Saltar para conteúdo


Foto
* * * - - 2 votos

Stock rom Alcatel pop s7 & stock rom Vodafone Smart4 power

alcatel vodafone firmware stock pop s7 smart 4 power

  • Por favor inicie sessão para responder
225 respostas a este tópico

#101 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 14 April 2015 - 00:53

tenta com a rom original e depois faz update com o software da alcatel....
Vais perder meio dia com isso, mas ao fim ficas com o telemóvel actualizado.

Estou neste momento com caso aberto com a vodafone por causa disto e vou ver se me resolvem, ou apresentam uma solução.

Já agora um update sobre este tema (que já foquei no post anterior) - este não é um problema do Alcatel / Vodafone Smart 4 Power - eu já tive (tem a minha mulher agora) um Alcatel One Touch Scribe HD, que tem exactamente o mesmo problema - nunca cheguei a enviar para a suporte, apesar de ter ponderado fazê-lo, mas recentemente quando recebi este ( tal como umas boas dezenas de colegas de trabalho), percebi que é mesmo feitio, muito provavelmente provocado por algum chip que tem um bug, e que a TCL teima em usar. Aliás, é bem provável que a TCL já tivesse tido problemas com o (muito mais caro) Scribe HD e tenha resolvido "despachar" o que restava para estes telefones mais baratos. Não me surpreendia muito. É muito improvável que a Vodafone devolva os telefones, pois teria de aceitar centenas (muitas centenas) de telefones de volta, mas não custa nada tentar ! Pela parte que me toca, já sei que devo considerar que, quando o telefone atinge os 30%, estou efectivamente nos ultimos 10% - o problema é que o aviso sonoro só chega mesmo em cima da hora - não haverá nada na xposed framework para alterar a percentagem para a qual é despoletado o alarme sonoro / mensagem ?



#102 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 14 April 2015 - 11:31

Lagarto puseste muitas questões e vou tentar responder resumidamente a elas:

1º o backup que fiz da rom actualizada da alcatel não se trata de um backup feito pelo recovery, mas um dump feito directamente do telemóvel sem as partições "cache" e "userdata".
Logo flashas como se uma rom se tratasse. E já inclui root e recovery cwm.

2º a rom da alcatel vi algo que permite "desligar" o sim mantendo o wifi a funcionar, mas não posso verificar, porque voltei á famigerada rom da vodafone para despistar o bug.
O Ncred pode-te confirmar isso.

3º Dizer que os telemóveis com chip "mtk" não tem roms custom é mentira. A minha esposa tem um huawei y300 e existe bastantes rom custom e com kernel modificado.
depende da disponiblidade de quem desenvolve as roms de "pegar" ou não.

4º podes fazer backup de imeis com o "mtk engeneering mode" e inclusivé recuperá-lo. Podes também desbloquear os simlocks na rom da alcatel.

5º Em relação a cache e afins... Uso o programa "link2sd" "comprado" e posso gerenciar eficazmente o que está na memória interna e no cartºão SD e posso agendar a limpeza dos caches das apps com um intervalo pré-defenido e colocar apps numa "lista branca" para que não possam ser apagados.
Logo... para mim nem se trata de um problema...

6º Sim é possivel com o titanium backup integrar os updates da partição do sistema para se poupar espaço e desconhecia que ao fazer-se isso pudesse "partir" o sistema de actualizações.
Convém fazer sempre um backup das apps, backup pelo recovery, ou um dump da rom.
Neste caso tens a rom limpinha da vodafone no 1º post (update 110ffn1) e restauras as apps com o titanium backup .

Eu ia explicar o porquê de ter voltado mais uma vez á rom da vodafone, mas como tenho pouco tempo não o posso fazer.
Mas prometo que estou no bom caminho de apresentar uma solução para este aparelho e talvez a solução sirva para telemóveis de outras marcas com o mesmo bug.
Podem ver o que descobri aqui:
https://forum.vodafo...p/224282#M10752

Depois cá no fórum vou explicar como o fiz e se existe bravos voluntários para testar.

Editado por masterbyte, 14 April 2015 - 11:39.


#103 Ncred

Ncred

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 28 mensagens
  • vodafone smart 4 power

Mensagem publicada 14 April 2015 - 15:55

Sim é possível desligar o sim e utilizar o WiFi, só tens de usar a ROM da Alcatel e ir as definicoes ->gestão de cartão Sim-> desligar Sim.

Outra opção é ligar o telefone e não por o pin.

Ncred


#104 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 14 April 2015 - 22:31

Desculpem a insistência, mas isto é um ponto fundamental para mim: se em algum momento resolver testar a ROM da Alcatel, tenho possibilidade de regressar à ROM Vodafone original com a recovery original ? Ou seja, antes de fazer o que quer que seja, quero ter a certeza que posso voltar à versão original do telefone:

- Rom Vodafone

- recovery original (Android System Recovery <3e>)

- e (claro), sem root.

 

É este o estado em que ele terá de estar no final do contrato.

 

Entretanto já lhe coloquei root, mas não consegui "dar o salto" para o SuperSu - fica pendurado a tentar fazer update dos binários "su", e assim, fiquei-me pelo kinguser para já.

 

Em relação à "pista" sobre a causa do "esgotamento súbito" da bateria nos ultimos 20%, faz sentido o que andas a investigar, mas (e porque há sempre um "mas"), no caso do meu telefone, não acontece o tal "salto" no relógio - isso acontecia no meu outro Alcatel de facto. No entanto não quer dizer nada, e faz todo o sentido que os "lags" do telefone quando o mesmo está em modo "poupança", possam ter também impacto na gestão da bateria que porventura falha registos de consumo, fazendo com que no final a mesma "caia" de repente. No entanto, pode fazer-se um teste: manter o ecrã ligado durante todo o ciclo de consumo de bateria, para ver se nesse caso, a situação não acontece...



#105 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 15 April 2015 - 09:39

Lagarto não é uma tarefa difícil e podes fazer o que queres. Mas aconselhava a removeres o "kinguser"

1º O telemóvel tem de estar carregado e os drivers a funcionar correctamente.

2º Tens que instalar o CWM recovery. imagem + scatter. Colocas ambos os ficheiros na mesma pasta. Abres o sp flash tool e abres o scatter que sacaste. Desmarcas tudo menos o recovery. No campo "recovery" escolhes o que sacaste. Desligas o telemóvel e depois fazes "download" no sp flash tool. Com o telemóvel desligado ligas o cabo ao PC. Se tudo correr bem aparecerá um círculo verde.

 

3º Instalar o SuperSu. Saca este zip e coloca na raiz do cartão SD. Inicia o telemóvel em modo recovery pressionando "vol+" + "power" por 5 segundos e largando em seguida. No recovery fazes "install zip from SD Card". E escolhes o zip anteriormente sacado.

 

4º Aproveitas que estás no recovery e fazes backup.indo ao separador "backup and restore" A seguir fazes "backup" e deixas rolar. (isto é óbvio, mas precisas de bastante espaço no cartão SD)

E acabaste de fazer uma cópia nandroid.

 

5º Agora passamos para a instalação da Rom Alcatel. Saca o meu backup + userdata e cache vazios .

Colocas tudo na mesma pasta e abres o programa "sp flash tool" e escolhes o scatter da pasta. alguns ficheiros estarão desmarcados e terás de os selecionar á unha. A seguir fazes "format". Como telemóvel desligado ligas ao PC. Vai aparecer a bolinha verde. Removes o cabo do telemóvel mantendo-o desligado e no "sp flash tool" fazes "download". Voltas a ligar o cabo ao telemóvel e esteras pela magia... (Se por acaso der erro usa este Scatter)

 

6º voltas a entrar no modo recovery e fazes "wipe data/factory reset". Reinicias o equipamento e esperas +/- 5 minutos no 1º boot  e pimbas! Rom a funcionar! este backup já tem ROOT, por isso tens a papinha feita...

 

Queres voltar a por o telemóvel virgem? Simples!

 

7º Saca esta rom untoutched e segue os passos do ponto 5.

 

Reinicias e tens Rom virgem e "limpinha" pronta para a garantia... :P

 

Agora perguntas "e o meu bachup"? "Quero por o telemóvel como estava tudo direitinho e a bulir antes desta brincadeira toda de formatar e instalar e afins?"

Segues o ponto 2 (a rom era virgem por isso tens de reinstalar o recovery, entras no modo recovery e... "backup and restore". escolhes "restore" e o backup respectivo. Se por acaso der erro ao recuperar, voltas atrás e escolhes "mounts and storage" e escolhes "format system". Voltas atrás e fazes "wipe data/factory reset". E voltas a fazer o restore...

 

Recomendava fazeres um backup das apps com o titanium backup antes desta aventura toda e de o "comprar" com o "lucky patcher" vai-te facilitar a vida e muito... :P

 

Ufa!... :P

 

 

 

 

 



#106 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 15 April 2015 - 16:43

Excelente  :) hoje à noite vou testar isso, mas tenho de usar o Windows 7 pelo que já percebi. Em relação ao "Lucky Patcher", isso só se arranja fora do market, por isso como é que se pode... comprar ?

 

pelo que vi, o autor tem um site (ou é scam?) - é que há um que no endereço tem "netbew" e outro que é .net : eu a retirar apks da net tenho sempre algum receio - o unico site em que o faço com alguma confiança é no xda developers



#107 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 15 April 2015 - 18:28

http://lucky-patcher...cher v5.5.7.apk

Editado por masterbyte, 15 April 2015 - 18:30.


#108 Ncred

Ncred

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 28 mensagens
  • vodafone smart 4 power

Mensagem publicada 15 April 2015 - 20:31

Lagarto eu consegui alterar a rom com o windowns 8.1 so tens é de instalar bem as drivers


Ncred


#109 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 15 April 2015 - 21:51

voltando à "vaca fria"... logo no 2º passo fiquei com dúvidas. é que este tutorial é bem diferente do que tens no inicio do tópico.

 

de qualquer modo, saquei os ficheiros:

Vodafone 985N Scatter.txt

Vodafone-985N_140606__recovery_150313-005841.img

 

e coloquei-os numa pasta

 

depois lancei o SP Flash Tool e quando fiz o "Scatter loading" ficou tudo não seleccionado, com a linha PRELOADER a vermelho... fiz duplo clique na RECOVERY e escolhi o ficheiro do CWM , mas quando selecciono Download dá-me a mensagem:

"Not all images are correctly loaded, which may cause boot up issue!"... acho que jé estou é com sono do adiantado da hora e tenho de ler com mais atenção :)


Editado por Lagarto, 16 April 2015 - 00:30.


#110 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 16 April 2015 - 09:12

voltando à "vaca fria"... logo no 2º passo fiquei com dúvidas. é que este tutorial é bem diferente do que tens no inicio do tópico.

 

de qualquer modo, saquei os ficheiros:

Vodafone 985N Scatter.txt

Vodafone-985N_140606__recovery_150313-005841.img

 

e coloquei-os numa pasta

 

depois lancei o SP Flash Tool e quando fiz o "Scatter loading" ficou tudo não seleccionado, com a linha PRELOADER a vermelho... fiz duplo clique na RECOVERY e escolhi o ficheiro do CWM , mas quando selecciono Download dá-me a mensagem:

"Not all images are correctly loaded, which may cause boot up issue!"... acho que jé estou é com sono do adiantado da hora e tenho de ler com mais atenção :)

Esqueci-me de dizer se vais flashar só o recovery, o programa assume que vais flashar tudo e diz-te que vai dar erro. Ignoras e segues para bingo.

Agora não venhas dizer que não sabes o caminho para o bingo... :P



#111 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 16 April 2015 - 21:33

Esqueci-me de dizer se vais flashar só o recovery, o programa assume que vais flashar tudo e diz-te que vai dar erro. Ignoras e segues para bingo.

Agora não venhas dizer que não sabes o caminho para o bingo... :P

 

O raio do caminho está complicado... Após anos a conseguir flashar roms e recoverys, este é o primeiro telefone que me está realmente a "partir" a cabeça... E o pior é que não estou a perceber o que se passa.

Hoje resolvi remover o PDAnet porque acho aquilo uma grande $#"#$ de software e estava a "meter-se" no caminho. Assim, voltei a iniciar o procedimento e quando liguei o telefone, surgiu um quadro com várias mensagens, mas a mais importante pareceu-me ser a frase que indica "[Platform error] The load and target are inconsistent", após o que diz "The load to be downloaded is for MT6575. The target platform is MT_6582_S00". E por fim um singelo "please select a correct load according to the target to download".

 

Já não sei que combinações não tentei... Vou voltar ao Windows 7 para validar novamente os drivers, tentar com drivers PDANet e sem esses drivers...



#112 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 17 April 2015 - 12:53

isso foi a flashar o recovery, ou...?

quero ajudar, mas sem disseres onde falhou especificamente no guia que te fiz...



#113 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 17 April 2015 - 14:50

isso foi a flashar o recovery, ou...?

quero ajudar, mas sem disseres onde falhou especificamente no guia que te fiz...

 

 

Para simplificar, as instruções com screenshots:

(o erro ocorre no 2º passo das instruções - estava a flashar apenas o recovery para depois ter root)

 

Com o telefone desligado do computador abri o SP Flash Tool e carreguei o scatter Vodafone 985N Scatter.txt

(o aspecto ficou como abaixo, com tudo por seleccionar)

screenshot0001a.jpg

 

Depois indiquei a recovery (pensei que teria um nome que indicasse CWM, mas mais uma vez, segui o link que colocaste):

screenshot0001b.jpg

Ao carregar em Download a mensagem abaixo surgiu, respondi YES

"Not all images are correctly loaded, which may cause boot up issue! Do you still want to go on downloading anyway?"

 

E por fim, liguei o telefone - após poucos instantes o ecrã abaixo surge e é aí que já parei N vezes, apesar das minhas múltiplas tentativas de instalar drivers diferentes, e isto em 2 pc's, um com Windows 8.1 e outro com Windows 7.

screenshot0001.jpg

 

Um ponto que me chama a atenção é o "Preloader USB VCOM Port (COM4)" (canto inferior direito) - já andei numa luta para que esse driver fique como Mediatek USB VCOM, mas apesar das marteladas, é este o que aparece sempre que ligo o telefone.

 

 

Andei a investigar neste link (e noutros), mas sem sucesso - talvez o problema não seja este, embora esteja a suspeitar bastante!!

http://forum.xda-dev...d.php?t=2206421


Editado por Lagarto, 17 April 2015 - 23:13.


#114 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 17 April 2015 - 23:58

Como já te disse aqui na minha máquina só funciona com os drivers da PDAnet e funciona em todos os telemóveis que "mexo", inclusive samxungas que precisam de drivers específicos e não se queixam...

 

Vai ao gerenciador de dispositivos e apaga todos os drivers e com o telemóvel desligado liga-o ao Pc e vê se o sistema reconhece o dispositivo.



#115 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 18 April 2015 - 00:03

oi - não sei se há forma de enviar PM ou coisa semelhante pois tenho novidades, mas estou com dificuldade em estruturar tudo.

Basicamente, estou com Windows 8.1, já não tenho o PDAnet, mas martelei isto não sei quantas vezes e acabei de conseguir instalar o CWM, mas usando ficheiros de um site francês... não quero é baralhar isto tudo, daí achar que talvez houvesse melhor forma de explicar e depois postar tudo direitinho... (talvez apagando até o post anterior)...

 

Edit: isto está-me a moer a cabeça toda... continuo sem conseguir pôr o SuperSU a funcionar. Nem instalando o Kinguser primeiro e depois o SuperSU, nem tentando aplicar logo o SuperSU através do recovery. Fica sempre pendurado a tentar actualizar o su binary - coisa estranha que nunca me tinha acontecido. Daqui a nada estou a pôr a ROM de origem pois esta já tinha levado a martelada do Kinguser, para ver se consigo livrar-me deste problema... estranho problema!!...


Editado por Lagarto, 18 April 2015 - 01:06.


#116 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 18 April 2015 - 07:00

lagarto o recovery CWM da alcatel s7 e do vodafone 985N são iguais, só mudando o nome no próprio recovery.

Por acaso hoje tentei flashar só o recovery e.... dá-me a mesma merd@ de erro que te dá...

 

e eu que flashei tantas vezes o recovery sem problemas....

vou ver se foi algum update que partiu algo aqui no sistema...

 

**edited**

 

Tenho 2 versões do "sp flash tools", porque volta e meia uma delas dá-lhe os "5 minutos" e usei a versão "SP_Flash_Tool_v5.1352.01" e deu.... :O

e muda o nome do scater para "MT6582_Android_scatter_emmc.txt"

 

ao que parece o flashador é picuinhas com os nomes... :money_mouth:

 

mas se já tens o recovery a funcionar caga no SuperSU , instala o kinguser e faz o backup nandroid e depois backup das apps com o titannium e passa logo para o backup da alcatel.


Editado por masterbyte, 18 April 2015 - 07:10.


#117 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 18 April 2015 - 17:34

lagarto o recovery CWM da alcatel s7 e do vodafone 985N são iguais, só mudando o nome no próprio recovery.

Por acaso hoje tentei flashar só o recovery e.... dá-me a mesma merd@ de erro que te dá...

 

e eu que flashei tantas vezes o recovery sem problemas....

vou ver se foi algum update que partiu algo aqui no sistema...

 

**edited**

 

Tenho 2 versões do "sp flash tools", porque volta e meia uma delas dá-lhe os "5 minutos" e usei a versão "SP_Flash_Tool_v5.1352.01" e deu.... :O

e muda o nome do scater para "MT6582_Android_scatter_emmc.txt"

 

ao que parece o flashador é picuinhas com os nomes... :money_mouth:

 

mas se já tens o recovery a funcionar caga no SuperSU , instala o kinguser e faz o backup nandroid e depois backup das apps com o titannium e passa logo para o backup da alcatel.

Neste momento avancei um pouco e já tenho mais uns feebacks - criei um conjunto de pastas com ficheiros para ter o que funciona passo-a-passo. Talvez outras combinações funcionem, mas até agora consegui fazer isto:

 

Separei as coisas por pastas para não haver confusão

 

screenshot0002.jpg

screenshot0003.jpg

 

Já consegui aplicar o conteúdo das pastas 1 e 2, com a particularidade de a recovery só ter funcionado com o SP Flash Tool v5.1253.01 e a ROM default só ter sido aplicada com a SP Flash Tool v3.1328.0.183 (embora tenha lá na pasta a v5).

 

A pasta 3, já tentei com ambas as flash tools e ainda não consegui aplicar (coloco o erro neste mesmo post ainda hoje).

 

A linha que indica a ligação à porta virtualizada COM4 indica que estou a usar o driver PreLoader USB VCOM Port, o que é curioso pois li algumas coisas sobre o tema e diziam para ter o Mediatek USB VCOM Port - eu de qualquer dos modos segui um tutorial e instalei esse driver Mediatek "à pressão", mas nos devices surge com um aviso "This device cannot start. (Code 10) The specified request is not a valid operation for the target device" - o tutorial dizia para ignorar na mesma e foi o que fiz. Para já deixo ficar o driver, embora ache que não é o que resolve a situação que tinha antes.

 

Só me está a faltar conseguir dar a volta à ROM da Alcatel, mas agora já afastei o "driver factor" do caminho por isso a questão há-de ser outra...


Editado por Lagarto, 18 April 2015 - 17:46.


#118 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 18 April 2015 - 20:34

a flash original é a mais fácil de aplicar. consegui flashá-la com as 2 versões sem problemas.

E ainda hoje vou voltar á rom da alcatel de vez... a vodafone insulta-me com "cartinhas" de desculpas sobre este assunto.



#119 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 18 April 2015 - 23:42

e comecou-me a dar os mesmos erros do lagarto...

reinstalei os drivers "pdanet" e instalei o driver "extra" a partir daqui

 

e problema resolvido!

 

acho estranho isto falhar de um momento para o outro, mas suspeito que algum update da m$ deixou o sistema marado...



#120 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 19 April 2015 - 00:13

a flash original é a mais fácil de aplicar. consegui flashá-la com as 2 versões sem problemas.

E ainda hoje vou voltar á rom da alcatel de vez... a vodafone insulta-me com "cartinhas" de desculpas sobre este assunto.

 

lol :) a questão da bateria certo? eu já me "habituei" desde o OneTouch Scribe HD, mas é irritante e apanha-nos de surpresa se não estivermos atentos.

 

Há outra coisa que me irrita solenemente no entanto nos smartphones em geral e que nos ultimos tempos tenho verificado uma tentativa de "amenizar" a situação por parte de algumas grandes superfícies: o facto de, quando compramos um telefone, vir a pomposa indicação de 4GB, 8GB, 16GB, 32GB, e quando vamos a verificar, o sistema ocupa logo uma parte, e as actualizações mal acabamos de arrancar o telefone, ainda levam um pouco mais. Se num telefone de 32GB isso corresponde a uma percentagem pequena, vejam bem o que acontece com este Vodafone de que falamos neste tópico:

- anunciado = 4GB

- real = 1.97GB (perdemos logo mais de 50% da capacidade anunciada por causa do sistema instalado e cheio de m####)

- primeira sincronização com o Google = 1.78 GB

- após actualização dos (inúmeros e desnecessários) produtos Google = 1.22 GB

 

Resultado: quando adquirimos um telefone de 4GB, estamos efectivamente a adquirir um com 1.22 GB, ou seja, com menos 70% da capacidade anunciada. Podemos argumentar "ah e tal, pode-se sempre colocar um cartão de memória externo" - isso vem nas reviews dos sites, revistas, etc - mas efectivamente a Google recentemente implementou regras que obrigam os developers a usar cada vez menos o storage externo (motivos de segurança que até se compreendem), e isso faz com que os míseros 1.22 GB rapidamente se esgotem - como "root" é algo não recomendado o resultado é que ao fim de pouco tempo um telefone destes fica lento, bloqueia, de tal forma que carregamos na barra de desligar chamada e a chamada demora 4 ou 5 segundos a desligar, quando abrimos o browser o telefone pára, de tal forma que, se recebermos uma chamada não a conseguimos atender de imediato, etc, etc.

 

Assim sendo, a solução para estes telefones é mesmo o root - assim podemos criar uma partição ext2 ou ext4 no SD externo que permite ao linux que corre no telefone, a criação de links para que as aplicações fiquem integralmente nessa partição e não ocupem espaço no telefone "enganando" assim o Android. O resultado não é no entanto 100% positivo: o SD é mais lento, e em caso de corrupção temos sarilho se não tivermos backups regulares.



#121 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 19 April 2015 - 00:45

Voltando ao assunto ROM, finalmente consegui fazer um procedimento completo de ida... (ainda não testei a volta, mas agora já me sinto confiante que vai funcionar).

 

EDIT: fiz um 2º teste agora e confirmo o seguinte:

 

- Para passar para a ROM Alcatel Pop S7 tanto faz usar o SP Flash Tool v3.1328.0.183 como o v5.1352.01

- Ambos os scatter files que forneces funcionam bem, o que é importante é renomeá-los para  MT6582_Android_scatter_emmc.txt

 

Não tenho o PDAnet instalado e usei os drivers semelhantes aos que indicas acima (mas fui buscá-los a outro site com menos pop-ups - já não me lembro onde).

 

Uso o Windows 8.1, por isso não é preciso andar a criar partições para instalar o Windows 7 (além de que não sou fã de piratear sistemas operativos - deve-se usar aquele que se tem dinheiro para ter - se não se tem, usa-se LINUX que é muito bom - embora neste caso em particular - de usar SP Flash Tool, o Windows dê muito jeito!!!)

 

Gosto mais de usar o SP Flash Tool v3.1328.0.183 pois a v5 engana um pouco pois parece que bloqueia quando efectivamente está a trabalhar.

 

Para já acho que o importante era editares o post #1 e falar adaptar para corrigir os problemas que detectamos recentemente. Eu por mim gosto mais do teu #105, pois no fundo tudo isto se resume (para a maior parte das pessoas) a ter CWM + root + ROM Alcatel ou ROM Vodafone e à sempre útil possibilidade de regressar ao Original Recovery + ROM Vodafone inicial  :-)


Editado por Lagarto, 19 April 2015 - 00:58.


#122 lost2

lost2

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens
  • Localização/home

Mensagem publicada 19 April 2015 - 02:59

Boa noite,

 

Agradecimentos ao masterbyte e Lagarto por todas as dicas.

 

Sou mais um com Alcatel POP S7 (versão Vodafone). Mais virão pois lá na empresa (que é grandita) todos passaram a ter Alcatel POP S7.

 

Até agora:

 

Flashei CWM recovery e instalei SuperSu tal como indicado no post #105. Correu tudo bem mas só após instalar os drivers como Administrator porque

até fazer isso, o SP Flash Tool nunca reconhecia o telefone.

 

Depois flashei a ROM Alcatel, também como indicado no post #105, correu tudo bem mas o telefone agora não arranca. Fica em loop no boot :-(

 

Nada que não se resolva amanhã :-)

 

Fica a dica: O mais simples será ir actualizando e organizando sempre o post #1 por ser o post de entrada. Quem quer seguir a 'receita'

não necessita de ler os restantes posts que só interessam a quem quer contribuir para o assunto.

 

Seria também interessante, tentar criar as duas ROMs (Alcatel e Vodafone) em formato zip e que pudessem ser instaladas através do CWM recovery

(na opção install zip from sd card), pois este método é muito mais prático. Com o próprio telefone faz-se download do ficheiro zip para o SD card e depois

é só fazer reboot em recovery e instalar.



#123 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 19 April 2015 - 18:48

Boa noite,

 

Agradecimentos ao masterbyte e Lagarto por todas as dicas.

 

Sou mais um com Alcatel POP S7 (versão Vodafone). Mais virão pois lá na empresa (que é grandita) todos passaram a ter Alcatel POP S7.

 

Até agora:

 

Flashei CWM recovery e instalei SuperSu tal como indicado no post #105. Correu tudo bem mas só após instalar os drivers como Administrator porque

até fazer isso, o SP Flash Tool nunca reconhecia o telefone.

 

Depois flashei a ROM Alcatel, também como indicado no post #105, correu tudo bem mas o telefone agora não arranca. Fica em loop no boot :-(

 

Nada que não se resolva amanhã :-)

 

Fica a dica: O mais simples será ir actualizando e organizando sempre o post #1 por ser o post de entrada. Quem quer seguir a 'receita'

não necessita de ler os restantes posts que só interessam a quem quer contribuir para o assunto.

 

Seria também interessante, tentar criar as duas ROMs (Alcatel e Vodafone) em formato zip e que pudessem ser instaladas através do CWM recovery

(na opção install zip from sd card), pois este método é muito mais prático. Com o próprio telefone faz-se download do ficheiro zip para o SD card e depois

é só fazer reboot em recovery e instalar.

Acho que não deves ter feito as limpezas antes do boot... /cache /data /system e dalvik cache também. Geralmente é isso. Atenção que o 1º boot leva mesmo MUITO tempo :)

 

Entretanto andei a brincar mais um pouco e estou a ver se preparo uma ROM já com os Google Updates integrados - neste momento tenho 1,207 MB livres na memória interna, isto com um ponto de partida de 829 MB, ou seja, após já ter instalado algumas coisas e já ter alguma tralha em cache - foi uma redução de 378 MB. Não sei se isto interessa a todos (muitos podem usar o Link2SD - que GRANDE tool !!! - para ter mais espaço), mas eu quanto mais puder usar na memória interna, melhor, pois tem melhor performance e é mais fiável.

Nota: esta limpeza inclui delete de algumas coisas (tipo Google PlayBooks, Google Play Music, etc que não uso, mas a minha ideia é fazer uma com todas as Gapps default e remover tudo o que a Rom traz que não seja fundamental, como o "Deezer"  ou o "Boomband Life"

 

O que eu agora preciso é de saber como é que se gera uma ROM limpa que possa ser divulgada para uso por outras pessoas. A ideia do lost2, de gerar uma imagem também não é má, no entanto também não sei como criar uma que seja independente do meu sistema (ou seja, deve ter de estar limpa de todos os dados que sejam relativos ao meu telefone - não tenho ideia se IMEI, Android ID, etc não são guardados nesse backup).

 

Masterbyte, consegues dar uma orientação nisto? Acho interessante poder ter este zip "flashável" via recovery, mas também uma imagem "flashável" via SP Flash Tool.



#124 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 20 April 2015 - 10:53

Ultimamente tenho tido muito pouco tempo, mas prometo que vou reformular o 1º tópico.

 

 

Converter a rom para ser um flash via cwm recovery é deveras interessante, mas tenho que investigar como se faz... voltamos á falta de tempo.

 

Para os mais entusiastas de fazer modding, pode-se fazer uma deodexização dos ficheiros do sistema., usando este guia (testei com a rom da vodafone e da alcatel).

 

Lagarto já uso o "link2sd" á muito tempo e sei muito bem as maravilhas que o programa é.

E é bem verdade o dilema do espaço, mas a minha tática é a seguinte:

apps do sistema e necessárias para o "arranque" e funcionamento "normal" do telemóvel = memória interna

o resto = cartão de memória.

 

 

Mas ainda bem que o pessoal tem menos queixas com a ROM da Alcatel. Pena que a Vodafode não abra os olhos e trate os clientes como crianças. Ainda estou a pensar se posto ou não a bela da carta que me responderam.



#125 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 22 April 2015 - 09:48

Vou ver se até ao fim do mês apresento novidades relativas ai update 300***1. Já o tenho, mas para o firmware checo e estou a ver se arranjo update PT, ou em ultimo caso o firmware checo.

é lamentável a vodafone deixar dezenas de clientes encalhados no update 110FFN1.







Também marcado com uma ou mais destas tags: alcatel, vodafone, firmware, stock, pop s7, smart 4 power