Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Google maps não diz nome de ruas?

google maps

  • Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

#1 EuRui

EuRui

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • iphone 6

Mensagem publicada 19 July 2015 - 18:42

Olá boa tarde a todos,

 

estou aqui para partilhar a minha má experiência com o Android, sobretudo no que diz respeito aos mapas.

 

Tenho todo o interesse em usar android, e espero que a versão M melhore em muito a estabilidade deste sistema operativo.

 

Bom, sempre tive iphones....  um iphone 3, um 4, um 5, e agora um 6... Nunca fui geek, nunca defendi iphones vs androids, e acho estas guerras uma parvoice. A verdade é que sempre achei o interface dos androids feios, confusos, e sempre que mexia num recebia inumeros pop ups com erros, o teclado sempre achei péssimo, e no geral via toda a gente a queixar-se de lentidão e bugs e problemas... Com o iphone sempre foi um descanso, instalava o que queria, apagava o que queria, e tudo funciona sem nunca ter tido um unico problema (excepto quando o 5 caiu do 2º andar e partiu o vidro :) ).

 

Bom, agora, por motivos que me são alheios, sou obrigado a ter um Nexus5 (empresa).

 

Até não fiquei muito chateado, por já vem com a versão 5 instalada, e até achei que a coisa podia estar melhor, mais bonitinha, menos bugs, mais rápido, etc... Dei o iphone 6 a minha namorada, e começou aqui a minha aventura com o android.

 

Até tem algumas coisas interessantes... mas... é muito mais lento, a maq. fotografica muito pior, os jogos tem graficos bastante inferiores, e a experiencia no geral é bastante menos agradável. Bom, tudo bem... nade de grave (tirando as fotografias que podiam ter melhor qualidade... serve para tirar e enviar para partilhar qualquer coisa, mas para ir de férias não me substitui a minha camara compacta, como o iphone 6 já substitui, mas paciencia).

 

Mas tudo isto é ultrapassavel e não é tão grave como isso... o pior para mim foram os mapas.

 

No iphone 6 sempre usei os mapas da apple... os mapas da apple quando sairam à 2 ou 3 anos eram fracos em termos de pontos de interesse, o que os tornava pouco práticos (sempre que procurava alguma coisa, raramente encontrava). Agora tem tudo: BD's do yelp, trip advisor, booking.com, e BD's próprias... tudo com reviews, fotos, telefones, horarios, direcções, etc... na maior parte dos casos muito mais completo do que o google maps, pelo facto de usar serviços mais focados em cada tipo de POI.

 

Nisto o google maps sempre foi bom, mas agora quanto a mim está pior: no google maps encontro tudo o que procuro, mas raramente tem informação util: tem telefone, horario, e uma imagem do streetview. Não tem nem pouco mais ou menos a quantidade de reviews e fotografias que têm os POI do apple maps.

 

Tambem o interface do google maps acho bastante inferior: feio, antiquado, design mal decidido... cores pouco simpáticas, mas tambem aqui é tudo uma questão de hábito.

 

Eu, enquanto utilizador diário de GPS, sempre usei o google maps, apple maps, ou ultimamente o waze. Nos ulitmos meses, sem duvida o apple maps melhorou muito, e creio que no iOS9 vai melhorar mais ainda. O google maps para iphone até gosto, tirando o interface que acho que podia estar melhor e a pouca informação que dá no turn by turn. O Waze nem por isso, mas tem algumas funcionalidades uteis para quando um gajo bebe acima da conta.

 

Agora a grande desilusão no google maps para android, que era para mim ainda desconhecido: o google maps na navegação turn by turn! Não diz nomes de ruas??? Até o waze, sendo tambem da google, diz nomes de ruas.

 

Alguem me ajuda? É mesmo assim? Acontece convosco tambem?

 

No apple maps dizia-me: "vire na proxima rotunda a direita em direcção à rua carlos zé", ou "saía na proxima saida em direcçao a IC19 Sintra", ou vire na "proxima à esquerda em direcção a segunda circular/norte", etc... Quase que parecia que lia as placas, e ajudava imenso na navegação, sem ter que olhar para o telemovel e confirmar se era mesmo ali que tinha que virar.

 

O google maps? Diz: vire à esquerda, vire à direita, saia na rotunda, ou a melhor: "saia na saída" (como se fosse possivel sair na entrada!). É normal este comportamento? Estamos assim tão atrasados no que diz respeito ao google maps?

 

Espero que isto melhore muito no Android M! Enquanto novo utilizador do android, estou desiludido...


Editado por EuRui, 19 July 2015 - 18:48.


#2 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 19 July 2015 - 19:00

Não podes comparar um iphone 6 de 800 euros com um Nexus 5 de 350€.

O Nexus tem quase 2 anos, o Iphone tem meses.

é o bastante para ser outro campeonato, fosse o Nexus 6 já era mais "comparável"

Para mapas podes usar o Here, ou o Drive da MEO, é gratis, mas sinceramente não sei se te "encherá as medidas".

Há outros programas, mas são pagos, não sei se esse que usavas no iphone era pago ou grátis.

Qt à câmara dou-te razão, e o som tb acho mauzinho...

O Nexus é um android puro, sem muitas personalizaçãoes, digamos que é um android cru.

Se fores para um Samsung Galaxy S6 já tens uma melhor maquina a nível de preços do iphone assim como um interface mais apelativo.

Não podes comparar o incomparável.

Lembro por exemplo que o iphone ainda não faz videochamadas por si, aliás tb isso já não se usa.

Se bem me lembro antes do 5 ou 5S nem sequer podias mudar o fundo do telefone.

Quanto a personalizações o android sempre andou à frente, seja para o bom ou para o mau.


Editado por jmcdpereira, 19 July 2015 - 19:03.

  • Nuno Ribeiro gosta disto

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#3 EuRui

EuRui

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • iphone 6

Mensagem publicada 19 July 2015 - 19:08

Não podes comparar um iphone 6 de 800 euros com um Nexus 5 de 350€.

O Nexus tem quase 2 nos, o Iphone tem meses.

é o bastante para ser outro campeonato, fosse o Nexus 6 já era mais "comparável"

Para mapas podes usar o Here, ou o Drive da MEO, é gratis, mas sinceramente não sei se te "encherá as medidas".

Há outros programas, mas são pagos, não sei se esse que usavas no iphone era pago ou grátis.

Qt à câmara dou-te razão, e o som tb acho mauzinho...

O Nexus é um android puro, sem muitas personalizaçãoes, digamos que é um android cru.

Se fores para um Samsung Galaxy S6 já tens uma melhor maquina a nivel de preços do iphone assim como um interface mais apelativo.

Não podes comparar o imcomparavel.

Lembro por exemplo que o iphone ainda não faz videochamadas por si, aliás tb isso já não se usa.

Se bem me lembro antes do 5 ou 5S nem sequer podias mudar o fundo do telefone.

Quanto a personalizações o android sempre andou à frente, seja para o bom ou para o mau.

 

é justo, não posso comparar não...

 

videochamada nenhum tem... a samsung lá mete um serviço de videochamada (acho que é a unica marca a ter videochamada propriamente dita, e só funciona entre samsungs). Tudo o resto são serviços sobre voip, hangouts, vibers, e afins... videochamada está morta, nenhum fabricante já usa isso, e ainda bem. iPhone tem facetime, tal como google tem hangouts.

 

Mudar o fundo do ecrã inicial pode-se desde o iOS3.

 

Compreendo o que dizes sobre personalização. O meu iphone 3 vendi por achar muito limitado, depois saíu o 3S, novos iOS, e depois o 4... a partir daí ficou muito mais aberto a personalizações... faço tudo o que posso fazer no android praticamente hoje em dia. Sim, já foi bastante limitado, mas actualmente não sinto falta de nada, para dizer verdade. Quem gosta de meter roms e afins em androids, tambem pode brincar ao jailbreak com o iphone. Eu uso como vem, e não altero nada (não tenho paciencia).

 

mas isso são gostos, necessidades, etc... eu se comprar um android e funcionar bem, fico tão contente como fico com um iphone. A questão é que nunca achei que o android funcionasse bem. E agora que o tenho... confirmo.

 

No entanto a minha questão aqui é com o google maps... pensei que fosse bem mais evoluido do que é! Honestamente, aquilo que mais sinto falta no iphone (tirando tudo o resto que ja falei, mas que até vivo sem...), são os mapas. Isto em termos de GPS não tem nem pouco mais ou menos a qualidade do iphone e do apple maps.

 

Sim, outras alternativas conheeço e tambem brinquei com elas no iphone: meo, here maps, wazes, etc... acho fracos. Prefiro bem mais o google maps, ainda assim. Mas caramba, nem dizer nome de ruas? é que ate o meu tom tom velhinho fazia isso, e qualquer app mais basica de gps diz... como é que o google maps, o troféu dos mapas do google, não tem uma função tão básica?


Editado por EuRui, 19 July 2015 - 19:09.

  • jmcdpereira gosta disto

#4 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 19 July 2015 - 19:20

Nunca usei qq software de GPS no telefone, há anos que não uso.

Usei o tomtom no windows mobile à cerca de 2 mil anos atrás, lol

Qd quero ver algo uso o Here ou o Drive, mas só mesmo para ver o caminho, uso o GPS do carro, que é bem pior por acaso.

 

Dizeres que o Nexus não funciona bem não tens razão, ou então tens problemas nele.

Podia ser melhor, pois por vezes preciso de o reeiniciar pois alguns processos papam a bateria em poucas horas, mas faço isso uma vez por mes se calhar.

Um colega meu tem um igual acho que passou um ano sem o reeiniciar, e ia sempre fazendo updates oficiais das ROMs.

 

Videochamadas os Samsungs fazem para qq telefone que tenha essa função, não é só os Sansungs, os Nokias Sumbian tb faziam, mas realmente nem vale apena perder tempo a falar nisso.

 

Resumindo de 1 a 10 dou 7 ao Nexus 5, por causa da camara e som, de resto mexe-se bem... 

Podia ser melhor sim.

Espero que o novo Nexus 5 (fala-se por aí) seja a maquina que me vai encher as medidas ;)


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#5 EuRui

EuRui

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • iphone 6

Mensagem publicada 19 July 2015 - 19:30

eu não digo que o nexus 5 não funciona.

Digo que é mais lento, demora mais a abrir serviços, demora mais a captar gps, a maq. fotográfica é fraca, o som idem, a bateria vai-se num instante, a qualidade de construção idem... mas como já foi dito: não posso comparar duas gamas tao diferentes.

 

Mas nunca tive que reiniciar o iphone por lentidão... o meu 6 nunca o reiniciei (so se se desligou por falta de bateria), como tal é mais um sinal em como o sistema operativo não consegue lidar com tudo sozinho, sem acção do utilizador (pode parecer mariquice, mas reiniciar por lentidão é algo que eu pensei que já não existisse nos dias de hoje).

 

sim, os samsung podem fazer videochamadas para samsungs ou para symbians (Que ja mal existem). passou à historia, e agora usa-se é hangouts e facetimes e afins (se é que alguem usa).

 

Espero que o tal nexus 5 (huawei, segundo dizem?) seja bem melhor sim... mas sobretudo espero que o google melhore muito os serviços.

 

eu não procuro o melhor telefone do mundo, mas preciso muito de usar serviços, e honestamente pensei que os da google fossem bem melhores do que são (falo aqui de mapas, google docs, gmail, drive, photos, etc etc... no geral não são maus, mas o maps que é dos mais importantes para mim, estava habituado a outra qualidade).

 

De qualquer forma iniciei este tópico para perceber se o problema dos mapas era só no meu, se era burrice, ou se haveria algum workaround... estou a ver que é mesmo assim, e que é aceite pela comunidade como sendo aceitavel.


  • jmcdpereira gosta disto

#6 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 19 July 2015 - 20:36

O proximo nexus 5 parece ser LG e vira um Nexus 6 (?) da Huawei, é o que se diz nos corredores (http://abertoatedema...e-2015-vao.html)

Para mim o 6 tem um problema, o tamanho.

5 já chega.

Eu não sou bitola para falar de mapas.

 

Saímos um pouco do tema, mas foi agradável ;)


  • EuRui gosta disto

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#7 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 20 July 2015 - 23:00

Não diz o nome de ruas quando configurado em português. Em inglês diz mas eu até desactivei porque não gosto.

O IOS sempre teve à frente do Android em termos de usabilidade e suavidade de navegação. Mas não concordo com algumas das coisas que mencionas e que são devido a estares habituado ao IOS e a maior parte das tuas críticas são subjectivas. Eu acho o Google Maps com um interface bastante bonito e de fácil utilização. Embora concorde que o IOS ofereça alguma integração mais avançada e com mais informação.
E o Nexus 5, apesar de ter 2 anos é ainda um telefone bastante rápido. Ainda há dias comparei com um iPhone 5S e o N5 era mais rápido nos menus e navegação geral. Claro que depende das apps que metes, pois algumas são muito más e podem fazer com que o telefone fique mais lento. É a paga por termos uma plataforma mais aberta.
Em relação aos gráficos dos jogos também não concordo minimamente. Acho que escolheste alguns jogos com gráficos pobres para dizeres isso. Agora que o IOS tem um maior número de jogos de qualidade, isso é inquestionável.

Resta dizer que iPhone é um telefone bastante bom. Não digo que Android é melhor ou pior que IOS. Apenas diferente. Ambos têm as suas vantagens.

E para terminar. Estou desejoso de saber o que a Google vai lançar para substituir o Nexus 5. Espero que tenha uma câmara melhor e melhor bateria também :)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
  • Nuno Ribeiro e Rui Luís gosta disto
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#8 EuRui

EuRui

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • iphone 6

Mensagem publicada 20 July 2015 - 23:24

eh pa ate posso tentar concordar com tudo o que dizes, porque a maior parte das minhas criticas sao subjectivas, posso aceitar isso... o achar o google maps mais feio... pronto é subjectivo. Aceito isso tudo, e gostava muito de gostar mais de android, porque ate saía mais barato.

 

mas isto do google maps não ter indicações orais decentes é algo que me irrita  solenemente. Até o waze tem indicações aceitaveis, e é do google! Espero que melhorem muito, porque neste aspecto a navegação do apple maps é um verdadeiro luxo em termos de experiencia.



#9 matarratos

matarratos

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 956 mensagens
  • Sony Ericsson Xperia Arc S, iphone 4s,lg g3 s

Mensagem publicada 12 August 2015 - 19:39

sim o google maps em relação ao da Apple e mais fraco so nisso de virar a direita esquerda siga em frente etc ,etc tenho iphone e android gosto mais de android mas no que estas a falar no maps tens razão essa do saia na saída também no meu carro e igual nao entendo isso lolll







Também marcado com uma ou mais destas tags: google maps