Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Brilho Automático?


  • Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

#1 Nuno Oliveira

Nuno Oliveira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 39 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2012 - 09:11

Bom dia,
Comprei um Xperia U para a minha esposa, estou muito satisfeito com o telemovel na sua generalidade, mas reparei que mesmo activando o brilho automático nas definições do ecran, o slider de brilho continua activo, e o ecran não reaje às variações de iluminação.
No Zwane há relatos idênticos, não sei se será uma questão de software e aguarde pelo próximo update, ou se será hardware e deva ir reclamar na loja onde o adquiri.
O sensor de proximidade durante as chamadas funciona bem.

#2 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 15 July 2012 - 13:03

Bom dia,
Comprei um Xperia U para a minha esposa, estou muito satisfeito com o telemovel na sua generalidade, mas reparei que mesmo activando o brilho automático nas definições do ecran, o slider de brilho continua activo, e o ecran não reaje às variações de iluminação.
No Zwane há relatos idênticos, não sei se será uma questão de software e aguarde pelo próximo update, ou se será hardware e deva ir reclamar na loja onde o adquiri.
O sensor de proximidade durante as chamadas funciona bem.


É um problema conhecido das ROMs gingerbread' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Gingerbread']gingerbread que afeta todos os Sony (e Sony Ericsson), o problema não está no Hardware, e para corrigir manualmente terias de ter root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root mas considerando que ainda não existe root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root para este dispositivo vais ter de usar o brilho manual por uns tempo.

O upgrade para ICS' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ICS']ICS deverá corrigir o problema, tendo em conta os restantes dispositivos que sofriam do mesmo problema.
  • Nuno Oliveira e Hugo Tender gosta disto

#3 Red_Acid

Red_Acid

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 133 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro

Mensagem publicada 15 July 2012 - 21:32

Obrigado pela informação, pedronveloso! Por acaso, ainda esta semana a andar na rua com bastante sol, tinha sido algo sobre o qual eu me tinha inquirido, que tive de ir manualmente aumentar o brilho para poder ver alguma coisa... É realmente uma situação um bocado chata, principalmente agora nestes dias mais solarengos, pelo que espero que o ICS venha resolver isso - e que, de preferência, venha bem rápido.

#4 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 16 July 2012 - 07:03

Obrigado pela informação, pedronveloso! Por acaso, ainda esta semana a andar na rua com bastante sol, tinha sido algo sobre o qual eu me tinha inquirido, que tive de ir manualmente aumentar o brilho para poder ver alguma coisa... É realmente uma situação um bocado chata, principalmente agora nestes dias mais solarengos, pelo que espero que o [acrlink='http://www.androidpt...39;ICS[/acrlink] venha resolver isso - e que, de preferência, venha bem rápido.


Já agora, podem verificar que o sensor existe e está a funcionar no menu de serviço escondido (pelo menos no Arc, Neo e Pro tem lá essa opção portanto assumo que no Xperia U também exista). Para aceder ao menu basta escrever #*#7378423#*# no dialer. E de seguida navegar até Service Test -> Ambient Light Sensor and Proximity e lá podem confirmar que de facto ao fazer variar a luz que incide no dispositivo o valor reportado pelo sensor varia, comprovando que é uma falha no software em fazer uso desses valores e não no hardware ;).

#5 Red_Acid

Red_Acid

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 133 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro

Mensagem publicada 16 July 2012 - 21:45

Bem, parece que o Xperia U não tem essa opção, Veloso. Pelo menos eu tentei várias vezes e não deu em nada, pelo que este "familiar" não se comporta como os outros. :P

#6 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 16 July 2012 - 22:45

Bem, parece que o Xperia U não tem essa opção, Veloso. Pelo menos eu tentei várias vezes e não deu em nada, pelo que este "familiar" não se comporta como os outros. :P


Valeu a pena tentar :P

#7 jalmeida

jalmeida

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 69 mensagens
  • LocalizaçãoPorto/Braga
  • Galaxy S, Xperia U, Xperia Mini Pro

Mensagem publicada 14 August 2012 - 16:55

Já agora, podem verificar que o sensor existe e está a funcionar no menu de serviço escondido (pelo menos no Arc, Neo e Pro tem lá essa opção portanto assumo que no Xperia U também exista). Para aceder ao menu basta escrever #*#7378423#*# no dialer. E de seguida navegar até Service Test -> Ambient Light Sensor and Proximity e lá podem confirmar que de facto ao fazer variar a luz que incide no dispositivo o valor reportado pelo sensor varia, comprovando que é uma falha no software em fazer uso desses valores e não no hardware ;).

No meu Xperia Mini Pro (em ICS), o código é *#*#7378423#*#* , tentem assim a ver se dá

#8 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 21 August 2012 - 11:14

update para ics corrigira muitos problemas, mas muitos mesmos
Imagem colocada

#9 mcsliver

mcsliver

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 89 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 28 November 2012 - 15:34

Boas pessoal,
Já reparei que este tópico já tem algum tempo, mas não deixa de conter o assunto que estou a responder...

Alguém consegue ter ajuste automático de brilho no Xperia U ? Ja fiz umas 10 vezes reparação e reposição para dados de fábrica, e nada.. O gajo simplesmente não altera a luminosidade.. No GB ainda se notava um pouco a alteraração de luminosidade do visor mas agora, em ICS, não acontece mesmo nada.
Algum truque para activar isto? Já reparei que o sensor de luminosidade funciona (através daquele menu de configuração que temos de marcar) mas de resto... A luminosidade do ecrã, nada... :(

Obrigado

#10 sousa921

sousa921

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 274 mensagens
  • LocalizaçãoSanto Tirso
  • WiKo Cink Five

Mensagem publicada 28 November 2012 - 15:50

Boas pessoal,
Já reparei que este tópico já tem algum tempo, mas não deixa de conter o assunto que estou a responder...

Alguém consegue ter ajuste automático de brilho no Xperia U ? Ja fiz umas 10 vezes reparação e reposição para dados de fábrica, e nada.. O gajo simplesmente não altera a luminosidade.. No GB ainda se notava um pouco a alteraração de luminosidade do visor mas agora, em ICS, não acontece mesmo nada.
Algum truque para activar isto? Já reparei que o sensor de luminosidade funciona (através daquele menu de configuração que temos de marcar) mas de resto... A luminosidade do ecrã, nada... :(

Obrigado


Coloque a barra do brilho ao máximo com a opção de brilho automático ativo dentro de casa, pouca luminosidade. Depois com o ecra ativo experimente sair a rua ou colocar uma fonte luminosa direto a ele e vai notar alteração eu também dizia o mesmo até fazer este teste

iPhone 4 (iOS 7)

bq Aquaris 5 (Stokc 4.2.1)

Wiko Cink Five (Stock Micromax A116 4.2.1 - Modem 4.1.2)


#11 mcsliver

mcsliver

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 89 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 28 November 2012 - 15:58

Já experimentei. Por acaso não notei diferenças :P mas.. pode ser que ate funcione. O problema é que ao escuro ele ta com um brilho muito forte na mesma.. Acho que não é bem isto que era suposto acontecer :(

#12 JAPS

JAPS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 93 mensagens
  • LocalizaçãoEspinho
  • Sony Xperia U

Mensagem publicada 28 November 2012 - 20:35

Por falar em brilho automático...

Pelo que andei a ver pela net ter o brilho em modo automático é mau para a autonomia. Pelo que fui lendo dizem que e preferível ter o brilho a 100% em modo manual do que o ter no mínimo em modo automático.

Já desactivei o meu do modo automático e coloquei em modo manual mais ou menos a 50%, fiz isto ontem por esta hora com a bateria carregada. hoje depois de algumas chamadas, mensagens e uso normal a bateria esta a 70%...

Pelo que me pareceu e mesmo real... mas tb vai depender muito do uso que o XU tem em cada dia.


Se alguém poder testar melhor isto era bom... Pois de certo modo tem a sua lógica pois estando em modo automático o sensor de luz esta constantemente a testar a luminosidade existente quando o ecra esta on (penso eu que estando o ecrã off não funciona...)
  • sousa921 gosta disto

#13 unstop

unstop

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 59 mensagens

Mensagem publicada 29 November 2012 - 09:11

Por falar em brilho automático...

Pelo que andei a ver pela net ter o brilho em modo automático é mau para a autonomia. Pelo que fui lendo dizem que e preferível ter o brilho a 100% em modo manual do que o ter no mínimo em modo automático.

Já desactivei o meu do modo automático e coloquei em modo manual mais ou menos a 50%, fiz isto ontem por esta hora com a bateria carregada. hoje depois de algumas chamadas, mensagens e uso normal a bateria esta a 70%...

Pelo que me pareceu e mesmo real... mas tb vai depender muito do uso que o XU tem em cada dia.


Se alguém poder testar melhor isto era bom... Pois de certo modo tem a sua lógica pois estando em modo automático o sensor de luz esta constantemente a testar a luminosidade existente quando o ecra esta on (penso eu que estando o ecrã off não funciona...)


boas
isso não parece que funcione dessa forma :)
visto que o monitor e o componente que consome mais bateria.
e não é bem brilho automático mas sim ajuste automático ou seja só faz com que varie um pouco a iluminação que configuraste na barra. logo se puseres a barra a 100 e activares o brilho automático vai ser diferente de colocares a 50 e activares o brilho automático.

na minha opinião isso só funciona em casos de pouco uso do telemóvel.
mas vou testar posso estar enganado :)

#14 pedro.miguel.bs

pedro.miguel.bs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens
  • GALXY NEXUS, ASUS MEMO SMART PAD 10, LG MAXIMO BLACK, GALAXY TAB 3 8.0

Mensagem publicada 29 November 2012 - 09:49

No meu black se fizer sombra para o sensor nota-se uma grande variação no brilho do ecrã.

Sent from my LG-P970 using Tapatalk 2


Galaxy nexus V4.2.1 (JOP40D.I9250XWMA2) *** Lg Maximo Black V4.0.4 (P97030b-EUR-XX)

ASUS MeMO Pad Smart 10 V4.2.1 (JOP40D.WW_epad-10.6.2.15.4-20130419) ***Galaxy tab 3 8.0 V4.2.2 (JDQ39.T310XWUAMG3)

Anteriores - Lg Maximo One V2.3.3 (LG-P500-V20c) *** Bq Kepler V4.0.3


#15 JoãoSilva0306

JoãoSilva0306

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2013 - 16:57

Boas,

Acabo de oferecer um Xperia U à Maria e, efectivamente, também constato este comportamento anormal do sensor de luz. O código para entrar no menu de teste é *#*#7378423#*#*, como já referido anteriormente.

Acontece que, a leitura de teste do respectivo sensor, revela uma sensibilidade muito medíocre ou seja, a variação de um ambiente com total ausência de luz para outro com média, pouco ou nada faz variar o referido valor, que, só em situação de extrema luz (luz do dia), sobe até, aproximadamente, ao valor de 50.

Não sei até que ponto isto não será defeito ou feitio de hardware...

Mais alguém?
Abç.

#16 mcsliver

mcsliver

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 89 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 08 January 2013 - 17:13

Yup. Andei de volta deste tema, faz algum tempo, e tenho a certeza disso. O problema é mesmo "feitio" do sensor. Não é dos melhores e não sabe detectar os poucos níveis de luminosidade do ambiente. (Eu tenho a pelicula no ecrã, não sei se fará alguma diferença). E quanto ao valor máximo, este passa bem mais do que 50. Eu já consegui atingir os 500 e tal. Existe um ficheiro no sistema que contem este valor, tem o nome de als_result, e tem uma variável chamada adc, que representa o valor de luminosidade que o sensor capta. Isto só funciona se tiveres o brilho em modo automático, ou o ficheiro als_on com o valor 1, inserido.

#17 JoãoSilva0306

JoãoSilva0306

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2013 - 17:27

Yup. Andei de volta deste tema, faz algum tempo, e tenho a certeza disso. O problema é mesmo "feitio" do sensor. Não é dos melhores e não sabe detectar os poucos níveis de luminosidade do ambiente. (Eu tenho a pelicula no ecrã, não sei se fará alguma diferença). E quanto ao valor máximo, este passa bem mais do que 50. Eu já consegui atingir os 500 e tal. Existe um ficheiro no sistema que contem este valor, tem o nome de als_result, e tem uma variável chamada adc, que representa o valor de luminosidade que o sensor capta. Isto só funciona se tiveres o brilho em modo automático, ou o ficheiro als_on com o valor 1, inserido.


Boas mcsliver,

O valor atingido, cerca de 50, foi "captado" através de uma janela num dia enublado e também com o protector de display fornecido. Em relação ao ficheiro de q falas, como consegues acesso? tens root?

O meu ainda está bloqueado à TMN.

#18 mcsliver

mcsliver

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 89 mensagens
  • Huawei G300

Mensagem publicada 08 January 2013 - 17:29

Sim, tenho root. Isto de fazer root neste bicho é facil e ainda mais facil instalar outras versões de software, nomeadamente a mesma de origem ;)

#19 JoãoSilva0306

JoãoSilva0306

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 64 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2013 - 17:31

Sim, tenho root. Isto de fazer root neste bicho é facil e ainda mais facil instalar outras versões de software, nomeadamente a mesma de origem ;)


Ou seja, fica mais que provado que se trata de um "feitio" e não de um defeito isolado! Enfim...

#20 ricardojl

ricardojl

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 980 mensagens
  • LocalizaçãoEm frente ao PC
  • LG P500 & Galaxy Nexus

Mensagem publicada 08 January 2013 - 18:23

Ou seja, fica mais que provado que se trata de um "feitio" e não de um defeito isolado! Enfim...


Tens aqui mais feedbacks, nomeadamente o meu.
Isso não faz sentido nenhum o que se passa no Xperia.

Abraço