Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Ideias para apps!


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
55 respostas a este tópico

#1 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 11:41

Olá a todos;Não tenho "skils" algumas na área da programação pelo que nunca poderia concorrer (também acho que não conseguiria aprender XD, sou lerdo), mas tenho, e com fartura ideias para apps.Pensei que pudessem existir mais pessoas como eu que não participassem por não dominarem a programação mas que quisessem ainda assim partilhar ideias de coisas que acham uteis e ou divertidas e que gostariam de ver e ter instaladas no seu android.É na esperança de que a partilha dessas ideias se possa materializar em apicação que criei este tópico.Quem sabe não sai daqui alguma coisa de jeito!Desde já muito obrigado.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#2 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 11:42

E então para inaugurar esta thread, a caminho do trabalho lembrei-me de algo que me dava um jeitão.É algo que já existe mas que poderia ser mais simples e dessa forma mais funcional.São horários de alguns transportes públicos.Eu vinha para o Porto e lembrei-me que seria engraçado ter uma aplicação onde fosse possível consultar os horários por exemplo da Rodonorte (empresa que uso), na página web deles dá já para o fazer mas a questão era arranjar algo, como já disse mais simples, com uma apresentação minimalista e mais funcional portanto.Quadro 1: Escolher a origem e em função disso o destino (como aliás aparece no site).Quadro 2: Daria para escolher o dia e o intervalo horário pretendido, por exemplo para o próprio dia e a partir da hora actual, e só mostrava os que ainda seria possível apanhar ou então para um dia diferente e com opção de escolher por exemplo entre manhã tarde ou noite, ou o dia todo.Daria ainda para filtrar pelo "tipo de dia", se o dia escolhido calhasse num feriado ou num fim de semana, a app filtrava os resultados para não mostrar os autocarros que não se efectuassem nesses dias, teria que ter na base de dados (BD) informação sobre isso (se o dia em questão é feriado ou não e que dia da semana calha).Quadro 3: Poderia ainda apresentar o preço da viagem, por tipo de bilhete (normal, idoso, criança, estudante, militar, etc...), nem que fosse um valor aproximado ou indicativo, ou que pelo menos dissesse de que data era o preço apresentado (se na pesquisa aparecer um preço ainda em escudos sabemos à partida que estará desactualizado XD)Quadro 4: Seria ainda apresentado (se possível) algum detalhe relativo à viagem, e uma espécie de resumo hora de chegada, distância percorridaSei perfeitamente que exigiria uma catrefada de trabalho ao nível da criação da BD, e que além disso exigiria alguma actualização permanente (ou relativamente permanente), e esta ideia foi originalmente pensada (porque me daria imenso jeito) para uma única empresa, mas um dos quadros intercalares poderia ser justamente procurar quais as empresas que efectuassem determinado trajecto escolhido, mas esta seria já para uma fase mais avançada do desenvolvimento, e tenho mais ideias para depois, como por exemplo, mostrar na cidade de destino pontos de interesse, nada de muito detalhado, apenas tópicos por exemplo monumentos ou assim qq coisa, dando à app uma lado mais turístico além do prático.Espero que tenham gostado da ideia, estejam à vontade para a usar mas avisem ;). Gostava imenso de a ver desenvolvida e garanto-vos que a utilizaria.Espero ainda que mais se sigam a mim a propôr ideias, gostava ainda de pedir uma coisa, no sentido de manter este tópico o mais "limpo" possível, pedia que postassem apenas as vossas ideias e não tecessem comentários. Penso que ganhámos todos com isto.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#3 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 12:57

Pois para quem estiver virado para um tema mais verde (cor também do android), penso que seria interessante fazer uma calculadora do CO2 emitido pelas nossas actividades diárias e do impacto ambiental que cada um de nós pode ter.Poderia incluir coisas como tempo percorrido por tipo de transporte, utilização de papel em casa e no trabalho, gasto de energia nos vários electrodomésticos, poderia ainda ter incluído um alarme a avisar por exemplo os possuidores do sistema bi-horário do início do horário mais económico, e poderia ainda calcular o ganho económico dessa utilização (diferença de tarifa x tempo de utilização do electrodoméstico em horas x gasto energético do electrodoméstico por hora).Enfim uma ferramente mais ou menos completa e que nos permitisse fazer deste um mundo melhor.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#4 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 16:09

Não sei se cairá bem na categoria das aplicações mas... e porque não um tema?Genuinamente português sem se avacalhar o assunto, temos tanta paisagem bonita para os fundos de ecran, e temos muitos simbolos para os icons, mas para esses julgo que o melhor seria usar um tema comum a todos eles, filigrana, pegar nos icones por defeito (ou outros ainda mais bonitos, ou mesmo fazer de novo) e aplicar um afeito para parecerem filigrana, penso que seria bem giro.Se por acaso o "tema" for pouco para cair na categoria das apps, então façam uma "Home" (poderia ter azulejos por fora e um cão de loiça à porta para ser genuinamente tuga :dry:), nestas coisas das "home" alternativas, há sempre umas coisas que gostámos mais numas apps e outras noutras, tentem pegar nas funcionalidades que reunirem mais concensso e dêem-lhe um aspecto bonito (e tuga, ou que faça lembrar) e tá no papo... pelo menos o sucesso.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#5 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 17 July 2010 - 16:26

A google já te dá os horários dos transportes, no google maps.

#6 RicardoPT

RicardoPT

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 16:49

hmartinho, boa iniciativa, as ideias são sempre úteis, pelo menos para quem desenvolve.Tenho uma sugestão para te fazer, porque não te inscreves no Android Inventor: "http://appinventor.g...labs.com/about/"?Uma vez que não sabes programar parece-me que seria uma boa forma de tentares fazer as tuas Apps.Continua a partilhar as tuas ideias, são sempre bem-vindas! E mesmo que às vezes te possa surgir uma que pareça "estúpida" não tenhas receio de a partilhar. Muitas vezes as melhores ideias têm origem em algo que parece ser "estúpido" ou que a maioria pensa que não faz sentido à partida - aliás, essa é a base de um bom brainstorming, não "censurar" nenhuma ideia à partida.

#7 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2010 - 21:08

A jogos santa casa também dá os resultados, o infarmed e qq jornal também dão as farmácias, e por aí fora, lol,
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#8 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2010 - 06:24

Bons dias;Puxando a brasa um pouco à minha sardinha, porque não uma app que "transforme" um android numa ferramenta de trabalho, em particular numa ferramente de auxílio no trabalho de campo na área florestal.Alguns aparelhos usados são:O clinómetro, serviria para avaliação de alturas usando o acelarómetro do aparelho (podem ver aqui: http://www.eloforte..../clinmanual.htm)O cálculo é feito por uma regra de 3 simples, se precisarem de ajuda apitem por pm.O GPS, usado claro para marcar pontos, algo com uma interface simples que permitisse obter e guardar com relativa precisão uma determinada localização, permitindo talvez acrescentar dados acerca do ponto marcado. Não seria necessário ter uma perspectiva visual (mapa) mas apenas guardar as coordenadas.Existem ainda uma série de fórmulas dendrométricas que seria interessante ter forma de calcular automaticamente, como por exemplo para uma parcela circular de determinada área e dada determinada inclinação do terreno calcular o raio corrigido segundo a sua projecção nesse plano inclinado.Podem ver um pouco mais sobre dendrometria aqui:http://www.scribd.com/doc/18028048/dendrometriae se precisarem de ajuda com alguma coisa contem comigo.Espero que sirva a alguém.Cumps.Edit:Entretanto até me ocorreu um nome para a app "DenDroid", Dendrometria+Android http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_tongue_sticking_out.png
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#9 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2010 - 08:15

hmartinho, vendo este teu post lembrei-me de uma app que se podia fazer, que incluía uma BD com ideias para programar.Podia-se consultar e acrescentar ideias. :(

#10 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2010 - 09:11

LOL
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#11 pintasart

pintasart

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 26 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2010 - 09:06

Olá, Poder-se-ia criar uma aplicação que indique os perdidos e achados, ligada à GNR e PSP, acho que neste caso é mesmo ao MAI. No entanto, outras informações e formulários poderiam ser acessíveis por aplicações do género. Cumps

#12 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 13:44

É um nome estúpido para uma ideia de uma app.Não é de todo uma ideia nova mas creio que ainda não vi nenhuma app que fizesse o mesmo, algo que "imitasse" o PoliteRing que vem com o SenseUI da HTC.O básico: tlmvl toca, pega-se nele e dimuinui o volume do toque, vira-se com o ecrã para baixo e ele silencia.Deve ser feito com recurso ao sensor de proximidade e ao acelerómetro.Para não cair na situação de ser uma app copiada, podia ter mais opções, como por exemplo um gestor de perfis de toque (como eu tinha nos Nokias)uma lista de situações (reunião, silêncio, normal, etc) e que desse para definir toques e comportamento (volume, vibração).Uma ideia engraçada e se ao agitar o tlmvl ele rejeitasse a chamada (há jogos como por exemplo o Totemo, que ao agitar fazem restart ao nível).Apesar da ideia já existir, penso que teria na mesma mérito quem o fizesse, pois existem também mil e uma maneiras de por exemplo mudar renomear ficheiros e estão sempre a surgir programas para o fazer.Cumps.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#13 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 14:21

Não sei ao certo se no concurso podem entrar jogos mas julgo que faria todo o sentido.Procurei no market e não encontrei nenhum jogo tipo o Risco (Risk), existem vários simuladores de dados para calcular probabilidades mas o jogo em si não existe, nem nenhum "clone".Fica assim mais uma ideia para uma app/jogo.Cumps.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#14 Dextro

Dextro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2010 - 18:38

Já que falaram de jogos deixo aqui uma freebie que eu ponderei fazer eu mesmo mas, como não tenho experiência em opengl, decidi que muito provavelmente não conseguiria fazer.E que tal um clone do Audiosurf para Android? O jogo tem uma versão para o ZuneHD que basicamente limita o jogo ao modo Mono e os controlos são semelhantes aos que se obtém usando um gamepad na versão pc: a "nave" fica na faixa do meio e inclina-se o stick (ou o telemovel neste caso) para o lado esquerdo ou direito para mover para a faixa do lado. Quando se endireita ele volta ao meio.Para quem não conhece o audiosurf a descrição: é um simples jogo que analisa uma musica qualquer da nossa colecção e a partir dai gera um nível onde andamos com uma nave a tentar recolher caixas coloridas, tudo ao ritmo da musica que toca em fundo. Junta-se a isso leaderboards online por musica e têm-se uma componente social tão em voga hoje em dia.Fica então a minha ideia. :P

#15 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 23 July 2010 - 23:03

A ideia do "TOK TOK" seria muito prática mesmo.A minha sugestão é: Wolfram Alpha mas para android. Já existe versão iphone e ipad. Existem plugins para todos os browsers mas ainda nao encontrei nada para android. Isto sim é util para o trabalho.EDIT:Forget it, afinal parece que ja existe, embora seja so um launcher.

#16 nribeiro

nribeiro

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 487 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2010 - 03:24

E que tal uma versão dos horários da CP? Costumo ir para a terra que é Entroncamento e por vezes preciso de saber os horários Santa Apolonia - Entroncamento nos diferentes tipos de comboio. Posso ver no site mas lá está, podia haver uma app mais intuitiva e que guardasse as pesquisas para assim ser mais rápido na próxima vez.Cumps

#17 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2010 - 13:16

Ora boas;Tive uma ideia bastante simples para um "jogo".A ideia é "acertar" no andamento/ritmo certo do tempo, com várias maneiras de jogar, por exemplo, o jogador terá de clicar no ecrã passados x segundos, a dificuldae irá aumentar se diminuirmos por exemplo o intervalo de erro permitido, parece muito simples mas penso que serviria para entreter, apareciam instruções e a indicação do tempo alvo um countdown e depois o ecrã todo negro até o jogador clicar no ecrã, então mostrava o tempo decorrido e se tinha ou não ficado dentro da margem de erro e se passava ou não para o nível seguinte.Para dificultar, o tlmv poderia vibrar de x em x segundos ou piscar ou emitir uns bips que não estivessem ao mesmo ritmo do tempo (1 bip por segundo seria o correcto).Se não quiserem adoptar a perspectiva de jogo, podem fazer algo parecido que conte durante um minuto a quantidade de toques no ecrã, dessa forma podemos por exemplo saber a nossa frequência cardiaca, o utilizador ia batendo com o dedo no ecrã conforme sentia os batimentos e depois era mostrado o resultado.Se consultarem esta pág:http://www.3fitness.com/1fitness/freq%20cardiaca.htmpodem ainda fazer desta ideia uma app para auxiliar no treino físico.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#18 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2010 - 11:39

Ora boas;Mais uma ideia, esta não é nova pois lembro-me de algo similar num Nokia há uns anos.Às vezes apetece ter desculpa para desligar uma chamada de um chato (subentendam-se as várias categorias). Sendo que a melhor delas é sempre um "eh pá tá aqui muito barulho e não te consigo ouvir" ou "estou a ouvir-te muito mal, devo ter pouca rede" traduzido para: "est__ _ __vir___ __ui__ _al, __vo ___ ____ _ede"qualque coisa que ou adicionasse ruído à nossa chamada, tipo burburinho de uma multidão, ou de um estádio de futebol, ou aquele barulhinho da interferência que acontecia quando punha o tlmv junto das colunas do pc, ou que fizesse o micro funcionar aos cortes.Penso que seria muito divertido, mas também útil ;).Quanto ao nome da app , pegando na ideia do micro aos cortes lembrei-me de : "_ai f__ar pró ___alho", mas acho que ficava um nome muito grande :laugh: , poderia ser antes "interfere".Espero que gostem da ideia e que alguém lhe pegue, eu pelo menos gostava de ter uma app deste género e uma vez que o android é multitasking penso que seria possível fazê-la.CumpsEDIT: inicialmente tinha pensado numa app para substituir o afinador da guitarra, depois de pesquisar vi que já existe e pelas reviews funciona muito bem, terei de experimentar, também é uma app engraçada e penso que não existe em português, é diferente falar-se num "C" ou num "Dó".A app que encontrei chama-se gStrings, pelos screenshots parece ter um oscilóscópio que mostra quando a nota tocada está no tom certo, era giro se o próprio afinador desse também a nota pretendida, por vezes quando há algum ruído os afinadores atrofiam um pouco, mas se o som fosse emitido sempre dava para afinar de ouvido.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#19 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2010 - 13:53

Boas;Mais uma ideia para o concurso!Como já terão adivinhado pelo nome, tratar-se-ia de uma app que permitisse tirar uma foto e depois ao seleccionar determinado local (por defeito seria o meio da foto) ele dava o código RGB da cor.Não seria fácil de contornar o problema de alguns terminais alterarem as cores das fotos (nomeadamente o meu Boston que deixa tudo azulado), mas julgo que funcionaria muito bem em muitos outros terminais.A ideia é ter uma ferramenta que permita saber o dito código, poderá dar jeito para quando se quer pintar uma parede ou descubrir uma cor a partir de um objecto qualquer.Como extra, a app permitiria ainda mostrar/escolher de entre uma palete de cores ou mesmo "fazer" a cor pretendida com o código para por exemplo mostrar.Por exemplo se eu soubesse que determinada cor tinha o código 231:120:160 , escolhia essa combinação e ele pintava o ecrã dessa cor para eu mostrar ou verificar.Cumps.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#20 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2010 - 13:59

E pronto tive outra ideia depois de ler a anterior.Ainda ontem deu uma notícia de uns lápis de cor todos xpto para os daltónicos conhecerem as cores através de uns códigos.Na reportagem aparecia também um miúdo que era daltónico e que dizia que tinha dificuldade para atravessar a rua pois não reconhecia as cores do semáforo (sim eu sei, bastava-lhe decorar que a de cima é o vermelho e a de baixo o verde - isto nos semáforos de peões), mas porque não uma app que permitisse ao utilizador apontar a camara do terminal para determinado sítio e mostrar por escrito a cor?Poderia ser até apenas uma extensão da app anterior mas seria engraçado dar-lhe uma vertente mais prática como por exemplo reconhecer a cor dos semáforos das passadeiras e alertar os peões para o seu estado (com um grande asterisco nos termos de utilização avisando para que não se responsabilizava o autor da app pelo seu mau funcionamento, estou mesmo a ver alguém com uma camara marada e a app a dizer para avançar e o semáforo estar vermelho - mas enfim, no caso único e simples do semáforo poderia além da cor reconhecer a posição da luz)Espero que gostem das ideias e como de costume estejam à vontadinha para as usar.Cumps.
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#21 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2010 - 14:12

E porque não há duas sem trés...Ainda com uma ideia bastante similar, lembrei-me de uma ideia para um jogo, para ser jogado pelo menos a dois, assim a modos que um esconde esconde androidiano.Imaginem, um jogador num determinado espaço, tira uma foto a um determinado objecto ou cor (penso que funciona melhor com o objecto para evitar as mudanças na intensidade da luz), depois da foto tirada, envia para o(s) outro(s) jogadores (por exemplo por bluetooth) e começa a caça à foto. O jogo termina quando algum jogador encontrar e tirar uma foto que faça "match" com a imagem original.Poderá ainda ter tempo limite (de 5 a xis minutos) ao fim do qual já não deixava jogar e se entretanto a foto fosse descoberta por alguém emitia um som a avisar, mostrava o resultado e adicionava um ponto a esse jogador, o jogo terminaria por exemplo aos xis pontos. No modo avançado poderá ainda permitir adicionar efeitos (só de cor, sem distorções de imagem) à imagem para dificultar o jogo.Aquando da obtenção da foto, esta teria de estar focada, para permitir encontrar um "match", mas depois teria de ser permitido algum threshold no algoritmo de comparação das imagens, enfim teria de ser bem testado, mas penso que seria viável e bem divertido.Dá para várias pessoas e pode ser jogado em modo "outdoor".Enfim, ideias não me faltam :)Cumps
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#22 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2010 - 14:53

hmartinho, quando começas a programar? Ideias não te faltam :D

#23 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 14 August 2010 - 19:33

Boas;Depois de uns tempos sem colocar aqui nada, não por falta de ideias mas por falta de tempo, tive aquela que concerteza ganharia qualquer concurso inter-galactico de apps para android, pelo que tem (teria) fortes possibilidades aqui no CPA (teria porque é muita fruta).Mais uma vez, uma ideia simples, um conceito simples (para mim é tudo simples, não percebo patavina de programação :P)E que tal uma espécie de paintball/tag game no Android?Assim ao bom estilo das apps de realidade aumentada (RA) que andam por aí.A ideia é usar a camara dos terminais e aplicar uma arma (poderia ser estilo painball).Para a coisa ser funcional ao nível da RA teriam os jogadores que ter algures um código impresso estilo QR, que o jogo interpretasse como pertencendo ao jogo.Depois era só disparar e marcar pontos.A forma como o jogo interpretaria as equipas poderia ser feita até por wi-fi, os players entravam em jogo com determinados IP's e ao serem detectados por perto eram identificados como sendo "matáveis" por AR.É uma ideia que julgo ser aplicável, talvez não aqui, mas quem sabe, se num futuro proximo não saem daqui grandes empresas de programação para android e resolvem pegar na ideia.Cumps.Edit:é parecido com isto:http://www.spectrekking.com/mas com vários jogadores
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#24 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 14 August 2010 - 20:09

tens excelente ideias :P tenho pena de não saber programar e infelizmente ainda não tive tempo de pegar nuns tutoriais e aprender mas um dia talvez...excelente ideia do paintball, era muito bom que alguém pegasse :P

#25 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 15 August 2010 - 17:23

Thx Diogo, por acaso tenho mesmo pena que não passem de ideias. Pois penso que algumas seriam bem úteis.Cumps
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.