Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[ROOT] BQ aquaris E5 HD

bq aquaris e5 hd

  • Por favor inicie sessão para responder
58 respostas a este tópico

#26 Di0g0

Di0g0

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 20 August 2014 - 19:40

Sacas o firmware do E5 abres o zip/rar e extrais o recovery.img, passas para o cartao SD e com a app mobileuncle tools tens uma opção para substituir a recovery usando essa recovery.img.



#27 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 23 August 2014 - 14:11

Se pretendem ter atualizações OTA com o custom recovery podem ativar as atualizações atravez do android tweaker 2 que se encontra disponivel na play store



#28 Pr0diGy

Pr0diGy

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • Bq Aquaris E5

Mensagem publicada 24 August 2014 - 15:08

comprei este modelo bq aquaris E5 fiz as actualizações (1.3.3) não consegui ainda fazer o root. fiz hard reset pelo ASR e limpou tudo mas veio já com a actualização instalada, é do firmware? tenho de "Flashar" isto ou não? fiz backup adb com o holo backup,fico a espera de uma dica vossa :)



#29 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 26 August 2014 - 21:15

O hard reset repõe tudo às definições de fábrica, perdes o root. Podes experimentar o recovery do tvcastro que já foi aqui indicado.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#30 Néry

Néry

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • LocalizaçãoViseu
  • Sony Ericsson Live Walkman (WT19i), BQ E5FHD

Mensagem publicada 13 September 2014 - 11:57

Pessoal tentei fazer este processo num E5FHD com actualização 1.1.1 e deu-me erro enquanto decorria o processo de flash.

 

Que me recomendam? 



#31 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 14 September 2014 - 10:38

Experimentaste o kinguser? http://www.mibqyyo.c...cussion/34625/m


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#32 Néry

Néry

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • LocalizaçãoViseu
  • Sony Ericsson Live Walkman (WT19i), BQ E5FHD

Mensagem publicada 14 September 2014 - 23:58

Experimentei e não deu nada. Deu erro.

 

Para completar a informação o telefone não é reconhecido quando o conecto desligado ao pc. Não faz a instalação dos drivers, aparecendo a seguinte mensagem "PreLoader USB VCom Port (COM4) - Dispositivp desligado.

 

Mesmo quando o conecto ligado instala sempre os drivers de novo.


Editado por Néry, 15 September 2014 - 00:18.


#33 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 15 September 2014 - 07:56

Mas isso não é um problema de root, é um problema de firmware.

alternativa 1 muda de cabo, e se possível de computador

alternativa 2 faz novo download dos drivers, instala-os, verifica se te dá algum erro, se não der, retira a bateria do telefone por uns segundos, depois coloca-a e liga-o ao pc para ver se o reconhece

alternativa 3 tudo como antes, mas, depois de retirar a bateria, corre o flash tool, em modo de upgrade, e liga o telefone, com ele ligado ao PC coloca a bateria e vê se ele o reconhece

alternativa 4 faz tudo como a alternativa 3, mas quando ligares o telefone, com o flash tolls a correr, liga-o acendido, para ver se ele atualiza algum driver, depois desliga-o sem desligar o cabo

alternativa 5 pede socorro ao SAT da Bq LOLOLOL

tenta seguir esta ordem de alternativas


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#34 Néry

Néry

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • LocalizaçãoViseu
  • Sony Ericsson Live Walkman (WT19i), BQ E5FHD

Mensagem publicada 15 September 2014 - 10:29

Problema de drivers já tinha noção que poderia ser.

No entanto em alguns pontos dizes para retirar a bateria e no E5 a bateria não é destacável 



#35 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 15 September 2014 - 11:56

Isso é problema dos drivers.

 

Existem 3 drivers que precisam ser instalados correctamente:

 

1 - Drivers USB para reconhecimento de armazenamento movível.

2 - Drivers ADB (para executar comandos adb e fastboot) -> É imperativo ter a depuração USB ativada no telefone para funcionar

3 - Drivers "Hard-Reset" (como a bq lhes chamam...estes são os drivers do PreLoader).

 

Pergunta, estás a utilizar o Windows 8? Se tiveres, o problema poderá residir aí.

 

Seja como for, sugiro que faças o download dos drivers novamente DAQUI.

 

Instala todos os dirvers, sendo que, as pastas dos drivers têm de estar obrigatoriamente na raíz do disco C:\

 

Reinicia o PC.

 

Liga o telemóvel ao PC e, tendo o "Gestor de dispositivos" do PC aberto, certifica-te que o telemóvel é detectado correctamente (activa também a depuração USB no telefone para garantires que os drivers ADB também foram instalados correctamente).

 

Depois, desliga o telefone e verifica se, ao ligares ao PC, o mesmo instala os drivers PreLoader.

 

Em alternativa, podes dar root tentado ESTE método.

 

Cumps.


Editado por ElTifo, 15 September 2014 - 11:56.

  • Néry gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#36 ICavalera

ICavalera

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 582 mensagens
  • Samsung GALAXY S3

Mensagem publicada 16 September 2014 - 07:35

Atenção a bq aceita o receber o Root na garantia... Mas caso o mandem para a garanria dessa forma, pagaram um acréscimo por reposição do software original.

Isto é, eles recebem o equipamento, reparam, mas se tiver Root pagam um valor por eles entregar o telemóvel original de novo.

Mas aceitam para reparação, o que não é nada mau.

Imagem colocada

ROM TUGAPOWER 8.1


#37 bombhastyk

bombhastyk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • BQ Aquaris E5 HD 16Gb

Mensagem publicada 16 September 2014 - 08:28

Atenção a bq aceita o receber o Root na garantia... Mas caso o mandem para a garanria dessa forma, pagaram um acréscimo por reposição do software original.

Isto é, eles recebem o equipamento, reparam, mas se tiver Root pagam um valor por eles entregar o telemóvel original de novo.

Mas aceitam para reparação, o que não é nada mau.

 

Certo, mas se vai para reparação, então mais vale fazer logo reset de fábrica de cá... poupa-se uns trocos e eles não tem acesso a informação pessoal lá.

Ainda assim, para quem não consiga fica com esta indicação preciosa (tem suporte apesar de ter de pagar).

 

Para restabelecer o firmware original, como explicado no post anterior, a maior dificuldade mesmo é certificar-se de que os drivers foram correctamente instalados no pc. Com isso feito, é 99,99% garantido que não ocorrem outros problemas.

 

O meu maior problema foi descobrir que os drivers do telemóvel deviam ser instalados e reconhecidos com o telemóvel ligado e só depois o desligar...

 

Assim, tal como o ElTifo explicou:
1 - Instalar todos os drivers (USB, ADB, Hard Reset) na raíz do pc (C:\);
2 - conectar o telemóvel ao pc via USB com o aparelho ligado (com ou sem cartão SIM) e aguardar que o pc instale todos os drivers do telemóvel.

3 - desconectar o telemóvel do PC, desligar e retirar o SIM do telemóvel;

4 - Executar o FlashTool (ou outra ferramenta flash compatível com BQ);

5 - Carregar o Scatter loading file (txt que vem na pasta do firmware de origem que foi sacado do site da BQ);

6 - Clicar em download ou upgrade (dependendo do programa flash que for usado);

7 - ligar o cabo USB do pc ao telemóvel e aguardar que recebam mensagem de terminado no programa flash;

8 - desligar USB e ligar o telemóvel normalmente... e DONE!

 

Se for feito por esta ordem, não tem porque falhar.

Se já tiverem tentado instalar os drivers e não tiverem conseguido, desinstalar todos os drivers, reiniciar o pc e recomeçar do ponto 1...

 

Atenção: Quem quiser instalar o firmware de origem (download do site da BQ), terá de sacar a versão inicial (1.1.0) e fazer update via telemóvel/rede pois as versões seguintes são patch e não firwmare original já com upgrade... (esta informação foi-me dada pelo suporte da BQ).


Editado por bombhastyk, 16 September 2014 - 08:30.

  • Néry e Rui Luís gosta disto

#38 Néry

Néry

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • LocalizaçãoViseu
  • Sony Ericsson Live Walkman (WT19i), BQ E5FHD

Mensagem publicada 16 September 2014 - 21:57

Obrigado pelas respostas, vou tentar colocar em prática as vossas dicas.

 

Darei feedback.



#39 H4RDSTYLE

H4RDSTYLE

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • bq Aquaris E5 HD

Mensagem publicada 17 September 2014 - 16:52

Boas comunidade.

 

Fiz o root ao telemovel na perfeição, após alguns dias com o root feito veio hoje um firmware update, ao tentar faze-lo não deu.

Fiz o unroot pelo SuperSU, tudo bem até aqui..mas mesmo sem root continuava-me a não dar o update, reiniciei o telemovel fui ao boot menu e fiz hard reset e agora o telemovel ao ligar só apareçe as letras bq e não sai dali...

 

Alguém me pode ajudar nisto? como por o telemovel de origem passo a passo...sou muito noob nisto e pareçe que acabei por dar cabo do telemovel.



#40 bombhastyk

bombhastyk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • BQ Aquaris E5 HD 16Gb

Mensagem publicada 17 September 2014 - 17:04

Boas comunidade.

 

Fiz o root ao telemovel na perfeição, após alguns dias com o root feito veio hoje um firmware update, ao tentar faze-lo não deu.

Fiz o unroot pelo SuperSU, tudo bem até aqui..mas mesmo sem root continuava-me a não dar o update, reiniciei o telemovel fui ao boot menu e fiz hard reset e agora o telemovel ao ligar só apareçe as letras bq e não sai dali...

 

Alguém me pode ajudar nisto? como por o telemovel de origem passo a passo...sou muito noob nisto e pareçe que acabei por dar cabo do telemovel.

Boas!

 

Não stresses que não é o fim do mundo!  :angel:

 

Se leres o meu último post (bem como outros anteriores de outros users) tens lá todas as respostas.

É só fazeres hard reset para o firmware original e tens o caso resolvido.

 

Saca o firmware original (versão 1.1.0) e drivers do BQ Aquaris E5 aqui

 

Podes usar o programa flash que está nestes driveres ou outro compatível com BQ.

 

Depois é só seguires os passos.



#41 H4RDSTYLE

H4RDSTYLE

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • bq Aquaris E5 HD

Mensagem publicada 17 September 2014 - 17:16

EDIT:  Já consegui fazer tudo direitinho como explicaste anteriormente bombhastyk  :D

Bastante obrigado,

 

só tenho mais uma duvida, sempre que temos um update de firmware temos que estar a fzr este processo? torna-se chato estar sempre a fzr hard reset ao telemovel quando sai um update novo.


Editado por H4RDSTYLE, 17 September 2014 - 17:41.

  • bombhastyk gosta disto

#42 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 18 September 2014 - 09:28

Só terás que fazer Hard Reset se não conseguires atualizar via OTA (Over The Air).

 

Por norma, as atualizações oficias chegam ao telefone pela aplicação "Atualização" que encontras na secção "Acerca do telefone". Contudo, para que as atualizações sejam efetuadas corretamente, é necessário o seguinte:

 

1 - Ter o Serial Number correto (eu, por ora não tenho como já expliquei noutra thread mas vou descobrir como corrigir isso...)

2 - Não ter qualquer aplicação de sistema a mais, a menos ou alterada

3 - Ter a recovery stock

4 - Não ter root (apesar que no meu bq Aquaris 3.5, mesmo tendo root conseguia fazer as atualizações)

 

Posto isto, de cada vez que sair uma atualização, quem fez root, alterou a recovery e etc, terá que "voltar atrás", aplicar a atualização e depois volta a fazer o que quiser.

 

Eu, como sou um pouco mais maluco, gosto sempre de fazer hard reset. É da maneira que aproveito e faço uma limpeza geral ao bicho. Contudo, e para não ter problemas, certifico-me de guardar as fotos, vídeos e etc, no cartão SD, bem como ter os contactos sincronizados no Google e os meus "save games" no Google +. Se um jogo não tiver a hipótese de fazer save game online, existem outras soluções.

 

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 18 September 2014 - 09:55.

  • bombhastyk gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#43 bombhastyk

bombhastyk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • BQ Aquaris E5 HD 16Gb

Mensagem publicada 18 September 2014 - 09:41

EDIT:  Já consegui fazer tudo direitinho como explicaste anteriormente bombhastyk  :D

Bastante obrigado,

 

só tenho mais uma duvida, sempre que temos um update de firmware temos que estar a fzr este processo? torna-se chato estar sempre a fzr hard reset ao telemovel quando sai um update novo.

O ElTifo respondeu-te no post anterior. Só precisas fazer hardreset 1x e actualizar pelo telemóvel daí por diante.

 

Ao fazeres hard reset, voltas a colocar o telemóvel no estado "novo" (como o compraste em caixa), pelo que voltas a fazer os updates de forma normal via telemóvel (o mesmo avisa-te automaticamente que existem actualizações disponíveis se não as fores procurar).

 

Como ele te explicou acima, e bem, se fizeres alguma alteração na rom do telemóvel (como p.e. fazer root) deixas de ter permissão para fazer update via OTA, e aí podes fazer 1 de 2 coisas:

- Ou fazes hard reset para a versão inicial (como fizeste agora) e daí por diante se não fizeres alterações de software recebes as actualizações normalmente via OTA

- Ou sacas os updates que vão saíndo e não consegues instalar via OTA, do mesmo site do firmware original e instalas o update ligado por cabo ao PC.



#44 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 September 2014 - 15:02

El tifo, completamente de acordo, excepto que não está demonstrado que o root, só por si, impeça a actualização OTA


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#45 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 September 2014 - 16:19

El tifo há uma app no mercado que te pode interessar, é paga e nunca a usei, se quiseres dá uma olhada https://play.google....angeid&hl=pt-PT, não sei se é compatível mas podes perguntar ao autor


Editado por Qashqool, 18 September 2014 - 16:20.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#46 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 18 September 2014 - 16:35

Boas,

 

Obrigado pela dica.

 

Seja como for, eu já arranjei uma ferramenta que me permite enviar o SN, os IMEI e os MAC (WIFI e BT) para o telefone. Contudo, estou em crer que só fica definitivo depois de mais um Hard Reset.

 

Digo isto pois, depois de utilizar essa ferramenta, o Engineer Mode (MTK), na parte do mobileinfo -> Hardware Info, já tem o o meu SN no "Bar Code Info" (dantes tinha unknown). Contudo, o sistema android ainda vê o que é atribuído quando o Bar Code é "unknown", ou seja, 0123456789ABCDEF. Hei-de fazer mais um Hard Reset (não para já pois só esta semana foram uns 3 ou 4...) e depois reportarei aqui a ver se fica definitivo. Se ficar, crio aqui uma thread com essa ferramenta e tutorial sobre como usar.

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#47 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 21 September 2014 - 13:35

Combinado ;) obrigado

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#48 bombhastyk

bombhastyk

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • BQ Aquaris E5 HD 16Gb

Mensagem publicada 29 September 2014 - 21:35

Boas!

 

Mais uma pergunta...

 

Tendo feito root, se fizer actualização do telemóvel sacando a actualização do site, ao aplicá-la ao telemóvel o mesmo limpa todos os dados certo?! Eu não quero isso... quero aplicar a actualização sem perder dados, etc... É possível? Se sim, como? É necessário fazer backup e repor o backup depois da actualização? Se sim, qual a melhor aplicação para fazer backup de aplicações e dos dados das aplicações?

 

Obrigado.



#49 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 30 September 2014 - 06:07

 É necessário fazer backup e repor o backup depois da actualização? Se sim, qual a melhor aplicação para fazer backup de aplicações e dos dados das aplicações?

 

 

Bom dia,

 

Quando se faz determinado tipo de alterações como por exemplo instalar uma versão superior, a reposição das aplicações e respectivos dados a partir de um backup pode causar problemas.

Há no androidPT relatos de problemas relacionados com o que referi.

 

No meu equipamento (Note 3), instalo de novo as aplicações e apenas faço backup de fotos, musicas, etc.

 

No entanto, o que acabei de dizer não é uma regra é apenas uma opinião pessoal, cada um faz como achar melhor.

 

Abraço e boa sorte.



#50 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 02 October 2014 - 08:12

Boas,

 

Obrigado pela dica.

 

Seja como for, eu já arranjei uma ferramenta que me permite enviar o SN, os IMEI e os MAC (WIFI e BT) para o telefone. Contudo, estou em crer que só fica definitivo depois de mais um Hard Reset.

 

Digo isto pois, depois de utilizar essa ferramenta, o Engineer Mode (MTK), na parte do mobileinfo -> Hardware Info, já tem o o meu SN no "Bar Code Info" (dantes tinha unknown). Contudo, o sistema android ainda vê o que é atribuído quando o Bar Code é "unknown", ou seja, 0123456789ABCDEF. Hei-de fazer mais um Hard Reset (não para já pois só esta semana foram uns 3 ou 4...) e depois reportarei aqui a ver se fica definitivo. Se ficar, crio aqui uma thread com essa ferramenta e tutorial sobre como usar.

 

Cumps!

 

Olá, penso que o ficheiro /sys/class/android_usb/android0/iSerial tem o SN temporário (acho que faz refresh no reboot) se o editares provavelmente terás o SN reconhecido pelo sistema ( será?). Fica por resolver a alteração permanente, mas se a descobriste e apenas queres alterar no presente, achas que poderá fazer sentido?


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5