Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Porque é que provavelmente vou deixar de usar Android


  • Por favor inicie sessão para responder
96 respostas a este tópico

#1 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 14:58

O meu contexto é simples. Tenho um HTC Magic da TMN e como sabem nem a TMN nem a HTC lança actualizações para este sistema. Estou com a versão 1.5 do Android com um telemóvel de sobre um contrato de fidelização de 2 anos, que começou à cerca de 1 ano.Eu sei que isto ainda vou ser flamado, e desculpem lá a minha frustração mas a não ser que a p+olitica da HTC ou da TMN mude muito, vou mudar de sistema. Na próxima oportunidade (1 ano) quando tiver que mudar de telemovel, ao abrigo do acordo de empresa, vou querer outro sistema que não Android. Windows Phone, IPhone, qq coisa. A razão é simples. Tanto a Apple como a MS (com o novo WP7) parecem ter a politica de lançar updates sem que os fabricantes estejam envolvidos e em alguns casos nem as operadoras têm algo a dizer. No caso da Apple eles fabricam o proprio telefone por isso acabam por ter isso facilitado. A consequência é que tendencialmente tanto a Apple como a MS terão os sistemas operativos actualizados enquanto o hardware suportar. Isto é para mim uma forma de proteger o nosso investimento. A google / operadoras / htc não pensam da mesma forma. Para eles o importante é fazer novas versões para dar ideia que estão constantemente a evoluir (google), controlar os equipamentos da sua rede para garantir que não enctram em conflito com alguns dos seus serviços / planos (operadoras) e vender novos telémoveis porque a malta quer ter o OS mais recente e com mais funcionalidades (HTC)Eu sei que posso meter uma ROM costumizada... mas estar a basear essa protecção de investimento com base em ROMS costumizadas, para além dos perigos de segurança que isso acarreta (porque convenhamos... é muito fácil esconder software malicioso sem que ninguém saiba nestas ROMS - embora acredite que isso não aconteça no contexto de empresa não é opção) para um cenário empresarial como o meu estamos "agarrados" ao contrato de fidelização e a troca de equipamentos de 2 em 2 anos. 2 anos como todos sabemos é uma enormidade de tempo nesta área. Veja-se quantas versões o Android já tem em 2 anos.E esse é exactamente o problema. Existem N versoes, e eu tenho a 1.5, porque nem a HTC nem a TMN lançam um update para o meu telefone comprado a cerca de 1 ano. No entanto olhando para a Apple, telefones com 2 anos ainda recebem actualizações para a mais recente versão do SO. E o WP7 vai pelo mesmo caminho.Se eu fosse um utilizador apenas "doméstico" em que não usasse os equipamentos num contexto empresarial, o sistema até poderia ser mais interessante que os outros dado o seu "geek factor" e poder andar a meter roms especiais e o diabo a quatro. Mas a realidade é que uso o dispositivo para trabalho e estar preso a um SO antigo (1.5)O Android é um sistema fantástico. Não há qq tipo de dúvida. Infelizmente as operadoras e os fabricantes estragam tudo. odia comprar um telemovel desbloqueado ou por exemplo o Nexus para poder estar sempre em cima das novas versões... mas volto a repetir... eu vivo num contexto empresarial com contratos de fidelização que apenas cobrem equipamentos bloqueados (que em alguns casos podem ser desbloqueados). E esses equipamentos, nem todos estão disponíveis em cada operadora.Em suma.. e espero que não me levem a mal por este desabafo... estou farto da HTC e da TMN. E estou desapontado com a estratégia da Google que não faz qq tipo de pressão para que as operadoras e os fabricantes actualizem os aparelhos para que exista uma maior unifomidade nos equipamentos no mercado. Para a Google, Operadoras e Fabricantes o que é importante é quantidade de aparelhos na rua. Enquanto houver quem tenha dinheiro para estar a trocar de telemovel de cada vez que sai um novo modelo com um novo SO, eles estão nas 7 quintas. A estrategia tem sido boa ao ponto do Android estar a ser um concorrente de peso para a Apple por exemplo e trocidar para já o Windows Phone. Mas esta estratégia é basicamente aquilo que vemos nos paises em desenvolvimento como a China... crescem a todo o custo e sem sustentabilidade. Mais tarde ou mais cedo a bolha arrebenta porque as pessoas fartam-se. Eu fartei-me. E olhem que não paguei quase nada pelo meu telemovel. Imagino quem dê 500 euros por um telefone para ver que afinal passado 1 ano já é considerado obsuleto e ja não irá receber actuializações, ou pelo menos, não como se esperaria.Para já vou continuar a usar Android obviamente. Quando chegar a altura de renovar a fidelização, a não ser que muita coisa tenha mudado até lá (1 ano +e bastante tempo) só se não puder é que não mudo de sistema.Cheers

#2 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 15:13

Fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root para poder mudar o OS, não é a soluçao, é uma martelada. Percebo isso.Eu faço pq kero, pq posso, e pq invisto tempo nisso.Mas o problema não é a plataforma. Tens equipamentos para os quais tens updates directo do fabricante, tens os Google Phones!Mas qd tinhas samsungs, sony ericsons, siemens, lg, motorola, ou ate nokia, qts vezes fizeste upgrade ao OS?Isso e' algo q ja venho a dizer à mt tempo: fidelizaçoes de 2 anos num mundo da tecnologia como o de hoje, sao uma asneira! ja n compro equipamentos fidelizados desde 2006FYI a apple removeu o suporte para o iPhone 3G com o iOS 4.3o 1.5 n faz o q keres? n faz o mm q fazia qd compraste? o q e' q mudou, para TI?

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 15:23

Só tenho a dizer que compreendo a frustração e concordo com as razões apresentadas. O "modelo" Android tem algumas coisas com as quais também não concordo e num mundo em que o que interessa é facturar estas coisas acontecem: primeiro as vendas depois as necessidades e pretenções dos utilizadores.É um problema, é, mas não é o fim do mundo. Tenho pena que os fabricantes não sejam penalizados por algumas escolhas que fazem só para facturarem mais e que acabem todos por fazer más opções.

#4 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 15:25

Se realmente queres um telemóvel bom, que funcione como esperas, sem teres de te preocupar e se não tiveres vontade/possibilidade de investir algum tempo a tentar melhorá-lo, também sugiro que mudes para um desses que referiste...Em termos empresariais com contractos de fidelidade, és capaz de ficar mais bem servido.Principalmente porque vais ver muitos mais updates para Android do que para Apple ou W7 ou Blackberry, e ficarás desapontado por a tua operadora/fabricante não fazerem os updates com a mesma fluidez com que eles saem.Como o BUG disse, quando tinhas telemóveis mais antigos, não ficavas à espera de updates, pois não? (Tenho um SE W810i há 5 anos que nunca recebeu um update, apesar de estar lá a opção).Os telemóveis são como os carros, não existe "o melhor". Existe sim o mais adequado a cada um. E flamewars são ridículas, por isso não te preocupes... ;)

#5 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 15:39

Tenho pena que os fabricantes não sejam penalizados por algumas escolhas que fazem só para facturarem mais e que acabem todos por fazer más opções.

claro q sao: os clientes nao compram mais!

#6 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 15:55

claro q sao: os clientes nao compram mais!

Estão todos a fazer a mesma política de updates, não há escolhas alternativas. Até a Google que anda a "prender" o update para o 2.3 nos Nexus One... Deve ser a preparar o 2.4. ;)

#7 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2011 - 19:25

Fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root para poder mudar o OS não é a soluçao, é uma [i']martelada[/i]. Percebo isso.Eu faço pq kero, pq posso, e pq invisto tempo nisso.Mas o problema não é a plataforma. Tens equipamentos para os quais tens updates directo do fabricante, tens os Google Phones!

Eu gostava de ter um. Agora convence lá a TMN a incluir esses nos contratos de fidelização... :X

Mas qd tinhas samsungs sony ericsons, siemens, lg, motorola, ou ate nokia, qts vezes fizeste upgrade ao OS?

Já não tenho coisas dessas à uns anos valentes. Em todo o caso o que acontece é que eu entrei no Android pelo Magic e gostei de quase tudo. Depois comecei a cair na realidade e o facto de um dispositivo com meses começar a ficar para trás em actualizações, causa problemas. Causa problemas porque deixas de poder aceder a algumas aplicações que vão saindo com requisitos minimos de versão, com melhoramentos de segurança e rapidez que vão sendo feitos, etc. Uma coisa é não haver updates e tu já sabes que ao fim de 2 anos mudas para outra coisa e até para outro sistema. A outra é investires um sistema e gastares dinheiros em aplicações e afins e acababas por ficar "preso" a esse sistema. Ou tens um sistema que é actualizado para te manter a par das novidades e das novas apps que vão saindo, protegendo o teu investimento no que já gastaste, ou então estás morto na água com um sistema cada vez mais obsuleto ao fim de apenas... 1 ano.

Isso e' algo q ja venho a dizer à mt tempo: fidelizaçoes de 2 anos num mundo da tecnologia como o de hoje sao uma asneira! ja n compro equipamentos fidelizados desde 2006

Eu não me posso a dar a esse luxo.

FYI a apple removeu o suporte para o iPhone 3G com o iOS 4.3

Sim mas o 3GS continua a bombar. E depois o que me irrita é que o Magic pode levar comprovadamente com a 2.2.1 como alguns operadores já fizeram lá fora... mas cá népia. Esse é que é o problema. É xulisse pura e dura.

o 1.5 n faz o q keres? n faz o mm q fazia qd compraste? o q e' q mudou para TI?

Há apps que não correm, há funcionalidades que a 2.2.1 tem que melhoram em muito em relação à 1.5, incluindo em performance e estabilidade.Ter um android para mim parece ter um sistema operativo de desktop em que não se recebe actualizações de segurança ou melhoramentos por exemplo. Mais tarde ou mais cedo tenho de comprar um computador novo para pdor ter essas actualizações. Isso faz sentido? E olha que hoje em dia é mais barato comprar um portátil com 4GB de memória do que muitos telemóveis :DCheers

#8 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 17 January 2011 - 17:51

joaocardoso para eu te entender melhor, visto que ate gostaria mas nao estou a conseguir...Qual o porque de nao fazeres um root e pores uma rom nova? Posso saber?

#9 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 11:06

joaocardoso para eu te entender melhor visto que ate gostaria mas nao estou a conseguir...Qual o porque de nao fazeres um root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e pores uma rom nova? Posso saber?

Se lesses o que eu escrevi percebias. Não é dificil...Não faço root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root porque estamos a falar de telemóveis de uso empresarial. Se não sabes os riscos e as consequências de fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, acho caricato que o sugiras sequer.Cheers

#10 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 12:17

Falaremos entao de outro aspecto.. do (uso empresarial) diz-me que diferenças existiam para ti por exemplo falando do telemovel que agora possuis se ele tivesse um 2.2 e nao um 1.5.. o que isso mudaria na tua vida e quotidiano "empresarial"?

#11 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 15:34

Falaremos entao de outro aspecto.. do (uso empresarial) diz-me que diferenças existiam para ti por exemplo falando do telemovel que agora possuis se ele tivesse um 2.2 e nao um 1.5.. o que isso mudaria na tua vida e quotidiano "empresarial"?

Se me disseres onde queres chegar talvez seja mais fácil do que estarmos aqui a trocar perguntas e respostas para coisas que eu já referi no meu post original e em resposta a outros não?Se me queres convencer que me devo manter no Android e que o defenda é simples :( Arranja maneira da TMN disponibilize a actualização para o Magic.Já agora deixo aqui um artigo que me parece ser relevante para a discussão:http://techcrunch.com/2011/01/17/ios-android-breakdown/É disto que eu falo, sem tirar nem pôr. Nem de propósito aparecer um artigo destes na mesma altura em que eu entornei o meu copo.Eu bem sei o risco que corro de me chamarem troll ao vir para um forum de Android falar destas coisas... mas eu tenho um Android, e penso que todos quanto têm devem querer ver a plataforma evoluir e dar mais aos seus utilizadores. Pois eu acho que para que a plataforma possa ser realmente uma alternativa para uso empresarial não se pode andar a dar ao luxo de andar ao sabor dos ventose marés dos operadors e dos fabricantes. E este artigo mostra isso mesmo.Quando se fala de meio empresarial falar-se de desbloquear telemóveis, de meter roms costumizadas, e de dar cabo da garantia de um aparelho não é algo que se possa considerar sequer. Daí a importãncia dos operadores, das marcas e de quem faz os sistemas darem garantias de continuidade e protecção de investimento. A protecção do investimento faz-se exactamente ao suportar actualizações de segurança e melhorias aos equipamentos existentes. Hoje quem graantir essa protecção acaba por ter vantagem sobre os outros que não garantem.Cheers

#12 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 15:38

Já agora deixo aqui um artigo que me parece ser relevante para a discussão:http://techcrunch.com/2011/01/17/ios-android-breakdown/

isso n e' um artigo... 'e pura e simples fanboyismo. e se n consegues perceber isso entao algo está mt mal

e de dar cabo da garantia de um aparelho não é algo que se possa considerar sequer

vou te contar um segredo, aqui q ning nos ouve: em caso de dares cabo do HW (pq é so para isso q keres a garantia), flashas a rom stock e envias para o SAT.

#13 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 16:07

Caso o HW necessário para flashar a stock não esteja ele próprio danificado :(

#14 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 17:22

isso n e' um artigo... 'e pura e simples fanboyismo. e se n consegues perceber isso entao algo está mt mal

Desculpa mas eu nunca fui nessas ondas de fanboyismo e afins. Eu tenho uma opinião e aquele artigo acaba por tocar em alguns pontos que vão ao encontro do que eu disse inicialmente. Nunca tive apple, acho que o hardware deles é caro para o que é, mas efectivamente não deixa de ser interessante ver este tipo de estatísticas que quer se queira quer não, são importantes.

vou te contar um segredo aqui q ning nos ouve: em caso de dares cabo do HW (pq é so para isso q keres a garantia), flashas a rom stock e envias para o SAT.

E entretanto vou contra as politicas da empresa, que tem regras de como se deve usar o equipamento, em que fazer qualquer tipo de acção que viole seja que contrato for é algo decididamente proibido?Se é o que a malta faz, só para ter a ultima versão do SO no seu dispositivo com menos de 1 ano que já está obsuleto, então sim tens toda a razão. Está algo de muito errado nisto tudo, e pelo vistos o fanboyismo não é apenas de quem lê estatísticas e fala acerca de factos, mas também de quem a troco de defender a sua dama está disposto a tudo, inclusivamente a por-se em risco perante a entidade patornal.Cheers

#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 17:30

eu sou dos que defende que os fabricantes deviam apoiar mais os seus utilizadores a terem versões recentes. agora se me falas em políticas patronais, voltamos ao mesmo tema :que aplicação precisas tu, profissionalmente, que o dispositivo fornecido pela empresa não suporte? ;) é que me está a parecer que queres ter um pé em cada mundo... se tivesses winmo, um Nokia de 30€, ou um iPhone 3GS, também ias fazer upgrade sem a empresa o autorizar?

#16 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 18:16

Ok então vamos por partes.Que aplicações eu preciso para o meu trabalho? Nenhumas de especial que não possa usar a versão 1.5. No entanto já me aconteceu querer usar uma ou outra app e não me aparecer no marekt porque a versão minima é a 1.6 ou superior.O telemovel profissional é também de uso pessoa. Não sou de andar com mais do que um telemóvel. A entidade patornal deixa-me usar o telemóvel que me cede para usop pessoal, mas não posso obviamente fazer algo ao telemóvel que vá contra as politicas da empresa nomeadamente por em risco a garantia, usar software ilegal ou fazer coisas como desbloquear telemóveis sem ser de forma legal.Eu tenho efectivamente um pé em cada mundo. Uso um telefone da empresa para uso profissional (calendário, mail, internet, etc) e para uso pessoal (jogos, aplicações lúdicas para efeitos com a camera, etc).Mais uma vez as comparações com dispositivos complectamente diferentes. Mas o que é que isso tem a haver uma coisa com a outra? Eu comparo smart phones. A Apple mantem os seus clientes satizfeitos com novos OS que correm nos dispositivos mais antigos (recentemente descontinuou o PRIMEIRO iphone). A Microsoft vai lançar agora um update que vai adicionar novas funcionalidades aos telefones, nomeadamente copy + paste (coisa que não se compreende porque não fizeram logo mas adiante) e está previsto também vir a fazer outros updates de forma continuada. A Google porque deixou nas mãos dos operadores e fabricantes esta questão, lança versões novas do android e neste momento chega a ser RIDICULO a quantidade de versões que já existem no mercado.É mau para quem programa, que se quiser abranger um mercado como deve ser tem de suportar versões antigas do OS, é mau para quem usa, porque compra um telemovel e passado 1 ano se quiser andar em frente tem de comprar um novo. Quem ganha? A google, as operadoras e os fabricantes. Se tu estás contente com isto, não sei o que te diga.Compra google phones dirás. Não... compro o que a empresa pode comprar que é telemóveis abrangidos por acordos de fidelização.Sou utilizador de Android e gosto. Mas se hoje alguém me perguntar que sistema comprar... eu digo logo... se é para ser telemóvel da emrpesa... compra iphone ou windows phone 7. Mas é que nem penso duas vezes. Não neste preciso momento. E até agora ainda não vi nenhum argumento nem das operadoras, nem dos fabricantes, nem da google nem mesmo aqui, que me dissessem que efectivamente o Android é uma boa aposta hoje no contexto descrito.Espero que isto tudo mude e muito. Ainda tenho mais 1 ano de contrato. 1 ano é muito tempo para algo mudar. Tenha-mos fé que as coisas melhorem. Mas quase que aposto que a única coisa que vai acontecer é que para o ano por esta altura vamos ter mais 2 ou 3 versões de Android no mercado.

#17 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 18:43

Ok então vamos por partes.Que aplicações eu preciso para o meu trabalho? Nenhumas de especial que não possa usar a versão 1.5. No entanto já me aconteceu querer usar uma ou outra app e não me aparecer no marekt porque a versão minima é a 1.6 ou superior.O telemovel profissional é também de uso pessoa. Não sou de andar com mais do que um telemóvel. A entidade patornal deixa-me usar o telemóvel que me cede para usop pessoal mas não posso obviamente fazer algo ao telemóvel que vá contra as politicas da empresa nomeadamente por em risco a garantia, usar software ilegal ou fazer coisas como desbloquear telemóveis sem ser de forma legal.Eu tenho efectivamente um pé em cada mundo. Uso um telefone da empresa para uso profissional (calendário, mail, internet, etc) e para uso pessoal (jogos, aplicações lúdicas para efeitos com a camera, etc).Mais uma vez as comparações com dispositivos complectamente diferentes. Mas o que é que isso tem a haver uma coisa com a outra? Eu comparo smart phones. A Apple mantem os seus clientes satizfeitos com novos OS que correm nos dispositivos mais antigos (recentemente descontinuou o PRIMEIRO iphone). A Microsoft vai lançar agora um update que vai adicionar novas funcionalidades aos telefones, nomeadamente copy + paste (coisa que não se compreende porque não fizeram logo mas adiante) e está previsto também vir a fazer outros updates de forma continuada. A Google porque deixou nas mãos dos operadores e fabricantes esta questão, lança versões novas do android e neste momento chega a ser RIDICULO a quantidade de versões que já existem no mercado.É mau para quem programa, que se quiser abranger um mercado como deve ser tem de suportar versões antigas do OS, é mau para quem usa, porque compra um telemovel e passado 1 ano se quiser andar em frente tem de comprar um novo. Quem ganha? A google, as operadoras e os fabricantes. Se tu estás contente com isto, não sei o que te diga.Compra google phones dirás. Não... compro o que a empresa pode comprar que é telemóveis abrangidos por acordos de fidelização.Sou utilizador de Android e gosto. Mas se hoje alguém me perguntar que sistema comprar... eu digo logo... se é para ser telemóvel da emrpesa... compra iphone ou windows phone 7. Mas é que nem penso duas vezes. Não neste preciso momento. E até agora ainda não vi nenhum argumento nem das operadoras, nem dos fabricantes, nem da google nem mesmo aqui, que me dissessem que efectivamente o Android é uma boa aposta hoje no contexto descrito.Espero que isto tudo mude e muito. Ainda tenho mais 1 ano de contrato. 1 ano é muito tempo para algo mudar. Tenha-mos fé que as coisas melhorem. Mas quase que aposto que a única coisa que vai acontecer é que para o ano por esta altura vamos ter mais 2 ou 3 versões de Android no mercado.

então vou dizer te algo que não queres ouvir: compra um smartphone, android ou não, para uso pessoal, e ficas livre das restrições das políticas da empresa, pq ate agora só usaste esse argumento. tal como disse logo na minha primeira resposta, eu não compro equipamentos fidelizados, vai para anos, pq ficava agarrado ao operador (ou neste caso concreto, ao fabricante).. da mesma maneira que não posso concordar com a recomendação da compra de iPhones ou win7. são opções e não alternativas. no meu caso a plataforma android oferece me o que nenhuma das outras me oferece, e que seja a questão dos upgrades aa única falha. não penses que tou completam em desacordo contigo, pois tb gostava de ver os updates saírem para tds.

#18 ronnie10

ronnie10

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 466 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 19:38

tenho tb um colega meu q vai deixar a android e voltar pra a apple..e o caso dele tb tem a ver c as actualizaçoes ele tem um x10 e esta mt desiludido pk n percebe pk é q a google n obriga as marcas de tlm a pelo menos dar uma vida util de atualizaçoes de 1 ano e ano e pouco..depois como liga mt aos jogos o market da apple é mt melhor, a nivel de jogos e aplicaçoes é o q de melhor tem o iphone..eu por exemplo tenho o iphone4 e os mesmos jogos entre o iphone e os da android sao por vezes diferentes na qualidade..eu tenho uma opiniao mt pessoal axo q um dos factores para a android ter sucesso foi pk a nokia n s importou mt com a qualidade dos deus equipamentos e do seu sistema symbian..pk acreditem q a android vai buscar clientes há nokia e n há apple..quem tem apple rarament muda eu pelo menos falo por mim....

#19 R16

R16

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 382 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 21:06

[quote name="joaocardoso" post=117979][quote name='"lineup" post=117851]Falaremos entao de outro aspecto.. do (uso empresarial) diz-me que diferenças existiam para ti por exemplo falando do telemovel que agora possuis se ele tivesse um 2.2 e nao um 1.5.. o que isso mudaria na tua vida e quotidiano "empresarial"?[/quote]Se me disseres onde queres chegar talvez seja mais fácil do que estarmos aqui a trocar perguntas e respostas para coisas que eu já referi no meu post original e em resposta a outros não?Se me queres convencer que me devo manter no Android e que o defenda é simples ;) Arranja maneira da TMN disponibilize a actualização para o Magic.Já agora deixo aqui um artigo que me parece ser relevante para a discussão:http://techcrunch.com/2011/01/17/ios-android-breakdown/É disto que eu falo sem tirar nem pôr. Nem de propósito aparecer um artigo destes na mesma altura em que eu entornei o meu copo.Eu bem sei o risco que corro de me chamarem troll ao vir para um forum de Android falar destas coisas... mas eu tenho um Android' date=' e penso que todos quanto têm devem querer ver a plataforma evoluir e dar mais aos seus utilizadores. Pois eu acho que para que a plataforma possa ser realmente uma alternativa para uso empresarial não se pode andar a dar ao luxo de andar ao sabor dos ventose marés dos operadors e dos fabricantes. E este artigo mostra isso mesmo.Quando se fala de meio empresarial falar-se de desbloquear telemóveis, de meter roms costumizadas, e de dar cabo da garantia de um aparelho não é algo que se possa considerar sequer. Daí a importãncia dos operadores, das marcas e de quem faz os sistemas darem garantias de continuidade e protecção de investimento. A protecção do investimento faz-se exactamente ao suportar actualizações de segurança e melhorias aos equipamentos existentes. Hoje quem graantir essa protecção acaba por ter vantagem sobre os outros que não garantem.Cheers[/quote']Fico-me por aqui pois nao vale a pena adientar mais conversa...neste tema, espero que no futuro encontres entao o telefone ideal para essa empresa fantastica que tanto precisa sabesse la do que.

#20 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 22:36

Fico-me por aqui pois nao vale a pena adientar mais conversa...neste tema espero que no futuro encontres entao o telefone ideal para essa empresa fantastica que tanto precisa sabesse la do que.

Empresa fantástica? Certo. Diz-me o nome de uma empresa no mercado que aceite que os seus colaboradores usem software ilegal ou que mexam nos aparelhos que lhes são facultados da forma que aqui estamos a falar. Se não sabes aceitar uma opinião pessoal de quem tem uma com base em experiência própria realmente acho que não é preciso dizeres mais nada mesmo porque o teu contributo foi nulo ou quase.Quanto às politicas da empresa eu faço parte de quem decide essas politicas e não vou usar uma medida para mim e uma medida para as outras pessoas. Não sou hipócrita.Cheers

#21 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 22:42

[quote name="BUGabundo" post=118141]então vou dizer te algo que não queres ouvir: [/quote]Se não quisesse já aqui não estava a falar acerca deste assunto :)[quote name='"BUGabundo" post=118141]compra um smartphone android ou não' date=' para uso pessoal, e ficas livre das restrições das políticas da empresa, pq ate agora só usaste esse argumento. [/quote']Ok então e se eu te disser que sou contra a pirataria, contra o desbloqueio de telemóveis sem ser pela forma oficial das operadoras, e preocupa-me o facto de instalar uma ROM de terceiros que, por experiência própria porque sou programador, sei o que se pode fazer nessas ROMS?[quote name="BUGabundo" post=118141]tal como disse logo na minha primeira resposta eu não compro equipamentos fidelizados, vai para anos, pq ficava agarrado ao operador (ou neste caso concreto, ao fabricante).. [/quote]Eu como disse também, para mim isso não é alternativa.[quote name="BUGabundo" post=118141]da mesma maneira que não posso concordar com a recomendação da compra de iPhones ou win7. são opções e não alternativas. no meu caso a plataforma android oferece me o que nenhuma das outras me oferece e que seja a questão dos upgrades aa única falha. [/quote]O que te oferece em concreto? Isso sim é o tipo de opiniões que quero "ouvir" :)[quote name="BUGabundo" post=118141]não penses que tou completam em desacordo contigo pois tb gostava de ver os updates saírem para tds.[/quote]EU também e digote que ainda tenho uma réstea d experança de ver o Android 2.2.1 no Magic da TMN de forma oficial. cheers

#22 DarkLordofCookies

DarkLordofCookies

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 75 mensagens

Mensagem publicada 18 January 2011 - 23:12

Aproveita as campanhas que a Optimus fornece e compras um telemóvel desbloqueado.Realmente o BUG tem razão nisso pois é maneira mais fácil.Quanto aos telemóveis de rede livre que já vêm desbloqueados, qual é o mal?Há um acréscimo de 10 a 50% no preço de um telemóvel caso esse seja desbloqueado. Não se trata de pirataria nem nada do género...Assim tens o telemóvel da empresa no qual terás de cumprir obrigatoriamente o contrato e um telemóvel de uso pessoal que acabaria por completar o que precisarias. Acabarias por ter um 2.1 ou 2.2 no teu Android (ou outro sistema qualquer) e ficava tudo resolvido...Mas é claro que vais estar sempre desactualizado pois é isso que acontece no mercado dos telemóveis. A única maneira de te manteres a par de tudo é comprar telemóveis de mês em mês.De facto é chato que a Google não se esforce um pouco mais nas actualizações dos telemóveis, mas é o preço a pagar por um óptimo SO como a Android.

#23 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2011 - 00:24

Aproveita as campanhas que a Optimus fornece e compras um telemóvel desbloqueado.Realmente o BUG tem razão nisso pois é maneira mais fácil.Quanto aos telemóveis de rede livre que já vêm desbloqueados qual é o mal?Há um acréscimo de 10 a 50% no preço de um telemóvel caso esse seja desbloqueado. Não se trata de pirataria nem nada do género...Assim tens o telemóvel da empresa no qual terás de cumprir obrigatoriamente o contrato e um telemóvel de uso pessoal que acabaria por completar o que precisarias. Acabarias por ter um 2.1 ou 2.2 no teu Android (ou outro sistema qualquer) e ficava tudo resolvido...Mas é claro que vais estar sempre desactualizado pois é isso que acontece no mercado dos telemóveis. A única maneira de te manteres a par de tudo é comprar telemóveis de mês em mês.De facto é chato que a Google não se esforce um pouco mais nas actualizações dos telemóveis, mas é o preço a pagar por um óptimo SO como a Android.

Ok a ver se me faço entender... eu nunca instalaria um SO que não fosse de fonte oficial num telefone da empresa. Só mesmo para o caso de não ter ficado bem explicado nas outras mensagens.Quanto a estar sempre desactualizado, sim... se tiver Android, Symbian, etc sim é verdade. Mas se estiveres atento verás que a concorrência do Android funciona de forma diferente. Eu gostava de me manter com Android... tudo vai depender do que acontecer nos próximos meses. Em todo o caso actualmente não recomendo Androind a ninguém. Não sou de recomendar aos outros o que eu não quereria para mim.cheers

#24 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2011 - 00:30

tanta questao. deixa ver se te deixo (mais) satisfeito:

Se não quisesse já aqui não estava a falar acerca deste assunto :)

fixe. é isso q eu gosto de ouvir.

Ok então e se eu te disser que sou contra a pirataria contra o desbloqueio de telemóveis sem ser pela forma oficial das operadoras

Kem falou em pirataria? ker o androidPT, ker eu a titulo pessoal abdominamos e condenamos a Pirataria.Eu falei em obtençao de root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root...

preocupa-me o facto de instalar uma ROM de terceiros que, por experiência própria porque sou programador, sei o que se pode fazer nessas ROMS?

Eu uso cyanogenmod... o source está la td... e qq um 'e livre de compilar para si.mas eu acredito na equipa!

O que te oferece em concreto? Isso sim é o tipo de opiniões que quero "ouvir" :)

Ser inerentmente open source (mesmo q as google apps sejam close source), ter uma brilhante comunidade à sua volta, permitir me o controlo total de tds os aspectos do software.Como promotor de FLOSS gosto mt de Be Free to do what ever I want

EU também e digote que ainda tenho uma réstea d experança de ver o Android 2.2.1 no Magic da TMN de forma oficial.

Desculpa desiludir te!

#25 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 19 January 2011 - 10:57

Pergunta Bug...Quem é que analisa a source code do que é distribuido nas distro "customizadas" ?Quem é que te garante a ti que o sistema é seguro?Estamos a falar de dispositivos móveis que são usados para tudo hoje em dia. Aceder a home banking, a dados confidenciais de empresas, a websites com autenticação... tudo um pouco do que fazes num desktop. Com a dessiminação do Android e com o uso crescente de ROMS dessas, não achas que é um ponto de ataque apetecível, dado que é uma área muito mais vulnerável que os PC onde tens todas e mais algumas protecções?Cheers