Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Durabilidade da bateria (?!?)


  • Por favor inicie sessão para responder
31 respostas a este tópico

#1 dercor

dercor

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 181 mensagens
  • LocalizaçãoCaldas da Rainha
  • S6, S4, Note 4, Not 3, Ace, iPhone 4s

Mensagem publicada 04 January 2011 - 19:39

Pessoal comprei à pouco um p500, agradeço a quem tenha um igual que me diga quanto tempo dura a bateria, pois a minha está a durar cerca de 13 a 14 h, durante o dia tenho sempre que o ligar ao carregador do carro se não, não aguenta...Tenho sempre 3G, a-gps e wi-fi ligado, faço cerca de 15\20 telefonemas por dia, envio várias mms e sms, não jogo, utilizo o browser skyfire e as apps do gmail e yahoo mail, mais nada... eu sei que o a-gps e wi-fi gastam, mas é normal durar tão pouco??? Tenho um H1 e aguenta cerca de 1 dia e 1/2...cumps...

#2 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 04 January 2011 - 19:50

Pessoal comprei à pouco um p500 agradeço a quem tenha um igual que me diga quanto tempo dura a bateria, pois a minha está a durar cerca de 13 a 14 h, durante o dia tenho sempre que o ligar ao carregador do carro se não, não aguenta...Tenho sempre 3G, a-gps e wi-fi ligado, faço cerca de 15\20 telefonemas por dia, envio várias mms e sms, não jogo, utilizo o browser skyfire e as apps do gmail e yahoo mail, mais nada... eu sei que o a-gps e wi-fi gastam, mas é normal durar tão pouco??? Tenho um H1 e aguenta cerca de 1 dia e 1/2...cumps...

Dura-te 14 horas sempre com GPS, WiFi, 3G, 15/20 telefonemas por dia, MMS e SMS?Santa bateria, isso nas minhas mãos durava uns 3 dias.Sim é normal durar tão pouco. Até se calhar dura demais para esse uso intensivo.

#3 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 04 January 2011 - 19:54

Então..... 3g, gps, wifi, telefonemas, mensagens....Provavelmente também tens sincronizações automáticas, e essas tretas. O telemóvel não faz milagres. E já muito te está a durar, com esse uso assim.Se queres um telemóvel que dure muito, esquece (pelo menos por enquanto), smartphones. Ou seja, podes riscar da lista os Android, Symbian, Apple, Windows...

#4 Kierrok

Kierrok

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 457 mensagens

Mensagem publicada 04 January 2011 - 20:08

Mas o H1 tem a mesma bateria. É o LiMo que não é tão comilão ou o uso não é o mesmo?

#5 dercor

dercor

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 181 mensagens
  • LocalizaçãoCaldas da Rainha
  • S6, S4, Note 4, Not 3, Ace, iPhone 4s

Mensagem publicada 04 January 2011 - 20:20

Pelo contrario até penso que o android é mais leve que o limo, a utilização é a mesma pois substitui um aparelho pelo outro... eu digo 13/14h mas até pode ser menos, assim que entro no carro meto-o logo a carregar e não tenho bem noção do tempo que dura...Apenas acho pouco pois as baterias são iguais e o H1 durava-me sempre um dia, mesmo quando fiz overclock para 1ghz(o arm cortex do h1 vem com 600mhz) o h1 durava-me mais...

#6 Mariachi

Mariachi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 04 January 2011 - 21:31

Posso-vos dizer que o meu record foram 2 dias e meio de batería.Sempre em 2G, apenas 3 quando quero ir a net.E de noite o Screen Filter para reduzir ainda mais a luminosidade.Se metermos de noite em modo avião creio que conseguimos chegar aos 3dias mas de milagre mesmo.Hei de experimentar.A batería é boa! O problema é que estes telemóveis consomem bastante....O que me lixa é que os ciclos de carregamento vao acabar rapidamente ja que faz 1 ciclo cada 2/3dias...

#7 dercor

dercor

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 181 mensagens
  • LocalizaçãoCaldas da Rainha
  • S6, S4, Note 4, Not 3, Ace, iPhone 4s

Mensagem publicada 07 January 2011 - 21:09

Pessoal como já referi o meu P500 gasta mais bateria que 118 gasóleo mas adiante, hoje para ter a certeza não o carreguei no carro e andei o dia todo com o gps desligado, no escritório desliguei a transferência de dados e ficou só wi-fi ligado (foram só 3h) e não utilizei o task killer...... mas por volta das 16h a bateria já estava nos 15%, fazendo contas demorou 7h até chegar aos 15%, sim fiz varias chamadas e recebi\enviei e-mails mas mesmo assim não acho normal...

#8 Kierrok

Kierrok

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 457 mensagens

Mensagem publicada 07 January 2011 - 21:19

Não me parece normal então... A bateria pode estar defeituosa ou a medição da carga pode não estar calibrada. Espera que alguém mais entendido explique melhor esta da calibração.

#9 dercor

dercor

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 181 mensagens
  • LocalizaçãoCaldas da Rainha
  • S6, S4, Note 4, Not 3, Ace, iPhone 4s

Mensagem publicada 07 January 2011 - 21:42

Não me parece normal então... A bateria pode estar defeituosa ou a medição da carga pode não estar calibrada. Espera que alguém mais entendido explique melhor esta da calibração.

eu já andei a pesquisar, amanha com tempo vou fazer o que descobri no androidza, aqui fica para quem queira experimentar:http://www.androidza.co.za/forum/showthread.php/201-Improving-Battery-life

#10 dercor

dercor

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 181 mensagens
  • LocalizaçãoCaldas da Rainha
  • S6, S4, Note 4, Not 3, Ace, iPhone 4s

Mensagem publicada 10 January 2011 - 11:42

problema resolvido, fui à vodafone e trocaram-me por um novo como ainda estava dentro dos 14 dias não houve stress... B) agora quero ver se o problema era mesmo da bateria ou do uso que lhe dou... :unsure:

#11 Mariachi

Mariachi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 12:21

Epa testa isso!Eu o maximo que consegui foi 2dias e meio! e sempre em 2G.Tenho visto e o CPU anda sempre em 30 40% não sei bem pq...Quando possa meto tudo como de fábrica e vou medir o uso do CPU para comparar!!!OK, estes tlmvs gastam muita bateria etc...mas ter de carregar de 2 em 2 dias é uma grande treta...n dá jeito nenhum e a bateria daqui a 2 anos ja fez bue ciclos de descarga! :P

#12 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 13:10

Epa testa isso!Eu o maximo que consegui foi 2dias e meio! e sempre em 2G.Tenho visto e o CPU anda sempre em 30 40% não sei bem pq...Quando possa meto tudo como de fábrica e vou medir o uso do CPU para comparar!!!OK estes tlmvs gastam muita bateria etc...mas ter de carregar de 2 em 2 dias é uma grande treta...n dá jeito nenhum e a bateria daqui a 2 anos ja fez bue ciclos de descarga! :P

Qual a App que usas para ver o consumo do CPU?É que muito provavelmente é a propria app que está a causar isso.Quanto aos 2 dias, é o que me dá a mim com uso moderado.Mas isso é o normal em qualquer telemovel Android, iPhone etc etcNão existem milagres, já viste a quantidade de coisas que o SO faz correcto? Eu por exemplo não posso estar à espera que o P500 me dure o mesmo que durava o K800i, em que o que gastava bateria era só chamadas e sms's. Não tinha processos em background, nem nada disso.E o P500 é do que duras mais, existe outros tipo o HTC Desire que só dá para um dia.Mesmo assim, qual o prob de meteres a carregar à noite de 2 em 2 dias? É só ligar à ficha, não custa nada. E não te preocupes que estas baterias duram muito tempo. Daqui a 2 anitos a carregares de 2 em 2 dias vais ver como ela ainda te dura o mesmo :P E quando ela finalmente derreter, compras uma nova por uns 20€ prai.

#13 Mariachi

Mariachi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 14:11

Sim, eu sei que não...é inevitável, só achava que era tramado pq vamos esgotar os ciclos de descarga da bateria rapidamente.. :) era esse o meu problema...Tenho estado a ver o uso do CPU com o Elixir. Por acaso tenho-me guiado pela widget que tb consome mais..Sabes algum porreiro para medir o uso do CPU?Abraço

#14 mark063

mark063

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 15:49

A bateria do primeiro P500 que tive também se esgotava muito rápido.O telemovel era novo, eu tinha muita curiusidade em andar a explorar as funções e isso mas não achava normal todos os dias ter que recarregar a bateria que nem 24h durava.Depois tive um problema, fui trocar e este tem uma durabilidade de 1/5 ou 2 dias. Plo menos no meu caso acredito que a culpa fosse mesmo da bateria.

#15 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 15:58

Sim eu sei que não...é inevitável, só achava que era tramado pq vamos esgotar os ciclos de descarga da bateria rapidamente.. :) era esse o meu problema...Tenho estado a ver o uso do CPU com o Elixir. Por acaso tenho-me guiado pela widget que tb consome mais..Sabes algum porreiro para medir o uso do CPU?Abraço

O meu raciocinio é o seguinte:Os Widgets que verificam o consumo de CPU, estão constantemente em background a verificar o uso de todos os programas. Como tal, afzem subir a % de cpu e consequentemente drenar bateria.O meu conselho é, não uses isso. lolQuanto à bateria... O que dizem dos 300 e tal ciclos e tal, não passa de mitos. O meu antigo K800i deve ter levado mais de 500 carregamentos totais e a bateria continua a durar o mesmo que durava quando o comprei.Aliás de todos os aparelhos que tenho em casa com bateria Li-Ion, ainda não tenho um único com bateria viciada. Como tal, isso dos ciclos etc etc, não passam de mitos.Acredito que eventualmente possam estragar, mas não é com 300 ciclos, é com muito mais que isso.

#16 Mariachi

Mariachi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 16:37

Sim, nao uso widgets. So tenho usado mesmo provisoriamente pa monitorizar aquilo...nada mais... Sou da mesma opiniao que tu.Não tens nada viciado?Usas como? Carregar 100% e deixar até 15%/20% e carregar ou mesmo até de desligar?Dizem que convem deixar até aos 15%/20% e depois carregar e descarga total a cada 30ciclos.. :-?Cmpts

#17 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 10 January 2011 - 17:35

Sim nao uso widgets. So tenho usado mesmo provisoriamente pa monitorizar aquilo...nada mais... Sou da mesma opiniao que tu.Não tens nada viciado?Usas como? Carregar 100% e deixar até 15%/20% e carregar ou mesmo até de desligar?Dizem que convem deixar até aos 15%/20% e depois carregar e descarga total a cada 30ciclos.. :-?Cmpts

É assim, o que faz estragar as baterias de Li-Ion é o calor. Quanto mais calor elas apanharem, menos tempo de duração começam a ter.Qualquer temperatura ate 60º não há grandes problemas. Mais do que isso, e começa a perder um kito a duração de vida.Agora se tu fizeres uma descarga total, quando fores carregar, ele vai demorar cerca de 2 horas correcto? Ou seja, duas horas seguidas a aquecer, onde chega ao final das duas horas a uma boa temperatura.Mas se tu por exemplo a carregares com 30% de carga ainda, já não vai durar 2 horas a carregar, mas sim hora e meia por exemplo. Como tal não vai chegar a aquecer tanto.É certo e sabido, e cargas parciais nas bateria de Li-Ion fazem estas durar mais tempo.De 30 em 30 dias é que deves fazer uma descarga total e voltar a carregar, para o teu telemóvel ficar calibrado com a bateria, ou seja, ele saber a quantidade total de carga que ela consegue levar.Mas é como te digo, não te preocupes muito com isso.O que eu faço é o seguinte, se chegar ao fim do dia e tiver menos de 60%, meto a carregar. Se tiver mais de 60%, deixo pro dia a seguir. Ou seja, há dias que carrego o telemóvel com 50% ainda, e há outros dias que o carrego e ele tem apenas uns 10%. Até já me aconteceu de ele ir mesmo abaixo por falta de bateria.Não me preocupo muito com isso, a bateria dura sempre na boa uns 3 anos. E daqui a 3 anos já não conto usar este telemóvel, e mesmo que ainda o use, se a bateria tiver dado o berro, compro uma nova :)

#18 ricardo3200

ricardo3200

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens
  • LocalizaçãoMatosinhos
  • Samsung Galaxy Tab3 8", BQ Aquaris 5 HD

Mensagem publicada 11 January 2011 - 20:52

Eu no meu o máximo que consegui de duração da bateria foi de 3 dias em 2G e só a fazer e receber chamadas.O tempo minimo que durou foi de apenas 24h isto porque estava sempre que podia a jogar "Angry Birds"...

#19 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 12 January 2011 - 03:22

Bem, por falar em durabilidade, vou fazer um teste.Ver quanto tempo dura esta bateria sem deixar de fazer chamadas e sms.(Que era o uso que eu dava ao meu telemóvel antigo de 20€)Plano delineado aqui: http://forum.xda-dev...ad.php?t=909705

#20 Mariachi

Mariachi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 12 January 2011 - 11:27

Boa ideia! Entro no concurso!Respondi-te la no XDA.Com que app fazes undervolt, meter a voltagem minima para funcionar a velocidade STOCK ia ser muito bom para todos os users (caso seja como os portáteis que a stock voltage possa ser diminuida)??Cmpts

#21 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2011 - 01:28

Boa ideia! Entro no concurso!Respondi-te la no XDA.Com que app fazes undervolt meter a voltagem minima para funcionar a velocidade STOCK ia ser muito bom para todos os users (caso seja como os portáteis que a stock voltage possa ser diminuida)??Cmpts

Underclock regra geral é acompanhado por undervolt.Guiei-me pela tabela de frequências e confirmei que a 480Mhz a voltagem é inferior à de 600Mhz.Mas foi má ideia, acabei por gastar muito mais bateria :xhttp://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=847190Vou agora fazer o mesmo sem mexer no clock.

#22 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2011 - 02:34

Um cpu com o clock mais baixo, não vai ser necessariamente mais poupado.O cpu por norma está em idle, com baixo consumo de energia. Quando é chamado a fazer alguma coisa, quanto mais rápido o fizer, mais rápido volta para um estado de baixo consumo. Ou seja, se limitarmos a velocidade do cpu, ele vai demorar sempre mais tempo a terminar as tarefas, logo vai consumir mais.Claro que se tivermos sempre a dar carga no cpu, ou tivermos processos pesados sempre a correr, não há forma de se poupar grande coisa... Os widgets e syncs automáticos, por ex, são uma boa forma de não deixar o cpu estar em idle, "matando" a autonomia.Este assunto já foi muito debatido. Não é assim tão linear e simples, mas esta é uma noção basica da coisa.Quanto mais rápido o cpu terminar as tarefas, mais rápido volta para os estados de poupança de energia. Até há por aí pessoal a fazer as contas aos watts gastos a fazer determinadas tarefas, tanto com cpu limitado como normalmente. É fácil confirmar isso.

#23 Mariachi

Mariachi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 163 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2011 - 10:41

Sim faz sentido, mas o clock minimo e máximo, pode funcionar a uma voltagem X inferior à de fábrica....(pelo menos nos pc's é assim) por isso é que não sei como funciona neste caso...O CPU pode funcionar a um CLOCK a X(normal) volts ou a X(min) volts e funciona à mesma....No caso dos portáteis, o CLOCK funciona à voltagem default (de fábrica) no entanto pode-se reduzir e ele funciona à mesma.Eis a diferença entre underclock e undervolt...Underclock sim acaba por não compensar, undervolt supostamente é o que deve compensar na bateria e menos calor gerado pq nao afecta o CLOCK.Tão a ver a ideia??Cmpts pessoal

#24 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2011 - 14:36

Eu sei o que estás a dizer ;)Só estava a tentar explicar o porquê do underclock poder não ser vantajoso para a autonomia

#25 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 13 January 2011 - 15:25

Sim faz sentido mas o clock minimo e máximo, pode funcionar a uma voltagem X inferior à de fábrica....(pelo menos nos pc's é assim) por isso é que não sei como funciona neste caso...O CPU pode funcionar a um CLOCK a X(normal) volts ou a X(min) volts e funciona à mesma....No caso dos portáteis, o CLOCK funciona à voltagem default (de fábrica) no entanto pode-se reduzir e ele funciona à mesma.Eis a diferença entre underclock e undervolt...Underclock sim acaba por não compensar, undervolt supostamente é o que deve compensar na bateria e menos calor gerado pq nao afecta o CLOCK.Tão a ver a ideia??Cmpts pessoal

OC+UV não é difícil de fazer, quando sair da época dos exames brinco com isso.