Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[ROM] Bola de Berlim 1.5 (DREAM/MAGIC 32B/32A)


  • Por favor inicie sessão para responder
229 respostas a este tópico

#51 Polomotion

Polomotion

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 205 mensagens

Mensagem publicada 23 February 2010 - 02:52

Obrigado a quem resp e aos outros claro está.Mas afinal vou para um Hero.Abraço

#52 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 23 February 2010 - 22:57

eheheh teem de me dar umas lições de como criar uma rom... também quero ;)

#53 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 01:35

DiogoLamego escreveu:

eheheh teem de me dar umas lições de como criar uma rom... também quero ;)

Estou a acabar a 1.3 (nos últimos dias estive um pouco ocupado, mas se tudo correr bem vem com umas features novas engraçadas :laugh:). Essencialmente vou corrê-la hoje no meu telemóvel para fazer algum stress-testing e se tudo correr bem amanhã publico. Como tem algumas features orientadas para a contribuição de terceiros, vou começar com os tutoriais de customização também amanhã :)

#54 luisousa

luisousa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 17:03

Que tipo de features estás a pensar inserir?

#55 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 19:10

luisousa escreveu:

Que tipo de features estás a pensar inserir?

Novo kernel, JIT (opcional ou não, estou a testar a ver se é estável, o que parece ser), sistema de extras 'Creme' (em que as aplicações pré-instaladas são reconhecidas pelo Market), um pacote Creme já feito (com uma selecção de apk(s)), um gerador de 'Creme', e mais alguns tweaks em bugs que fui encontrando...

#56 luisousa

luisousa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 20:09

O gerador de 'Creme' parece ser uma excelente ideia!Uma sugestão: inserir apps portuguesas no pacote 'Creme' feito por ti. O que achas?

#57 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 20:11

conseguiste JIT estavel?pq mais ning consegui, pelo q vi

#58 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 20:24

BUGabundo escreveu:

conseguiste JIT estavel?pq mais ning consegui, pelo q vi

Não fui eu que consegui (link), mas vou integrá-lo por default e fiz um script para fazer toggle para quem não gostar.Sim, comigo é super estável. O benchmark com o linpack mostra alterações, depois meto umas pics; perceptualmente parece-me mais rápido (vocês se calhar nem notam nos vossos Magic com mais RAM); na thread também dizem que a diferença mais significativa é no Browser, que é mais fluido.Em relação ao Creme, a selecção de apps é eminentemente pessoal, cada um tem o seu taskiller, filebrowser, whatever favorito. Se os autores não se importarem, posso incluir as suas apps naturalmente.

#59 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 24 February 2010 - 22:57

Peço desculpa a todos mas a 1.3 já não sai hoje. Tive que escrever mais algum código do que tinha planeado (mas vai valer a espera, optimizações de performance :) ) e vou estar ocupado o resto do dia com outras coisas.Fica aqui um peek ao boost dado pelo JIT:antesImagem colocadadepoisImagem colocadaE para quem não gostar bastará um (o mesmo comando activa e desactiva):
# jittoggle--- JIT disabled. Please reboot!
Depois, em cada boot, é verificado se o JIT está ou não activo, e são carregados automaticamente diferentes perfis de Compcache/SWAP de maneira a maximizar a performance ;)

#60 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 13:34

Fico à espera disso, faço um downgrade de radio e SPL para ver como está o rom, pode ser que me convença (não está nos planos nada para o novo radio e SPL, certo?)edit: já agora, algo que me preocupa nos roms com 1.6 é a performance 3D, ontem estive a experimentar um (Marsdroid) que não aguentava com o jogo *Radiant* (melhor jogo de sempre para Android ^^), o máximo que conseguia sacar eram 3 ou 4fps. Não há qualquer problema nesse campo neste rom? Se não correr o Radiant, não serve para mim ;)

#61 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 18:41

ruimoura escreveu:

Fico à espera disso, faço um downgrade de radio e SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL para ver como está o rom, pode ser que me convença (não está nos planos nada para o novo radio e SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL, certo?)edit: já agora, algo que me preocupa nos roms com 1.6 é a performance 3D, ontem estive a experimentar um (Marsdroid) que não aguentava com o jogo *Radiant* (melhor jogo de sempre para Android ^^), o máximo que conseguia sacar eram 3 ou 4fps. Não há qualquer problema nesse campo neste rom? Se não correr o Radiant, não serve para mim ;)

É assim, a versão para o Dream tem o ram hack, que basicamente usa a RAM destinada à aceleração gráfica para propósitos genéricos. Mas pelo que percebo, ao fazer o port para 32A isso deixa de estar activo, pelo que não deve haver problemas. Já os 32B, à semelhança do Dream, irão ter ramhack. Mas podem-se fazer versões sem ramhack, se acharem necessário.Quando dizes novo radio e novo SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL, confesso que estou um pouco fora, porque não tenho um Magic. Se existirem custom ROMs para esse SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL/Radio a que te referes, também deve ser possível o mesmo com esta. Eu limitei-me a seguir os pré-requisitos nas ROMs que estão no XDA para os Magic.

#62 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 19:06

Bem, esquecendo a conversa do novo radio, em relação ao ram hack acho que li que se estiver activo num 32A pode afectar a performance gráfica, mas não tenho a certeza. De qualquer modo, eu espero pelo 1.3 e depois testo, e logo se vê.Obrigado pelo esforço, e venha daí essa nova versão para eu testar ;)

#63 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 19:18

ruimoura escreveu:

Bem, esquecendo a conversa do novo radio, em relação ao ram hack acho que li que se estiver activo num 32A pode afectar a performance gráfica, mas não tenho a certeza. De qualquer modo, eu espero pelo 1.3 e depois testo, e logo se vê.Obrigado pelo esforço, e venha daí essa nova versão para eu testar ;)

Tens razão em relação ao ramhack, e já sei como resolver ;)Obrigado pela chamada de atenção!

#64 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 20:57

firedrops escreveu:

Changelog:1.3

  • JIT default, com jittoggle (para activar/desactivar o JIT) e optimizações de performance (compcache/swap) consoante o JIT está activo ou não
  • Novo kernel do SuperD 1.9.3 (frequência mínima 128 mhz, máxima 528 mhz - perde-se um pouco de performance, ganha-se em bateria)
  • Novo GTalk.apk
  • Tweaks gráficos: Nexus Launcher
  • Remoção de toques duplicados
  • Novos scripts (/system/bin): rwsystem, rosystem, resetmarket, jittoggle
  • Standalone release para o 32A, sem ramhack (para boa performance em aplicações 3D)
  • Creme Update System - a explicar num post/tópico à parte...
  • Primeiro pacote Creme! Inclui um taskiller (Advanced Task Manager Free), um filemanager (Astro), Metamorph, Facebook, SetCPU, MarketEnabler

E pronto, saiu :cheer: ! Peço desculpa pela demora.Para activar/desactivar o JIT:
[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb[/acrlink] shell jittoggleadb shell rebootOU(abrir aplicação do terminal no vosso telemóvel)su(allow...)jittogglereboot
Após correr o jittoggle, o reboot vai demorar muito tempo, porque faz wipe à dalvik-cache automaticamente.Por razões análogas, os que fizerem update sem wipe da 1.2, deverão fazer wipe à dalvik-cache (devem ter essa opção na vossa recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery).Agradeço feedback em relação ao JIT. Nesta release optei por activá-lo por default. Agora o CPU faz underclock até 128 mhz para poupar bateria, pelo que poderão notar alguns slowdowns ocasionais durante o scaling de frequências. Podem usar o setCPU (incluído no Creme) para modificar isto. Mais uma vez, digam de vossa justiça!A release para 32A é completa, não é necessário flashar o port. Não testei, por razões óbvias :cheer: Por fim, em relação ao 'gerador de Creme', ainda estou a estudar a melhor solução para o tornar fácil para todos. Novidades em breve.Download e instruções actualizadas no primeiro post deste tópico. ;)

#65 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 21:03

esse novo gtalk ta me a dar agua na boca, este ta xeio de bugs.tens um changelog iu screenshots?firedrops escreveu:

Por fim, em relação ao 'gerador de Creme', ainda estou a estudar a melhor solução para o tornar fácil para todos.

q tal um repo aptoide?

#66 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 21:16

BUGabundo escreveu:

esse novo gtalk ta me a dar agua na boca, este ta xeio de bugs.tens um changelog iu screenshots?

Não tenho nenhum changelog e à primeira vista parece igual. Mas o criador do SuperD também a incluiu na nova release, pelo que pus também...Nunca tive problemas com o GTalk antigo contudo, mas vou tentar descobrir o que esta tem de novo/melhor.BUGabundo escreveu:

q tal um repo aptoide?

;) Parece boa ideia, vou estudar o sistema. Não há necessidade de reinventar a roda com aplicações desta qualidade, e portuguesas ;). Por outro lado, estando as aplicações no market, não sei senão seria redundante. Temos que fazer um pequeno brainstorm no IRC.

#67 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 25 February 2010 - 23:17

Já o tenho instalado.Assim à primeira vista, não consigo fazer login no sync do google, e a câmara (foto e vídeo) crasha com FC.edit: ah, lolada B) , isto meteu-me a data em 1903 (?!?), claro que eram só erros uns atrás dos outros. esqueçam os erros acima mencionados, já está tudo ok, depois de meter data e hora correctas.edit2: a primeira coisa que instalei foi o Radiant, para testar a performance 3D, e está aprovadíssimo. A fluidez do sistema em geral está muito boa, belo trabalho.Tenho depois que dar uma volta ao creme, mais tarde ;)

#68 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 01:52

Ainda bem que está tudo em ordem!Isso da data aconteceu-me quando actualizei a SPL do meu HTC Dream, presumo que dê reset no relógio interno.Abraço e obrigado pelo feedback,--- editMini-guia para fazer Creme no post #3; em breve penso numa solução mais 'elegante', p.ex com o aptoide

#69 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 03:08

Bem, passado umas horas, só tenho realmente uma "queixa" ... a reprodução de vídeo é sofrível, tenho um episódio de lost com quase 700MB que corre lindamente no cursordroid, e com este ROM acho que nem passa dos 5 ou 6 fps. O mesmo com um vídeo gravado com a câmara da máquina.Alguém mais tem estes sintomas? ps: com o setcpu meti tudo ao máximo, matei as aplicações todas de fundo, mas foi dar ao mesmo.

#70 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 03:47

ruimoura escreveu:

Bem, passado umas horas, só tenho realmente uma "queixa" ... a reprodução de vídeo é sofrível, tenho um episódio de lost com quase 700MB que corre lindamente no cursordroid, e com este ROM acho que nem passa dos 5 ou 6 fps. O mesmo com um vídeo gravado com a câmara da máquina.Alguém mais tem estes sintomas? ps: com o setcpu meti tudo ao máximo, matei as aplicações todas de fundo, mas foi dar ao mesmo.

Hm, vou testar! Confesso que nunca testei a reprodução de vídeos :blush:Estou agora a converter um video no Handbrake com profile de output de iPhone (mp4 portanto).Contudo, a haver um culpado, eu diria que era o JIT. Podes tentar fazer adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb shell jittoggle pelo adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb ou no próprio telemóvel: terminal -> su -> jittoggle. Depois tens que fazer reboot, e como faz à wipe à dalvik-cache vai demorar 'um bocadão'.Daqui a pouco já posto resultados dos meus testes :cheer: Obrigado!--- editAqui corre bem. Vou pedir a um amigo com um 32A que teste para tentar identificar o problema... ;)

#71 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 03:48

n sera do 10MBs hack?

#72 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 03:49

Ok, vou testar sem o JIT.Os vídeos passo-os para o Magic com o doubleTwist, fica uma compressão um pouco puxada para o Magic, mas pelo menos no outro rom corre bem.Já conto coisas. Obrigado pela atenção ;)edit: já testei, é definitivamente do JIT, agora já corre os vídeos perfeitamente. Bem, alguma desvantagem havia de ter :unsure:

#73 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 04:04

ruimoura escreveu:

Ok, vou testar sem o JIT.Os vídeos passo-os para o Magic com o doubleTwist, fica uma compressão um pouco puxada para o Magic, mas pelo menos no outro rom corre bem.Já conto coisas. Obrigado pela atenção ;)edit: já testei, é definitivamente do JIT, agora já corre os vídeos perfeitamente. Bem, alguma desvantagem havia de ter :unsure:

É estranho, aqui consigo reproduzir sem problemas demais, e tenho menos RAM que tu (HTC Dream), mesmo com o JIT activo.Se calhar o meu episódio de NipTuck não foi suficientemente puxado, nem reparei na qualidade do output, só escolhi o perfil do iPhone.O ramhack não está activo na versão para 32A (na BB 1.3), e mesmo na minha não parece ter influência...O cyanogen bem que desanconselhou o JIT, mas eu gosto de estar sempre na bleeding edge ;) Ainda bem que introduzi o toggle. Na 1.4 acho que vou tirar o JIT default então... :huh:Curiosamente, uma das coisas em que dizem que o JIT ajuda é nas aplicações 3D, tipo o Radiant ;)

#74 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 04:12

Se fosse só os episódios da série ainda desconfiava, mas nem um video gravado agora com a câmara consigo reproduzir decentemente.Podia ser do cartão sd, podia ser da compressão do vídeo, mas com o JIT desligado corre tudo bem. Não sei, se aí corre bem, pode ser algo derivado da diferença entre o 32A e o B, mas disso já não percebo muito.De qq modo, com o toggle não há azar, foi realmente boa ideia :)Amanhã vou activar o JIT novamente e faço mais uns testes para ficar tudo despistado.Em relação ao Radiant, que é realmente bem pesado a nível de 3D, corre bem com ou sem JIT, pelo menos assim testado de repente ...Abraço.

#75 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 26 February 2010 - 04:33

Estive a ler um pouco mais sobre o JIT; um user fez alguns testes (desconheço com que ferramentas) e fez a média de 3 runs e os resultados são os que seguem:Imagem colocada(mais é melhor)Ao que parece o grande beneficiado é o CPU, havendo uma perda nas outras vertentes (não muito substancial). Sabendo que o JIT ainda não está acabado (dizem ficar estável quando lançarem o Froyo), a minha dúvida é se valerá a pena implementá-lo por defeito. Nos nossos telemóveis, eu diria que o maior bottleneck é mesmo o processador e o facto é que, subjectivamente, as coisas me parecem mais rápidas com o JIT activo...