Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Request Source


  • Por favor inicie sessão para responder
41 respostas a este tópico

#26 dros

dros

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 03 September 2010 - 10:23

Pedi o source code do kernel à Gigabyte mas sem sucesso.Eles alegam que os telefones da Optimus e da Orange não são iguais e que é a eles que tem que ser pedido o código.A posição deles não deixa grande margem de manobra porque quem tem que dar o código fonte é quem disponibiliza os binários e neste caso, como os ficheiros vêm no telefone é a Optimus.Mas como a Optimus só deu até agora a versão 1.6 aos clientes seria apenas o código fonte do kernel usado nessa versão que eles teriam que disponibilizar.Fica aqui a troca de mensagens entre mim a Gigabyte:A minha pergunta:

As I am sure you are aware, there is a legal obligation to share the source code along with the binaries for software under the GPL. That is the case of the Linux kernel in which the Android OS is based.I bought a Gsmart G1305 phone (I am very pleased with the device) and I need the source code for the kernel.Where can I download the source code for the kernel used in the android 2.1 version Gigabyte is distributing through the Russian website?

a resposta deles:

Dear Sirs, Thanks for your mail. Could you please kindly provide us your IMEI # for model verifying? There are many user misunderstand that the Boston from Orange or Optimus are our GSmart G1305. Therefore, we need your help to provide IMEI number for further checking. IMEI # (15 digitals) could be found in places below. - dial " *#06# " - Start > Settings > System > Device Information > Phone- Back of the cellphone (after the battery removed)Nevertheless, if your device is purchased from Orange or Optimus, you will have to contact them for all details (including the upgrade firmwares) of your Boston (instead of GSmart G1305.) Please note that Boston from Orange or Optimus are not equal to GSmart G1305. We can hardly provide you appropiate service or compitable hardware for the consequence. Please kindly understand. Best Regard,GSmart



#27 Arlanthir

Arlanthir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2010 - 11:00

De qualquer das maneiras mandei mail mesmo à Optimus para ver o que dizem ;)

#28 pwerspire

pwerspire

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 130 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2010 - 12:05

temos de encontrar algum estrangeiro que tenha comprado mesmo esse modelo para pedir o source à giga

#29 oraben

oraben

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2010 - 12:47

Já enviei de todas as minhas contas de email ;)

#30 Arlanthir

Arlanthir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2010 - 19:57

Update:A Optimus reencaminhou-me o mail para algures e nunca mais disse nada. Depois disso fiz reply e não obtive resposta. Agora vou mandar um novo, insistir. São eles que têm de fornecer, segundo a Gigabyte.Agradecia que mais gente mandasse mails para fomentar o interesse na resolução desta situação. Próximo passo se isso falar é postar no mural deles no facebook xD

#31 ivoxgomes

ivoxgomes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 157 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 11 October 2010 - 20:10

done.a ver se eles respondem..enviei tb para a optimus.. vao-me mandar dar uma volta..

#32 Arlanthir

Arlanthir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2010 - 20:16

done.a ver se eles respondem..enviei tb para a optimus.. vao-me mandar dar uma volta..

Obrigado ;)Se formos suficientes/suficientemente chatos pode ser que não. Tentar não custa ;)

#33 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2010 - 22:17

http://www.androidpt...30#73533:(cumps
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#34 Ricardo W

Ricardo W

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2010 - 22:37

Mais 1 email enviado ;)

#35 Buterrip

Buterrip

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 14:44

Mais 1

#36 exd

exd

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 27 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 15:45

Não sei se isto nos leva algum lado. A unica coisa a ganhar do kernel são os drivers do telemovél para corrigir bugs, adicionar funcionalidade, etc (e isso requer muitissima arte). Os drivers muito provavelmente são proprietarios e estarão carregados como modulos (não abrangidos pelo GPL) e se assim não for, há muito que devem estar incluidos no kernel.O resto do android: a parte bonita por assim dizer, têm uma licença Apache, e por esses lados não há muito a ser feito.O que era mesmo interessante era poder assinar ou aldrabar as assinaturas para poder compilar do upstream. Em conclusão, pedir o kernel é mesmo só para chatear.

#37 Arlanthir

Arlanthir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 16:13

Responderam-me a dizer que já encaminharam a situação mas que ainda não obtiveram resposta, que é como quem diz "não sabemos nada disso, está a ser feito por outras pessoas".Temos de começar por algum lado, ao menos sacar o que eles são obrigados a disponibilizar.

#38 Buterrip

Buterrip

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 17:02

Não sei se isto nos leva algum lado. A unica coisa a ganhar do kernel são os drivers do telemovél para corrigir bugs adicionar funcionalidade, etc (e isso requer muitissima arte). Os drivers muito provavelmente são proprietarios e estarão carregados como modulos (não abrangidos pelo GPL) e se assim não for, há muito que devem estar incluidos no kernel.O resto do android: a parte bonita por assim dizer, têm uma licença Apache, e por esses lados não há muito a ser feito.O que era mesmo interessante era poder assinar ou aldrabar as assinaturas para poder compilar do upstream. Em conclusão, pedir o kernel é mesmo só para chatear.

Claro que sim, mas mesmo com os drivers a serem carregados como modulos, simplesmente seriam obrigados a dar-nos o source dos kernel, mesmo que os modulos permanecessem em binários. A licença GPL obriga-os a tal, pelo que nao podem mudar a licença do kernel, mesmo que os modulos nao fossem abrangidos teriam de distribuir parte do kernel, mesmo que nao servisse de nada, nao custa nada pressionar de qq das maneiras

#39 exd

exd

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 27 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 17:19

Claro que sim mas mesmo com os drivers a serem carregados como modulos, simplesmente seriam obrigados a dar-nos o source dos kernel, mesmo que os modulos permanecessem em binários. A licença GPL obriga-os a tal, pelo que nao podem mudar a licença do kernel, mesmo que os modulos nao fossem abrangidos teriam de distribuir parte do kernel, mesmo que nao servisse de nada, nao custa nada pressionar de qq das maneiras

Teriam que distribuir parte do Kernel, não! Todo o kernel ou em seu defeito as modificações que fizeram. Os modulos não fazem parte do kernel. Duas questões:1- Se calhar não estão em falta porque submeteram as alterações ao upstream. Ninguém os obriga a dar o source completo a quem o pede. Só têm que dar as alterações de volta à comunidade, e isso faz-se através do upstream.2- A nós o kernel não nos serve absolutamente de nada. É chatear por chatear, e se eles acabarem por ceder o que vais ganhar é menos do que já tens:http://android.git.kernel.org/?p=kernel/common.git;a=summaryFazer barulho, sim! Mas para ter algum beneficio. Fazer barulho por fazer barulho só serve para perder tempo, e alienar a comunidade afastando esforços e atenções do que realmente importa: Liberdade para instalar qualquer versão do Android em qualquer telemovel = Liberdade para criar distribuições de android no verdadeiro sentido da palavra.

#40 Buterrip

Buterrip

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 17:31

[quote name="exd" post=76229][quote name='"Buterrip" post=76226]Claro que sim mas mesmo com os drivers a serem carregados como modulos' date=' simplesmente seriam obrigados a dar-nos o source dos kernel, mesmo que os modulos permanecessem em binários. A licença GPL obriga-os a tal, pelo que nao podem mudar a licença do kernel, mesmo que os modulos nao fossem abrangidos teriam de distribuir parte do kernel, mesmo que nao servisse de nada, nao custa nada pressionar de qq das maneiras[/quote']Teriam que distribuir parte do Kernel, não! Todo o kernel ou em seu defeito as modificações que fizeram. Os modulos não fazem parte do kernel. Duas questões:1- Se calhar não estão em falta porque submeteram as alterações ao upstream. Ninguém os obriga a dar o source completo a quem o pede. Só têm que dar as alterações de volta à comunidade, e isso faz-se através do upstream.2- A nós o kernel não nos serve absolutamente de nada. É chatear por chatear, e se eles acabarem por ceder o que vais ganhar é menos do que já tens:http://android.git.kernel.org/?p=kernel/common.git;a=summaryFazer barulho, sim! Mas para ter algum beneficio. Fazer barulho por fazer barulho só serve para perder tempo, e alienar a comunidade afastando esforços e atenções do que realmente importa: Liberdade para instalar qualquer versão do Android em qualquer telemovel = Liberdade para criar distribuições de android no verdadeiro sentido da palavra.[/quote]Pois tambem me parece sempre usei linux no pc com esse intuito... Mas esperemos que deixem o kernel free, com todos os modulos que criaram, isso sim era fixe, ate pq podiamos fazer um froyo nós sozinhos, sem esperar por ninguem, enfim temos de ir tentado chama-los a razao....

#41 exd

exd

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 27 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 17:40

O problema segundo tenho entendido, não é uma questão de ter kernel ou não, nem sequer é uma questão de ter o resto que tem uma licença apache, porque mesmo apesar das licenças a fonte esta para download.Segundo tenho entendido, e corrijam-me se estiver errado, é que cada aparelho tem uma assinatura do fabricante e só podes instalar software nesse aparelho se assinares o software com a mesma assinatura.Ou seja, não é uma questão de ter ou não ter a fonte do froyo, nem de compila-la, é uma questão de que não a podes instalar. E sinceramente, a meu ver, tens mais probabilidades de resolver o problema com as artes negras que a chatear a optimus ou quem seja.

#42 Buterrip

Buterrip

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2010 - 17:49

O problema segundo tenho entendido não é uma questão de ter kernel ou não, nem sequer é uma questão de ter o resto que tem uma licença apache, porque mesmo apesar das licenças a fonte esta para download.Segundo tenho entendido, e corrijam-me se estiver errado, é que cada aparelho tem uma assinatura do fabricante e só podes instalar software nesse aparelho se assinares o software com a mesma assinatura.Ou seja, não é uma questão de ter ou não ter a fonte do froyo, nem de compila-la, é uma questão de que não a podes instalar. E sinceramente, a meu ver, tens mais probabilidades de resolver o problema com as artes negras que a chatear a optimus ou quem seja.

Eu percebi isso sim, nao tem os ficheiros de assinatura tmb, claro que teriamos a fonte do froyo, nao tinhamos era o controlador da camara, nem do wifi etc. e acho que estavamos a tentar pressionar a optimus de forma a dar os .perm e o kernel completo que eles alteraram ;)