Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Quiz PT


  • Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

#1 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 12 December 2009 - 02:12

Boas!

Sou o responsável pelo desenvolvimento do jogo Quiz PT.Inseri a aplicação no Market à algum tempo atrás, mas isso não significa que esta está pronta para ser lançada ao público em geral.. muito pelo contrário, ainda está numa fase inicial de desenvolvimento :). No entanto está lá disponível para download, e entretanto o pessoal pode ir testando e dando sugestões.

No seguimento da sugestão do Luís Miguel, membro deste fórum, decidi criar aqui uma entrada no sentido de procurar ajuda, caso alguém esteja disposto a ajudar.Para quem ainda não sabe o jogo é Freeware, e consiste num questionário de perguntas de conhecimento geral ( do mesmo género que os concursos televisivos e outros jogos de Quiz ).

Preciso de ajuda nos seguinte tópicos :( Quem ajudar tem direito, como é óbvio, a uma entrada de agradecimento na aplicação )

Perguntas e Respostas

Usem este formulário, Fomulário de Submissão de Perguntas, ou enviem-me directo para o email, pode ser em formato de tabela, ou ficheiro de texto, como desejarem, desde que respeite os seguintes campos:

Pergunta + 3 respostas possíveis> Sendo que a primeira resposta é a correcta ( o jogo depois trata de as trocar de ordem claro :P )
nível de dificuldade da pergunta, de 1 a 4 ( O nível 1 é o mais fácil )

As questões podem ser de uma das seguintes categorias :
MúsicaTV / Cinema / Jogos ( Entretenimento em geral )
Literatura
História ( de Portugal ou Global )
Geografia
Desporto
Ciência
Matemática
Android

> Mais tarde incluirei a opção em que o jogador escolhe, qual ou quais, as categorias de perguntas que pretende para o jogo.E claro que, têm de ser minimamente acessíveis, mesmo para perguntas com dificuldade 4, algo como "Qual a fórmula química do metanol?" não é algo que considere de conhecimento geral.

#2 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 12 December 2009 - 02:18

Boas pedrodh_, parabéns pela App!O desafio que nos lanças é interessantíssimo, espero que a malta adira!

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 12 December 2009 - 02:38

Bem-vindo ao androidPT e nada melhor para início de conversa que introduzir uma nova aplicação portuguesa. :)Como não tenho jeito para o desenho e também não sou programador fui à procura online para ver se há alguma base de dados com perguntas e respostas de algum género. O que encontrei era online e em inglês que não é objectivo da aplicação.O que eu sugiro, se estiveres de acordo, podemos fazer umas quantas perguntas sobre Android para colocar na aplicação. :)

#4 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 12 December 2009 - 02:40

Pela minha parte, posso criar umas quantas perguntas sobre História :)

#5 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 12 December 2009 - 03:29

Bem-vindo ao androidPT Pedro, fico contente por teres seguido a minha sugestão de criar um tópico aqui no androidPT acerca da aplicação que estás a desenvolver, o Quiz PT. Julgo que aqui encontrarás toda a ajuda necessária. Pelo que já li já se começam a ver boas reacções ao Quiz PT e vontade em ajudar. Da minha parte podes contar com a ajuda em questões relacionadas com cinema e música. Em relação ao design, vou tentar passar para papel algumas ideias que tenho e depois ver se alguém com mais jeito com Photoshop as consegue colocar em prática.

#6 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 12 December 2009 - 03:47

Aqui fica uma sugestão para o menu principal do Quiz PT: A ideia é envolver os diversos temas em volta de um ponto de interrogação :) Imagem colocada (eu bem disse que não tinha jeito para o desenho, heheh)Para o interface do jogo deixo a seguinte sugestão de layout: Imagem colocada Sugestões:
  • Julgo que as respostas fiquem melhor centradas (na vertical)
  • Alteração da label do botão de "OK" para "Responder"
  • Associar as respostas certas e a pontuação máxima a imagens (imagem do certo e imagem de uma taça


#7 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 12 December 2009 - 13:44

Para começar, Obrigado por todas as respostas.

Sismeiro:O que eu sugiro, se estiveres de acordo, podemos fazer umas quantas perguntas sobre Android para colocar na aplicação.

O propósito do jogo é ser sobre cultura geral, por muito que goste de Android, é um tema aborrecido para a maioria dos mortais :)

Pela minha parte, posso criar umas quantas perguntas sobre História

Óptimo, quando o fizeres manda-me para o email : pedro.n.veloso at gmail.com> Quanto ao layout do Miguel, parece-me bem, aliás o botão de "responder" do rodapé pode ser feito no desenho, ou ser um desenho, não há necessidade de usar os botões nativos do Android, visto que é um jogo até ficava melhor. Se alguém tiver oportunidade de fazer um botão bonito com certeza iria inclui-lo no jogo também ( tem é de ter pelo menos 2 estados, clicado e normal )

#8 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 12 December 2009 - 15:18

pedrodh_ escreveu:

O propósito do jogo é ser sobre cultura geral, por muito que goste de Android, é um tema aborrecido para a maioria dos mortais :)

Concordo que perguntas sobre Android não sejam de carácter geral mas acho que tem a sua piada incluí-las no jogo. Muito do pessoal que aqui passa tem algum gosto pelas tecnologias e em Android em particular e sempre aprendiam alguma coisa que talvez não soubessem a testar o jogo. :)Já temos 10 perguntas concluídas se estiveres interessado em incluí-las nas versões de teste mas fica, como é lógico, ao teu critério.

#9 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 12 December 2009 - 15:56

pedrodh_ escreveu:

As questões podem ser de uma das seguintes categorias :MúsicaTV / Cinema / LivrosHistória ( de Portugal ou Global )GeografiaDesportoCiência

Acho que se todos tentassemos contribuir com 5 a 10 perguntas de cada tema rapidamente tinhamos um quiz interessante. Não dá muito trabalho pensar em 5 perguntas e respostas para este conjunto de temas.

#10 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 12 December 2009 - 16:30

Concordo que perguntas sobre Android não sejam de carácter geral mas acho que tem a sua piada incluí-las no jogo. Muito do pessoal que aqui passa tem algum gosto pelas tecnologias e em Android em particular e sempre aprendiam alguma coisa que talvez não soubessem a testar o jogo.Já temos 10 perguntas concluídas se estiveres interessado em incluí-las nas versões de teste mas fica, como é lógico, ao teu critério.

Desde já obrigado :).Confirmo que recebi as perguntas/respostas no email. Estava a tentar não ir por aí, mas acabas-te por me dar uma ideia. Vou incluir ( no futuro menu de opções do jogo :P ) a lista das categorias de perguntas, em que o utilizador possa escolher que categorias farão parte do Quiz, desse modo posso admitir a Categoria Android, sendo que desse modo fica ao critério do utilizador.Assim ficam todos contentes :).

#11 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 12 December 2009 - 16:42

Irei também usar parte do cabeçalho para incluir um ícone da categoria em questão. No local onde agora está o ícone da aplicação, ficará o da categoria da pergunta em questão.Se alguém estiver interessado em fazer os ícones, estes têm de ser quadrados, e ter dimensões 54x54 px .Imagem colocadaAtenção também a quem estiver a fazer a imagem do cabeçalho, terá de deixar esta área para as imagens. Até pode fazer umas bordas para o quadrado, mas isso já deixo ao critério da pessoa.

#12 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 12 December 2009 - 16:43

sismeiro escreveu:

pedrodh_ escreveu:

As questões podem ser de uma das seguintes categorias :MúsicaTV / Cinema / LivrosHistória ( de Portugal ou Global )GeografiaDesportoCiência

Acho que se todos tentassemos contribuir com 5 a 10 perguntas de cada tema rapidamente tinhamos um quiz interessante. Não dá muito trabalho pensar em 5 perguntas e respostas para este conjunto de temas.

Excelente sugestão, dividindo por todos não custa nada :) Aproveito para sugerir alguns modos de jogo que julgo que tornariam o Quiz PT ainda mais interessante:
  • "Ataque ao Tempo" - Neste modo íamos respondendo às perguntas até o tempo chegar ao fim. Cada resposta certa adicionava 5 segundos ao tempo inicial e cada resposta errada retirava 5 ou 2 segundos. O objectivo é responder ao máximo de perguntas até o tempo acabar
  • "Por categoria" - Escolhemos uma categoria e respondemos a 5 perguntas dessa categoria. Quando acabarem as 5 perguntas escolhemos outra categoria e por assim adiante até chegarmos ao fim das categorias. Neste modo não seriamos eliminados e o que contava era o número de respostas certas.
  • No modo normal de jogo poderíamos ganhar bónus ("vidas") para que não fossemos imediatamente eliminados (consoante um determinado número de respostas certas)
  • Por último, de forma a tornar o Quiz PT mais desafiante deveria ser implementado um "Highscore", local e na internet. Julgo que assim o desafio é maior e prolonga a longevidade do Quiz PT
Se lembrar-me de mais alguma sugestão coloco aqui :) Digam o que acharam e coloquem também vocês algumas sugestões de forma a ajudarmos o Pedro com mais ideias para o Quiz PT.

#13 neia

neia

    Novato

  • Former Staff
  • Pip
  • 8 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2009 - 18:38

Olá boa tarde,Estou a trabalhar na imagem de início, mas o resultado não está a ser muito interessante. Deixo aqui uma 1ª imagem (faltam botões para iniciar o jogo, etc): Imagem colocada Aceitam-se sugestões. Estou a pensar meter cores em cada simbolo e mudar as letras e fundo, ou seja, mudar tudo!Beijinhos

#14 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 13 December 2009 - 20:34

Olá! E desde já obrigado por estares a trabalhar numa imagem de fundo.Essa imagem não está má de todo, mas se achas que consegues fazer melhor então força :laugh: . Não te esqueças é que a imagem tem de ser 320 x 480, e não 380 como tens aí. De qualquer maneira, se quiseres fazer o desenho dos botões, estes serão os botões que a aplicação terá:"Novo Jogo""TOP 10""Sobre""Sair"O layout actual tem os botões ligeiramente diferentes, e são feitos com os botões do próprio android. Claro que ficaria mais que contente se fizeres botões a condizer com o fundo, eu não disse nada sobre isso para não estar a pedir demais :). Podes fazer o desenho do texto já impresso nos botões, ou então um botão genérico grande o suficiente para caberem aquelas opções, como achares melhor.

#15 neia

neia

    Novato

  • Former Staff
  • Pip
  • 8 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2009 - 05:11

Acho que ficou melhor :) images/fbfiles/images/quiz_v2.png Exemplo com botão seleccionado:images/fbfiles/images/quiz_v2_sel.png Exemplo da parte do jogo:Imagem colocada Já sabes, isto é só um esboço. Posso mudar o que quiseres. Depois diz se precisas que parta as imagens (se fica num todo ou com os botões à parte, sem o rodapé).Beijinhos

#16 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2009 - 14:33

neia escreveu:

Acho que ficou melhor :)[...]

Muito bom trabalho a meu ver. Está com um aspecto muito profissional e de fazer inveja a muitas aplicações Android. :)

#17 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2009 - 15:03

mt fixe neia... esse icon do play faz me lembrar o exaile :). pq sera !

#18 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 14 December 2009 - 15:29

BUGabundo escreveu:

mt fixe neia... esse icon do play faz me lembrar o exaile :). pq sera !

Não fazia ideia :$ Já o que está a representar a categoria dos Filmes é do iMovie :$ Fui eu que ajudei a neia a procurar os icons :$ Ver se encontro uns icons sem direitos de autor para os substituir (não queremos arranjar problemas ao Pedro). Já agora, se quiserem ajudar toda a ajuda é bem-vinda :)

#19 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2009 - 15:32

eu chamei atençao para este, mas n sei quais sao as condiçoes de redistribuiçao. ate pode ser q n haja problemas.convem e' ter cuidado e informar-se.

#20 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 14 December 2009 - 15:53

BUGabundo escreveu:

eu chamei atençao para este, mas n sei quais sao as condiçoes de redistribuiçao. ate pode ser q n haja problemas.convem e' ter cuidado e informar-se.

Obrigado pelo aviso e sugestão :)

#21 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2009 - 15:53

de qualquer das maneiras, está muito porreiro! :) Excelente trabalho.
Nexus 5 || Sapo A5

#22 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 14 December 2009 - 20:54

Wow, está a ficar com muito bom aspecto :side: .O menu principal está perfeito da maneira como está. Assim que verifiques se o tal Ícone de música tem ou não direitos de autor, podes colocar aqui o menu final, o enviar-me para o email, e está pronto para o colocar no jogo. Só peço é que tires o texto de baixo "Beta 0.0.3 © Pedro Veloso " da imagem final, porque como o número de versão vai mudando faço isso com texto através de programação, e o efeito visual final fica o mesmo.De resto, tenho alguns pequenos detalhes :-> No layout do jogo em si, podes tirar o número de versão e o meu nome visto que isso já aparece no menu principal, e aproveitar melhor o espaço do rodapé. Também era melhor se os botões das respostas fossem um pouco maiores em altura, pois algumas respostas não cabem em apenas 1 linha, o tamanho de letra que depois vou usar pode ser ligeiramente mais pequeno que o que mostras no teu protótipo, mas um pouco mais de espaço para as respostas vinha a calhar. Se precisares de compactar um pouco na zona da pergunta e cabeçalho não tem mal também.EDIT : Se puderes fazer os botões das respostas com 6 estados era o ideal. Recebi a sugestão, de ao validar uma resposta esta ficar verde ou vermelha, ou outras cores sugestivas ao facto de ter errado ou acertado a pergunta, e se errar a resposta certa ficaria a, neste caso "verde". Se vires que o vermelho ou o Verde não combina com o azul de fundo estás a vontade para escolher tu a cor :).Ou seja, simplificando os quatro estados seriam:"Acertou" Clicado / Não clicado"Errou" Clicado / Não clicadoNormal Clicado / Não clicado-> No rodapé, poderias incluir um espaço para 2 Vidas? Não precisa de ter necessariamente escrito vidas, estava a pensar em algo do tipo uma imagem para a vida, tipo uma estrela pequena, sendo que 2 estrelas significa que o jogador tem duas vidas, isto é, duas hipóteses de falhar sem perder.( ou dois corações ... também é comum de se ver nos jogos )-> Eu depois posso fazer a separação do cabeçalho e rodapé em imagens separadas, preciso é que faças a imagem de cada um dos botões do menu principal em separado da imagem do menu, e com os 2 estados ( clicado, e não clicado ). E que faças um botão genérico para as respostas, sem nada escrito claro :P, com os 2 estados referidos também.-> Já agora, este penso que será mais rápido dado que já tens parte do trabalho feito, poderias fazer um layout sem nada, isto é, só com o título "Quiz PT" e o fundo a azul, isto vai servir para o Menu de Opções do jogo, e menus intermédios como escolha de tipo de jogo ou o que vier a ser preciso, e eu usaria o desenho do botão genérico ( talvez um botão genérico mais fino que os das respostas, visto que este não precisa de ter espaço para 2 linhas ) para preencher o menu com as diversas opções que forem surgindo.Eu sei que escrevi bastantes coisas, mas assim fica já tudo feito, os menus e botões genéricos, dessa forma conforme for acrescentado coisas ao jogo não tenho de estar sempre a pedir desenhos novos :).E obrigado por fazeres isto em tão pouco tempo.

#23 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 14 December 2009 - 22:55

Tenho acompanhado "de fora" este processo e estou a ficar maravilhado com a qualidade e rapidez com que a coisa está a ir.Os meus sinceros parabéns à comunidade.

#24 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 15 December 2009 - 01:23

Pessoal, corrigi os problemas de compatibilidade com android 1.5 .Como ando a testar a aplicação no meu Magic, que está com Cyanogen Android 1.6, não me tinha apercebido da quebra de compatibilidade. De futuro irei verificar nas duas versões antes de publicar updates no Market. De qualquer forma, o update já compões isso e aproveitei para fazer mais algumas coisas.Obrigado a todos pela vossa colaboração :cheer:

#25 neia

neia

    Novato

  • Former Staff
  • Pip
  • 8 mensagens

Mensagem publicada 16 December 2009 - 02:55

Olá :)troquei os botões de modo a ser possível ficar apenas com img d fundo e escrever à vontade: Imagem colocada Quanto às pontuações, gostava de saber a vossa opinião:Imagem colocada fiz também os estados das respostas:- O jogador selecciona > fica preenchido o quadradinho- perde > o fundo fica vermelho e mostra a resposta correcta a verdeAcima o exemplo.Lembrei-me de uma opção que seria útil. Nas configurações da aplicação, ter uma opção para que permita responder logo ao seleccionar a resposta e não ter de fazer 2 clicks.De seguida e se não houver nada em contrário, enviarei as imgs cortadas.****PS: Agradeço muito os comentários simpáticos que têm feito :) isto ajuda muito a ter forças extra para estas actividades *