Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Análise ao AnySoftKeyboard


  • Por favor inicie sessão para responder
60 respostas a este tópico

#1 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 10 October 2009 - 01:51

Viva,Encontra-se na página principal um artigo contribuído pelo Hugo Lopes sobre o AnySoftKeyboard. O Hugo tem contribuído para a aplicação com o layout do teclado e dicionário português.Leiam e deixem aqui a vossa opinião.A Equipa androidPT

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#2 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 10 October 2009 - 11:23

Obrigado Hugo Lopes! ( + uma vez )Eu tenho esta aplicação instalada e até à pouco tempo ( antes de ler o artigo ) pensava que aquelas teclas superiores (<-123 ABC->) eram fixas, estava sempre a esbarrar nelas, com o swipe é muito mais útil.O dicionário, estava bom na versão 20090927 mas na 20091004 está melhor, já o uso do hifen é uma dor de cabeça, será que podes dissecar isso?Por ultimo, como se realiza o processo de sugestão de novas palavras para o dicionário?

#3 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 10 October 2009 - 14:27

sim akelas teclas em cima, n dao jeito nenhumno segundo em q soube q suportava swipe, passou a ser o meu novo teclado.o hifen ate da jeito, pq assim distingo q ta em PT (n uso o icon na barra)para adicionares palavras basta escreveres, e dps clicares sobre ela por um segundo, e fica guardada

#4 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 10 October 2009 - 23:09

Oi Pedro,O hífen foi adicionado porque o autor do programa não quis um teclado igual ao qwerty (no entanto um dos bielorrussos é igual, mas não me quis queixar); a mim dá-me jeito a tecla, mas podemos tentar colocá-la noutra posição. Também gostava de ter a tecla delete maior; as teclas nos bordos do ecrã são complicadinhas.A ver se o suporte para pacotes de teclados e dicionário permite que o pessoal faça e distribua alguns caseiros, porque gostava de experimentar algumas coisas radicais.O dicionário não mudou entre as várias versões, deve ser das palavras que tens adicionado ao dicionário pessoal :P.A única que encontrei (e ainda não testei) foi a que o BUGabundo sugeriu no outro tópico onde se falava do teclado; usar o MyBackup para fazer backup de dados, em que a última opção da lista é Dictionary, e depois extrair a info da base de dados em SQLite. Só agora é que fui ler com atenção o post dele, porque pensei que fosse mais directo, mas assim é um bocado rebuscado para a maioria dos utilizadores. Vou tentar encontrar alternativas.

#5 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2009 - 00:22

sim o delete 'e mt pekeno, tou sempre a clicar no M :(O metodo q usei é o unico q sei q funciona. mas raios me partam, nem q tenha q fazer um find ao /system td a ver aonde e' q isso esta!!!

#6 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 11 October 2009 - 00:49

Consegues enviar-me o ficheiro do dicionário?Preciso de ver a estrutura, estou aqui com um ideia.

#7 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2009 - 00:53

tens o meu na outra thread.vou fazer um find ao meu system. ele tem q la ta.Fonseca é uma BD sqlite, n e' um so fixeiro. precisas de por exemplo do sqlitebrowser.

#8 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2009 - 19:10

Pedro, referes-te ao ficheiro de backup gerado pelo MyBackup?Experimentei com um meu. O MyBackup cria os ficheiros em /sdcard/rerware/MyBackup/AllBackups/[nome].zip. Extraindo o Zip fica a BD SQLite sem extensão. Usando o comando sqlite3 podemos ver a estructuda da tabela que nos interessa, a words, com (o número é o nome da BD que estava no meu Zip, o que está dentro de plicas é um comando do sqlite):sqlite3 357988020556564 '.schema words'que devolve:CREATE TABLE words (_id INTEGER PRIMARY KEY,word TEXT,frequency INTEGER,locale TEXT,appid INTEGER);Só nos interessam as colunas word e frequency; a coluna locale é a linguagem para a qual está configurado o android, que no meu caso é en_PT (interface em inglês, hora e outras configs em PT, acho eu). Para extrair isso podemos fazer logo:sqlite3 -list 357988020556564 'select word, frequency from words;'O -list é um dos formatos de output suportados pelo SQLite, sendo as colunas separadas por '|', e é o formato em que mantenho o dicionário do AnySoftKeyboard e pode ser importado directamente pelo SQLite. Aqui vai um excerto:é|128olá|128gerais|128opções|128corrigidos|128conhecimentos|128Quem conseguir fazer assim pode postar aqui, mas muitos utilizadores não devem ter o SQLite. Outra coisa que tenho que ver são os valores das frequências das palavras. A fonte de palavras que usei para o dicionário tinha valores muito elevados; se calhar tenho que os diminuir para as do dicionário pessoal terem mais prioridade.

#9 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2009 - 19:13

Lopes o SQLIte browser 'e FLOSS e multi plataforma com GUIhttp://sqlitebrowser.sourceforge.net/

#10 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2009 - 19:16

OK, vou ver :P.

#11 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 October 2009 - 19:21

tou a ver q n leste a minha outra thread :(ve tb /sdcard/ime/tubd.datainda n consegui perceber o q 'e, mas é o word dic

#12 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2009 - 01:36

Li a outra thread, mas não experimentei o programa porque prefiro a linha de comandos e coisas que sejam scriptáveis e automatizáveis... embora neste caso para os utilizadores seja mais prático um GUI caso não tenham o sqlite instalado.Com o SQLite Database Browser é preciso abrir o ficheiro da base de dados e exportar a tabela words como CSV; mas só exporta a tabela toda. Dá para executar comandos SQL numa das tabs, mas não para exportar só o resultado obtido.Sobre o ficheiro que descobriste; pelo que vi nos fóruns é o dicionário onde o teclado da HTC guarda as palavras gravadas pelo utilizador, mas experimentei no meu e não cria esse ficheiro, pode ser só nas versões mais antigas... e o formato não está documentado.Deviam ter criado standards para que todos os teclados utilizassem o mesmo dicionário :P.

#13 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2009 - 14:15

sabes o q é estranho: o meu dic parece ser partilhado por tds os teclados

#14 Camadas

Camadas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 93 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2009 - 15:26

BUGabundo escreveu:

sabes o q é estranho: o meu dic parece ser partilhado por tds os teclados

Que teclados estas a usar ? Com o teclado que já vem de origem, não fica com o dicionário do AnySoftKeyboard

#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 12 October 2009 - 15:32

clean install da .99, upgrade para a .999so tenho o android + o ASK com restauro do meu user dic.nem betterkeyb nem htc_ime tenho, mas tinhas antes do wipe.o dic vem desde a rom original.

#16 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2009 - 03:07

Faz sentido que o dicionário do utilizador seja partilhado pelos teclados baseados no código do LatinIME da Google... como o AnySoftKeyboard, e acho que havia outro, não sei se era o Better Keyboard.

#17 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2009 - 03:12

Camadas: o BUGabundo referia-se ao dicionário onde gravas as palavras que ele não reconhece, não ao dicionário da língua... Se alternares entre o AnySoftKeyboard e o da Google ele deve reconhecer as palavras que gravaste. Não posso testar porque não consigo instalar o LatinIME na MoDaCo; já experimentei copiar para lá o .app mas não aparece nas settings.

#18 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2009 - 19:50

acabei de tirar alguns screenshots ao ASK para mostrar a uma amiga.http://www.dropbox.com/gallery/1542599/1/ask?h=fa6f6ehttp://android-pt.com/teclado-anysoftkeyboard-para-android

#19 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 19 November 2009 - 04:15

Interessante ;).Que ROM estás a usar? É o 1.6 ou o 1.5 com algum theme? Nota-se bem a diferença no aspecto das teclas.

#20 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 19 November 2009 - 04:17

hdlopes escreveu:

Que ROM estás a usar? É o 1.6 ou o 1.5 com algum theme? Nota-se bem a diferença no aspecto das teclas.

cyanogenmod 4.2.5 (1.6) + theme enoch

#21 hdlopes

hdlopes

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 24 November 2009 - 04:42

Foi anunciada há pouco a nova versão do AnySoftKeyboard, cujo resumo geral das alterações pode ser visto aqui: http://code.google.c.../wiki/ChangeLog, e de uma forma mais detalhada aqui: http://code.google.c...d=190.Contribuí o layout colemak inicial, embora não use, e alterei o layout numérico de forma a ter a mesma altura que os outros, e não haver espaço horizontal entre as teclas, o que causava um problema visual. Screenshot do novo layout incluído.A lista de teclados disponíveis agora aparece num submenu, já começam a ser muitos; e é possível testar as configurações numa caixa de texto acessível nas próprias configurações.Já sabem, qualquer sugestão deixem aqui ou abram um issue no site: http://code.google.c...rd/issues/list.Imagem colocada

#22 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 24 November 2009 - 12:52

hey um teclado T9... ate q enfim :pvou maze ver se o space ja é maiorzito. passo a vida a.meter.pontos.no.lugar.de.espaços ;)

#23 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 24 November 2009 - 12:58

naaaacontinuo sem poder usar o T9 ;)( pena... pq às vezes um teclado maior dava jeito...well maybe next time

#24 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 24 November 2009 - 14:51

Nunca experimentei esta app mas estou tentado...

#25 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 24 November 2009 - 14:53

n deves escrever mt em PT ;)