Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 2 votos

Gravar e Executar jogos através do cartão Micro SD (com a versão ICS)


  • Por favor inicie sessão para responder
203 respostas a este tópico

#1 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 18 October 2012 - 13:08

Boa Tarde,

Como sabem o Xperia Miro vem com uma memória interna disponivel para o usuário de 2gb.

Caso sejam utilizadores de vários jogos e muitas aplicações, como é o meu caso, temos de gerir os espaços disponiveis.

Para ultrapassar esta situação, basta ter o telemóvel rooteado e um cartão micro SD (no meu caso tenho um de 16gb class 10).

O processo é simples, só temos que através do root manager ou outra aplicação que nos permita navegar na raiz do telemóvel e vamos a /system/etc/.
Procuramos o ficheiro vold.fstab e renomeamos o ficheiro para vold.fstab.bak que é para se quisermos voltar atrás, temos o ficheiro de origem guardado.
Vamos buscar o ficheiro que anexo (dentro do ZIP) e colocamos dentro da pasta /system/etc/.
Reiniciamos o telemóvel e já temos como memória interna, no meu caso os 16gb.

Qualquer duvida refiram.

Abraço,
Jorge Moreira


Editado post para chamada de atenção

P.s.: Mesmo com esta situação alterada, NUNCA devem apagar os ficheiros que já estavam de origem na memória interna disponivel ao utilizador. Existem ficheiros ocultos que são necessários para o bom funcionamento do equipamento.!!!!

Segunda edição
Adicionar o ficheiro

 

Terceira edição

Acrescentei no titulo só para roms ICS, uma vez que não funciona na versão JB

Ficheiros Anexados

  • Ficheiro anexado  vold.zip   1.05KB   1296 descarregamentos

Editado por Jorge Moreira, 03 April 2013 - 21:40.

  • leca santos e dyingbride gosta disto

#2 bb_costa

bb_costa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens
  • HTC Magic, Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 18 October 2012 - 19:47

Jorge, estou a pensar comprar este telemóvel.

Qual a tua opinião sobre este aparelho? Estás satisfeito com a compra?


P.S. - No teu post esqueceste-te do link para o ficheiro zip que contem o novo vold.fstab.

#3 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 18 October 2012 - 20:28

Jorge, estou a pensar comprar este telemóvel.

Qual a tua opinião sobre este aparelho? Estás satisfeito com a compra?


P.S. - No teu post esqueceste-te do link para o ficheiro zip que contem o novo vold.fstab.


Olá,

Não sou muito bom a dar opiniões, mas cá vai:

A minha opinião relativamente a este equipamento é boa. Inicialmente queria o Xperia U, mas por um lado até fiquei contente por não ter adquirido o Xperia U.

Este equipamento em termos estéticos, mete o U num bolso. Em termos de hardware já não é bem assim.

Mas para o seu processador de 800Mhz e com o GPU 200 Adreno, desempenha bem o seu papel.

A câmara fotografica é muito boa, já dá para jogar bons jogos.

Resumindo, estou muito satisfeito.

Este não tem o Sony bravia engine ou contrário do U, mas já estou a tratar disso.

Já tenho os ficheiro para fazer a alterar, mas falta-me o CWM recovery para os introduzir. Já está com root.

Há e já vem com o ICS 4.0.4.

tens aqui um pequeno review que na altura fiz: http://www.androidpt...ny-xperia-miro/

Qualquer duvida que tenhas dispõem, se eu souber :)

Abraço,
Jorge Moreira

Editado por Jorge Moreira, 18 October 2012 - 20:29.


#4 bb_costa

bb_costa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens
  • HTC Magic, Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 18 October 2012 - 20:45

Eu estou numa enorme dúvida existencial se deverei comprar o Xperia Miro ou o Xperia Sola (que descobri hoje estar a €229 na FNAC).
Uma das principais características que me fazia comprar o Miro era o preço e o ICS, contudo depois de pesquisar um pouco na net notei que não há quase ninguém a desenvolver o Miro e que já há várias Roms ICS para o Sola. Tudo isto faz com que já não saiba qual escolher.

Espero decidir-me ainda esta semana e se comprar o Miro vou chatear-te para fazer root ao meu ;)

#5 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 19 October 2012 - 08:20

Eu estou numa enorme dúvida existencial se deverei comprar o Xperia Miro ou o Xperia Sola (que descobri hoje estar a €229 na FNAC).
Uma das principais características que me fazia comprar o Miro era o preço e o ICS, contudo depois de pesquisar um pouco na net notei que não há quase ninguém a desenvolver o Miro e que já há várias Roms ICS para o Sola. Tudo isto faz com que já não saiba qual escolher.

Espero decidir-me ainda esta semana e se comprar o Miro vou chatear-te para fazer root ao meu ;)


Bom dia,

No meu entender são equipamentos de gama diferentes, o sola é muito superior em termos de hardware. se tens essa disponibilidade monetária não olhes para trás e compra o Xperia Sola.

O Xperia Miro ainda é um smartphone muito recente (+/- um mês e meio no mercado) e com muitas cartas para dar. Até porque rootear foi bem mais rápido que o seu primo "Xperia U" e já conta de origem com o ICS.

Já existe uma rom para o Miro no xda limpinha (sem as aplicações das operadoras).

Mas como referi anteriormente, necessito de arranjar primeiro o CWM recovery para começar a "trabalhar" nessa área.

Se optares pelo Miro, terei todo em ajudar naquilo que souber.

Abraço,
Jorge

#6 bb_costa

bb_costa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens
  • HTC Magic, Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 25 October 2012 - 22:43

Jorge que programa usaste para renomear o vold.fstab para vold.fstab.bak?
Já tentei com o File Expert e o File Explorer e não o consigo renomear. Dá erro. Diz que não pode renomear.

#7 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 26 October 2012 - 06:35

Bom dia,

Só dá para renomear com o rom manager ou rom toolbox pro. Tem que ser um programa deste gênero.

Aguardo o teu feedback.

Cumprimentos,
Jorge Moreira

Sent from my ST23i using Tapatalk 2
  • mktgirl gosta disto

#8 bb_costa

bb_costa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens
  • HTC Magic, Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 27 October 2012 - 02:36

Feito!

100% a funcionar no meu Miro e num Xperia Tipo.
Obrigado Jorge. Conto contigo para continuarmos a desenvolver este telemóvel que, apesar de pequeno em especificações, não é nenhuma desilusão. ;)

#9 bb_costa

bb_costa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens
  • HTC Magic, Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 04 November 2012 - 00:47

Jorge, não sei se me poderias ajudar numa questão.

Eu fiz este procedimento e de facto fiquei com a memória de armazenamento interno de 16Gb e uma memória de cartão Sd de 2Gb.
Hoje reparei que tinha uma notificação a dizer que tinha uma baixa memória do telefone.
Ao ir a definições > armazenamento constatei que realmente só tenho 754mb de memória do telefone.
Já instalei o App 2 SD e e libertei alguma dessa memória, apesar de pouca.

O que aconselhas fazer? Sabes de algum procedimento para libertar a memória do telefone?

#10 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 04 November 2012 - 13:48

Boas,

Efetivamente é mesmo assim.

O telemóvel tem 2gb para o utilizador + 2gb internos para o sistema android e aplicações necessários de sistema para o bom funcionamento do equipamento, dos quais restam apenas 754mb disponiveis para aplicações.

No meu caso, apesar das aplicações estarem na sua maioria no cartão sd (externo 16gb), as mesmas ocupam um valor residual na memória interna do telefone.

Por exemplo, no meu caso:

Tenho de espaço total: 754 MB
Aplicações: 284 mb
Disponível: 404 MB

Não sei se me fiz entender.

Abraço e bom Domingo,
Jorge Moreira
  • bb_costa gosta disto

#11 bb_costa

bb_costa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens
  • HTC Magic, Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 04 November 2012 - 17:55

Sim, Jorge, foste explícito. Obrigado.
Questionava-me apenas se haveria uma forma de contornar essa situação. Percebi que não.

Obrigado mais uma vez.
Continuação de bom fim-de-semana..

#12 smokerman

smokerman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens
  • LocalizaçãoVIANA DO CASTELO
  • REDMI2, BQ AQUARIS 5.7, WIKO RAINBOW

Mensagem publicada 07 November 2012 - 03:20

Bom dia,


O Xperia Miro ainda é um smartphone muito recente (+/- um mês e meio no mercado) e com muitas cartas para dar. Até porque rootear foi bem mais rápido que o seu primo "Xperia U" e já conta de origem com o ICS.

Já existe uma rom para o Miro no xda limpinha (sem as aplicações das operadoras).


Jorge



Viva Jorge..este tlm é bem porreiro para o que preciso..mas realmente esta rom de origem cheia de crapware nao é nada..habituado a estas andanças de roots e flashes desde o xperia x8 (no xda tens mtos posts meus) até ao Live With walkman que era o q tinha antes mas uma má rom dum cromo que se enganou no ficheiro lixou me o touchscreen do tlm..optei por comprar este e acho que ainda vai dar mto desenvolvmento em ROMS que ele é bem bom para o preço..que ninguem anda a gastar fortunas em tlm..é da crise,..bom tlm e mto lindo mesmo. abraço.

#13 pmcb

pmcb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 72 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • ZTE V875 - Sony Xperia Miro - Samsung Galaxy S3 - Samsung Galaxy Tab2 10.1 - LG G3"

Mensagem publicada 27 November 2012 - 21:35

Boas.

Mais uma modificação bem sucedida e executada como aqui explicado. Funcionamento a 100% :D

#14 nero785

nero785

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • sony xperia tipo st21i2

Mensagem publicada 05 December 2012 - 12:31

Bom dia,

Só dá para renomear com o rom manager ou rom toolbox pro. Tem que ser um programa deste gênero.

Aguardo o teu feedback.

Cumprimentos,
Jorge Moreira

Sent from my ST23i using Tapatalk 2

bom dia
eu instalei os programas citados mas nao consegui renomear, creio eu por nao achar onde no app renomeia
pode me explicar como faz?

Editado por nero785, 05 December 2012 - 12:31.


#15 nero785

nero785

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • sony xperia tipo st21i2

Mensagem publicada 05 December 2012 - 13:41

Boa Tarde,

Como sabem o Xperia Miro vem com uma memória interna disponivel para o usuário de 2gb.

Caso sejam utilizadores de vários jogos e muitas aplicações, como é o meu caso, temos de gerir os espaços disponiveis.

Para ultrapassar esta situação, basta ter o telemóvel rooteado e um cartão micro SD (no meu caso tenho um de 16gb class 10).

O processo é simples, só temos que através do root manager ou outra aplicação que nos permita navegar na raiz do telemóvel e vamos a /system/etc/.
Procuramos o ficheiro vold.fstab e renomeamos o ficheiro para vold.fstab.bak que é para se quisermos voltar atrás, temos o ficheiro de origem guardado.
Vamos buscar o ficheiro que anexo (dentro do ZIP) e colocamos dentro da pasta /system/etc/.
Reiniciamos o telemóvel e já temos como memória interna, no meu caso os 16gb.

Qualquer duvida refiram.

Abraço,
Jorge Moreira


Editado post para chamada de atenção

P.s.: Mesmo com esta situação alterada, NUNCA devem apagar os ficheiros que já estavam de origem na memória interna disponivel ao utilizador. Existem ficheiros ocultos que são necessários para o bom funcionamento do equipamento.!!!!

Segunda edição
Adicionar o ficheiro

Jorge eu posso usar esse vold modificado no xperia tipo? funciona?

Editado por nero785, 05 December 2012 - 13:42.


#16 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 05 December 2012 - 13:51

bom dia
eu instalei os programas citados mas nao consegui renomear, creio eu por nao achar onde no app renomeia
pode me explicar como faz?



Com o Rom Toolbox Pro

Ir a Root Browser
Ir ao ficheiro pretendido, deixar o dedo a pressionar o ficheiro até aparecer outro menu
Depois é só escolher a opção Rename e dar o nome que pretendemos ao ficheiro

No programa Rom Manager deve ser semelhante.


Jorge eu posso usar esse vold modificado no xperia tipo? funciona?


Faz uma cópia do teu e coloca aqui que eu verifico se dá ou não, se não der eu altero e envio-te.

Cumprimentos,
Jorge Moreira

#17 nero785

nero785

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • sony xperia tipo st21i2

Mensagem publicada 05 December 2012 - 13:57

Com o Rom Toolbox Pro

Ir a Root Browser
Ir ao ficheiro pretendido, deixar o dedo a pressionar o ficheiro até aparecer outro menu
Depois é só escolher a opção Rename e dar o nome que pretendemos ao ficheiro

No programa Rom Manager deve ser semelhante.




Faz uma cópia do teu e coloca aqui que eu verifico se dá ou não, se não der eu altero e envio-te.

Cumprimentos,
Jorge Moreira

ta em anexo Jorge

Ficheiros Anexados

  • Ficheiro anexado  Vold.rar   1021bytes   52 descarregamentos


#18 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 05 December 2012 - 14:10

ta em anexo Jorge


Podes usar o que colocei no primeiro post. São as mesmas linhas de código.

Não te esqueças de renomear o teu atual (como indico no meu primeiro post), para se um dia quiseres voltar a alterar já lá está!!!

Cumprimentos,
Jorge Moreira

#19 nero785

nero785

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • sony xperia tipo st21i2

Mensagem publicada 05 December 2012 - 14:16

ta em anexo Jorge

Jorge como vc conseguiu acessar os arquivos para renomear usando o root manage ou o root toolbox pro?

Podes usar o que colocei no primeiro post. São as mesmas linhas de código.

Não te esqueças de renomear o teu atual (como indico no meu primeiro post), para se um dia quiseres voltar a alterar já lá está!!!

Cumprimentos,
Jorge Moreira

Jorge como vc conseguiu acessar os arquivos para renomear usando o root manage ou o root toolbox pro?

#20 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 05 December 2012 - 14:52

Jorge como vc conseguiu acessar os arquivos para renomear usando o root manage ou o root toolbox pro?

Jorge como vc conseguiu acessar os arquivos para renomear usando o root manage ou o root toolbox pro?


Já leste o post nº 16 deste tópico?

Cumprimentos,
Jorge Moreira

#21 nero785

nero785

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • sony xperia tipo st21i2

Mensagem publicada 05 December 2012 - 14:54

Já leste o post nº 16 deste tópico?

Cumprimentos,
Jorge Moreira

muito grato Jorge, nao tinha visto rsrs
mas deu certim aqui

#22 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 05 December 2012 - 14:56

muito grato Jorge, nao tinha visto rsrs
mas deu certim aqui


Não há problema!!!

O que interessa é que funcione!!!

Cumprimentos,
Jorge Moreira

#23 joaoalvaro

joaoalvaro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens
  • Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 15 December 2012 - 23:48

acabei de fazer o mesmo no meu xperia miro com sucesso :D
obs: o root manager n me permitia renomear por falta de permissão, tive de usar o Rom Toolbox Pro.

#24 JT2012

JT2012

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Sony Xperia Miro

Mensagem publicada 03 January 2013 - 14:18

Boas pessoal tentei fazer como está no tuturial e consegui renomear o ficheiro e colei o novo como indicaram, o que é certo é que fiquei sem os dois ficheiros, desapareceram e agr não consigo aceder á area de armazenamento a partir do tlm nem por pc, dando erro. alguém me consegue ajudar??

o erro que me apresenta no tlm é este: lamentamos, o com.sonyericsson.usbux foi interrompido

#25 Jorge Moreira

Jorge Moreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 452 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • SoftStone, Xperia Miro (ST23i), Mini TV (MK808), Asus Memo PAd HD 7 (ME173X)

Mensagem publicada 03 January 2013 - 14:33

Boas pessoal tentei fazer como está no tuturial e consegui renomear o ficheiro e colei o novo como indicaram, o que é certo é que fiquei sem os dois ficheiros, desapareceram e agr não consigo aceder á area de armazenamento a partir do tlm nem por pc, dando erro. alguém me consegue ajudar??


Alguma coisa tiveste de fazer incorrectamente, pois já fiz isso a alguns xperias miro e sempre sem problemas. Assim como o reporte de outros membros.

Mas vamos focalizarmo-nos no teu problema.

O telemóvel liga normalmente certo?

Se sim, consegues entrar pelo root toolbox pro na pasta system?

Caso contrário podemos tentar por linha de comandos...

Aguardo o teu feedback.