Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Actualização ROM - a pagar?


  • Por favor inicie sessão para responder
63 respostas a este tópico

#26 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 31 December 2012 - 01:14

LAGFIX:

No tutorial do dmex tem uma ultima instalação que é:
6. a) JÁ TENHO A ROM GINGERBREAD 2.3.5 XXJVT/2.3.6 XWJW1 E root E QUERO ACTIVAR O LAGFIX

Devo instalar isto? Para que serve o Lagfix?


Se é para passar para CM10 não instales isso.
Melhora a performance da ROM, mas para apssar para CM10 tens de desactivar isso

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#27 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 31 December 2012 - 01:30

-Abres a aplicação "semaphore manager"
vai dar mensagem que precisas de instalar o SU (ou superuser ??) a partir do market, aceitas e fazes download, se não der vai ao market e saca de lá directamente.
-Voltas a abrir o semaphore manager e deves receber indicação que o semaphore manager está a pedir autorização de SU (ou superuser), e aceitas
- entra em recovery, vais ter mais opções.
- Saca do market o es explorer, vais a definições e activas as opções de root e depois podes aceder à root do telefone "/"
-deixa de ser céptico, se eu digo que tens root, é porque tens root... lol


jmcdpereira


Checked... :D

Se é para passar para CM10 não instales isso.
Melhora a performance da ROM, mas para apssar para CM10 tens de desactivar isso

jmcdpereira


Correu tudo bem até aqui..
Agora vou arriscar instalar a CM10 através do teu tutorial..

Mas antes vou fazer um backup nandroid da ROM que tenho agora, para o caso de alguma coisa correr mal...

Posso continuar a postar as minhas duvidas aqui...enquanto instalo a CM10? :D

Ao ler o teu tutorial surgiram-me as primeiras duvidas:

1 - a CM10 não tem rádio, mas dá uma alternativa de fazer o download do Spirit FM..este rádio funciona gasta trafego 3G ou funciona tal e qual o radio das ROM´s anteriores?

2 - O APN Portugal não faz o switch on/off...mas faz as configurações de internet para as diferentes operadoras? Se quisermos desligar a ligação de dados, podemos fazê-lo sem ser pelo APN?

3 - Dizes que para fazer a passagem para CM10, devemos ter uma versão recente de GB..uma vez que acabei de instalar a que está no post do dmex (2.3.5 XXJVT)...e tu aconselhas, no mínimo uma JVU...quer dizer que devo primeiro fazer esse upgrade?

#28 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 31 December 2012 - 01:32

Checked... :D



Correu tudo bem até aqui..
Agora vou arriscar instalar a CM10 através do teu tutorial..

Mas antes vou fazer um backup nandroid da ROM que tenho agora, para o caso de alguma coisa correr mal...

Posso continuar a postar as minhas duvidas aqui...enquanto instalo a CM10? :D

Ao ler o teu tutorial surgiram-me as primeiras duvidas:

1 - a CM10 não tem rádio, mas dá uma alternativa de fazer o download do Spirit FM..este rádio funciona gasta trafego 3G ou funciona tal e qual o radio das ROM´s anteriores?

2 - O APN Portugal não faz o switch on/off...mas faz as configurações de internet para as diferentes operadoras? Se quisermos desligar a ligação de dados, podemos fazê-lo sem ser pelo APN?

3 - Dizes que para fazer a passagem para CM10, devemos ter uma versão recente de GB..uma vez que acabei de instalar a que está no post do dmex (2.3.5 XXJVT)...e tu aconselhas, no mínimo uma JVU...quer dizer que devo primeiro fazer esse upgrade?


1- é um radio como o original, não gasta dados
2- Não te sei explicar, mas parece haver esse problema, mas atenção isso é na CM10.1, nao sei se vais para a CM10 ou 10.1...
3- JVT serve

jmcdpereira

PS: se não responder é porque já recolhi aos aposentos ;)

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#29 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 31 December 2012 - 01:39

PS: se não responder é porque já recolhi aos aposentos ;)


Valeu amigo..
eu vou-me entreter a instalar a CM10...para já..
se correr mal..para voltar para a ROM que tenho agora (downgrade)..basta repetir a instalação que acabei de fazer, correcto?

#30 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 31 December 2012 - 01:47

Valeu amigo..
eu vou-me entreter a instalar a CM10...para já..
se correr mal..para voltar para a ROM que tenho agora (downgrade)..basta repetir a instalação que acabei de fazer, correcto?


Mais ou menos... lol
Um problema de cada vez.
até amanhã

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#31 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 31 December 2012 - 03:52

Valeu amigo..
eu vou-me entreter a instalar a CM10...para já..


Já instalei a CM10...Optei pela CM10 (cm-10-20121225-NIGHTLY-galaxysmtd) e as gapps (gapps-jb-20121011-signed)...acho que fiz tudo bem até porque o telemovel está a funcionar bem (do que vi até agora..e que foi muito pouco).

Só tenho as seguintes duvidas:

Duvida 1:

- A versão do Kernel que tenho é a que vem com a CM10, que conforme a informação nas definições do telemovel é a (3.0.31-g908f941 blinky-ghost@cyanogenmod #1) .
No teu tutorial tu dizes para instalar um Kernel Semaphore, sendo que no meu caso terá que ser uma versão abaixo da 2.8.0...

Aconselhas a mudar mesmo ou mantenho-me com a que tenho? Se for melhor mudar, qual é que me aconselhas? A página onde estão os diversos Kerneis Semaphore tem vários ficheiros para a mesma versão (tipo..a versão 2.6.5 tem a versão com "s" e sem "s"..qual a que se aplica a mim?). Tenho medo de fazer asneira agora na recta final...Aconselhas a 2.6.5?

Duvida 2:
Introduzi o meu cartão externo no telemóvel e agora ele não reconhece o conteúdo. Será que só reconhece o cartão depois de o formatar por ter instalado uma nova ROM ou é por causa do kernel?
Como já é tarde, deduzo que não me possas ajudar..mas amanhã agradecia que me pudesses esclarecer esta duvida.
Obrigado

Editado por diabo11982, 31 December 2012 - 04:30.


#32 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 31 December 2012 - 10:28

Já instalei a CM10...Optei pela CM10 (cm-10-20121225-NIGHTLY-galaxysmtd) e as gapps (gapps-jb-20121011-signed)...acho que fiz tudo bem até porque o telemovel está a funcionar bem (do que vi até agora..e que foi muito pouco).

Só tenho as seguintes duvidas:

Duvida 1:

- A versão do Kernel que tenho é a que vem com a CM10, que conforme a informação nas definições do telemovel é a (3.0.31-g908f941 blinky-ghost@cyanogenmod #1) .
No teu tutorial tu dizes para instalar um Kernel Semaphore, sendo que no meu caso terá que ser uma versão abaixo da 2.8.0...

Aconselhas a mudar mesmo ou mantenho-me com a que tenho? Se for melhor mudar, qual é que me aconselhas? A página onde estão os diversos Kerneis Semaphore tem vários ficheiros para a mesma versão (tipo..a versão 2.6.5 tem a versão com "s" e sem "s"..qual a que se aplica a mim?). Tenho medo de fazer asneira agora na recta final...Aconselhas a 2.6.5?

Duvida 2:
Introduzi o meu cartão externo no telemóvel e agora ele não reconhece o conteúdo. Será que só reconhece o cartão depois de o formatar por ter instalado uma nova ROM ou é por causa do kernel?
Como já é tarde, deduzo que não me possas ajudar..mas amanhã agradecia que me pudesses esclarecer esta duvida.
Obrigado


Isso é que foi fazer serão... lol

1- aconselho mesmo a mudar, com o kernel semaphore vais notar melhor desempenho da ROM.
No meu caso foi uma diferença brutal, talvez hoje o kernel da CM10 já esteja melhor, mas ficas melhor sem duvida.
Tem de ser a versão abaixo da 2.8.0 como indiquei e podes confirmar na pagina do kernel.
Versão sem "s", A "s" é para rom´s Slim ou parecidas, não é o caso.
Depois tens de sacar do market a aplicação semaphore manager para gerir o kernel se assim quiseres, nestas ultimas versões já não vêm com o semaphore manager como nas versões antigas.

2- O nome do cartão de memoria mudou relativamente à GB, chama-se emmc ou parecido, está lá tudo descansa.
Não me lembro do nome, mas acho que é isso.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#33 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 02 January 2013 - 10:52

jmcdpereira



Queria agradecer te pela ajuda prestada nestes ultimos dias.

Correu tudo bem durante a instalação.

Realmente é um grande "salto" a nível de performance...

Eu que estive sempre com Froyo, "saltar" para CM10..é como ter um telemóvel novo..eh eh!

Obrigado amigo :)

Só duas ultimas duvida:

Duvida 1:
Se eu pretendesse regredir para GB (não será o caso, mas..), como é que faria essa operação?
Lembro-me que existe um tal de ficheiro PIT, que serve para "limpar" o tlm...teria que usar este ficheiro?

Duvida 2:
Eu agora tenho instalada a ROM CM10...Sempre que sair uma nova ROM (sei que já anda por aí a CM 10.1), basta:
- copiar o ficheiro para o sdcard
- entrar em modo recovery
- install zip of sdcard
É só isto?

Obrigado.
  • jmcdpereira gosta disto

#34 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 02 January 2013 - 10:53

jmcdpereira



Queria agradecer te pela ajuda prestada nestes ultimos dias.

Correu tudo bem durante a instalação.

Realmente é um grande "salto" a nível de performance...

Eu que estive sempre com Froyo, "saltar" para CM10..é como ter um telemóvel novo..eh eh!

Obrigado amigo :)

Só duas ultimas duvida:

Duvida 1:
Se eu pretendesse regredir para GB (não será o caso, mas..), como é que faria essa operação?
Lembro-me que existe um tal de ficheiro PIT, que serve para "limpar" o tlm...teria que usar este ficheiro?

Duvida 2:
Eu agora tenho instalada a ROM CM10...Sempre que sair uma nova ROM (sei que já anda por aí a CM 10.1), basta:
- copiar o ficheiro para o sdcard
- entrar em modo recovery
- install zip of sdcard
É só isto?

Obrigado.


Ainda bem que correu tudo bem ;)
Sem duvida que passar de froyo para CM10 é como passar da penumbra para o sol ;)
Editaste e eu fui mais rápido a responder...

1- Sim, usa-se esse ficheiro pit512 no campo PIT e a ROM nos campos devidos
2- Não, tens de limpar cache e dalvik cache em advanced e depois fazes o que dizes.
Limpar cache e dalvik cache não te faz perder nada, é só limpeza de "temporários"


jmcdpereira

Editado por jmcdpereira, 02 January 2013 - 10:57.

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#35 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 02 January 2013 - 11:18

Ainda bem que correu tudo bem ;)
Sem duvida que passar de froyo para CM10 é como passar da penumbra para o sol ;)
Editaste e eu fui mais rápido a responder...

1- Sim, usa-se esse ficheiro pit512 no campo PIT e a ROM nos campos devidos
2- Não, tens de limpar cache e dalvik cache em advanced e depois fazes o que dizes.
Limpar cache e dalvik cache não te faz perder nada, é só limpeza de "temporários"


jmcdpereira


1 - Onde posso encontrar esse ficheiro PIT512..queria fazer download do mesmo para guardar com a ROM GB que tenho no PC para qualquer eventualidade (2.3.5 XXJVT)

2 - "Wipe Cache Partition" e "Wipe Dalvik Cache" apenas apaga ficheiros temporários?! Finalmente consegui saber para servem estes Wipes..:) Obrigado, Aconselhas, de tempos a tempos, a fazer estes dois Wipes para limpar o "lixo" do telemóvel?

3 - Ainda existe um terceiro Wipe que também é muito usado. Para que serve?

Obrigado

#36 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 02 January 2013 - 11:23

1 - Onde posso encontrar esse ficheiro PIT512..queria fazer download do mesmo para guardar com a ROM GB que tenho no PC para qualquer eventualidade (2.3.5 XXJVT)

2 - "Wipe Cache Partition" e "Wipe Dalvik Cache" apenas apaga ficheiros temporários?! Finalmente consegui saber para servem estes Wipes.. :) Obrigado, Aconselhas, de tempos a tempos, a fazer estes dois Wipes para limpar o "lixo" do telemóvel?

3 - Ainda existe um terceiro Wipe que também é muito usado. Para que serve?

Obrigado

1- basta procurar por pit512, aqui por exemplo: http://www.filecrop.com/pit-512.html Tenho na minha dropbox, mas aqui no meu serviço não tenho
2- convém fazer quando há problemas ou comportamentos estranhos, se tudo correr bem, não necessitas de fazer.
3- Só se te referes a format /system

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#37 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 02 January 2013 - 11:28

3- Só se te referes a format /system

jmcdpereira


Exacto..para que serve esse Wipe?

#38 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 02 January 2013 - 11:29

Exacto..para que serve esse Wipe?


Limpa-te a ROM...
É como fazeres format c: num computador
Usa-se qd vamos instalar de novo outra ROM com tudo limpo.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#39 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 02 January 2013 - 11:45

Limpa-te a ROM...
É como fazeres format c: num computador
Usa-se qd vamos instalar de novo outra ROM com tudo limpo.

jmcdpereira


Então no caso de querer instalar a CM 10.1 com tudo limpo, além dos dois wipes indicados (cache partition / dalvik), tenho que fazer este Wipe?
Ou depois de fazer este Wipe, perco o Recovery Mode, e só consigo fazer instalação de ROM´s por ODIN?

#40 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 02 January 2013 - 11:55

Então no caso de querer instalar a CM 10.1 com tudo limpo, além dos dois wipes indicados (cache partition / dalvik), tenho que fazer este Wipe?
Ou depois de fazer este Wipe, perco o Recovery Mode, e só consigo fazer instalação de ROM´s por ODIN?


As CM já têm root e recovery, não te precisas de preocupar com isso.
Se flashares a 10.1 eu acho que a instalação em si limpa o /system.
como não tenho o S1 não sei como as coisas estão neste momento.
Eu qd mudava de ROM em que houvesse alterações fazia sempre isso.
Nada como começar tudo limpo.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#41 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 02 January 2013 - 12:21

As CM já têm root e recovery, não te precisas de preocupar com isso.
Se flashares a 10.1 eu acho que a instalação em si limpa o /system.
como não tenho o S1 não sei como as coisas estão neste momento.
Eu qd mudava de ROM em que houvesse alterações fazia sempre isso.
Nada como começar tudo limpo.

jmcdpereira


Fazias sempre isso..o quê? O format/system?

Fazes sempre os três wipes, quando as ROM´s tinham alterações?

#42 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 02 January 2013 - 12:40

Fazias sempre isso..o quê? O format/system?

Fazes sempre os três wipes, quando as ROM´s tinham alterações?


Sim, os 3 wipes qd havia mudanças.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#43 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 02 January 2013 - 16:51

Duvida 1:
Se eu pretendesse regredir para GB (não será o caso, mas..), como é que faria essa operação?
Lembro-me que existe um tal de ficheiro PIT, que serve para "limpar" o tlm...teria que usar este ficheiro?

1- Sim, usa-se esse ficheiro pit512 no campo PIT e a ROM nos campos devidos

jmcdpereira


Flashamos o PIT512 e a ROM ao mesmo tempo, ou "limpamos" o telemovel primeiro com o PIT512 e depois instala-se a ROM?

#44 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 02 January 2013 - 18:40

Duvida 1:
Se eu pretendesse regredir para GB (não será o caso, mas..), como é que faria essa operação?
Lembro-me que existe um tal de ficheiro PIT, que serve para "limpar" o tlm...teria que usar este ficheiro?



Flashamos o PIT512 e a ROM ao mesmo tempo, ou "limpamos" o telemovel primeiro com o PIT512 e depois instala-se a ROM?


Eu fazia tudo ao mesmo tempo, mas há quem faça uma coisa de cada vez.
Mas esquece isso.
GB é para esquecer.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#45 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 03 January 2013 - 12:16

Sim, os 3 wipes qd havia mudanças.

jmcdpereira


Ao passar de CM10 para CM 10.1...achas que se justifica fazer os três wipes (incluindo o format/system), ou as mudanças não justificam isso?

Obrigado

#46 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 03 January 2013 - 12:34

Ao passar de CM10 para CM 10.1...achas que se justifica fazer os três wipes (incluindo o format/system), ou as mudanças não justificam isso?

Obrigado


É como quiseres, há quem faça e há quem não faça.
Se tudo correr bem não é preciso.

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#47 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 03 January 2013 - 16:56

Duvida 1:
Não me estou a entender na página para encontrar a versão do rádio Spirit FM para o meu Samsung Galaxy S...Podem ajudar-me?

Duvida 2:
Os wipes (cache e dalvik) apagam o que está no sdcard interno do telemóvel? Pelo que fui lendo, parece-me que não...correcto?
E o format/system....apaga apenas o que está na raiz do telemóvel..ou também apaga o sdcard interno?

Vou explicar melhor esta dúvida:
No meu PC tenho duas partições (c:// e D://). Quando formato o PC, escolho sempre a instalação do sistema operativo na partição C://...e o que está na partição D:// nunca é apagado.
Para eu ficar a entender como funciona o sistema operativo das ROM´s...queria saber o seguinte:
Atraves do Es Explorer, constato que ele cria uma pasta "Storage" onde estão o "SDcard0" e o "SDcard01", que são a memoria interna do telemóvel e o cartão externo, respectivamente.
Quando faço o "Wipe Cache" e o "Wipe Dalvik", deduzo que não apague nada destas pastas, correcto?
Quando, além destes Wipes, ainda faço o terceiro Wipe (factory/system), o que acontece...apago o que está no sdcard interno do telemóvel, ou apaga só os ficheiros de sistema?

Espero ter-me explicado bem...Obrigado

Editado por diabo11982, 03 January 2013 - 17:07.


#48 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 03 January 2013 - 18:11

Mas tu já estás com a CM10 ?

format /system faz isso mesmo
formata o /system
o que tu vês pelo es explorer é o /SDcard0
Se reparares vês com o es explorer a pasta /system

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#49 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 03 January 2013 - 22:52

Mas tu já estás com a CM10 ?

format /system faz isso mesmo
formata o /system
o que tu vês pelo es explorer é o /SDcard0
Se reparares vês com o es explorer a pasta /system


Sim..estou com a CM10...

Então formata só a pasta System...
Se fizer os três wipes...isso não "mexe" na pasta sdcard...
Se for assim, como é que se formata o sdcard? é através de um "factory reset"?

#50 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9301 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 03 January 2013 - 22:58

Sim..estou com a CM10...

Então formata só a pasta System...
Se fizer os três wipes...isso não "mexe" na pasta sdcard...
Se for assim, como é que se formata o sdcard? é através de um "factory reset"?


Para formatar o sdcard vais a mounts and storage e tens lá essa opção... e mais outras...
Tou mesmo a ver que vais bricar isso... lol

jmcdpereira

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"