Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Instalação de ambiente de desenvolvimento


  • Por favor inicie sessão para responder
51 respostas a este tópico

#1 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:14

BoasOntem decidi instalar o ambiente de desenvolvimento para Android. A primeira questão com que me deparei foi com a quantidade quiase ridicula de passos que é preciso fazer. Depois tudo parece ter de ser feito numa ordem muito particular senão nada funciona. Para alguém cmo eu que está habituado a trabalhar com o Visual Studio da Microsoft, devo dizer que o primeiro impacto não foi nada positivo.Claro que depois do choque inicial, e depois de encontrar um excelente tuturial passo a passo com screenshots, levei a coisa a bom porto e já fiz a primeira aplicação Android. O "tipico" "Hello hell" :)Agora ando a ler literatura Java dado que a minha área é NET. Até ter alguma coisa feita ainda vai levar algum tempo e claro será sempre coisas simples porque não vou explorar o Android comercialmente. Pelo menos não para já.O link que usei para configurar tudo (salvo raras excepções devido a pequenas alterações devido à versão do eclipse e do SDK está perfeito) foi este: http://androidcodemo...t_23.htmlCheers

#2 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:25

Muito bom!Por aqui existem vários que estão na mesma fase que tu, aprender java e só depois passam para android, eu sou um deles.Pode ser que lá para as férias a comunidade do androidPT possa fazer um grande projecto colaborativo.

#3 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:32

Confesso que não estou a estudar o Java por si. Estou já a ler programação orientada a Android. Tipo Head first, Java later. :)Aquele tipo de coisas que os autodidatas gostam de fazer. Como já tenho boas bases de C#, o Java não me parece assim tão diferente. E depois como isto é mesmo apenas Hobby para já, quanto mais rapido meter as mãos na massa, mais motivação terei :)O tempo tb não é muito. Se tiver meia hora a 1 hora de 2 em dois dias é muito, dado que o trabalho aperta.Cheers

#4 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:33

Sinceramente, não me parece k a instalação de todo o ambiente dê assim tanto trabalho :P mas pronto, já está e isso é que interessa. Aprende umas coisinhas de Java, passa para a documentação própria do Android e depois da-lhe com força :P

#5 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:36

joaocardoso escreveu:

A primeira questão com que me deparei foi com a quantidade quiase ridicula de passos que é preciso fazer. Depois tudo parece ter de ser feito numa ordem muito particular senão nada funciona.

podes deixar aí uma especie de mini-tutorial para ajudar os proximos?

#6 svceon

svceon

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 299 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 07:37

BUGabundo escreveu:podes deixar aí uma especie de mini-tutorial para ajudar os proximos?

apoiado :P

#7 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 10:15

BUGabundo escreveu:

joaocardoso escreveu:

A primeira questão com que me deparei foi com a quantidade quiase ridicula de passos que é preciso fazer. Depois tudo parece ter de ser feito numa ordem muito particular senão nada funciona.

podes deixar aí uma especie de mini-tutorial para ajudar os proximos?

Eu segui este tuturial AQUIPara mim funcionou 5 estrelas. Só deu algum trabalho foi quando quis correr a primeira vez. Tive de configurar mais qq coisa porque não estava a funcionar. No menu Run, em Runs configuration, criar uma configuraço nova para Android Application (a minha chamou-se Android 1.5) para fazer o Target a versão que queremos. Estou a começar para 1.5 porque como tenho o Magic é a versão para a qual depois poderei fazer deploy para o telemovel.Have fun!

#8 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 10:56

Podes usar qualquer versão de SDK. desde que depois digas no manifest.xml que o minimo nao é a versão da SDK mas sim outra.

#9 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:19

r3pek escreveu:

Podes usar qualquer versão de SDK. desde que depois digas no manifest.xml que o minimo nao é a versão da SDK mas sim outra.

mas se eu fizer o target durante o desenvolvimento para 2.1, e depois alterar para 1.5 não caio no risco de poder estar a usar coisas da 2.1 que depois não vão funcionar na 1.5? Ou pior que me obrigue a re-escrever partes do código?Cheers

#10 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:28

eh pah dakilo q me lembro sao 4 passos:instalar o eclipe;instalar o SDK;instalar o plugin do SDK no eclipe;configurar um AVD.Done

#11 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 11:48

joaocardoso escreveu:

r3pek escreveu:

Podes usar qualquer versão de SDK. desde que depois digas no manifest.xml que o minimo nao é a versão da SDK mas sim outra.

mas se eu fizer o target durante o desenvolvimento para 2.1, e depois alterar para 1.5 não caio no risco de poder estar a usar coisas da 2.1 que depois não vão funcionar na 1.5? Ou pior que me obrigue a re-escrever partes do código?Cheers

Sim, por isso nesses casos convem ter cuidado. De qualquer das formas, eu uso _sempre_ 1.6 pois é a sdk que dá suporte a todos os dispositivos.

#12 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:10

BUGabundo escreveu:

eh pah dakilo q me lembro sao 4 passos:instalar o eclipe;instalar o SDK;instalar o plugin do SDK no eclipe;configurar um AVD.Done

É o que eu digo. Devo estar mal habituado. :)Para mim achei o processo confuso e com demasiado trabalho manual. Mas isso sou eu ok? Não quero começar aqui uma guerra Eclipse / JDK contra VS.NET / .NET :)Cheers

#13 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:12

r3pek escreveu:

Sim, por isso nesses casos convem ter cuidado. De qualquer das formas, eu uso _sempre_ 1.6 pois é a sdk que dá suporte a todos os dispositivos.

Ok agora estou baralhado novamente. Posso desenvolver para a 1.6 com a garantia que funcionará sempre bem na 1.5? Já estou a perceber porque é que a malta critica a Google pela segmentação de mercado com tantas versões :Pcheers

#14 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:25

joaocardoso escreveu:

Para mim achei o processo confuso e com demasiado trabalho manual. Mas isso sou eu ok? Não quero começar aqui uma guerra Eclipse / JDK contra VS.NET / .NET :P

mas como fazes no .net?como la colocas um SDK?como e' q configuras uma makina virtual?como nunca uso esse IDE gostava de ver a razao das diferenças

#15 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 12:36

joaocardoso escreveu:

r3pek escreveu:

Sim, por isso nesses casos convem ter cuidado. De qualquer das formas, eu uso _sempre_ 1.6 pois é a sdk que dá suporte a todos os dispositivos.

Ok agora estou baralhado novamente. Posso desenvolver para a 1.6 com a garantia que funcionará sempre bem na 1.5? Já estou a perceber porque é que a malta critica a Google pela segmentação de mercado com tantas versões :Pcheers

Sim. Todas as minhas apps são compiladas em 1.6 e funcionam em 1.5Só tenho que ter o cuidado de não usar nada expecifico de 1.6

#16 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:21

BUGabundo escreveu:

joaocardoso escreveu:

Para mim achei o processo confuso e com demasiado trabalho manual. Mas isso sou eu ok? Não quero começar aqui uma guerra Eclipse / JDK contra VS.NET / .NET :P

mas como fazes no .net?como la colocas um SDK?como e' q configuras uma makina virtual?como nunca uso esse IDE gostava de ver a razao das diferenças

A instalação de tudo é feito mediante um unico installer so SDK para windows mobile. Não ha maquinas virtuais. Ha emuladores de telefone. E estes segundo me lembro, arrancam logo para o home screen, não tens de estar a espera que carregue o SO. Mas atenção... eu ja nao faço nada para windows mobile desde a versão 2003 do VS.NET. Já vai na versão 2008 e agora vai sair a 2010. Por isso muita coisa mudou de certeza. Para pior, não acredito :)Também não estou habituado a ter de andar a descomprimir ficheiros, a copiar manualmente, e depois a ter de correr passo por passo as configurações. Normalmente o installer trata de tudo atravez de um wizard. Isto é como eu estou habituado a fazer... daí que quando tive de fazer este processo de certa forma manual achei que podia ser simplificado. - DL Do Esclipse- DL do JDK- Instalar o JDK- DL Do SDK Android- Copiar para a pasta do Eclipse- Configurar o SDK fazendo um DL de N ficheiros (sdk e doc) (como nao funciona com https, ter de editar a configuraçãop para usar HTTP)- criar maquina virtual para cada um dos targets que queremos (1.5, 2.1 no meu caso) - A treta da imagem bem que podia ser dinamica para nao me ocupar logo uma catraifada de gigas sem uitilidade- Entrar no Eclipse- Alterar a pasta onde está o SDK do Android- Instalar as ferramentas de desenvolvimento- Sair do Eclipse e voltar a entrar- Configurar um Run Configuration para Android...ufffffahe pa... e isto de cabeça. É confuso, trabalhoso e muito propenso a falhar um passo e depois não saber porque é que a app dá erro.Como disse. Devio estar mal habituado.CheersJoao Cardoso

#17 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:24

r3pek escreveu:

Sim. Todas as minhas apps são compiladas em 1.6 e funcionam em 1.5Só tenho que ter o cuidado de não usar nada expecifico de 1.6

Pois. Ok. Prefiro não arriscar porque não sei o que é especifico à 1.6 e como estou numa fase de iniciação, não quero anbdar atrás de um bug durante horas que afinal não é bug mas sim algo da 1.6 que estou a tentar usar na 1.5 :)Cheers

#18 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 13:36

joaocardoso escreveu:

Pois. Ok. Prefiro não arriscar porque não sei o que é especifico à 1.6 e como estou numa fase de iniciação, não quero anbdar atrás de um bug durante horas que afinal não é bug mas sim algo da 1.6 que estou a tentar usar na 1.5 :)Cheers

Essa é facil :P Dá Force Close e no logcat dá perfeitamente para perceber a razão :P (já passsei por isso)

#19 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 14:07

r3pek escreveu:

Essa é facil :P Dá Force Close e no logcat dá perfeitamente para perceber a razão :P (já passsei por isso)

ok cool. Alem disso posso sempre melgar aqui o ppl right? ;)cheers

#20 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 08 April 2010 - 14:10

joaocardoso escreveu:

r3pek escreveu:

Essa é facil :P Dá Force Close e no logcat dá perfeitamente para perceber a razão :P (já passsei por isso)

ok cool. Alem disso posso sempre melgar aqui o ppl right? ;)cheers

Claro :P

#21 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 08 April 2010 - 14:59

humm tenho que experiementar também... tenho andado a explorar o visual studio... mais propriamente visual basic... e adoro aquilo :Da ver vamos...

#22 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2010 - 16:11

DiogoLamego escreveu:

humm tenho que experiementar também... tenho andado a explorar o visual studio... mais propriamente visual basic... e adoro aquilo :Da ver vamos...

É a minha linguagem do dia a dia.(Sorry pelo OT):Se te posso fazer uma recomendação, regista-te na comunidade pontonetpt.com :P Tens lá uma série de blogs e podes criar um teu tb.cheers

#23 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 09 April 2010 - 09:23

joaocardoso tu é que eras um gajo fixe para me explicares umas coisas... é que eu não percebo mesmo nada daquilo :P

#24 joaocardoso

joaocardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 200 mensagens

Mensagem publicada 09 April 2010 - 12:32

DiogoLamego escreveu:

joaocardoso tu é que eras um gajo fixe para me explicares umas coisas... é que eu não percebo mesmo nada daquilo :P

Ok posso sempre dar umas luzes. Mas aqui não obviamente. Manda-me MP com as tuas questões e eu terei todo o gosto em responder as mesmas se puder.Podes tb encontrar-me no email joao . s . cardoso @ gmail . comCheers

#25 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 09 April 2010 - 13:17

ok obrigado ;)voltando ao assunto do post... já que te parece este sistema de desenvolvimento?