32 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 20 January 2011 - 18:12

[quote name="joaocardoso" post=119249][quote name='"AAVJ" post=119186] Ainda não decidi se será um novo Android que me leve um investimento em tempo desnecessário em testes e selecções das ferramentas adequadas quando deveriam vir já incluidas no "Android base" ou incluidas pelo fabricante ou me deixe da plataforma pseudo-barata em que os fabricantes se aproveitam para aumentar a margem de lucro e escolha uma plataforma feita e amadurecida por quem e para quem necessita efectivamente comunicar.[/quote]Pessoalmente como já disse acima gosto bastante do Android e acho que é um bom sistema. Acho mesmo que em alguns aspectos é melhor que a concorrência. Aqui a tua escolha a passar será sempre por um dispositivo da google (Nexus?) caso queiras receber actualizações frequentes.As outras 4 alternativas são o Blackberry' date=' iPhone o recente Windows Phone e o windows mobile ainda. O Blackberry é do mais maduro que há, vocacionado mesmo para o ambito empresarial, mas tem vindo a perder alguma adopção. O iPhone é um dispositivo interessante e que à base de um market enorme tem solução para quase tudo. O Windows Phone 7 é o novo puto do bloco e tem características muito interessantes, como sejam integração com exchange, office, e para entretenimento tems o xbox live e um UI bastante apelativo. Depois tens também o windows mobile 6.5 que vai continuar a existir. Alias a MS anunciou recentemente que vai continuar a apostar nesta plataforma para uso empresarial. O Windows Mobile 6 por exemplo, foi dos sistemas mais complectos que já usei a nível empresarial. Obviamente que o UI não se compara a um windows phone, iphone ou android, mas a nível aplicacional é efectivamente um sistema muito mais direccionado para trabalhar e não tanto para lazer.Cheers[/quote']Ja propuseste a empresa todas as tuas ideias? Epa e que desculpa eu voltar aqui a escrever mas ao ler os teus posts cria-me um bicho de tal especie, que so me leva a querer que queres que a empresa te de algo para ti para a tua vida pessoal,ou melhor que te ofereça o que queres.. Parece-me mais a mim que tu queres um telemovel para lazer do que propriamente para trabalhar.. desculpa e volto a dizer DESCULPA, mas nao acredito que essa empresa precise tanto do telemovel para trabalhar tanto falo por ti como pelos teus colegas funcionarios da empresa, epa nao acredito. com isto quero dizer nao es tu que te tens que preocupar com updates ou seja o que for..e a empresa em si. e caso queiras um telemovel para lazer e mesmo para trabalhar compra-o tu com o teu dinheiro... e sim faz um root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root personaliza-o e mais uma vez vou te pedir desculpa.. o android nao e para mariquinhas... nem para bricar a mariquice.. quem tem medo hoje em dia nao compra um android compra um cao dos feios e dos maus. Olha nao e nada contra ti... mas o teu pensamento faz me confusao e so isso.

#33 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 21 January 2011 - 00:58

Ja propuseste a empresa todas as tuas ideias? Epa e que desculpa eu voltar aqui a escrever mas ao ler os teus posts cria-me um bicho de tal especie que so me leva a querer que queres que a empresa te de algo para ti para a tua vida pessoal,ou melhor que te ofereça o que queres.. Parece-me mais a mim que tu queres um telemovel para lazer do que propriamente para trabalhar.. desculpa e volto a dizer DESCULPA, mas nao acredito que essa empresa precise tanto do telemovel para trabalhar tanto falo por ti como pelos teus colegas funcionarios da empresa, epa nao acredito. com isto quero dizer nao es tu que te tens que preocupar com updates ou seja o que for..e a empresa em si. e caso queiras um telemovel para lazer e mesmo para trabalhar compra-o tu com o teu dinheiro... e sim faz um root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root personaliza-o e mais uma vez vou te pedir desculpa.. o android nao e para mariquinhas... nem para bricar a mariquice.. quem tem medo hoje em dia nao compra um android compra um cao dos feios e dos maus. Olha nao e nada contra ti... mas o teu pensamento faz me confusao e so isso.

Mas não te preocupes... a confusão passa com a adolescência vais ver :)Cheers

#34 brqueiros

brqueiros

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Asus Zenfone 2 551ML, Huawei P8 Lite (2016), Asus Zenfone 3 ZC520TL

Mensagem publicada 21 January 2011 - 01:58

Isso resolve-se rápido, poes de lado o Android e mudas para outro SO qualquer....tantas páginas de texto para que? Descambar?Eu utilizo android na minha vida professional (o meu pessoal e o da empresa) e não quero outra coisa e já tive telemoveis com o SO Windows.Por isso simples, mudasti http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_winking.png

Asus Zenfone 2 551ML (Z00A) ROM | LineageOS 14.1 (NIGHTLY 20171013) BOOTLOADER | Unlock RECOVERY | TWRP 3.0.3-M4-Z00A

Huawei P8 Lite (ALE-L21) ROM | Stock (ALE-L21C432B612) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory

Asus Zenfone 2 (ZC-520TL) ROM | Stock (WW_14.10.1708.58_20170814) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory


#35 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 21 January 2011 - 09:45

Isso resolve-se rápido poes de lado o Android e mudas para outro SO qualquer....tantas páginas de texto para que? Descambar?Eu utilizo android na minha vida professional (o meu pessoal e o da empresa) e não quero outra coisa e já tive telemoveis com o SO Windows.Por isso simples, mudasti http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_winking.png

Não se pode falar acerca destas coisas aqui no forum?Acho que estas discussões são antes de mais informativas e aprende-se sempre com elas. Para quem usa Android como eu é importante partilhar e discutir assuntos relacionados com o android para o bom e para o mau. Se só se fala do bom, não há sentido critico. Sem sentido critico, somos todos uma cambada de fanboys como diz o buga ;)Cheers

#36 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 21 January 2011 - 11:36

Eu gostava de me manter com Android... tudo vai depender do que acontecer nos próximos meses. Em todo o caso actualmente não recomendo Androind a ninguém. Não sou de recomendar aos outros o que eu não quereria para mim.cheers

Sugestão:Não generalizes, aquilo que, tu próprio, estás a especificar. Quando dizes que a TMN não disponibiliza actualizações para o Magic, não digas que o problema é do Android porque o cu não tem nada a ver com as calças.Queres culpar alguém, culpa a operadora e/ou o fabricante. Nunca o Android em si, esse que eu saiba não tem problema nenhum.

#37 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 21 January 2011 - 13:22

Queres culpar alguém culpa a operadora e/ou o fabricante. Nunca o Android em si, esse que eu saiba não tem problema nenhum.

Em que é que isso é diferente de não recomendar? O Android que querias quer não depende das operadoras e dos fabricantes. Se as operadoras e os fabricantes não promovem o uso das últimas versões do Android porque querem é vender novos equipamentos, isso prejudica o Android directamente, daí eu não o recomendar nesse contexto. A única situação em que eu recomendaria Android será sempre na adopção de equipamentos desloqueados e da Google tipo o Nexus, mas até esse já foi anúnciado que vai ser descontinuado pela Google, passando a ser vendido por operadoras: http://googlenexuson...anges-in.htmlOu seja como se pode ler, até para teres o Nexus 100% livre, tens de te registar como programador para o poder compara à Google.Cheers

#38 fmsilva

fmsilva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 21 January 2011 - 23:41

Pois esse vai ver o grande problema do android.O google anda claramente a atrufiar o android .... a cena de meter operadores de telemovel (xulos por natureza) vai fazer do android um sistema atrufiado.

#39 ptMAGANO

ptMAGANO

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens
  • LocalizaçãoBeja
  • n9005

Mensagem publicada 22 January 2011 - 01:08

Sendo o Android tão mau não entendo pq compras-te e logo com fidelização :D

#40 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 22 January 2011 - 02:49

Qual é o nokia/iphone/blackberry que se compra ao preço do Magic TMN (129€)?
  • iPhone - Pagas 50% a marca + 25% a qualidade de construção + 25% do software
  • Blackberry - Sem serviço BIS/BES Activo é igual a um telemóvel de 10€
  • Nokia - Desconheço tais actualizações milagrosas, em que as actualizações feitas pelo Nokia Updater poucas ou nenhumas diferenças se encontravam.
  • Windows Mobile 7 - Ainda não vi nenhum equipamento a baixo dos 300€. Nunca vi o problema de usar Exchange em Android.
TMN vende equipamentos de fabricantes que não HTC... :PExistem HTC's Android de outras redes... :)

#41 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 22 January 2011 - 16:53

Sendo o Android tão mau não entendo pq compras-te e logo com fidelização :P

Quem é que disse que o Android é mau? Lê antes de opinar ok?Cheers

#42 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 22 January 2011 - 16:58

Qual é o nokia/iphone/blackberry que se compra ao preço do Magic TMN (129€)?

O meu não me custou nada, mas eu preferia pagar 100 opu 200 euros e ter actualizações pelo menos durante um par de anos, do que ao fim de um ano já estar a pensar em trocar de sistema.Cheers

#43 brunoscunha

brunoscunha

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 115 mensagens

Mensagem publicada 22 January 2011 - 21:32

Andei cerca de 1 mês por este forum a ler sobre android e modelos de tlms e quais os que tinha melhor suporte quer oficialmente ou não oficial. Comprei e não quero mais nada. Como acima foi escrito "quem tem medo compra um cão", mas não precisa de ser feio.Resumindo, tenho um samsung spica, dá perfeitamente para o meu tipo de uso, já o mandei a abaixo várias vezes e sempre o recuperei com novas actualizações do cyanogemMod. Estou satisfeito e a única razão que me faria deixar de ter android é não fazer a ideia que qual poderá ser.Beijos e Abraços

#44 ptMAGANO

ptMAGANO

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens
  • LocalizaçãoBeja
  • n9005

Mensagem publicada 22 January 2011 - 23:40

Caro Cardoso, eu li o postNão estava a criticar de forma veemente, estava-me a meter contigo porque sou pessoalmente contra fidelizações e não concordo com o que dizes acerca do Android.Tenho o Galaxy S que tem updates pela Samsung e que sobretudo me dá muita pica de personalizar e "kitar". Tenho aprendido bastante sobre o OS.Relativamente à questão da privacidade empresarial com roms personalizadas, não concordo muito até porque no market existem aplicações anti virus e de firewall e outras. E pessoalmente tb acho qeu o ipnhone é muito elitista :D e que em termos de aplicações " sai mto mais caro " :P mas esta é só a minha opiniãocheers

#45 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 23 January 2011 - 16:24

[quote name="joaocardoso" post=120553][quote name='"TvM" post=120334]Qual é o nokia/iphone/blackberry que se compra ao preço do Magic TMN (129€)?[/quote]O meu não me custou nada mas eu preferia pagar 100 opu 200 euros e ter actualizações pelo menos durante um par de anos' date=' do que ao fim de um ano já estar a pensar em trocar de sistema.Cheers[/quote']Isso.. puxa pela nota e compra um dos bons...consegues alimentar bem este topico com tanta lamechice tua. Todos ja entendemos a tua situaçao.. nao sei o que pretendes aqui do forum.

#46 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 23 January 2011 - 22:06

Isso.. puxa pela nota e compra um dos bons...consegues alimentar bem este topico com tanta lamechice tua. Todos ja entendemos a tua situaçao.. nao sei o que pretendes aqui do forum.

E tu o que estás aqui a fazer a responder? Vai-te para outro thread e estamos conversados.Cheers

#47 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 23 January 2011 - 22:14

Caro Cardoso eu li o postNão estava a criticar de forma veemente, estava-me a meter contigo porque sou pessoalmente contra fidelizações e não concordo com o que dizes acerca do Android.Tenho o Galaxy S que tem updates pela Samsung e que sobretudo me dá muita pica de personalizar e "kitar". Tenho aprendido bastante sobre o OS.Relativamente à questão da privacidade empresarial com roms personalizadas, não concordo muito até porque no market existem aplicações anti virus e de firewall e outras. E pessoalmente tb acho qeu o ipnhone é muito elitista ;) e que em termos de aplicações " sai mto mais caro " ;) mas esta é só a minha opiniãocheers

Eu iphone confesso que não acho particularmente interessante em vários aspectos. Em tamanho, em tipo de material, inclusivamente em preço. No entanto há que reconhecer que a politica deles é muito mais orientada ao consumidor do que as muitas marcas que adoptam o Android.Para quem diz que eu critico o Android eu volto a repetir pela milésima vez. Eu gosto de android ok? Eu não gosto é da politica das operadoras e das marcas que basicamente servem-se de um sistema como este para vender o máximo possível de equipamentos no mais curto espaço de tempo. É o negócio da China e parece-se com a China. Um negócio que está a crescer a grande velocidade mas cuja sustentabilidade me deixa sérias dúvidas.As razões já as expliquei anteriormente neste mesmo thread. Desculpa-me se não me gosto de repetir mais 5x ;)Cheers

#48 PutoInvisivel

PutoInvisivel

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 31 January 2011 - 13:04

todos nós temos as nossas preferencias e defendemos sempre a nossa dama acerrimamente...os foruns trazem à superficie o pior troll q ha em nósmas factos sao factosquantos OS da apple "vivem" ao mesmo tempo? quantos da android?, MS?sao politicas empresariais, e na minha modesta opiniao a google só tem a perder com a actual...somando a isso operadoras como a TMN q só veêm €€ à frente...

#49 _lfcorreia1_

_lfcorreia1_
  • Convidados

Mensagem publicada 31 January 2011 - 13:21

vou entrar pela primeira vez neste thread com a minha opinião pessoal.não acho que a maioria dos comentários sejam de trollice, são apenas opiniões.eu, em termos de telemóveis tenho passado por muitos, na sua maioria OS fechado da Nokia. Cheguei a ter um symbian S40 acho, mas para escrever código para aquilo era uma dor de cabeça.Passei para os Windows Merdobiles e andei por lá 3 anos.Escrevi um programa para fazer tracking GPS e pouco mais.Agora tenho há menos de uma semana um Sapo A5. entrei portanto para a família Android e penso que dificilmente daqui sairei nos próximos anos (isto se o telefone sobreviver)é sobretudo uma escolha pessoal.sei que não controlo todos os aspectos da plataforma, pois há muita 'lib' proprietária. mas se o meu trabalho na comunidade Linux serve para algo, é para aumentar a 'liberdade' sobre os fabricantes. nos vários projectos que faço parte, uma das tarefas é alertar os fabricantes para a necessidade de abrir mão das coisas fechadas e proprietárias, mas sem nunca por de lado as questões que se prendem com o perder a "vantagem competitiva".haverá sempre gente que perfere as plataformas fechadas como iPhone, dando como exemplo a qualidade. É para mim óbvio que o nível de qualidade do software e do hardware do iPhone é superior. eu é que não estou de qualquer forma disposto a pagar esse premium.e estou consciente que o Sapo A5 (ZTE Blade) é um equipamento fraco em muitos aspectos. mas é neste momento o melhor na relação qualidade/preçoe tenho dito, venham os comentários ;)

#50 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 31 January 2011 - 16:43

vou entrar pela primeira vez neste thread com a minha opinião pessoal.não acho que a maioria dos comentários sejam de trollice são apenas opiniões.eu, em termos de telemóveis tenho passado por muitos, na sua maioria OS fechado da Nokia. Cheguei a ter um symbian S40 acho, mas para escrever código para aquilo era uma dor de cabeça.Passei para os Windows Merdobiles e andei por lá 3 anos.Escrevi um programa para fazer tracking GPS e pouco mais.Agora tenho há menos de uma semana um Sapo A5. entrei portanto para a família Android e penso que dificilmente daqui sairei nos próximos anos (isto se o telefone sobreviver)é sobretudo uma escolha pessoal.sei que não controlo todos os aspectos da plataforma, pois há muita 'lib' proprietária. mas se o meu trabalho na comunidade Linux serve para algo, é para aumentar a 'liberdade' sobre os fabricantes. nos vários projectos que faço parte, uma das tarefas é alertar os fabricantes para a necessidade de abrir mão das coisas fechadas e proprietárias, mas sem nunca por de lado as questões que se prendem com o perder a "vantagem competitiva".haverá sempre gente que perfere as plataformas fechadas como iPhone, dando como exemplo a qualidade. [b']É para mim óbvio que o nível de qualidade do software e do hardware do iPhone é superior.[/b] eu é que não estou de qualquer forma disposto a pagar esse premium.e estou consciente que o Sapo A5 (ZTE Blade) é um equipamento fraco em muitos aspectos. mas é neste momento o melhor na relação qualidade/preçoe tenho dito, venham os comentários ;)

alto.. e para o baile..Superior em hardware em comparação com que equipamentO??A nivel de software ha softwares e softwares...