Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

ROM CyanogenMod 4.x


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
1068 respostas a este tópico

#1 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 16:04

edit:nova thread emhttp://androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=15&id=25665#25665Esta fica encerradaInstalar a rom 4.1.7 Cyanogen, e estou para a minha vida.Nada bate a velocidade desta rom, e para já depois de ter testado a manhã toda ainda não detectei nada de especial a reclamar.Vou continuando a testar e vou postando.Já agora o CM update é 55 estrelas não preciso do PC para nada, ele aviza dos updates disponiveis e executa-os automáticamente.

#2 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 17:13

O Kernel com BFS está a revolucionar as ROM's no XDA. Pena que ainda estejamos à espera que saia uma ROM Hero com o mesmo sistema :(Pelo que tenho acompanhado no Twitter, o TigerTael está a fazer de tudo para que isso aconteça o mais rapidamente possível.É muito bom ver como o pessoal como o Cyanogen está tão envolvido na Scene e a melhorar constantemente a performance dos nossos dispositivos. É mais um sinal de que o Android está cá para durar e lutar pelo título de maior/melhor SO para telemóveis.A velocidade com que aparecem mais e melhores ROM's é exponencial e não se consegue ver fim à vista! Estamos condenados a mudar de ROM todas as semanas caso queiramos estar sempre «na berra». E que agradável é esta sentença ;)

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 17:20

rquattro wrote:

A velocidade com que aparecem mais e melhores ROM's é exponencial e não se consegue ver fim à vista! Estamos condenados a mudar de ROM todas as semanas caso queiramos estar sempre «na berra». E que agradável é esta sentença ;)

Bom era que as ROMs oficiais fossem também rápidas a adoptar estas inovações, acho que de 2 em 2 meses era uma cadencia razoavel para distribuir as inovaçoes depois de testadas.

#4 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 17:32

Era bom, mas não me preocupa. Tenho a sensação de que o pessoal do XDA sabe o que faz e consegue estar sempre à frente das ROM's oficiais. Fiquei com essa sensação quando o TigerTael conseguiu reconstruir o Kernel do Magic dias antes de este ser disponibilizado oficialmente. As diferenças entre o seu Kernel e o oficial eram mínimas e não afectavam a performance ou as capacidades do dispositivo.Quero com isto dizer que sinto que fazer uma actualização oficial é «andar para trás», já que temos ROM's a serem actualizadas quase ao minuto estando melhor desenvolvidas.Claro que estou a excluir aqueles que, por algum motivo, não acompanham a scene. Contando com esses utilizadores, faz todo o sentido ter acesso às ROM's oficiais com maior frequência. Saldo final: a HTC está a falhar.A nova ROM do Cyanogen foi a única, desde há uns tempos, que me deu vontade para voltar ao Cupcake ;)

#5 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 18:02

rquattro wrote:

Era bom, mas não me preocupa. Tenho a sensação de que o pessoal do XDA sabe o que faz e consegue estar sempre à frente das ROM's oficiais.

Sim, já deu para perceber que é pessoal muito competente mesmo. Não tenho dúvidas nenhumas sobre isso.

Claro que estou a excluir aqueles que, por algum motivo, não acompanham a scene. Contando com esses utilizadores, faz todo o sentido ter acesso às ROM's oficiais com maior frequência. Saldo final: a HTC está a falhar.

Temos que ter em atenção que há pessoas que precisam do telemóvel estavel para trabalhar e nao podem andar sempre a mudar coisas, reconfigurar parametros e instalar aplicacoes. Se para alguns o tlm é para brincar, para outros é uma ferramenta de trabalho. E nem toda a gente tem o talento necessario para estas mexidas.Alem de que fazer updates como os que sao feitos muitas vezes para instalar as ROMs sao destrutivos de tudo o que la esta, e por vezes implica andar a criar particoes no sdcard. Nao sao tarefas para o joe comum por muito bem que as coisas estejam explicadas para alem de criar um inferno no que toca ao suporte.Para mim a HTC e a Google falham é numa coisa, nao deviam "dificultar" tanto o uso das ROMs desenvolvidas externamente sendo necessario obter root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, e todo o que pode implicar faze-lo. Devia ser tao facil quanto instalar um SO num PC.Claro que aqui tambem ha os requisitos das entidades certificadoras ao nivel da segurança dos terminais moveis. É problematico tudo o que esteja relacionado com a gestao do espectro radio pelo que sao necessarias garantias pelos produtores de HW quanto ao acesso da informação que la esta. É importante evitar que alguem possa criar problemas nas redes dos operadores moveis e por esta razao o SW radio é um binario e ninguem é suposto ter acesso ao que la esta dentro.

A nova ROM do Cyanogen foi a única, desde há uns tempos, que me deu vontade para voltar ao Cupcake ;)

Não percebi.

#6 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 18:24

Estamos em total acordo. ;)sismeiro wrote:

A nova ROM do Cyanogen foi a única, desde há uns tempos, que me deu vontade para voltar ao Cupcake :)

Não percebi.

Desde que instalei a MyHero 08, nunca mais voltei às versões Cupcake do Magic. Gosto demasiado das opções que existem no SenseUI e não no Cupcake. Daí que tenha sido apenas esta última versão da ROM do Cyanogen a deixar-me curioso quanto à velocidade anunciada. Fiquei com vontade de a experimentar, mas visto que a característica BFS está para ser implantada (implementada?), brevemente, nas ROM's Hero (SenseUI)... fico à espera :)

#7 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:05

sismeiro wrote:

Para mim a HTC e a Google falham é numa coisa, nao deviam "dificultar" tanto o uso das ROMs desenvolvidas externamente sendo necessario obter root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, e todo o que pode implicar faze-lo. Devia ser tao facil quanto instalar um SO num PC.

Esta não precebi... dificultam PQ?Principalmente a Google, se criou um SO aberto é para ser desenvolvido.Pelo contacto frequente que tenho com um developers da google, a ideia é quantos mais melhor, eles limitam-se a avaliar o código e retirar o que intereça.A propria HTC, espera desenvolvimentos exteriores para criar uma rom melhor, não anda sempre a fazer actualizações.Tem piada toda a gente resmunga pois a microsoft, todos os dias manda n actualizações, nas distribuições linux free tambem acontece isso, agora no caso da RedHat e do Novel/suse, estas só são lançadas com novas versões.para isso eles tem a Fedora e o openSuse, estes são onde se desenvolvem e são praticamente testes, eu fasso a manutenção de 3 servidores com openSuse, na Ver 10.1 e não tenho actualizações automáticas neles, pois estão estaveis, e em produção. Agora no escritório tenho estes a actualizar automaticamente, para fazer testes.Existe um ditado antigo, trabalha, não mexe.Faç;) a manutenção num cliente, que tem instalado e a funcionar a 100% um File server em que estão pendurados 50 pessoas a correr o velhinho Windows NT 4.0, nessa altura nem Plug and play existia, mas se funciona para quê mudar....Já agora ando com o meu magic e deixei de andar com o laptop pelo menos a uma semana que de manhã coloco no carro, e só o tiro a noite, fasso tudo no magic, tenho a nova rom a ultima, mas no SD está o BK da ultima estavel, para qualquer azar.

#8 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:08

Já agora um conselho Mesmo sendo um equipamento de trabalho, eu executo um BK antes de fazer experiencias, assim se não gostar ou fizer asneira em menos de 5m tenho o telefone como estava. anda sempre comigo um microSD de 512m onde tenho o BK da ultima rom estavel.de resto tudo está sync com a minha conta do google, até os relatórios, pois assim nunca perco nada.

#9 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:10

Primeiro problema detectado nesta rom, o Ndrive não recebe a posição do GPS.problema pode ter relação com a ligação do Ndrive ao novo kernel, por isso até me sentar e analisar a coisa ao promenor, não vou confirmar um problema de rom.

#10 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:13

Já vi pessoal queixar-se do mesmo, mas, segundo dizem, ele acaba por detectar o sinal. Demora é mais tempo. Deixa-o pensar um bocado e vais ver que resulta (I hope so).

#11 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:48

rquattro wrote:

A nova ROM do Cyanogen foi a única, desde há uns tempos, que me deu vontade para voltar ao Cupcake ;)

tv pq n seja cupcake mas sim Donught :)

#12 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:50

ygomespn wrote:

Instalar a rom 4.1.7 Cyanogen, e estou para a minha vida.

e cai na _asneira_ de meter o tema EnochX e agora estou à espera q ele porte pra 4.1.7deve ser o unico themer q ainda faz para roms experimentais.td os outros ja desistiram de ter updates kase diarios ;)

#13 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:57

ygomespn wrote:

sismeiro wrote:

Para mim a HTC e a Google falham é numa coisa, nao deviam "dificultar" tanto o uso das ROMs desenvolvidas externamente sendo necessario obter root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, e todo o que pode implicar faze-lo. Devia ser tao facil quanto instalar um SO num PC.

Esta não precebi... dificultam PQ?

Como escrevi, dificultar está entre aspas. Mas se calhar não são os senhores da Google mas sim os contructores de HW e os reguladores das telecomunicacoes que "dificultam". E sim, não é fácil colocar uma ROM diferente num terminal Android. Esqueçam o bug no kernel que premitiu o "one-click-root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root", esqueçam as falhas na SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL, esqueçam o bug no build RC29 EUA da ROM do Dream, etc. Onde estão as instruções dadas pela HTC ou Google de como instalar uma ROM? É desta forma que "dificultam".

Principalmente a Google, se criou um SO aberto é para ser desenvolvido. Pelo contacto frequente que tenho com um developers da google, a ideia é quantos mais melhor, eles limitam-se a avaliar o código e retirar o que intereça.

Cá está, o desenvolvimento não é "aberto" é semi-aberto, limitam-se a aproveitar o que lhes interessa de developers bem intencionados. Onde está a reciprocidade? O Google abre a arvore do Android quando lhes apetece e depois de terem tomado todas as decisoes quanto ao roadmap e features a incluir em cada versao. Só entra o codigo que o Google quer e eu nao tenho nada contra isso, acho que aqui o controlo é uma boa coisa. Nao digam é que o modelo de desenvolvimento é semelhante ao Linux ou aberto.

A propria HTC, espera desenvolvimentos exteriores para criar uma rom melhor, não anda sempre a fazer actualizações.

Boa politica a meu ver.

Tem piada toda a gente resmunga pois a microsoft, todos os dias manda n actualizações, nas distribuições linux free tambem acontece isso, agora no caso da RedHat e do Novel/suse, estas só são lançadas com novas versões.[...]Faç;) a manutenção num cliente, que tem instalado e a funcionar a 100% um File server em que estão pendurados 50 pessoas a correr o velhinho Windows NT 4.0, nessa altura nem Plug and play existia, mas se funciona para quê mudar....

Concordo com o que dizes, não quero é que confundam ou pensem que o modelo de desenvolvimento do Android e do Linux e software associado é igual, porque não é.

[...] tenho a nova rom a ultima, mas no SD está o BK da ultima estavel, para qualquer azar.

Correspondes a que percentagem de utilizadores de Android que é capaz dessas tarefas? 0,5%? 1%? O Android é para ser um SO para as massas e nem toda a gente tem a capacidade de "administrar" o Android pois muitas vezes nem conseguem administrar o PC lá de casa.Mesmo as instruções mais bem intencionadas e correctas não preveem todas a falhas que podem transformar um terminal Android num tijolo. E claro, ninguem aqui vai assumir responsabilidades se isso acontecer a um user inexperiente ou experiente já agora.

#14 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:02

sismeiro wrote:

Correspondes a que percentagem de utilizadores de Android que é capaz dessas tarefas? 0,5%? 1%? O Android é para ser um SO para as massas e nem toda a gente tem a capacidade de "administrar" o Android pois muitas vezes nem conseguem administrar o PC lá de casa.

pode n ser para a minha mae fazer, mas ensinar qq pessoa a arrancar em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (reboot e carregar num botao) e fazer um nandroid, n 'e a coisa mais dificile olha q ja teve mais longe de ser feito dentro do proprio OS, ve so as novidades das ultimas recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery do aron

Mesmo as instruções mais bem intencionadas e correctas não preveem todas a falhas que podem transformar um terminal Android num tijolo..

de td q tenho lido, a n ser q mexas na SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL, é kase impossivel ficares com um tijolo.isso obviamente n ker dizer q qq consiga sair sozinho do buraco aonde se enfiou.Mas o ppl no #android-root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root ajuda case numa base diaria ppl a safarem-se de maus flashanços.

#15 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:16

BUGabundo wrote:

pode n ser para a minha mae fazer, mas ensinar qq pessoa a arrancar em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (reboot e carregar num botao) e fazer um nandroid, n 'e a coisa mais dificile olha q ja teve mais longe de ser feito dentro do proprio OS, ve so as novidades das ultimas recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery do aron

Mas para alem da malta mais geek e que quer colocar o Android à sua maneira e casos mais especificos como suporte para lingua como o portugues ou o Sense UI, quem mais pode querer trocar de ROM e com a frequencia que a malta o faz? Incrementos diarios de velocidade, acho que nao justifica.E sim, com a quantidade de hackers (é mesmo hackers que quero dizer, duvidas vao à net ver a definicao) rapidamente vao fazer qualquer coisa fantastica para se trocar de ROM com a maior comodidade.

Mas o ppl no #android-root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root ajuda case numa base diaria ppl a safarem-se de maus flashanços.

É bom saber que há este "suporte" para os casos mais extremos, aqui fica a dica.

#16 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:21

sismeiro wrote:

...e casos mais especificos como suporte para lingua como o portugues ou o Sense UI

eu ja tenhu na minha cyanogen experimental suporte para PT. é algo eskesito mas está lá.qt ao sense UI:

https://twitter.com/cyanogen/statuses/3873760901Also learned that most of the Sense UI code is just wrappers around normal Android widgets.



#17 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:24

sismeiro wrote:

... rapidamente vao fazer qualquer coisa fantastica para se trocar de ROM com a maior comodidade...

algo me diz q ainda n viste o CMUpdate.....a serio. faz um backup do teu magic, mete uma rom antiga qq, instala o CMUpdate e dps conversmos ;) :silly:

#18 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:27

sismeiro wrote:Concordo com o que dizes, não quero é que confundam ou pensem que o modelo de desenvolvimento do Android e do Linux e software associado é igual, porque não é.[/quote]Não é PQ ainda não existe uma comunidade como o linux, mas não é ilegal mexer no kernel do Android pois este é código aberto, existem é poucas pessoas a mexer nele ainda.eu ando a mexer, ou melhor a perceber ainda o funcionamento, para depois poder também criar a minha maneira.o Código é aberto é só modificar e criar.BUGabundo tijolo, não porque isso é feio eu diria mais um pisa papeis como o meu Qtek 2020 que a alguns anos é isso que anda a fazer em cima da minha secretária, depois de ter metido uma rom aldrabada e como valor da reparação na altura por mais 5.000$00 (Sim cinco mil Escudos) comprei o 2020i.Já agora termo Hacker não significa Criminoso, mas sim um estudioso e expert na matéria, que aprende sozinho, e não perde tempo a inventar o que já foi inventado, mas pricipalmente é aquele que vive o espirito de " O conhecimento humano pertence a humanidade ".

#19 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:32

ygomespn wrote:

um pisa papeis como o meu Qtek 2020 que a alguns anos é isso que anda a fazer em cima da minha secretária, depois de ter metido uma rom aldrabada

precisas de um reprogramador de eprrom é ?

#20 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:36

BUGabundo wrote:

algo me diz q ainda n viste o CMUpdate.....

Não vi instalado mas sei o que faz. Estava a falar no ambito do que tinhas referido no teu post do trabalho ao Aron.

a serio. faz um backup do teu magic, mete uma rom antiga qq, instala o CMUpdate e dps conversmos :) :silly:

Tenho um G1 e não estou interessado em trocar de ROM. ;) Fico-me pela original.

#21 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:40

BUGabundo wrote:

ygomespn wrote:

um pisa papeis como o meu Qtek 2020 que a alguns anos é isso que anda a fazer em cima da minha secretária, depois de ter metido uma rom aldrabada

precisas de um reprogramador de eprrom é ?

Na altura ainda pensei em fazer isso retirar a eprom e reprogramar mas nunca tive paciência para isso. quando preciso de algo assim vou ao laboratório da PT em Aveiro, o meu pai trabalhava lá e ainda está la pessoal conhecido e quando preciso telefono e vou lá fora de horas normais.

#22 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:41

sismeiro wrote:

BUGabundo wrote:

algo me diz q ainda n viste o CMUpdate.....

Não vi instalado mas sei o que faz. Estava a falar no ambito do que tinhas referido no teu post do trabalho ao Aron.

Deixa me te fazer um desenho:

System:You have updates;User: click;Phone: reboot;Resultado: WIN

Tenho um G1 e não estou interessado em trocar de ROM. ;) Fico-me pela original.

AIIIII q ate doi ler isso. parece q nem imaginas o q andas a perder...é como ter a chave premiada do Euromilhoes e n jogar.autch

#23 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:44

ygomespn wrote:

Na altura ainda pensei em fazer isso retirar a eprom e reprogramar mas nunca tive paciência para isso.

foi isso q tive q fazer com uma controladora PATA à 8 anos atras...meti a rom errada, tijolo.tirei fora, fui a um laboratorio do ISEP, sakei da net a rom correcta, e flashei.ainda hoje ta la, guadadinha num armario, a ganhar po.

#24 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:48

ygomespn wrote:

Não é PQ ainda não existe uma comunidade como o linux, mas não é ilegal mexer no kernel do Android pois este é código aberto, existem é poucas pessoas a mexer nele ainda.

Correcto mas não confundir o kernel Linux no Android com a plataforma Android. O kernel tem licença GPL pelo que as sources têm obrigatoriamente que ser disponibilizadas mas tu só com o kernel nao montas um Android funcional.

eu ando a mexer, ou melhor a perceber ainda o funcionamento, para depois poder também criar a minha maneira. o Código é aberto é só modificar e criar.

Muito bem, pode ser que tenhamos um futuro programador de Android aqui no forum. ;) Gostava de ter esse bichinho da programação mas deve estar a hibernar. Agora o bichinho está no ajudar este site a evoluir, acho que tambem é um trabalho com merito para todos os colaboradores do androidPT.

Já agora termo Hacker não significa Criminoso, mas sim um estudioso e expert na matéria, que aprende sozinho, e não perde tempo a inventar o que já foi inventado, mas pricipalmente é aquele que vive o espirito de " O conhecimento humano pertence a humanidade ".

Sim, bem explicado mas muita gente não entende bem o objectivo do termo e confundem com cracker.

#25 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 20:49

rquattro wrote:

Já vi pessoal queixar-se do mesmo, mas, segundo dizem, ele acaba por detectar o sinal. Demora é mais tempo. Deixa-o pensar um bocado e vais ver que resulta (I hope so).

1h esteve ele ligado a espera de apanhar sinal, e nada. fiz reboot ao magic e tentei o Maps do Google. 5s a apnhar sinal válido.O problema não passa por ai.vou me sentar sobre o assunto depois de jantar e por os putos na cama.Agora tenho de lhes dar banho e fazer a Janta que hoje não tenho patroa em casa.