Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Actualizar Galaxy Nexus Para Android Jelly Bean 4.3 JWR66V [30/07]


  • Por favor inicie sessão para responder
339 respostas a este tópico

#76 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 06 September 2012 - 14:44

Boa a tarde a todos,

Comprei ontem o meu Nexus, quando fiz a actualização automatica, fiquei com o OS 4.0.4, pelo que pesquisei o facto de não ter actualizado para a 4.1 é devido ao facto de ser yakjuwx e não yakju.

Em principio seguindo este tutorial seria facil, o problema é que sou mesmo muito tótó nestes assuntos, e mesmo antes de começar já estou com um problema, não consigo sacar a ClockworkMod Touch recovery, quando clico no link que está no tutorial abre-me uma pagina com uns caracteres, mas não inicia nenhum download (eu sei que provavelmente é uma questão de burrice minha), mas como consigo sacar a aplicação?

Obrigado.

Boa tarde,

O link está a funcionar em pleno.
No entanto aqui fica de novo o link da ClockworkMod Touch Recovery - http://download2.clo....1.0-maguro.img

Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#77 MeoComandante

MeoComandante

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2012 - 17:46

Boa tarde a todos. É a primeira vez que aqui escrevo, e desde ja agradeço a vossa disponibilidade na resposta ás minhas questões. Em primeiro lugar, a pasta para onde devo descompactar a imagem de sistema é uma pasta qualquer e sem sitio específico? Para conseguir flashar a rom tenho de a ter no tlm ou é apartir do pc?

Obrigado a todos.

#78 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 25 September 2012 - 18:28

Boa tarde a todos. É a primeira vez que aqui escrevo, e desde ja agradeço a vossa disponibilidade na resposta ás minhas questões. Em primeiro lugar, a pasta para onde devo descompactar a imagem de sistema é uma pasta qualquer e sem sitio específico? Para conseguir flashar a rom tenho de a ter no tlm ou é apartir do pc?

Obrigado a todos.

Boa tarde,

Excepto o ficheiro de instalação do SuperSU, todos os ficheiros devem estar no PC e podem estar em qualquer pasta.
Com o comando fastboot são depois transferidos para o telefone.

Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#79 pmvalente

pmvalente

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2012 - 20:51

Boa noite ONE, parece que estamos outra vez no mesmo tlm, SGS i9000 e agora Nexus.
Bem segui o teu tutorial e já fiz root. funcionou tudo bem, o update para a versão 4.1.1 fiz antes via OTA.
Quando fiz o comando:
#fastboot flash recovery recovery-clockwork-touch-6.0.1.0-maguro.img
apareceu-me isto:
FAILED (remote: Bootloader Locked - Use "fastboot oem unlock" to Unlock)
fiz o que sugerem e funcionou depois tudo direitinho.
Só faço referencia a isto pois no tutorial não faz referencia a este erro.
Qualquer dia (depois de passar os 15 dias da garantia) instalo uma ROM tua.
abraço
Pedro Valente

EDIT - > já percebi é a parte do "Fazer o unlock ao bootloader".

BTW - > não me apagou os dados que já tinha lá.

Editado por pmvalente, 25 September 2012 - 21:00.

  • Dark_Sorcerer gosta disto

Computers (and tablets and phones) are like air conditioners, they stop working properly if you open Windows.
Nexus 7 16GB - stock rom / rooted
Samsung S4 - stock rom / rooted


#80 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 25 September 2012 - 21:37

Boa noite ONE, parece que estamos outra vez no mesmo tlm, SGS i9000 e agora Nexus.
Bem segui o teu tutorial e já fiz root. funcionou tudo bem, o update para a versão 4.1.1 fiz antes via OTA.
Quando fiz o comando:
#fastboot flash recovery recovery-clockwork-touch-6.0.1.0-maguro.img
apareceu-me isto:
FAILED (remote: Bootloader Locked - Use "fastboot oem unlock" to Unlock)
fiz o que sugerem e funcionou depois tudo direitinho.
Só faço referencia a isto pois no tutorial não faz referencia a este erro.
Qualquer dia (depois de passar os 15 dias da garantia) instalo uma ROM tua.
abraço
Pedro Valente

EDIT - > já percebi é a parte do "Fazer o unlock ao bootloader".

BTW - > não me apagou os dados que já tinha lá.

Boa noite,

Eu fiquei com a ideia que apagava. Um backup a mais nunca prejudica em caso de necessidade.
De qualquer das maneiras, obrigado pelo feedback.

Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#81 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 26 September 2012 - 10:21

Alo,

Bem-vindo ao clube, pmvalente.

Curiosamente, também tenho a ideia que o unlock do bootloader apagava tudo. Até tinha ideia que me tinha acontecido isso mesmo, mas não posso precisar, já foi há uns tempos.

Abraço,
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#82 pmvalente

pmvalente

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2012 - 12:08

Obrigado, sim e está claro um backup extra nunca é demais, já me salvaram a "vida" muitas vezes.

Computers (and tablets and phones) are like air conditioners, they stop working properly if you open Windows.
Nexus 7 16GB - stock rom / rooted
Samsung S4 - stock rom / rooted


#83 MeoComandante

MeoComandante

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2012 - 17:03

Boa tarde,

Excepto o ficheiro de instalação do SuperSU, todos os ficheiros devem estar no PC e podem estar em qualquer pasta.
Com o comando fastboot são depois transferidos para o telefone.

Um abraço.



Obrigado pela rápida resposta. Continua com o bom trabalho :)

Um abraço

#84 jmlopes

jmlopes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 247 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Mensagem publicada 08 October 2012 - 14:15

Boa tarde,

O link está a funcionar em pleno.
No entanto aqui fica de novo o link da ClockworkMod Touch Recovery - http://download2.clo....1.0-maguro.img

Um abraço.


Boas One

Estou a lançar-me no mundo do Galaxy Nexus...

No entanto, não consigo descarregar a ClockworkMod Touch Recovery.

Tal como outro user acima referiu, ao clicar no link, abre uma página cheia de carateres e nao descarrega nenhum ficheiro...

Ajuda?

Outra questão...

Ao descarregar o ficheiro da rom, propriamente dita, fico com um .zip, certo? Se extrair o conteúdo, fico com um .tar.
mas depois ao flashar, aparecem outras designações. tenho q estrair também o conteudo do .tar?

Obrigado

#85 zznh

zznh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 201 mensagens
  • Galaxy Nexus, Nexus 7 3G, Nexus 5

Mensagem publicada 08 October 2012 - 18:48

Boas One

Estou a lançar-me no mundo do Galaxy Nexus...

No entanto, não consigo descarregar a ClockworkMod Touch Recovery.

Tal como outro user acima referiu, ao clicar no link, abre uma página cheia de carateres e nao descarrega nenhum ficheiro...

Ajuda?

Outra questão...

Ao descarregar o ficheiro da rom, propriamente dita, fico com um .zip, certo? Se extrair o conteúdo, fico com um .tar.
mas depois ao flashar, aparecem outras designações. tenho q estrair também o conteudo do .tar?

Obrigado


Que browser estás a utilizar? Eu acabei de descarregar isso no Chrome e deu perfeitamente.

Em relação ao outro ficheiro zip ou tar que está a falar qual é o nome dele? É que não sei muito bem de qual te estas a referir.

Abraço

#86 jmlopes

jmlopes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 247 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Mensagem publicada 09 October 2012 - 08:41

Que browser estás a utilizar? Eu acabei de descarregar isso no Chrome e deu perfeitamente.

Em relação ao outro ficheiro zip ou tar que está a falar qual é o nome dele? É que não sei muito bem de qual te estas a referir.

Abraço


Bom dia

Já resolvi o problema.
Descarreguei agora com o Chrome e já consegui. Quanto ao outro ficheiro, também já está resolvido. Eu devia estar a fazer alguma coisa errada ou então era o meu pc que estava meio marado...
Agora, é só ter tempo para flashar seguindo o procedimento e certamente tudo vai ficar ok!
Abraço
  • Dark_Sorcerer gosta disto

#87 jmlopes

jmlopes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 247 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Mensagem publicada 10 October 2012 - 11:10

  • Fazer o unlock ao bootloader ( este procedimento apaga toda a informação do telefone incluindo o sdcard ). Recomenda-se efectuar um backup do telefone. Atenção que esta operação pode inviabilizar a garantia, no entanto este procedimento pode ser revertido. Quem já tiver o bootloader unlocked pode saltar este procedimento.
  • fastboot devices – identifica o telefone ligado via usb
  • fastboot oem unlock – confirmar a operação com as teclas de volume e aceitando com a tecla power. Depois do procedimento o telefone volta de novo para o modo fastboot e passará a dizer 'LOCK STATE' 'UNLOCKED'.


Boas One

Dizes no procedimento que fazer o unlock do bootloader anula a garantia, mas que, no entanto, este procedimento pode ser revertido.
Duas perguntas:

1 - Como reverter este procedimento? Ou seja, como voltar a fazer lock do bootloader?
2 - Fazendo lock do bootloader, a garantia fica novamente "ativa" ou morreu para sempre?

Abraço

Jorge

Editado por jmlopes, 10 October 2012 - 11:11.


#88 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 10 October 2012 - 18:06

Boas One

Dizes no procedimento que fazer o unlock do bootloader anula a garantia, mas que, no entanto, este procedimento pode ser revertido.
Duas perguntas:

1 - Como reverter este procedimento? Ou seja, como voltar a fazer lock do bootloader?
2 - Fazendo lock do bootloader, a garantia fica novamente "ativa" ou morreu para sempre?

Abraço

Jorge

Boa tarde,

Quando digo que desbloquear o bootloader anula a garantia é no sentido que se fores a um posto de assistência e verificarem que o bootloader esta desbloqueado podem recusar reparar o aparelho ao abrigo da garantia. No entanto isto é relativo pois há operadores que vendem o aparelho já com o bootloader desbloqueado.
Bloquear o bootloader é tão simples como fazer : fastboot oem lock
No aparelho não fica qualquer registo se o bootloader foi, ou não, desbloqueado.

Um abraço.
  • Dark_Sorcerer gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#89 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 10 October 2012 - 23:14

Boa noite,

Está disponível a Factory Images "takju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+) (with Google Wallet), android 4.1.2 r1 ( JZO54K ).
Se bem que é uma versão takju é um oportunidade de obter desde já a nova versão de android.

Um abraço.
  • Dark_Sorcerer gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#90 jmlopes

jmlopes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 247 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Mensagem publicada 11 October 2012 - 11:54

Boa noite,

Está disponível a Factory Images "takju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+) (with Google Wallet), android 4.1.2 r1 ( JZO54K ).
Se bem que é uma versão takju é um oportunidade de obter desde já a nova versão de android.

Um abraço.


Bom dia

Qual a diferença entre uma rom takju e uma yakju?
Qual o inconveniente de se aplicar a takju?

Abraço

#91 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 11 October 2012 - 12:07

Bom dia

Qual a diferença entre uma rom takju e uma yakju?
Qual o inconveniente de se aplicar a takju?

Abraço

Boa tarde,

A versão takju é idêntica à yakju com a diferença de takju ter o Google Wallet.

Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#92 PeterM

PeterM

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Sangsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 14 October 2012 - 05:46

Tenho algumas dúvidas, fiz tudo até à parte de fazer unlock, tudo ok. No entanto quando ia fazer o download da imagem para mudar pra yakju, o link não funciona..

Apesar de agora já ter tudo apagado ao fazer unlock, como fazer backup sem fazer root pra instalar por exemplo o titanium backup?

Outra pergunta é se em vez do clockworkmod, posso instalar o teamwin recovery project? E sabem se ao instalar pelo site da teamwin fica com esse recovery de forma permanente? como ficaria ao fazer os passos extra pra ter clockworkmod definitivamente?

Por fim, posso instalar o super user, seguido do TWRP antes de por yakju?

Thanks


Edit*

Estive a ver https://developers.g...id/nexus/images , posso usar em vez da imagem aqui neste tópico disponibilizada na primeira página, usar a que está nesse site uma vez que é 4.1.2 yakju?


Edit* 2

Ao fazer "fastboot flash bootloader bootloader-maguro-primelc03.img" , diz: "error: cannot load 'bootloader-maguro-primelc03.img" =X

Editado por PeterM, 14 October 2012 - 16:41.


#93 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 14 October 2012 - 19:09

Tenho algumas dúvidas, fiz tudo até à parte de fazer unlock, tudo ok. No entanto quando ia fazer o download da imagem para mudar pra yakju, o link não funciona..


Alo,

O link está, de facto, desactualizado. Segue o que está no teu EDIT 1 e fica tudo bem.

Apesar de agora já ter tudo apagado ao fazer unlock, como fazer backup sem fazer root pra instalar por exemplo o titanium backup?


Se bem percebi, queres fazer backup da ROM oficial para recuperar caso seja necessário, é isso? Não precisas, basta fazeres novamente este processo e fazer lock ao bootloader para tudo voltar a como estava antes.

Outra pergunta é se em vez do clockworkmod, posso instalar o teamwin recovery project? E sabem se ao instalar pelo site da teamwin fica com esse recovery de forma permanente? como ficaria ao fazer os passos extra pra ter clockworkmod definitivamente?


Podes, sim. Verifica bem se fazes download da versão correcta para o nosso Nexus. Fica de forma permanente se não fizeste o update para 4.1.2 por OTA e os passos são os mesmos da CWM, excepto mudar o ficheiro da recovery CWM para o da TWRP.

Por fim, posso instalar o super user, seguido do TWRP antes de por yakju?


O processo de root é: Unlock bootloader, instalar CWM / TWRP, instalar SU. Podes fazer isso antes de colocar a nova imagem 4.1.2, mas se dizes que já apagaste tudo, não entendo a lógica.

Edit*

Estive a ver https://developers.g...id/nexus/images , posso usar em vez da imagem aqui neste tópico disponibilizada na primeira página, usar a que está nesse site uma vez que é 4.1.2 yakju?


Saca a versão correcta e sim, força nisso.

Edit* 2

Ao fazer "fastboot flash bootloader bootloader-maguro-primelc03.img" , diz: "error: cannot load 'bootloader-maguro-primelc03.img" =X


Tudo o resto funciona em fastboot? O fastboot devices e o fastboot unlock bootloader? Tens a certeza que tens o ficheiro correcto para yakju e que fizeste a descompactação correctamente?

Dá feedback.

Abraço,
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#94 PeterM

PeterM

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Sangsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 14 October 2012 - 19:17

A pegunta que fiz, a que disseste que não entendias, que não fazia muito sentido, era mais pra saber, como fazer backup de todos os programas e isso, sem ter root feito, pra usar por ex o titanium backup. Obviamente agora não faz diferença porque já tudo foi apagado xD era mais para ficar a saber.

Quando ao fastboot, eu segui os videos da pagina 2 para por tudo do path, driver e relacionado com isso do adb, fastboot, depois fiz fastboot devices e tava tudo bem, tendo feito unlock de seguida.

Depois saquei do site da google esse 4.1.2 que falei, meti numa pasta qualquer, onde tenho posto tudo relacionado com android organizado e descompactei para a mesma pasta onde meti o ficheiro comprimido. Fiz outra vez em fastboot, cmd e fiz o que lá diz, e obtive essa resposta..

Edit. 1:
E usei este link https://dl.google.co...ry-92ff9457.tgz
Factory Images "yakju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+) - 4.1.2 (JZO54K)

Edit.2:
Quando diz para descomprimir as imagens, é mesmo para descomprimir com algo tipo 7zip? É que o ficheiro é .tgz, nunca tinha visto isso à frente xD

Editado por PeterM, 14 October 2012 - 19:33.


#95 pmvalente

pmvalente

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 14 October 2012 - 20:18

.tgz = .tar.gz
Ficheiro .tar com compressão GNU zip, muito usado em linux. Usa o 7zip ou WinRAR.

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2

Editado por pmvalente, 14 October 2012 - 20:19.

Computers (and tablets and phones) are like air conditioners, they stop working properly if you open Windows.
Nexus 7 16GB - stock rom / rooted
Samsung S4 - stock rom / rooted


#96 PeterM

PeterM

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Sangsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 14 October 2012 - 20:30

Já experimentei descompactar com izarc, 7zip e winrar, e obtenho sempre a mesma resposta, "error: cannot load 'bootloader-maguro-primelc03.img". Descompacto a primeira pasta, que me devolve vários ficheiros e uma outra pasta compactada que descompacto logo de seguida.

Na linha de comandos, ao fazer fastboot devices, ele detecta-me o telemóvel, porque devolve o serial number. Mas quando faço "fastboot flash bootloader bootloader-maguro-primelc03.img", devolve o erro que disse a cima.

O que poderá ser?

#97 pmvalente

pmvalente

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 14 October 2012 - 20:45

Primeiro o ficheiro .IMG está lá? Se está poderá estar corrompido. Baixa outra vez o tgz.

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2


Computers (and tablets and phones) are like air conditioners, they stop working properly if you open Windows.
Nexus 7 16GB - stock rom / rooted
Samsung S4 - stock rom / rooted


#98 PeterM

PeterM

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Sangsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 14 October 2012 - 20:54

bootloader-maguro-primelc03? Se for este, sim está.

#99 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 14 October 2012 - 21:05

Boa noite,

Para efectuar o backup do telefone sem root podes usar o comando adb:

  adb backup [-f <file>] [-apk|-noapk] [-shared|-noshared] [-all] [-system|-nosystem] [<packages...>]
							   - write an archive of the device's data to <file>.
								 If no -f option is supplied then the data is written
								 to "backup.ab" in the current directory.
								 (-apk|-noapk enable/disable backup of the .apks themselves
								    in the archive; the default is noapk.)
								 (-shared|-noshared enable/disable backup of the device's
								    shared storage / SD card contents; the default is noshared.)
								 (-all means to back up all installed applications)
								 (-system|-nosystem toggles whether -all automatically includes
								    system applications; the default is to include system apps)
								 (<packages...> is the list of applications to be backed up.  If
								    the -all or -shared flags are passed, then the package
								    list is optional.  Applications explicitly given on the
								    command line will be included even if -nosystem would
								    ordinarily cause them to be omitted.)

Haverá outras aplicações que também façam o mesmo, mas eu costumo usar o 7Zip para descompactar todo o tipo de ficheiros.
Ao fazer o download confirma os checksums md5 ou sha1.

sha1sum yakju-jzo54k-factory-92ff9457.tgz
92ff9457515384d598ff6e8b36e4f47ca02c447b  yakju-jzo54k-factory-92ff9457.tgz

md5sum yakju-jzo54k-factory-92ff9457.tgz
cc710f1539765c6ab7fbb8f50b69f0d6  yakju-jzo54k-factory-92ff9457.tgz

Em ambiente windows podes usar o MD5Summer.

Para actualizar para a versão 4.1.2 podes usar este tutorial na integra, com a excepção de do comando:

fastboot -w update image-yakju-jro03c.zip

que deves substituir por:

fastboot -w update image-yakju-jzo54k.zip

Se o android SDK ficou bem instalado tudo deverá funcionar conforme descrito no tópico. Se tiveres com alguma dificuladade, extrai os ficheiros para a pasta que contém o comando fastboot.

Deixa feedback,

Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#100 pmvalente

pmvalente

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 14 October 2012 - 21:07

Parece-me que tens o ficheiro mal escrito.
É primela03 e não primelc03.
Experimenta.

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2


Computers (and tablets and phones) are like air conditioners, they stop working properly if you open Windows.
Nexus 7 16GB - stock rom / rooted
Samsung S4 - stock rom / rooted