Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Problema com o GPS? Acabou!


  • Por favor inicie sessão para responder
175 respostas a este tópico

#26 skit

skit

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 08:31

Alguém já experimentou mudar o gps.conf ?

#27 urbany

urbany

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 11:32

Usa o My Tracks.

#28 Jorge Antunes

Jorge Antunes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 12:34

urbany escreveu:

Usa o My Tracks.

Nem mais, tomei a liberdade e deixo aqui um post do Beowulf_pt na Zwame:

Uma maneira simples é usarem o MyTracks (http://mytracks.appspot.com/) ou algo semelhante. Depois é fazer um percurso (carro a pé, misto, etc) e no final sobrepôr no Google Maps. Assim é fácil ver se o GPS foi preciso ou não... se houver erros são visíveis (ao contrário de software de navegação que poderia fazer snap e "disfarçar" a coisa).O MyTracks é open source.[img']http://mytracks.appspot.com/images/map_mont_sm.png[/IMG]Imagem colocadaPara ver o numero de satelites locked, SnR e precisão há uma app "GPS Test" no Market:Imagem colocada

Cumps

#29 Jorge Antunes

Jorge Antunes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 08:23

Nunca pensei que o problema com o GPS fosse desta dimensão:http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=7412363&postcount=14 :

Go get a HTC Desire which will lock onto more satellites even weaker ones, and give you an accuracy of a about 5 feet, or 2 metres!Then take a look at these and tell me why they're different. Same car, same journey, same settings, different results:Good[url']http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&msid=109550985943901485575.00048c766e47f6432c084&ll=52.48542,-1.742063&spn=0.014138,0.045319&z=15[/url]Badhttp://maps.google.c...4,0.045319&z=15

http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=7412911&postcount=15 :

An other example of the track done with the Samsung :http://www.mapmyrun....128047760917814It's not that good but I must confess I don't have a lot of referencesAt then end I had a maximum speed of 74 km/h which is quite good for a runner :P

Enquanto não vir este problema do GPS resolvido não encomendo meu :)

#30 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 00:10

não me parece que o problema se mantenha com a versão JM2, no entanto é uma beta e não um update oficial sequer.embora não tenha feito grande uso desta versão em viagem, amanhã a ver se dou uma volta com o mytracks e depois digo como está a coisa.É importante não esquecer que um gps dum telemóvel é muito mais fraco que uma antena bluetooth por ex. ou mesmo que um tomtom ou ndrive que são aparelhos dedicados. A lógica é a mesma das cameras fotográficas. Há pessoal a dizer que esta camera é excelente fantástca etc. Tirei ums fotos nas férias e é de facto uma caca. Como todas as que estão em todos os telemóveis. Não é possível produzir imagens com um minimo de qualidade com uma lente e um chip do tamanho de um grão de arroz. Por mais mega pixeis que tenha (ou que digam que tem). Portanto o nível de exigencia e de satisfação de cada um também tem de ser levado em conta nestas coisas.Felizmente não comprei o SGS para fotografia nem vou construir pontes com o GPS. É só para aquelas alturas em que um equipamento mais decente não está à mão. É assim que devem ser entendidos estes tudo (fraquinho) em um.Acho que a lógica dos SUV's também serve. Um gajo compra um SUV porque é o melhor dos dois mundos. Vai para todo o lado certo? Errado. Fica mais mal servido em todo o lado do que se tivesse um veículo específico para cada situação. Ah e tal mas é só para fazer um bocadinho... ah! fraquinho fora de estrada e fraquinho em estrada? Para isso já dá! :)Mas uma coisa a Samsung esteve muito mal. O GPS da versão que estão a vender e que vai ficar a mesma para 90% dos compradores, é uma vergonha. Vamos ver se quando sair uma rom oficial para update o problema fica resolvido.

#31 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 07:46

Quanto à fotografia, já se sabe que não se pode esperar milagres de um telefone. Nem seria expectável.. Eu costumo andar com duas lentes na minha máquina e qualquer uma delas custou bem mais do que o telefone todo... Só as lentes.. Como é óbvio os resultados têm que ser diferentes.De qualquer forma, a máquina do Galaxy S não tem qualquer defeito, tem é limitações próprias destas maquinas. Já com o GPS a conversa é outra...Quanto ao GPS, não concordo contigo. Eu uso o GPS raramente, mas quando uso é porque preciso mesmo, porque ando perdido, ou porque não sei como ir para determinado sitio.. Até agora tenho usado o N95 e ele indica-me perfeitamente para onde devo ir e eu lá vou sem problemas.. Espero pelo menos, o mesmo tipo de performance do Galaxy S.Eu não acredito muito na teoria do problema de hardware, porque os chips do GPS são feitos pela Broadom, que grosso modo é a empresa que faz estes tipos de chips para a maioria dos telefones do mercado.E segundo consta o chip que o Galaxy S traz, que é o BCM4751, é segundo a Broadcom, o melhor GPS que eles já fabricaram até à data: http://www.broadcom.....php?id=s443754 Trata-se de um chip dedicado a GPS e não de um chip com GPS, radio FM e bluetooth integrados que normalmente têm uma sensibilidade inferior e que são usados por questões de redução de custos.Acrescento ainda que este chip que o Galaxy S usa foi anunciado apenas em Fevereiro deste ano, pelo que o software ainda pode estar muito verde. Enfim... É aguardar que certamente esta questão será resolvida.

#32 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 12:43

Bom só para fechar este capítulo, pelo menos pela minha parte, fiz um pequeno teste. Fui dar uma pequena volta de carro e levei o SGS a gravar o track e o meu Garmin 405 que uso para correr.O Garmin não é feito para andar de carro e está desenhado para quem corre. Recolhe muito menos pontos dado que é suposto ir a correr. De qualquer forma a viagem foi curta e sempre a velocidade reduzida. Qualquer profissional faria uma média quese igual :)Tenho uma antena bluetooth que embora tenha uns aninhos é de um fabricante de referência mas já envolve mais equipamento e dada a conclusão que cheguei nem me vou aborrecer mais. Podem ver a comparação dos tracks aqui. O link é temporário pelo que convem que se despachem. A verde o SGS a vermelhor o Garmin 405.A conclusão é que com o firmware que tenho (JM2) considero que o problema está ultrapassado. O track recolhido com o SGS é de excelente qualidade. Reproduz mais fielmente o percurso que fiz. Atenção que a representação no Google nem sempre é a melhor. O Garmin também tem um excelente GPS e já me acompanhou em milhares de Km's de corridas. Este não foi um teste muito científico, nem tenho essa pretensão. O Garmin ia no pulso mas o SGS ia no bolso. O percurso incluiu sair e entrar no carro bem como andar a pé. O SGS esteve melhor quando entrei dentro de uma estrutura tipo pavilhão (praça da charneca). Aí o Garmin andou aos papéis.Bom isto foi só para me descansar e perceber que qualquer discussão seguinte deste assunto é para esquecer, pelo menos para mim. A aquisição de fix é extremamente rápida. Consigo 7/7 satélites no sótão dentro de casa. O fix demora menos de 2-3 segundos. A precisão rapidamente estabiliza nos 5 metros.Voltando às comparações mundano, eu diria que se perde já muito menos com este GPS para um GPS dedicado, do que as cameras dos telemóveis que são autênticos cepos, quando se comparam com equipamento amador de qualidade.Partindo do príncípio que nos firmwares seguintes o GPS só irá melhorar, para mim este assunto definitivamente morreu.ATENÇÃO: Há pessoal que nunca lê nada para trás. Estou a falar de um SGS com o firmware JM2. Já o disse e reafirmo o GPS que traz o SGS novo quando sai da caixa é uma vergonha para a Samsung. Mas com o JM2 é conversa acabada.

#33 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 13:14

pêpê escreveu:

Voltando às comparações mundano, eu diria que se perde já muito menos com este GPS para um GPS dedicado, do que as cameras dos telemóveis que são autênticos cepos, quando se comparam com equipamento amador de qualidade.ATENÇÃO: Há pessoal que nunca lê nada para trás. Estou a falar de um SGS com o firmware JM2. Já o disse e reafirmo o GPS que traz o SGS novo quando sai da caixa é uma vergonha para a Samsung. Mas com o JM2 é conversa acabada.

Agree e agree.A JM2 parece ser a melhor versão em termos de GPS.As camaras no tel têm sempre qualidade ranhosa, nao importa o numero de MegaPixeis porque ao contrario do que muita gente pensa, não é sinónimo de qualidade.Só uma nota em relaçao ao GPS, não sei se usaste o telemovel com algum sistema de navegação ou não, mas o que me aconteceu quando o testei (embora ainda nao tenha a JM2) foi que ele não me dava a localização assim muito errada, tirando alguns saltos que fazia, mas dava sempre a minha localização com uns 10seg de atraso. Já eu tinha feito 5 curvas e ele ainda me estava a dar indicações para a primeira. Mas presumo que isso tambem já tenha sido corrigido.E obrigado pela tua análise :)EDIT:Mais uma possivel soluçao para os problemas do GPS:http://theandroidrevolution.blogspot.com/2010/07/android-tips-tricks-samsung-galaxy-s.html

#34 owny

owny

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 481 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 14:09

Já alguém testou?http://theandroidrevolution.blogspot.com/2010/07/android-tips-tricks-samsung-galaxy-s.html

#35 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 14:28

a unica coisa que gostava de experimentar deste tuto era aquele par de gely bimbas enorme.... se alguem me puser em contacto com a moça posso fazer um test drive.

#36 costalat

costalat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 197 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 17:52

owny escreveu:

Já alguém testou?http://theandroidrevolution.blogspot.com/2010/07/android-tips-tricks-samsung-galaxy-s.html

Já. Ainda não naveguei, mas não notei problemas com o fix, até pelo contrário.

#37 gasolinas

gasolinas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 18:05

Ja testei e ta ne mesma. Nao consegue fix. Que porcaria! o meu htc com 3 anos é 500 vezes melhor que este bocado de plastico

#38 costalat

costalat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 197 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 18:09

gasolinas escreveu:

Ja testei e ta ne mesma. Nao consegue fix. Que porcaria! o meu htc com 3 anos é 500 vezes melhor que este bocado de plastico

Muito estranho.Qual é o firmware que tens?

#39 gasolinas

gasolinas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 18:14

Jf5 da têmênê :P há alguma rom oficial depois desta?

#40 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 18:39

Esquece a jf5, o GPS aí não da com nada. Até pra dentro dos campos de milho me diz pra ir :pA JM2 é a que tem o GPS a funcionar melhor.

#41 gasolinas

gasolinas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 18:52

Mas para por isso tenho que fezer root e tal e nao sei o que mais... sou um bocado noob nisso ainda... e preguiçoso :P alem disso não chumbo a garantia se fizer isso? Não valerá a pena esperar por um update oficial?

#42 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 18:54

Por acaso fazer isso é mais simples do que parece. Agora ha a clockwork recovery e tudo caso queiras reverter o processo. É só leres aqui pelo forum como se faz, ta tudo explicadinho.

#43 costalat

costalat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 197 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 19:11

zhead escreveu:

Esquece a jf5, o GPS aí não da com nada. Até pra dentro dos campos de milho me diz pra ir :pA JM2 é a que tem o GPS a funcionar melhor.

Poisssss, eu tenho o JF5 e sem stress com o gps... o que não deixa de ser estranho.De qualquer forma em brve também devo mudar par a JM2 e posteriormente aplicar o mod que está no xda.

#44 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 19:42

gasolinas escreveu:

Mas para por isso tenho que fezer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e tal e nao sei o que mais... sou um bocado noob nisso ainda... e preguiçoso ;) alem disso não chumbo a garantia se fizer isso? Não valerá a pena esperar por um update oficial?

Não tens que fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root. Eu comprei um TMN e instalei a JM2 em menos de 5 minutos (leitura dos tutoriais incluída). Com o firmware original, não cheguei a experimentar. Com o JM2, os tipos de resultados que obtenho são assim: http://maps.google.p...7294&z=11(podes ver que o posicionamento que o GPS do telefone detecta é perfeitamente coincidente com a estrada)Para mim, é tão bom ou melhor do que qualquer telefone que já tenha usado até hoje. Só tem cortes/falta de precisão, quando passo nos túneis ou por baixo de viadutos. Fora essas situações, mal volta a obter fix o posicionamento é perfeito.Para mim, até ver, não há nada a apontar ao GPS.

#45 gasolinas

gasolinas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 19:56

Mas que inveja :)Mas pronto, vou aventurar-me a actualizar. A ver se n acabo com ele lol

#46 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 20:03

Ou actualizas da forma que está explicado no tutorial que parece mais complicada do que é. Basta seguir os poucos passos certificando que tudo é feito como indicado e é sem stress. Alternativa é esperares que saia um update oficial através do KIES que também já não deve demorar muito dado que o firmware oficial tá uma nódoa e a JM2 me parecer mais que boa em todos os aspectos.Não é que não desse para usar o GPS original, como disse fiz mais de 1000Km com ele. Só que num terminal deste nível, provavelmente o melhor de sempre (ibostas incluídos), não é admissível o GPS não ser também topo de gama.

#47 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 20:12

gasolinas escreveu:

Mas que inveja :)Mas pronto, vou aventurar-me a actualizar. A ver se n acabo com ele lol

Ve os vídeos que estão no tutorial.. É super simples.Como disse, com a JM2, o GPS é tão bom como os que usei em qualquer outro telefone. Ou seja, não apresenta qualquer problema. E aquele track que ali colei em cima, foi captado com o telefone pousado no banco do passageiro e dentro da bolsa de protecção, uma vez que ainda não tenho nenhum suporte para vidro. Muitos telefones se não forem junto ao vidro nem sequer apanham sinal nenhum.

#48 gasolinas

gasolinas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 20:16

Sim, concordo contigo. A samsung quer mostrar que fez um terminal melhor que os comparsas HTC e na minha opinião fez mesmo, senão não o tinha comprado. No entanto, estes lags a abrir aplicações e menus por vezes são irritantes. Quanto ao GPS é praticamente inutil assim como está. Não tem precisão, perde o fix (quando o apanha), dá saltos na localização, eu sei lá! por isso é que tou mais inclinado para actualizar. Mas é pena tudo isto, pois tem tudo para vingar. Este ecran e o peso só por si impressionam.

#49 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 21:00

Acabei de actualizar. Parece-me bem para ja.O GPS não testei. Mas a julgar pelo track que foi aí postado não está tão bom assim quanto dizem.Segundo as minhas leituras, o que esta versão faz é prever o caminho seguinte quando perde o sinal, tendo em conta a velocidade e posiçao anterior.Tu ali naquelas curvitas mais acentuadas tens um erro muito grande. De qualquer das formas é bem melhor que a versao TMN xD

#50 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 01 August 2010 - 21:12

zhead escreveu:

Acabei de actualizar. Parece-me bem para ja.O GPS não testei. Mas a julgar pelo track que foi aí postado não está tão bom assim quanto dizem.Segundo as minhas leituras, o que esta versão faz é prever o caminho seguinte quando perde o sinal, tendo em conta a velocidade e posiçao anterior.Tu ali naquelas curvitas mais acentuadas tens um erro muito grande. De qualquer das formas é bem melhor que a versao TMN xD

Num track destes não há correcções, ele simplesmente grava o sitio por onde acha que eu passei. Ele tem algumas incorrecções, que aparecem após passar por baixo de pontões daqueles que tem nas Autoestradas. Durante uns metros, a precisão fica reduzida. Depois volta ao normal. Com software de navegação, estas pequenas falhas na captação nem sequer são percebidas, porque o software corrige automaticamente.