Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Tutorial Geral (Root / Recovery / Backup / Custom ROM)


  • Por favor inicie sessão para responder
148 respostas a este tópico

#101 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2011 - 13:52

Hum..eu tenho um A5 há pouco mais de um mês e estou a começar a ficar farta do aviso de capacidade de armazenamento reduzida...penso que é por ter uma data de app que vem com tlm que nao uso para nada e so ocupam espaço.Queria seguir este tutorial, mas o meu tem o sistema android 2.2.Alguém tem tido sucesso com este tipo de sistema seguindo os passos?que links me sugerem?Eu ja li todos os topicos mas eu sou extremamente leiga nestas coisas.Alguma explicação para ignorantes na area?Please?LoLAo fazer isto, perco as imagens, toques, sms que tenho no tlm? e as app que saquei tb vao à vida?Obrigada

#102 veemarcelo

veemarcelo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2011 - 09:08

Ola mt07 o meu da o mesmo problema quando tento instalar o recovery maneger como vc resolvel este problema...

#103 Guzzman

Guzzman

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 06 August 2011 - 00:17

Ja consegui instalar a update-cm-7.0.0-RC1-Blade-signed. Agora voltei ao ClockworkMod recovery e fiz backup and restore -> restoreÉ só isto que preciso para voltar a ter tudo o que tinha antes? Tinha feito backup antes de instalar a ROMEDIT: afinal depois do restore isto voltou a ficar como estava? :|O que tinha de fazer para ter as coisas de volta? (apps e afins)Era com o titanium backup?O que tenho de fazer agora pra voltar à CM7?EDIT2: Já voltei à CM7. Agora como tenho as apps e settings de volta? Com o titanium backup?Arranjei a .apk do Market, mal mal abro a app ela fecha logo

#104 Mathorlaz

Mathorlaz

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens

Mensagem publicada 10 August 2011 - 01:43

Boas Pessoal.Obrigado pelo tutorial, está muito bom. Guiei-me pelo vosso e pelo do Rafael Sousa.Tive um pequeno problema para o qual não estava a conseguir encontrar resolução, portanto deixo aqui uma solução para quem tiver o mesmo stress ter por onde se guiar.O meu a5 veio com GEN2 (Froyo) de origem, e para se fazer root deste é necessário o z4root. Depois, instalando o recovery manager (mesmo com root) não consegui flashar o clockwork. Para quem tiver este problema instalem o ROM Manager (do Market), e flashem o clockwork daí!E tá feito, depois é instalar a ROM que quiserem.Cumps

#105 slayer1973

slayer1973

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 11 August 2011 - 08:43

Cada vez estou mais confuso, GEN 1 e 2 o que é isso e para que serve, pode-se instalar qualquer rom no a5 ou tem de ser especifica para o equipamento, sei que para voçes é corriqueiro falar em flashar, clockword etc... mas para mim é chinês, estive a ver os passos para mudar a rom ao prencipio mas logo na mensagem seguinte estava um user a dizer para instalar antes outro programa e mais à frente outro user a dizer para fazer de outra maneira ou seja confusão total, se alguem puder pegar nas ultimas fases para mudar a rom e fazer um novo tutorial com os passos desde o prencipio até ao fim mas como um book para tótós ficava eternamente agradecido.

#106 slayer1973

slayer1973

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 12 August 2011 - 11:01

Alguem que faça um toturial para totos please........

#107 MikeReis

MikeReis

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 26 August 2011 - 12:20

Boas,no meu a5 somente utilizei as seg. apps e rom:z4Root - http://www.xda-developers.com/android/get-froyo-root-with-z4root-app/Superuser - http://pt.appbrain.c...ufou.android.su ou https://market.andro...e=search_resultRom Manager - http://www.appbrain.com/app/rom-manager/com.koushikdutta.rommanagerrom escolhida e instalada Gingerbread: Tejo Sunshine 2.3 (ultima versão 2.3.5)e voilá...sem problemas....á 1ª tentativa (nunca tinha alterado a rom antes, nem utilizado estas aplicações)no AppBrain, a aplicação Rom Manager tem 1 vídeo no canto superior Drtº onde podem ter uma descrição da aplicação inclusive de como instalar uma custom rom passo a passo (Inglês)mto facil e simples.M.R.ps - peço desc. aos moderadores mas por lapso adicionei este post em 1º aqui: http://www.androidpt...temid=61#215256 não sei se funcionará nos Optimus SanFrancisco e Orange SF como funciona no a5

#108 MikeReis

MikeReis

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 26 August 2011 - 12:39

GEN 1 = Android 2.1GEN 2 = Android 2.2

#109 MikeReis

MikeReis

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 26 August 2011 - 12:42

Cada vez estou mais confuso GEN 1 e 2 o que é isso e para que serve, pode-se instalar qualquer rom no a5 ou tem de ser especifica para o equipamento, sei que para voçes é corriqueiro falar em flashar, clockword etc... mas para mim é chinês, estive a ver os passos para mudar a rom ao prencipio mas logo na mensagem seguinte estava um user a dizer para instalar antes outro programa e mais à frente outro user a dizer para fazer de outra maneira ou seja confusão total, se alguem puder pegar nas ultimas fases para mudar a rom e fazer um novo tutorial com os passos desde o prencipio até ao fim mas como um book para tótós ficava eternamente agradecido.

GEN 1 = Android 2.1GEN 2 = Android 2.2 tens tb uma aplicação que te dirá qual GEN será o teu:Ask Mr PigFish - https://market.android.com/details?id=com.apedroid.pigfish&feature=search_resultM.R.

#110 Zenuno

Zenuno

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 108 mensagens
  • LocalizaçãoPorto, Portugal

Mensagem publicada 26 August 2011 - 13:26

Hum..eu tenho um A5 há pouco mais de um mês e estou a começar a ficar farta do aviso de capacidade de armazenamento reduzida...penso que é por ter uma data de app que vem com tlm que nao uso para nada e so ocupam espaço.Queria seguir este tutorial mas o meu tem o sistema android 2.2.Alguém tem tido sucesso com este tipo de sistema seguindo os passos?que links me sugerem?Eu ja li todos os topicos mas eu sou extremamente leiga nestas coisas.Alguma explicação para ignorantes na area?Please?LoLAo fazer isto, perco as imagens, toques, sms que tenho no tlm? e as app que saquei tb vao à vida?Obrigada

Boas.Eu tive o mesmo problema do que tu mas consegui resolver com a ajuda do nosso amigo moderador Magic.ATENÇÃO:Faz isto à tua conta e risco. Nem eu nem ninguém se responsabiliza por danos que possam vir a acontecer.Vais a este link: http://forum.xda-dev...ad.php?t=803682 (Super One Click)Descarregas o ficheiro zip, extrais o mesmo para a tua àrea de trabalhoDentro dessa pasta tem o ficheiro executável, clicas duas vezes e em cima da janela que abrir clicas em root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e deixas o "bicho" trabalhar. ( antes disto tens que ligar o telefone ao computador, claro, em modo de depuração)No telefone vais a Definições » Aplicações » Desenvolvimento » Depuração USB.Depois do programa Super One Click disser do lado direito que o telefone está rooteado, fechas o programa, tiras o telefone de modo de depuração (da mesma maneira como está descrito em cima), desligas o telefone do computador e desligas o telefone também para reinicia-lo.Depois de ligares o telefone vais ao Market e descarregas a aplicação titanium backup, instalas e depois abres o programa, se ele abrir sem apresentar nenhuma mensagem de erro a dizer que não obteve privilégios root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, estamos bem... lolNeste programa em cima tem três opções: Overview, Backup / Restore e SchedulesCarregas em Backup / Restore e vai aparecer uma série de aplicações (apps) e é só escolher o Sapo banca carregas e aparece uma janela e carregas em Un-install e já está...fazes o mesmo com o resto das aplicações Sapo e poupas uns bons 20 MB na ROM.ATENÇÃO: Apaga só o Sapo banca, Sapo cinema e TMN Pond. Existem aplicações que dizem sapo mas essas deixas ficar para o bom funcionamento da ROM.Depois disto se quiseres vais ao Market, instalas o App 2 SD, abres o programa e ele automaticamente detecta as aplicações que podes passar para o cartão SD, carregas num e na janela que abre escolhes Move to SD e assim sucessivamente até não haver mais aplicações que possas mudar.Espero ter ajudado AbraçoZenuno

Ecoo E04 Aurora Plus 3GB :P

Xiaomi Mi3 64GB  :P

 


#111 Montanela

Montanela

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 58 mensagens

Mensagem publicada 31 August 2011 - 04:45

Alguém me explica como voltar à stock rom sem ter uma nandroid?

#112 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 31 August 2011 - 19:23

[quote name="Zenuno" post=215351][quote name='"luisinha82" post=204471]Hum..eu tenho um A5 há pouco mais de um mês e estou a começar a ficar farta do aviso de capacidade de armazenamento reduzida...penso que é por ter uma data de app que vem com tlm que nao uso para nada e so ocupam espaço.Queria seguir este tutorial mas o meu tem o sistema android 2.2.Alguém tem tido sucesso com este tipo de sistema seguindo os passos?que links me sugerem?Eu ja li todos os topicos mas eu sou extremamente leiga nestas coisas.Alguma explicação para ignorantes na area?Please?LoLAo fazer isto' date=' perco as imagens, toques, sms que tenho no tlm? e as app que saquei tb vao à vida?Obrigada[/quote']Boas.Eu tive o mesmo problema do que tu mas consegui resolver com a ajuda do nosso amigo moderador Magic.ATENÇÃO:Faz isto à tua conta e risco. Nem eu nem ninguém se responsabiliza por danos que possam vir a acontecer.Vais a este link: http://forum.xda-dev...ad.php?t=803682 (Super One Click)Descarregas o ficheiro zip, extrais o mesmo para a tua àrea de trabalhoDentro dessa pasta tem o ficheiro executável, clicas duas vezes e em cima da janela que abrir clicas em root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e deixas o "bicho" trabalhar. ( antes disto tens que ligar o telefone ao computador, claro, em modo de depuração)No telefone vais a Definições » Aplicações » Desenvolvimento » Depuração USB.Depois do programa Super One Click disser do lado direito que o telefone está rooteado, fechas o programa, tiras o telefone de modo de depuração (da mesma maneira como está descrito em cima), desligas o telefone do computador e desligas o telefone também para reinicia-lo.Depois de ligares o telefone vais ao Market e descarregas a aplicação titanium backup, instalas e depois abres o programa, se ele abrir sem apresentar nenhuma mensagem de erro a dizer que não obteve privilégios root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, estamos bem... lolNeste programa em cima tem três opções: Overview, Backup / Restore e SchedulesCarregas em Backup / Restore e vai aparecer uma série de aplicações (apps) e é só escolher o Sapo banca carregas e aparece uma janela e carregas em Un-install e já está...fazes o mesmo com o resto das aplicações Sapo e poupas uns bons 20 MB na ROM.ATENÇÃO: Apaga só o Sapo banca, Sapo cinema e TMN Pond. Existem aplicações que dizem sapo mas essas deixas ficar para o bom funcionamento da ROM.Depois disto se quiseres vais ao Market, instalas o App 2 SD, abres o programa e ele automaticamente detecta as aplicações que podes passar para o cartão SD, carregas num e na janela que abre escolhes Move to SD e assim sucessivamente até não haver mais aplicações que possas mudar.Espero ter ajudado AbraçoZenuno[/quote]Boa Noite ZenunoMuito obrigada por todas as explicações dadas.Só hoje voltei de férias, fiz tudo o que disseste mas apos descarregar o titanium backup ele diz me que não tenho privilégios root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root...o que fazer agora? Help :)BjsLuísa

#113 einstein

einstein

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2011 - 11:09

eu tenho a rom oficial 2.2 que veio com o telemovel posso passar directamente para 2.3 CM7 ou tenho de fazer alguma coisa antes?p.s. quando eu clico em root aquilo aparece sempre " fail no .." o que se passa?

#114 Montanela

Montanela

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 58 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2011 - 18:22

Alguém me explica como voltar à stock rom sem ter uma nandroid?

Alguém?

#115 QazWe

QazWe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 126 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2011 - 19:02

Montanela, tenta isto :Sapo A5 Stock Rom 2.2Já ouvi neste fórum a dizer que a rom não dá mas que ficas com o menu FTM de volta e com esse menu instalas a Stock ROM do site da TMN .

#116 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 02 September 2011 - 19:48

Help????Anyone?

#117 QazWe

QazWe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 126 mensagens

Mensagem publicada 02 September 2011 - 21:03

Faz O root pelo segundo método neste post, aconselho-te..Foi o que fiz e deu ás mil maravilhas...

#118 Zenuno

Zenuno

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 108 mensagens
  • LocalizaçãoPorto, Portugal

Mensagem publicada 02 September 2011 - 21:31

Help????Anyone?

Boas.Depois de rooteares o telefone já o reiniciaste? Se sim tenta fazer outra vez os passos do Super One Click e depois diz alguma coisa..bj

Ecoo E04 Aurora Plus 3GB :P

Xiaomi Mi3 64GB  :P

 


#119 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 03 September 2011 - 09:46

Bom Dia,Zenuno:Sim, reiniciei o telemovel...é so desligar e ligar não é?E voltei a fazer os passos todos do super one click mais umas duas vezes mas diz que não tenho privilégios root na mesma..Agora que passos devo seguir para fazer root?Quazwe:Qual o segundo método do tópico para rootear?Eu sou muito leiga neste assunto e não percebo nada destas coisas:)Ainda falta um tutorial para tótós aqui :)ObrigadaaaBjinhos

#120 Zenuno

Zenuno

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 108 mensagens
  • LocalizaçãoPorto, Portugal

Mensagem publicada 04 September 2011 - 00:04

1- Fazer o download de um explorador de ficheiros (como o "Astro File Manager" ou o "ES File Explorer") a partir do marketEste programa vai-nos permitir instalar ficheiros .apk (ou seja um "executável" do android) no nosso A52- Fazer o download das aplicações do post seguinte e colocá-las no vosso telemóvel3- Fazer o download da ROM e copiá-la também para o vosso A54- Através do File Manager que instalaram, instalar a app UniversalAndroot.apk -> Abrir o programa -> Clicar root e esperar que se veja a seguinte mensagem: "Woot! Your device is now rooted!".Se aparecer "This device is already rooted" façam "root me please", para fazer de novo just in caseAo fazermos isto ficamos com acesso root, ou seja, total controlo do que podemos fazer com o telemóvel bem como o acesso a aplicações que não funcionam sem root (como por exemplo, a aplicação de print screens "ShootMe")Para perceberem melhor, comparemos este processo ao uso da conta "Administrador" de um computador Windows. Ao contrário da conta "Convidado", esta deixa-nos ter total controlo sobre o que fazemos no computador. Ter acesso root no nosso telemóvel "é como" entrarmos na conta "Administrador" no nosso PC.Este é o segundo processo que falaram aqui e eu não te falei deste porque no meu não funcionou mas tenta pode ser que resulte no teu.Além deste UniversalAndroot também tens o Z4root que se instala da mesma maneira que o primeiro, isto é, depois de transferires o ficheiro .apk copias o mesmo para o cartão sd, despois desabilitas o USB (unmount USB) e clicas na depuração USB como te disse no primeiro post;Abres o astro file manager e ele abre automaticamente no cartão SD, procuras o ficheiro que copiaste e carregas uma vez em cima do mesmo;Aparece uma janela onde vai dizer open apk file e carregas lá e vai aparecer a seguir um botão a dizer instalar e carregas lá;Depois de instalado o astro file manager vai perguntar se queres abrir o programa e carregas para abrir e na janela seguinte carregas em root definitivo porque eu acho que estes programas também têm root temporário mas esse não interessa.Se ele conseguir rootear o telefone diz numas letras pequenas "Woot! Your device is now rooted!"O Z4root funciona da mesma maneira que o anterior se não conseguires com o UniversalAndroot.BJ

Ecoo E04 Aurora Plus 3GB :P

Xiaomi Mi3 64GB  :P

 


#121 Zenuno

Zenuno

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 108 mensagens
  • LocalizaçãoPorto, Portugal

Mensagem publicada 04 September 2011 - 00:06

1- Fazer o download de um explorador de ficheiros (como o "Astro File Manager" ou o "ES File Explorer") a partir do marketEste programa vai-nos permitir instalar ficheiros .apk (ou seja um "executável" do android) no nosso A54- Através do File Manager que instalaram, instalar a app UniversalAndroot.apk -> Abrir o programa -> Clicar root e esperar que se veja a seguinte mensagem: "Woot! Your device is now rooted!".Se aparecer "This device is already rooted" façam "root me please", para fazer de novo just in caseAo fazermos isto ficamos com acesso root, ou seja, total controlo do que podemos fazer com o telemóvel bem como o acesso a aplicações que não funcionam sem root (como por exemplo, a aplicação de print screens "ShootMe")Para perceberem melhor, comparemos este processo ao uso da conta "Administrador" de um computador Windows. Ao contrário da conta "Convidado", esta deixa-nos ter total controlo sobre o que fazemos no computador. Ter acesso root no nosso telemóvel "é como" entrarmos na conta "Administrador" no nosso PC.Este é o segundo processo que falaram aqui e eu não te falei deste porque no meu não funcionou mas tenta pode ser que resulte no teu.Além deste UniversalAndroot também tens o Z4root que se instala da mesma maneira que o primeiro, isto é, depois de transferires o ficheiro .apk copias o mesmo para o cartão sd, despois desabilitas o USB (unmount USB) e clicas na depuração USB como te disse no primeiro post;Abres o astro file manager e ele abre automaticamente no cartão SD, procuras o ficheiro que copiaste e carregas uma vez em cima do mesmo;Aparece uma janela onde vai dizer open apk file e carregas lá e vai aparecer a seguir um botão a dizer instalar e carregas lá;Depois de instalado o astro file manager vai perguntar se queres abrir o programa e carregas para abrir e na janela seguinte carregas em root definitivo porque eu acho que estes programas também têm root temporário mas esse não interessa.Se ele conseguir rootear o telefone diz numas letras pequenas "Woot! Your device is now rooted!"O Z4root funciona da mesma maneira que o anterior se não conseguires com o UniversalAndroot.BJ :POs programas descarregas da net, vai ao google e escreve "UniversalAndroot download .apk" e para o Z4root faz o mesmo.
  • BU2T3R gosta disto

Ecoo E04 Aurora Plus 3GB :P

Xiaomi Mi3 64GB  :P

 


#122 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 04 September 2011 - 18:14

Zenuno,Vou tentar seguir agora estes novos passos...que nervooos....lolObrigada

#123 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 04 September 2011 - 19:17

Bem com o Universalandroot não me dá.Diz que eu ja fiz root, eu faço de novo e ele depois da erro.Ando a tentar sacar o z4root..mas todos os sites que eu vou o ficheiro da como tendo virus e o meu computador elimina.Alguma sugestão de onde possa sacar o z4root?

#124 adilsonlima

adilsonlima

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 82 mensagens

Mensagem publicada 05 September 2011 - 09:20

faz o download com o telemovel

#125 luisinha82

luisinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 23 mensagens

Mensagem publicada 05 September 2011 - 18:05

OiiiNão csgo fazer download pelo telemovel pq é uma pasta zip e o telemovel diz que nao reconhece....