Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[How To] Dicionário português em ROM Cupcake/Donut


  • Por favor inicie sessão para responder
91 respostas a este tópico

#26 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 20:39

Fixe! :)Então vamos lá tentar torná-lo melhor. Qualquer sugestão, por mais pequena que seja, diz. Estou a pensar em alterar o tamanho das teclas shift e del, que são muito pequenas, e ver se dá para as pôr de outra côr como no teclado da HTC.Os esquemas de teclado são ficheiros XML e podemos fazer deles o que quisermos. Estou pensar em fazer um esquema colemak (http://colemak.com/) só para testar :P. Não vi os caracteres gregos que referes.O teclado espanhol tem uma tecla para o "ñ". Acham que é útil termos uma para o "ç"? A minha ideia era que os caracteres com acentos e o "ç" fossem sugeridos automaticamente usando as teclas normais sem acento, sem ser necessário uma tecla dedicada ou ter de os seleccionar nos popup dos long presses. Mas só posso terar quando sair uma versão nova do AnySoftKeyboard.

#27 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 20:42

eu ja tenho a beta build instalada!para ja eu so mudava *uma* coisa: o raio do swipe à eskerda com o hebraico (ex-gregos), e punha la antes o numerico.

#28 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 20:57

Pois, estava aqui a pensar e já percebi o teu problema :P. Nem é preciso alterar nada no programa, vais às configurações do teclado e deixas apenas o teclado inglês activado :D. Eu como só tenho esse activo não estava a perceber.Ficas a carregar no enter e escolhes Keyboard settings, logo a primeira opção. Depois vais para o fim da lista e desactivas os teclados que não queres que apareçam.Does that make it perfect? :D

#29 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 21:00

kewlja la tinha tado, mas passei tao depressa para baixo (a culpa e' da velocidade da rom do cyanogen :P ) q nem vi :çall better now.agora como e' q eu ponho PT la ?

#30 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 21:12

Só agora é que reparei que já havia uma beta nova :P. Está lá na resposta ao meu issue:You can try a test version (attached).It includes:1) localization (as you provided)2) domains popup (available in URL/EMAIL inputs like the Browser's url textbox, or the contacts' email field)2) dictionary (since there is no specific Portuguese keyboard, you'll need to override the dictionary: Long press the ENTER key to open up the context menu, and select "Override dictionary", and select Portuguese from the list).Vale a pena criar um teclado específico para português? Pelo menos torna mais simples a activação do dicionário, mesmo que seja igual ao qwerty.

#31 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 21:16

Em dois dias temos um teclado novo com português :P.Quem puder que teste e faça uma lista de palavras que deviam estar na lista, ou outras sugestões.Vou coleccionar imagens de todo o tipo de teclados virtuais que encontrar: iPhone, HTC, este, BetterKeyboard, etc, a forma como aparecem os popups do long press, os vários modos dos teclados, etc e tentar tirar algumas conclusões quanto à aparência e usabilidade (na medida do possível) e ver se se pode melhorar alguma coisa no AnySoftKeyboard.

#32 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 21:16

Eu n tenho PT no Override dictionary!envia me um dent ou twit com o teu IM

#33 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 22:04

Já está disponível uma versão para testes nesta página:http://code.google.com/p/softkeyboard/issues/detail?id=108#makechanges.Link directo para o ficheiro:http://softkeyboard.googlecode.com/issues/attachment?aid=6557282674379568353&name=AnySoftKeyboard_20090927_testers2.apk- instalem a versão referida acima- vão às preferências de texto do android e activem o AnySoftKeyboard- nas configurações do AnySoftKeyboard, no fim da lista, deixem apenas o teclado inglês activo- numa caixa de texto deixem o dedo pressionado, e alterem o teclado para o AnySoftKeyboard- pressionem no enter (canto inferior direito) até aparecer um menu e escolham a opção do meio- escolham Portuguese no fim da listaDepois testem. Se fizerem uma lista de palavras que acham que deviam ser incluidas e a postarem aqui posso incluí-las numa próxima versão do dicionário.Estou a testar agora a tradução; activei a linguagem pt_PT com o Custom Locale e alguns dos termos do teclado ainda aparecem em inglês.

#34 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2009 - 23:01

hdlopes escreveu:

Fiz uma versão inicial do dicionário, traduzi a app para português e adicionei os TLDs dos domínios portugueses para a tecla ".com", que aparece em determinadas situações. Twitei ao autor e já disponibilizei os ficheiros (http://code.google.c...s/detail?id=108) para serem incluídos na próxima versão.

Excelente iniciativa, Hugo! Assim se mostra como funciona o Open Source e o ambiente de colaboração entre programadores e utilizadores Android.Aqui está um projecto onde todos podem colaborar directamente para os utilizadores de Android em português.

#35 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 28 September 2009 - 21:59

hdlopes,Digo-te uma coisa, MUITO OBRIGADO.Funcionou ás mil maravilhas. É deste tipo de malta que nós precisamos, que ajudam de bom grado.Ponham os olhos neste "rapazola", com apenas 9 posts já deu um enorme contributo.

#36 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 28 September 2009 - 23:09

Hehehe, não tens de quê :P.

#37 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 29 September 2009 - 15:03

Essa nova versão ainda nao está disponível pelo Market pois não?è que na versão q instalei pelo Market, não aparece PT no fim da lista...

#38 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 29 September 2009 - 15:09

nao, tens q usar o link q o lopes postou a cima

#39 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 01 October 2009 - 03:05

Instalei o keyboard do Hero :D Pena (ainda) não ter dic. PT

#40 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 04 October 2009 - 19:02

Jox: o início deste tópico é exactamente sobre como activar o dicionário PT no teclado da HTC :P. Mas é preciso uns malabarismos.Pessoal: já está disponível mais uma versão de testes do AnySoftKeyboard, agora com teclado português, sendo mais directa a activação do dicionário respectivo. Adicionei uma tecla para o hífen (-) entre as teclas "m" e delete, para facilitar a utilização dos pronomes pessoais (-me, -te, etc).O link para o .apk é o seguinte:http://softkeyboard.googlecode.com/files/anysoftkeyboard_20091004_testers.apkResumindo o processo de instalação e configuração:- instalem a versão referida acima- vão às preferências de texto do android (configurações > Local e texto) e activem o AnySoftKeyboard- nas configurações do AnySoftKeyboard, no fim da lista, deixem activado apenas o teclado português (ou não)- se activarem a opção "Mostrar sugestões" é utilizado automaticamente o dicionário PT- testem-no numa caixa de textoSe instalarem mais teclados para além do português podem mudar entre eles com um swipe (deslizando o dedo sem levantar, em cima das teclas) da esquerda para a direita. Se nas configurações, em "Notificação de esquema" seleccionarem "Mostrar sempre o ícone" ficam com um ícone no canto superior esquerdo do ecrã, que representa o teclado activo. No caso do teclado português é a nossa linda bandeira :P.Esta versão é quase final, é suposto ir para o market nos próximos dias; quando for lançada aviso. Vou tentar mehorar o dicionário para a versão seguinte.

#41 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 04 October 2009 - 19:09

ta mt bom.parabens pelo trabalho.

#42 misantropo

misantropo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2009 - 17:16

excelente :dry: e já ta disponivel no market

#43 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2009 - 17:35

pois ja, desde ontem :dry:

#44 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2009 - 21:52

hdlopes escreveu:

O link para o .apk é o seguinte:http://softkeyboard.googlecode.com/files/anysoftkeyboard_20091004_testers.apk

O link não funciona... :dry:

#45 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 06 October 2009 - 22:10

Jox escreveu:

hdlopes escreveu:

O link para o .apk é o seguinte:http://softkeyboard.googlecode.com/files/anysoftkeyboard_20091004_testers.apk

O link não funciona... :dry:

Já podes fazer o download directamente do Market :) Não se esqueçam de irem contribuindo com palavras para serem adicionadas ao dicionário. Mais uma vez muitos parabéns pela excelente iniciativa hdlopes :D

#46 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2009 - 22:16

alg sabe como puxar o Dic para fora? lol

#47 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2009 - 22:18

miguel escreveu:

Já podes fazer o download directamente do Market :dry:

Pois eu sei mas o problema é que tou sem Net no Galaxy neste momento. Não faz mal, quando chegar a casa trato disso.

#48 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 07 October 2009 - 13:09

Entretanto descarreguei do market mas quando vou ao menu de input não consta lá o softkeyboard :dry:

#49 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 07 October 2009 - 13:22

nao ves isto? Imagem colocada

#50 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 07 October 2009 - 13:33

É isso mesmo! Não aparece, não.