Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Desenvolver Aplicação para o android.


  • Por favor inicie sessão para responder
70 respostas a este tópico

#1 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 12:37

Bom dia pessoal, hoje acordei mais ou menos bem disposto e por isso resolvi propor um desafio aqui.Pelo que tenho lido em alguns posts, acho que há por aqui pessoal de programação.E se nos, entre todos, formos tentando criar uma aplicação para o nosso Android?A ideia seria cada uma que tenha apetência para a programação fosse desenvolvendo uma parte e, no final, depois de tudo junto saísse algo de útil.O que pensam disto?Ideias são bem vindas.Venha dai o brainstroming.

#2 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 16 September 2009 - 12:42

Venha de lá essa ideia para aplicação!Eu tenho seguido com alguma atenção o site da http://www.xtensivearts.com/ , mas com esta história do Galaxy, não tenho tido cabeça para me dedicar a 100%.Vamos ver se para a semana recomeço.Podes contar comigo.

#3 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 12:45

por acaso não conhecia esse site :)vai já para os favoritos :)

#4 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 13:14

emperium wrote:

E se nos, entre todos, formos tentando criar uma aplicação para o nosso Android?

Acho uma excelente iniciativa, nada que não nos tivesse já passado pela cabeça mas o problema é que aplicação fazer e que seja de interesse para todos.Como já somos muitos pode ser que consigamos chegar a uma boa ideia para avançar com uma aplicaçao. Podemos já pôr como requisito que tem que ser em português e pode concerteza ter suporte multilingua.

#5 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 13:22

Já dei uma ideia algures por aqui... O "canhoto" do livro de cheques... com uma foto ao cheque para arquivo.buck... este site é muito nice...Neste momento estou a tentar aprender uma linguagem e estou dividido entre iphone/Macosx e android (Objective-c vs java).

#6 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 13:24

Se quiserem começar devagarinho, proponho que se faça uma aplicação ligada ao site e ao fórum androidPT :)

#7 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 16 September 2009 - 13:33

rquattro wrote:

Se quiserem começar devagarinho, proponho que se faça uma aplicação ligada ao site e ao fórum androidPT :)

Também tenho esta ideia. Algo simples para todos poderem acompanhar, assim serve de formação.

#8 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 13:36

era bem :)tipo AndroidPT.com Lite a ideia dos cheques, se calhar, entre nós utilizadores não será muito funcional, ou seja, penso que seja uma aplicação mais vocacionada para as empresas. Acho que se é para ser um primeiro teste deveria ser algo mais virado para a nossa comunidade.

#9 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 13:48

jpcarvalhinho wrote:

Já dei uma ideia algures por aqui... O "canhoto" do livro de cheques... com uma foto ao cheque para arquivo.

A ideia é boa mas eu não uso cheques faz muitos anos. :) Alguem que nao seja um tesoureiro numa empresa ainda usa cheques?

#10 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 14:14

por acaso no domingo pediram-me um cheque caso eu quisesse encomendar o Novo Polo :), mas para isso teria de ir ao banco pedir pois já não uso disso faz muito tempo.

#11 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 14:29

LOL...Pagar escola da miúda, dar prendas, pagar empregada... fica tudo registadinho... mas vocês são jovens... inconscientes :)... é tudo em cash ou cartão :)vão lá chegar, não se preocupem!!!!

#12 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 14:35

jpcarvalhinho , jovem só mesmo de espírito :)já cá cantam quase 36 anos. Com as suscessivas leis dos cheques, estes foram caindo em desuso pois quase ninguém aceita cheques hoje em dia. Não os condeno, pois também não gosto de levar calotes :)Quando apareceu o netbanking passei a usar isso para tudo (com excepção daquilo que não é possível pagar lá tipo cafés, tabaco, gasolina, etc.).Fica tudo documentado em PDF's :) e no extracto (Também em PDF).

#13 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 14:41

Pois, eu tb conto com 35, e sou um extensive user de netbanking, mas por acaso apanhei com estes três casos que me atrofiam a vida :)...

#14 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 18:17

Mas vá, eu também quero dar uma ajuda. Há tempos também andava indeciso se estudar a linguagem para OsX ou android, mas já me decidi para android visto que estou familiarizado com a linguagem java.Uma aplicação aqui para o androidPT seria interessante, mas agora o quê? Não me ocorre nada neste sentido :)
Nexus 5 || Sapo A5

#15 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 19:04

Acho que para levar este projecto a bom porto deve-se começar por uma coisa simples mas útil, acho que todos estão de acordo neste ponto. Nem que se copie uma ideia já existente lá fora.Tive uma ideia que não é inovadora mas uma aplicação para fazer a lista de compras no Continente/Modelo online era engraçado. Não sei se há uma API para isso por parte do Continente mas não deve ser dificil fazer um parser para a pagina web existente.Outras ideias?

#16 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 20:24

Vou tentar perguntar a uma pessoa que "conheço" se existe API disse.Posso também tentar saber se há API do grupo Auchan.Edit: Já pedi ao meu colega para falar com o primo dele que trabalha da informática do grupo Auchan. Agora resta esperar.

#17 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 20:33

emperium wrote:

Vou tentar perguntar a uma pessoa que "conheço" se existe API disse.Posso também tentar saber se há API do grupo Auchan.Edit: Já pedi ao meu colega para falar com o primo dele que trabalha da informática do grupo Auchan. Agora resta esperar.

Quem diz lista de compras pode ser por exemplo, informação de transito, qualquer coisa que tenha uma API com informação útil.O Luis Vitela aka miguel também tinha falado comigo numa aplicação que indicasse as farmácias de serviço e depois pode-se associar ao Google Maps.Existem também inúmeras APIs por esse mundo fora. Alguém sabe dizer se o SAPO disponibiliza APIs com coisas úteis?

#18 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 16 September 2009 - 21:18

Bom, vocês estão já a "avançar" demasiado. Quando digo simples é mesmo simples, algo básico.Por exemplo, uma coisa que me acontece milhões de vezes é querer fazer uma regra de 3 simples ou saber quanto iva existe num valor, essas tretas simples, básicas.Penso que se deve começar por aí, para quem está em casa e não percebe nada, conseguir acompanhar.Claro que podemos ir evoluindo nos projectos, mas como a comunidade é nova, vamos devagar.Porque quanto mais cativarmos agora, mais vão ser no futuro para ajudar em projectos complexos e sempre ouvi dizer, dividir para conquistar.

#19 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 16 September 2009 - 22:35

Julgo que seria bastante interessante envolvermos toda a comunidade do androidPT e em conjunto começarmos a desenvolver aplicações direccionadas para o mercado português. Quando falo em conjunto, refiro-me, não só a reunirmos uma equipa de programadores, mas também de designers, gestores de projectos, beta-testers,.., isto é, que todos pudessem dar o seu contributo na área para o qual estão mais vocacionados. Em relação a ideias estas não me faltam, mas como já tinha mencionado noutro tópico o pior é mesmo termos acesso a determinados dados. Já tive dois exemplos disso, um deles foi com o Mais Gasolina em que propus-me para fazer uma aplicação em Android para eles como projecto de fim de curso, no entanto, nunca cheguei a obter qualquer resposta (já lá vai um ano). O mesmo aconteceu com as Estradas de Portugal que enviei também um email a perguntar se disponibilizavam alguma API.No entanto, acredito que juntos e em nome da Comunidade Portuguesa de Android consigamos ter melhor sorte junto de determinadas entidades do que agindo individualmente. Em relação ao SAPO eles disponibilizam API's praticamente de todos os seus serviços. Estas podem ser encontradas em http://services.sapo.pt/ (indicado pelo Cisco numa conversa que tivemos há algum tempo atrás)Para finalizar, nos meus tempos livres tenho estado a desenvolver uma aplicação para obter as farmácias de serviço perto da zona onde me encontre. No entanto não está a ser uma tarefa fácil pois embora já tenha conseguido fazer qualquer coisa com base num exemplo que encontrei falta-me conseguir ligar as coisas. Isto é, já consegui obter os dados usando o serviço disponibilizado pelo SAPO, no entanto não estou a conseguir obter a minha localização e passa-la para o serviço. Quem sabe, podemos ter aqui neste exemplo um bom ponto de partida. Deixo quais mais algumas sugestões:
  • Aplicações tendo como base as API's disponibilizadas pelo SAPO.
  • Receitas em conta - Refeição familiar por 4€. Vai um pouco ao encontro do que aqui já foi falado
  • Preços dos combustíveis
  • Informações do estado do trânsito com acesso às câmaras
  • Resultados do Euromilhões, Totoloto,...
Como o PJFonseca referiu, e muito bem, julgo que para começarmos devemos escolher um projecto simples. No entanto, coisas como por exemplo obtermos a nossa localização, ou mesmo fazermos uma lista de compras podem parecer complicadas mas não o são.

#20 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2009 - 01:45

PJFonseca wrote:

Bom, vocês estão já a "avançar" demasiado. Quando digo simples é mesmo simples, algo básico.Por exemplo, uma coisa que me acontece milhões de vezes é querer fazer uma regra de 3 simples ou saber quanto iva existe num valor, essas tretas simples, básicas.Penso que se deve começar por aí, para quem está em casa e não percebe nada, conseguir acompanhar.Claro que podemos ir evoluindo nos projectos, mas como a comunidade é nova, vamos devagar.Porque quanto mais cativarmos agora, mais vão ser no futuro para ajudar em projectos complexos e sempre ouvi dizer, dividir para conquistar.

Também estou com o PJFonseca. Dois exercícios que de programação que costumam ser bastante pedagógicos para iniciar na programação são fazer uma calculadora simples de somas, subtracções, divisões e multiplicações e fazer um programa de conversão de unidades.Poderíamos começar por aí...
Nexus 5 || Sapo A5

#21 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 17 September 2009 - 01:48

Gosto do conversor de unidades... é simples e dá para usar muitos conceitos.

#22 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 September 2009 - 06:59

Ontem lembrei-me de uma aplicação que pode ser bastante útil e que até tinha-me dado jeito na altura em questão :)Com as sucessivas mudanças de ROM's e Wipe Data/factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset acabo na altura por não configurar os MMS's e ontem quis enviar um e dei por mim e não tinha a APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN configurada. A minha sugestão era fazermos uma aplicação que configurasse automaticamente as APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN's para as várias operadoras portuguesas. O que acham da idéia? Estive a ver o código fonte do APNDroid e não me parece muito difícil de implementar uma aplicação que configure automaticamente as APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN's.

#23 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 21 September 2009 - 11:50

Ora aí está uma coisa útil e simples.Alinho perfeitamente.

#24 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 21 September 2009 - 13:53

miguel escreveu:

A minha sugestão era fazermos uma aplicação que configurasse automaticamente as APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN's para as várias operadoras portuguesas.

e q tal conseguir com q essas mesmas ROMs incluam os APNs portugueses?eu ja solicitei para as do cyanogen.

#25 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 21 September 2009 - 13:57

miguel escreveu:

  • Resultados do Euromilhões, Totoloto,...

http://blog.karlus.net/archives/2009/08/25/2136/