Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Instalação de ambiente de desenvolvimento


  • Por favor inicie sessão para responder
51 respostas a este tópico

#26 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 April 2010 - 15:50

DiogoLamego escreveu:

ok obrigado ;)voltando ao assunto do post... já que te parece este sistema de desenvolvimento?

Presumo que queiras saber o que me parece o ambiente...Bem... devo confessar que gosto muito mais do Visual Studio. Talvez porque esteja habituado ao mesmo... mas ha coisas que no VS.NET temos por garantidas e que no Eclipse até que nos habituemos é um pouco complicado. O facto de não ter intellisense na edição do XML das views é um bocado chato.Depois o próprio editor tem uma filosofia diferente por isso até me habituar vai levar um tempo.Ha uma coisa que gosto, mas não tem a haver com o ambiente de desenvolvimento mas sim com o SDK da android. O conceito de m+aquinas virtuais para os dispositivos. Muito bom. Gosto de poder criar e costumizar as maquinas virtuais e ter vários cenários. Isto é excelente. Não gosto é que a imagem do SD fique logo com o tamanho que especifico. Acho que aqui deveriam usar um esquema de imagem dinamica que cresce com o uso (tal como por exmeplo o VirtualBox faz) para poupar uns gigas no disco da malta.Uma coisa que quero explorar é a instalação de uma ROM diferente da que vem de raiz na maquina Virtual. Pelos vistos é possível de se fazer segundo alguns posts que andei a ler. Uma boa forma de testar a distro antes de a instalar no telefone real :P Se funcionar claro.Em suma... para já o meu ponto positivo vai decididamente para o sistema de maquinas virtuais do SDK. Der resto, no que toca ao IDE, sinto-me como tendo ido de cavalo para burro. Mas deixa-me ter tempo para usar as coisas um pouco mais e poderei dar uma ideia mais informada.Cheers

#27 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 09 April 2010 - 18:30

joaocardoso escreveu:

Em suma... para já o meu ponto positivo vai decididamente para o sistema de maquinas virtuais do SDK. Der resto, no que toca ao IDE, sinto-me como tendo ido de cavalo para burro. Mas deixa-me ter tempo para usar as coisas um pouco mais e poderei dar uma ideia mais informada.

Ainda não o usaste todo :P Quando perceberes o que o eclipse consegue fazer, vais-te perguntar pk raio não há já um plugin para VB para eclipse... (ouch, isto até doeu escrever)

#28 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 09 April 2010 - 20:14

r3pek isso é daquelas coisas que nunca vão acontecer... segundo o que tenho lido desde que comecei a seguir este post, pessoal que já mexeu em ambos diz que o vb é de longe muito melhor... claro que cada um tem a sua opinião, mas dizem que é mais limitado :Seu não percebo nada disto portanto, só estou a dizer o que está escrito.

#29 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 April 2010 - 20:21

DiogoLamego escreveu:

r3pek isso é daquelas coisas que nunca vão acontecer... segundo o que tenho lido desde que comecei a seguir este post, pessoal que já mexeu em ambos diz que o vb é de longe muito melhor... claro que cada um tem a sua opinião, mas dizem que é mais limitado :Seu não percebo nada disto portanto, só estou a dizer o que está escrito.

Não ha melhoresd ou piores. Estamos a confundir linguagem com IDE.Uma coisa é o Eclipse e o Visual Studio. Outra é o Java e o VB e o C# etc. Estamos a confundir as coisas.Para mim o IDE do Visual Studio é muito superior. Ha pormenores que saltam a vista e acredita que é preciso trabalhar nos dois algum tempo para perceber isso. No entanto acredito que quem usa eclipse gosta e nao troca por vs.net. São discussoes inuteis porque tudo depende da experiencia profissional de cada um e do partido que tira de cada IDE.No que toca a linguagens, tanto o Java como o VB.NET, como o C# como muitas outras linguagens são boas. Cada um usa o que quer e/ou pode. Eu gosto do .NET, particularmente do VB.NET e C#, mas já trabalho em plataformas MS à muitos anos. Desde o MSDOS :P Logo a minha opinião vai ser sempre tendenciosa.Para finalizar eu sou dos que defende que cada macaco no seu galho e cada linguagem tem o seu papel. O produto final depende napenas e só da competencia do programador e não tanto da linguagem. Ao nivel em que estão todas hoje em dia e as respectivas plataformas, não se pode dizer de forma clara que ha linguagens melhores ou piores. Há é usos das mesmas piores e melhores.Cheers

#30 mguilherme

mguilherme

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 09 April 2010 - 20:57

Eu em parte discordo um pouco (só um pouco), hoje em dia vemos .net vs java para usos semelhantes, falo nomeadamente para a web, também sou suspeito no caso de Java pois trabalho em j2ee :P no entanto tenho de concordar que o VS é muito superior mas não é tão modelar como o eclipse e por fim:http://shootout.alioth.debian.org/u64/benchmark.php?test=all&lang=allNão quero com isto gerar alguma discussão, até porque sou adepto da aprendizagem de novas linguagens e eu próprio já fiz dev em .net.Abraços

#31 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 09 April 2010 - 20:57

Já agora e só por curiosidade, que sentes falta ou no que axas que o eclipse está limitado?

#32 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 April 2010 - 22:05

r3pek escreveu:

Já agora e só por curiosidade, que sentes falta ou no que axas que o eclipse está limitado?

Nao te posso dizer isso ja. Ainda estou a aprender eclipse. Mas do que já vi posso-te dizer que a nivel dos designers (interfaces com utilizador) acho o Eclipse muito básico e parece.me a mim que demoro mais tempo a fazer o mesmo que faço no VS.NET.O Intellisense do VS.NET também esta bastante melhor. No VS2010 então a coisa está muito boa mesmo. Os componentes de base do Eclipse para Java Developers parecem-me muito basicos. Mas isso tem a haver com o SDK e nao com o editor em si.O Eclipse tem algumas vantagens tb claro. Pequeno, rapido, modular, etc. Mas como produto de produtividade tenho a certeza que o VS.NET está melhor.Alias atrevo-me a dizer que o VB6, um produto com mais de 12 anos, está melhor em alguns aspectos que o Eclipse. A modularidade do eclipse a mim pouco me diz. Para mim é mais importante ter mecanismos que me aumentem e muito a produtividade.Porque não sacas a versão express do VS.NET e experimentas? :)Eu tb estou agora a explorar o Eclipse por isso daqui a um mês ou dois já posso ter uma opinião muito mais formada e quem sabe até diferente :P Isto é a opinião de quem acabou de chegar.Cheers

#33 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 April 2010 - 22:10

mguilherme escreveu:

http://shootout.alioth.debian.org/u64/benchmark.php?test=all&lang=allNão quero com isto gerar alguma discussão, até porque sou adepto da aprendizagem de novas linguagens e eu próprio já fiz dev em .net.Abraços

He pa nem eu quero começar este tipo de discussão. Se tens alguma experiencia profissional (a minha é de uns... xa ca ver... 18 anos por aí) se há coisa que eu já aprendi à muito tempo é que testes só valem a pena se fores tu a fazer para o que queres fazer e precisas. Estes testes de performance são apenas e só usados para alimentar guerrinhas de uma coisa contra a outra quando na realidade o que se devia discutir é em cada contexto qual a melhor solução. Não ha linguagens perfeitas nem plataformas que fazem tudo melhor que as outras.Finalmente uma plataforma só é tão boa quando o uso que se lhe dá. Podes ter a melhor linguagem do mundo e mais rapida, e eu ter a pior e mais lenta, mas se tu não souberes o que estás a fazer e eu dominar a minha, quem achas que consegue fazer o melhor produto final?No fundo no fundo, nao interessa qual é o IDE ou linguagem que usas mas o Produto final, a qualidade do código que fazes e se consgues atingir o equilibrio que compões orçamento, tempo e satizfação do cliente. Mas já me estou a desviar muito do tópico inicial :P Sorry folks!

#34 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 09 April 2010 - 22:12

joaocardoso escreveu:

r3pek escreveu:

Já agora e só por curiosidade, que sentes falta ou no que axas que o eclipse está limitado?

Nao te posso dizer isso ja. Ainda estou a aprender eclipse. Mas do que já vi posso-te dizer que a nivel dos designers (interfaces com utilizador) acho o Eclipse muito básico e parece.me a mim que demoro mais tempo a fazer o mesmo que faço no VS.NET.O Intellisense do VS.NET também esta bastante melhor. No VS2010 então a coisa está muito boa mesmo. Os componentes de base do Eclipse para Java Developers parecem-me muito basicos. Mas isso tem a haver com o SDK e nao com o editor em si.O Eclipse tem algumas vantagens tb claro. Pequeno, rapido, modular, etc. Mas como produto de produtividade tenho a certeza que o VS.NET está melhor.Alias atrevo-me a dizer que o VB6, um produto com mais de 12 anos, está melhor em alguns aspectos que o Eclipse. A modularidade do eclipse a mim pouco me diz. Para mim é mais importante ter mecanismos que me aumentem e muito a produtividade.Porque não sacas a versão express do VS.NET e experimentas? :)Eu tb estou agora a explorar o Eclipse por isso daqui a um mês ou dois já posso ter uma opinião muito mais formada e quem sabe até diferente :P Isto é a opinião de quem acabou de chegar.Cheers

Eu tenho o express instalado. Aliás, até axo k tenho o do 2010. Queria só perceber o que sentes falta. Tens que perceber é uma coisa, Java não é uma linguagem nativa, não há aqueles widgets todos bonitos que podes por numa app para windows, simplesmente não funciona assim e qualquer widget *base* é mesmo assim, simples. Com themes e algumas alterações podes fazer tudo muito mais bonito, mas o nativo é esse que vês.Em relação a desenhares a UI, vais lá com o tempo. O desenvolvimento de UIs para linux (seja GTK, wxWidgets, QT) e para java sempre foi assim. Basea-se em containers e cada container tem várias propriedades que te permitem dispor os componentes de determinada maneira. Acredita que facilita muito o design (embora não te pareça), mas uma coisa que vais perceber é: deixas de te preocupar com o tamanho da "janela".Eu também passei por isso (desenho de UI). :)O Intellisense não sei o k é :P

#35 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 10 April 2010 - 11:27

intellisense se não me engano é aquilo de qual começa a formar algo ele dá as opções que mais estão relacionadas... por exemplo:mediaelement (quando colocas um "."). (ele abre uma caixa com as opções associadas ao mediaelement como o play, o stop, o pause, refresh etc etc) play...ficando... mediaelement.playé isto certo?

#36 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 10 April 2010 - 11:27

r3pek escreveu:

O Intellisense não sei o k é :P

Intellisense é a funcionalidade de o editor te ir sugerindo código conforme o escreves. No VS.NET essa sugestão podem ser as propriedades disponiveis por uma classe, metodos, etc.Para cada uma dessas sugestoes vem incluido tb ajuda importante quer seja acerca dos tipos de dados aceites, parametros, retornos, e uma breve descrição. Claro que depois não é só isto, mas de uma forma simples acaba por ser quase um "corrector ortografico" para código que ajuda muito ao desenvolvimento e acelera bastante a escrite de código. Cheers

#37 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 10 April 2010 - 12:20

joaocardoso escreveu:

Intellisense é a funcionalidade de o editor te ir sugerindo código conforme o escreves. No VS.NET essa sugestão podem ser as propriedades disponiveis por uma classe, metodos, etc.Para cada uma dessas sugestoes vem incluido tb ajuda importante quer seja acerca dos tipos de dados aceites, parametros, retornos, e uma breve descrição.

Agora deixaste-me baralhado porque o do eclipse também tem isto tudo :P

#38 Skype

Skype

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 11 April 2010 - 14:10

Ola em primeiro lugar gostava de me apresentar o meu nome é Nuno e sou novo por aqui.Segui o tutorial: http://androidcodemo...lopment_23.html, para fazer a instalação do ambiente de desenvolvimento...e consegui instalar e configurar tudo até ao fim, agora tenho é um problema quando tento criar um projecto no eclipse seguindo um tutorial (http://androidcodemo...st-android.html) diz que tenho de ir a File->New->Android Project, o problema é que não me aparece nada a dizer Android Project. Será que alguém me consegue ajudar?Desde já muito obrigado,Abraços Nuno

#39 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 11 April 2010 - 21:57

r3pek escreveu:

Agora deixaste-me baralhado porque o do eclipse também tem isto tudo :P

Não tem não :P Quer dizer... tem mas não tem. Acho que o Intellisense do Eclispe está um pouco limitado. Pelo menos do pouco uso que tenho dado não está tão refinado e em aguns casos simplesmente não funciona.Mas isto são detalhes. O que me interessa mesmo agora é ir "fazendo umas brincadeiras". E bater muitas vezes com a parede na cabeça :)Cheers

#40 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 11 April 2010 - 21:58

Skype escreveu:

diz que tenho de ir a File->New->Android Project, o problema é que não me aparece nada a dizer Android Project. Será que alguém me consegue ajudar?

Fizeste o passo de instalação das ferramentas de desenvolvimento e configuração da pasta onde o SDK do android está?Cheers

#41 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 11 April 2010 - 22:26

joaocardoso escreveu:

r3pek escreveu:

Agora deixaste-me baralhado porque o do eclipse também tem isto tudo :P

Não tem não :P Quer dizer... tem mas não tem. Acho que o Intellisense do Eclispe está um pouco limitado. Pelo menos do pouco uso que tenho dado não está tão refinado e em aguns casos simplesmente não funciona.Mas isto são detalhes. O que me interessa mesmo agora é ir "fazendo umas brincadeiras". E bater muitas vezes com a parede na cabeça :)Cheers

Comigo nunca falha :)Bem, como não conheço o tal Intellisense são sei do que falas, portanto :PFaz lá umas brincadeiras então :P

#42 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 12 April 2010 - 06:43

O eclipse já tinha auto-complete, ainda o Visual Studio era uma criança

#43 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 12 April 2010 - 07:50

blackmx escreveu:

O eclipse já tinha auto-complete, ainda o Visual Studio era uma criança

É normal... a primeira versão do Visual Studio.NET saiu em 2002. No entanto antes disso o VB6 já tinha também e data de pelo menos 1998. Acho que o VB5 antes disso também já tinha. E se formos por aí havia um editor para Clipper nos anos 80 que já fazia isso. Sim sou antigo :)Mas estamos a falar disto mesmo porquê? :)Isto tem tanto interesse como saber quem inventou as pastilhas elásticas primeiro :)Cheers

#44 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 12 April 2010 - 07:53

se vamos por ai, VIM e EMACs ja tinham... mas entramos no offtopic emacs: Initial release 1976, 33–34 years ago

#45 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 12 April 2010 - 08:29

joaocardoso escreveu:Mas estamos a falar disto mesmo porquê? :)Isto tem tanto interesse como saber quem inventou as pastilhas elásticas primeiro :P[/quote]Nada, nada...joaocardoso escreveu:[quote]r3pek escreveu:[quote]Agora deixaste-me baralhado porque o do eclipse também tem isto tudo :P[/quote] Não tem não :P Quer dizer... tem mas não tem. Acho que o Intellisense do Eclispe está um pouco limitado. Pelo menos do pouco uso que tenho dado não está tão refinado e em aguns casos simplesmente não funciona.[/quote]

#46 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 12 April 2010 - 12:20

joaocardoso escreveu:

blackmx escreveu:

O eclipse já tinha auto-complete, ainda o Visual Studio era uma criança

Isto tem tanto interesse como saber quem inventou as pastilhas elásticas primeiro :)Cheers

já agora quem foi? :Pr3pek faz o download do visual studio 2010 e experimenta... acho que não voltas a trás :Phttp://www.microsoft.com/express

#47 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 12 April 2010 - 12:42

DiogoLamego escreveu:

r3pek faz o download do visual studio 2010 e experimenta... acho que não voltas a trás :Phttp://www.microsoft.com/express

Xissa!!!! Isso já funciona em Linux?!

#48 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 12 April 2010 - 12:46

não própriamente... mas no linux tem o virtualbox e o visualstudio pode ser instalado como máquina vitual eheheheh :PNão tens desculpa para não experimentar

#49 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 12 April 2010 - 13:16

DiogoLamego escreveu:

não própriamente... mas no linux tem o virtualbox e o visualstudio pode ser instalado como máquina vitual eheheheh :PNão tens desculpa para não experimentar

O Visual Studio já virou SO?! :PO mais que poderia fazer era instalar o windows para testar o visualstudio :PTira lá mas é um screenshot do intellisense que é mais rapido :P

#50 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 12 April 2010 - 13:40

épa... ok ok :Pnão liguem a isso que eu não percebo nada do que faço xDImagem colocada