Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUTORIAL] instruções "all-in-one" (flash rom, imei, cwm, bootloader, root, busybox)


  • Por favor inicie sessão para responder
121 respostas a este tópico

#26 wwwjunk

wwwjunk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2012 - 02:49

Já é tarde e estou a escrever do tlm, mas amanhã vou editar o 1o post e explico o que estás a perguntar.

Seguiste o tutorial à risca? Ou aldrabaste algum passo?
A falha que o tutorial tem é na recuperação do imei. Depois de se repor o original, em vez de se reiniciar o tlm deve-se desligar o tlm, arrancar a recovery e fazer wipe/factory reset. Depois reinicia-se e está tudo ok.
Penso que seja a única falha. O meu G300 foi para garantia e não posso confirmar nada.

#27 wwwjunk

wwwjunk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2012 - 18:08

@ Miki Bakaiki

Se seguires o meu tutorial todo, depois de estar tudo feito e antes de começares a usar o telemóvel normalmente é recomendado um wipe/factory reset.

Quando "fazes root", ficas com dois ficheiros novos em /system. Por isso com factory reset o acesso a root continua activo.
A app Superuser.apk serve para gerir as apps que têm acesso a root. Por default ela pergunta se queres dar permissão às apps quando elas precisam desse acesso. A listagem que lá aparece é só isso mesmo. Uma listagem do que tem acesso ou está bloqueado, e um log do que aconteceu.
Ao fazeres um reset os dados da app Superuser.apk desaparecem, tal como de todas as outras apps do sistema.

Sobre o busybox, quando abres o programa, ele vai ler os symlinks que já estão feitos no telemóvel para gerir melhor o que vai fazer.
Por default tens vários links em /system/bin que apontam todos para /system/bin/toolbox.
Depois ao carregares em instalar no busybox, ele cria os links em falta e mantém os que já estavam feitos. Os novos vão apontar para /system/bin/busybox.
Tanto o toolbox como o busybox são mini-programas que têm inumeras funções. Os links criados servem para poderes usar essas mesmas funções e são necessários para várias apps.

Convém perceber de linux para se perceber de android. É tudo muiiiiito mais fácil/transparente.
Se calhar ainda te criei mais confusão, mas se tiveres paciência para usares linux (nada de usar com o rato, tudo com teclado na consola) ficas logo "iluminado".

Editado por wwwjunk, 13 September 2012 - 18:09.


#28 Miki Bakaiki

Miki Bakaiki

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 351 mensagens
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 15 September 2012 - 02:53

Pois, eu gostava realmente de perceber de linux, pode ser que na cadeira de programação que vou ter agora aprenda alguma coisa, ou entao, se quiseres dar algumas dicas (acho que te enviei uma PM ha algumas semanas sobre issso :P)

Pronto, eu segui o teu tutorial e só nao consegui flashar o CWM , dava este erro : http://tinypic.com/r/2yjschl/6

E depois com o imei, nao consegui fazer o restore, de resto , TUTORIAL APROVADO !

Em relação ao imei, o que fiz foi flashar o flashable zip, e depois recuperei o imei automaticamente e instalei depois através do método do mampgt, porque ja tinha feito e tinha conseguido , mas queria realmente ter conseguido tudo com este, porque, me senti um micro programador, eheh :)

Da proxima vez que for preciso , eu tento again com este !

Obrigado pela atenção wwwjunk e todos os outros, continuem a dar sabedoria a quem nao a possui :)

Editado por Miki Bakaiki, 15 September 2012 - 02:55.


#29 wwwjunk

wwwjunk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2012 - 03:18

Preciso que o telemóvel volte de garantia para corrigir algum erro que ainda haja no tutorial... Ainda deve demorar mais duas semanas...
Sobre o Linux, se não quiseres arriscar dar cabo do teu Windows, saca da net o Virtualbox e usa uma máquina virtual para te ambientares. Assim o risco de teres problemas é zero.
Já aos anos que é o único S.O. que uso. Mas os gostos/preferências de cada um não se discutem. Apenas sugeri meteres as mãos na massa nisso porque depois é muito mais fácil perceber o Android ;)
Não tenho parado muito no computador por isso é raro ver as PMs...
O que importa é que consigas fazer o que queres, seja com que tutorial for. E de preferência que percebas o que estás a fazer. Quanto mais se mexe mais se aprende. Como este tlm tem fastboot é praticamente impossível dar cabo dele.

Quanto ao erro que te deu, só quando ligar o pc é que posso ver se há algum ficheiro que me tenha esquecido de meter. Pelo teu print parece que o erro é meu e não teu. Amanhã vejo isso

Editado por wwwjunk, 15 September 2012 - 03:21.


#30 mcsliver

mcsliver

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 89 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 18 September 2012 - 21:49

Este tópico está altamente. Obrigado wwwjunk =)

#31 wwwjunk

wwwjunk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens

Mensagem publicada 18 September 2012 - 23:59

@ Miki Bakaiki

Experimenta copiar para a pasta "programas_g300/recovery" o ficheiro "AdbWinApi.dll" que está em "programas_g300/bootloader", e depois tenta flashar novamente a recovery.
Não há problema em fazeres isso ;)
Como só uso Linux pode ser que esse ficheiro seja preciso na pasta da recovery para se conseguir flashar (em Windows). Se for esse o caso faço reupload dos "programas_g300" novamente.
Se puderes dar feedback disso agradeço.

#32 Miki Bakaiki

Miki Bakaiki

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 351 mensagens
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 19 September 2012 - 19:51

vou tentar dar feedback o mais rapido possivel, mas isto de ser caloiro esta "dificil" quando arranjar uns minutos , eu tento e digo qualquer coisa !

Obrigado pela resposta ! :)

#33 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 20 September 2012 - 11:18

ROM ICS

pré-requisitos
nenhums

instruções
1. ligar o telemóvel ao computador (com o telemóvel ligado)
2. entrar na pasta programas_g300/root/ics

3.1. executar em windows

adb-windows start-server
adb-windows push mempodroid /data/local/tmp
adb-windows push su /data/local/tmp
adb-windows push Superuser.apk /data/local/tmp
adb-windows push script.sh /data/local/tmp
adb-windows shell chmod 777 /data/local/tmp/mempodroid
adb-windows shell chmod 777 /data/local/tmp/script.sh
adb-windows shell /data/local/tmp/mempodroid 0xd524 0xab8f sh /data/local/tmp/script.sh
adb-windows kill-server

3.2. executar em linux
chmod +x adb-linux
sudo su
./adb-linux start-server
./adb-linux push mempodroid /data/local/tmp
./adb-linux push su /data/local/tmp
./adb-linux push Superuser.apk /data/local/tmp
./adb-linux push script.sh /data/local/tmp
./adb-linux shell chmod 777 /data/local/tmp/mempodroid
./adb-linux shell chmod 777 /data/local/tmp/script.sh
./adb-linux shell /data/local/tmp/mempodroid 0xd524 0xab8f sh /data/local/tmp/script.sh
./adb-linux kill-server
exit

desligar o telemóvel do computador


Boas, eu estou muito verde nisto, tenho a B940, e quero ter acesso ao root!
Onde está essa tal pasta que fala aqui? Como executo os comandos. alguém pode me explicar detalhadamente?

Obrigado.

#34 wwwjunk

wwwjunk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens

Mensagem publicada 20 September 2012 - 19:03

A tua dúvida já não tem a ver com Android, mas sim com o uso de computadores.
Em Linux abres um terminal qualquer. Em Windows abres o programa cmd.exe como administrador.
Em qualquer dos casos, para navegares para a pasta que queres usas o comando cd.

Os programas que precisas estão no início do 1º post.

PS:
Eu podia ter feito scripts para automatizar os processos todos. Mas a minha opinião é que a maioria do pessoal está demasiado presa ao rato e não entende realmente como as coisas funcionam.
"Obrigando" a malta a usar a linha de comandos, penso que dou uma ajuda para que se aprenda melhor o que se passa com as nossas máquinas. Telemóveis ou computadores.
De certeza que há quem prefira tudo automatizado e só queira ver o resultado final. Por norma esse não é o meu método ;)

Editado por wwwjunk, 20 September 2012 - 19:08.


#35 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 21:19

Hoje decidi novamente dedicar-me a isto, e quero ter acesso ao root no ics 4.0.3
Fiz como disseste, saquei os programas, corri o cmd.exe como admnistrador e executei os comandos, mas diz que não encontra:
O meu 1º comando que inseri foi: "cd c:\adb-windows start-server" , e diz me o seguinte -> O sistema não consegui localizar o caminho especificado.
Eu saquei os programas e tenho-os extraídos no ambiente de trabalho

#36 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:07

Falta-te instalar as drivers do telemóvel. Que estão no telemóvel! Depois de instalares tudo funciona bem!


#37 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:10

Os drive é só aquela cena que quando se liga ao pc, aparece, com o simbolo verde e se isntala o dbs certo? se é já tenho.
Mas quando meto as linhas no programa devia de aparecer em especifico alguma cena?

#38 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:19

Os drives que tens de instalar tem de ser instalados ou da pasta do telemóvel ou tens de sacar os adb drivers da net, enquanto não os instalares o PC não reconhece o telemóvel como uma Linux console. E tens de ter o TLM em modo USB debugging para funcionar. Depois desligas, retiras a bateria e ligas em modo USB debug (ligar mais tecla de som para cima (se me recordo bem!))
e só aí corres o comando!

#39 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:25

Então para correr os comandos precisa de estar no logo do huawei quando liga? e depois de reconhecer o telemovel no pc? depois corro o cmd.exe e meto os comandos?

#40 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:32

Yep... Pesquisa como colocar em modo debugging caso tenhas problemas em colocar. E instala os drivers eles não se instalam só de ligar o telemóvel ao PC precisas de correr um executável! Se não conseguires pesquisa também!


#41 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 22:36

O problema é que já fiz isso tudo, mas quando ligo em modo debugging e já com a drive handset instalada, não me reconhece o telemovel :|

#42 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 23:04

Ninguém pode fazer um vídeo a explicar tudo direitinho? Já reconheceu como linux console.
Depois desligo o telemovel, volto a ligar com a tecla do som para cima + o ligar, depois fica em logo huawei, vou ao pc, no menu iniciar procuro: cmd.exe, executo como administrador, aparece "C:\Windows\system32>" e logo a seguir meto "cd c:\adb-windows start-server
E diz me O sistema não consegui localizar o caminho especificado.
Alguém se importa de fazer um pequeno video? Mas afinal para que serve a pasta do root que tem os links no 1º topico? atraves do cmd vai lá buscar é?

#43 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 23:26

Eu já te envio um link do YouTube. Não consegues correr o adb porque não é reconhecido como comando do sistema.
  • romeador gosta disto

#44 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 02 October 2012 - 23:43

m.youtube.com/watch?v=uVU8vQVKo6I Se não conseguires abrir este link procura no YouTube por " How To Set Up ADB" se fizeres o que está no vídeo já corre o adb no command cmd em qualquer pasta fazendo parte integrante do teu sys. Senão fazes o seguinte, procura a pasta onde está o adb e pela linha de comandos do cmd abres essa pasta por sucessivas linhas de comando do tipo "CD programas" e através da pasta na linha de cmd já funciona. Abraço e espero ter ajudado! Se não conseguires amanhã faço um vídeo para resolver o teu problema! Abraço!

#45 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 03 October 2012 - 12:17

Já tentei mas não consegui :/, agora aparece me cenas diferentes mas não dá na mesma, podes fazer então um video sff? :)

#46 JonnyMolecula

JonnyMolecula

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 03 October 2012 - 12:41

Imagem colocada

Aqui está o que eu fiz.
Podem ver onde está o erro? Obrigado.

Editado por JonnyMolecula, 03 October 2012 - 12:42.


#47 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 03 October 2012 - 13:46

Hoje à noite, lá pras 23 e pico coloco o video na Net...
Abraço.

#48 murkom

murkom

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 03 October 2012 - 18:47

...aparece "C:\Windows\system32>" e logo a seguir meto "cd c:\adb-windows start-server"...

Estás a usar mal isso da linha de comandos. Estás a querer executar dois comandos num só (correr o comando cd e executar um ficheiro ao mesmo tempo)

por ex:
cd c:\users\nome_de_utilizador\desktop\programas_g300\root\ics [ENTER]
adb-windows start-server [ENTER]

#49 Miki Bakaiki

Miki Bakaiki

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 351 mensagens
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 03 October 2012 - 22:05

Ja que se esta a discutir um pouco de adb aqui : eu fiz agora root ao meu, o telemovel tava a fritar e flashei de novo a rom (dava sinal de mensagem e nao a tinha, supostamente era para receber mensagens e nao recebia ... assim coisas destas , o costume com os telemoveis que tenho ) e apareceu a dizer que o adb server estava out of date ... isto significa o que mesmo ?

Obrigado :)

#50 RPFFDS

RPFFDS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 03 October 2012 - 22:51

Já tentei mas não consegui :/, agora aparece me cenas diferentes mas não dá na mesma, podes fazer então um video sff? :)


OK vê este video, assim correrás o comando ADB no cmd (DOS virtual do windows).
Depois pões em modo usb debbuging e fazer como eu fiz corres a linha de comando "adb devices" e aparecerá o teu Huawei além do teu Daemon tools (muita gente confunde isso como sendo o seu telemovel!) assim que surgir algo como me surgiu a mim está pronto a começar a executar linhas de comando ADB.



Espero ter ajudado.