Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Que novas aplicações?


  • Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

#1 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 18 July 2009 - 17:49

Viva,Provavelmente ninguém conhece todas as aplicações que já existem para Android e creio que o maior desafio que se põe a um programador que queira desenvolver para uma plataforma é qual fazer.Quero lançar aqui o desafio de tentarmos em conjunto pensar num programa ou programas que ainda não existam ou pelo menos que façam sentido para a realidade portuguesa.Pode ser que os frequentadores aqui do forum se lançem no desafio de tentar criar um dos programas aqui sugeridos ou que até consigamos criar um mercado para programas através de um desafio e ofertas da malta para pagar o trabalho.Ficamos a aguardar as sugestões.A Equipa androidPT

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#2 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2009 - 18:13

androidpt wrote:

Viva,Provavelmente ninguém conhece todas as aplicações que já existem para Android e creio que o maior desafio que se põe a um programador que queira desenvolver para uma plataforma é qual fazer.Quero lançar aqui o desafio de tentarmos em conjunto pensar num programa ou programas que ainda não existam ou pelo menos que façam sentido para a realidade portuguesa.Pode ser que os frequentadores aqui do forum se lançem no desafio de tentar criar um dos programas aqui sugeridos ou que até consigamos criar um mercado para programas através de um desafio e ofertas da malta para pagar o trabalho.Ficamos a aguardar as sugestões.A Equipa androidPT

Bom, acho que é uma ideia bastante interessante ;) Mas antes disso deveria-se pensar no que é que faz falta neste momento quando manuseamos no android, pensar nalguma coisa que nos pudesse facilitar a nossa vida. Não precisa de ser algo que ainda não exista, pode-se até pegar num conceito ou aplicação já existente, ou que já exista para outras plataformas, e melhora-lo e/ou converte-lo para a plataforma android ;) Acho que este poderá ser um dos muitos pontos de partida. Fazer uma aplicação que fosse realmente útil e funcional para o uso no dia-a-dia ou converter as imensas aplicações que já existem para Windows Mobile e para o iPhone.Recomendo a leitura deste topico e dos posts seguintes e dar uma vista de olhos nas aplicações que já existem para o android. Talvez daqui possam surgir ideias ;)Quanto a mim, ainda nem sei como se programa para a plataforma android. A minha ajuda nesse campo vai ser escassa :D De qualquer das maneiras, boa sorte para quem percebe disto ;)Abraço
Nexus 5 || Sapo A5

#3 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2009 - 18:28

Deixo aqui uma sugestão:http://www.hottrix.com/software/index.shtmlUm programa que à priori deve ser simples de se fazer, algo do género do iBeer ;) Não é uma aplicação que nos faça jeito no dia-a-dia mas para começar era bom :)Abraço
Nexus 5 || Sapo A5

#4 jorge

jorge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2009 - 04:26

e que tal uma aplicação para o uso do androidpt

#5 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 19 July 2009 - 11:12

Meus caros, eu tenho uma ideia, estou só à espera de ter conhecimentos Java e ter um telefone com android.Como sabem, os preços dos combustíveis estão afixados online, com respectivas moradas e etc.Acho que seria agradável eu estar a viajar em terras lusas e dos nossos hermanos e poder saber qual é o posto de abastecimento mais barato num raio de X km, para eu puder decidir onde meter combustível sem que seja "assaltado" por gajos de gravata.Isto já existe na versão WEB ( http://www.gasmappers.com/ ), mas sem o pequeno detalhe de ele saber onde estou, via GPS.Pensem nisso.

#6 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 23 July 2009 - 18:45

Sendo eu um melómano, não poderia deixar de dar uma ideia, que já existe em parte mas não na sua totalidade.Que tal um brainstorm para se lançar um Offline LastFm Scrobbler para o Android? penso que existe um para os Ipod's.

#7 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 24 July 2009 - 02:38

emperium wrote:

Sendo eu um melómano, não poderia deixar de dar uma ideia, que já existe em parte mas não na sua totalidade.Que tal um brainstorm para se lançar um Offline LastFm Scrobbler para o Android? penso que existe um para os Ipod's.

Desculpa a ignorância, mas não entendi a ideia :sE já agora, o que é um melómano? :DCumps
Nexus 5 || Sapo A5

#8 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 24 July 2009 - 13:29

Uma coisa muuuuuuuito simples, básica e fácil de se fazer.Sabem os livros de cheques que se pedem no banco?Trazem sempre uma listinha em papel para se escrever onde se gastou o cheque Y e qual o seu valor.hoje em dia eu não dou muito uso pois nunca ando com canetas no bolso...Seria uma boa aplicação para iniciar...requisitos iniciais:1- Permitir ter vários livros de cheques em simultaneo, optando-se pelo banco em questão para seleccionar o livro em uso. Nesta informação poderá também constar o número de conta e NIB (presente no cheque)2- Mecanismo de compra de cheques... Define-se "comprei" 10 cheques em que o primeiro tem o número XPT... deverá ser populada automaticamente uma lista com os 10 seguintes.3- deverá permitir ordenar todos os cheques, ou por conta.Have FUN!... eu não tenho tempo nem conhecimentos para isto.JPC

#9 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 24 July 2009 - 22:32

Se calhar para fazer esse programa dos cheques seria necessário conhecimento em base de dados, não é assim? Tal como fazer um simples calendário, tasks, notas, etc...
Nexus 5 || Sapo A5

#10 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2009 - 00:07

Claro... aí eu posso dar uma perninha... apesar de nunca ter mexido em SQLite, a estrutura/programação de uma base de dados nunca varia muito...

#11 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2009 - 05:14

Vou ver se leio qualquer coisa sobre o SQLite.Se às vezes quiseres colocar aí algo sobre o assunto a explicar o que é, como é, que estrutura tem, se tem linguagem de programação propria ou nao... enfim, essas coisas ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#12 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2009 - 15:52

Já estive a ver alguns exemplos de SQLite e é necessário programação C.Ver aqui: http://www.sqlite.org/quickstart.html
Nexus 5 || Sapo A5

#13 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2009 - 17:36

A que penso fazer mais falta é mesmo o flash o shockwave ;) a adobe deveria começar a pensar nisso

#14 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2009 - 20:27

A base de dados não depende de C++, podes é criar programas em C++ ou java (android) para interagir com a mesma...Todas as bases de dados deste tipo (Mysql included) funcionam de per si, com comandos dados directamente sobre a mesma... e há interfaces third party que interagem com a mesma...Para o Android é tudo Java... mesmo para interagir com a base de dados...JPC

#15 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2009 - 16:01

Hummm... Mas então é perfeitamente possível usar as bibliotecas do SQLite no nosso código java do nosso programa, e chamar as funções presentes nessas bilbiotecas para constituir a nossa base de dados certo? Ou não será assim?
Nexus 5 || Sapo A5

#16 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2009 - 17:28

Não é que eu domine a programação do Android, mas sim... essa é a base de toda a programação.Pelo que pude ler do Android as coisas são levadas um pouco mais além...Uma aplicação Android (chamada de tarefa) não é mais do que uma colecção de "actividades" que são independentes entre si, e que se chamam umas às outras.No limite, se eu fizer uma aplicação posso usar uma actividade que tu tenhas desenvolvido na tua!!! (por actividade entenda-se uma vista, uma função, etc... por exemplo quando desenvolves uma aplicação de moradas de pizarias, se carregares na geolocalização, lanças as actividades do Googlemaps como se fosse mais uma folha do teu dossier (isto porque elas assim estão definidas como abertas a todos). Quando fechas a actividade "marcar no mapa" continuas na tua actividade com a informação que recolheste do maps...Posteriormente se quiseres ver esta pizaria no mapa, quando clicas no "ver no mapa" estás de novo a lançar as actividades do maps passando a informação da pizaria pretendida... Simples e funcional.Pelo que me foi dado a perceber, as actividades de interacção com o SQLite estão assim disponíveis para qualquer aplicação, sem ser preciso desenvolveres as tuas proprias actividades...Isto é excelente para se conseguir um aspecto uniforme em todas as apps... cada vez gosto mais deste Sistema!

#17 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2009 - 01:28

hummm, acho que já entendi. O conceito geral é bastante básico então. Tens uma série de funções (as actividades) que podes usa-las durante o teu programa como quiseres, fazendo o respectivo chamamento! :)Mas tenho uma dúvida, se essas actividades do SQLite estão em C ou C++, como se pode integra-las no nosso código java? Ou eu estou a perceber tudo mal? :)
Nexus 5 || Sapo A5

#18 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2009 - 13:13

Calma... tudo no Android é java, para além do sistema operativo e o core das aplicações... depois usas JAVA para chamar e interagir com as diversas actividades... ou seja... o teu programa será 100% Java... pode é chamar uma actividade XPTO de outro programa, esse sim programado na raiz em C... mas pelo que percebi nunca vais precisar de ir ao nível do C...

#19 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2009 - 17:20

Ah, já entendi. Chamas o programa XPTO e não o código dele! claro, é lógioco :) eu é que já me estava a confundir...Mas a estrutura da base de dados no SQLite tem de ser em c/c++ pelo que li.
Nexus 5 || Sapo A5

#20 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 27 July 2009 - 19:00

Como existem algumas dúvidas acerca deste assunto, deixo aqui uns exemplos retirados de alguns livros de programação que ensinam como utilizar o SQL Lite no âmbito do desenvolvimento de aplicações para Android:Assim que possível, tentarei fazer um tutorial acerca deste assunto.Neste tópico podem consultar os livros e sites de referência para quem quiser dar os primeiros passos na programação em Android

#21 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 28 July 2009 - 01:16

Excelente livro... muito bem explicadinho :) vou ter que arranjar uns dias de 25 horas e mais as noites para poder brincar a sério!

#22 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 28 July 2009 - 02:06

Por acaso está bom essa compilação desses livros!De referir que o segundo link é um livro em português, também já referido no fórum.
Nexus 5 || Sapo A5

#23 fabrantes

fabrantes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 28 July 2009 - 15:31

emperium wrote:

Sendo eu um melómano, não poderia deixar de dar uma ideia, que já existe em parte mas não na sua totalidade.Que tal um brainstorm para se lançar um Offline LastFm Scrobbler para o Android? penso que existe um para os Ipod's.

desculpem estar a desenterrar um post (relativamente) antigo. Mas dá uma vista de olhos no scrobbledroid. Penso que ele faz buffering do scrobbling e funciona com a music app do android (e também com o RockOn já agora :))abraçohttp://abrantix.org/rockon.php

#24 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2009 - 21:35

1. Há alguns anos tive o Nokia Ngage e havia uma aplicação excelente que não parava de utilizar:A aplicação tinha todos os dados sobre transportes públicos (comboio, metro, autocarro, eléctrico, etc). Bastava inserir uma morada de partida e uma de destino e ele calculava o trajecto: Apanhar o comboio na estação XSair na estação YApanhar o autocarro ZSair na rua HAndar a pé 100mChegou ao seu destino.Era uma aplicação bem porreira para quem utiliza os transportes públicos das grandes cidades.2. Se a aplicação anterior for demasiado complicada de se programar, que tal uma aplicação que apenas nos diga as estações/horários de todos os transportes públicos? Não me parece difícil.3. Uma aplicação com os destinos turísticos Portugueses mais perto de nós (Museus, monumentos, etc.)4. Uma aplicação com os parques de campismo/hoteis/moteis/pensões, etc, mais próximos.5. Uma aplicação com os restaurantes mais próximos e uma breve explicação sobre as especialidades (podia haver uma base de dados actualizável pelos utilizadores).6. Uma aplicação com os Hot Spots (Wifi) portugueses.7. Uma aplicação com as nossas praias!8. Uma aplicação que transferisse os resultados dos desportos portugueses.Não sei se isto faz sentido ou não, estou apenas a deixar algumas ideias que me parecem fazer sentido. Nem sequer sei se é possível realizar cada uma :)

#25 ricardolazarus

ricardolazarus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 191 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2009 - 21:41

rquattro wrote:

1. Há alguns anos tive o Nokia Ngage e havia uma aplicação excelente que não parava de utilizar:A aplicação tinha todos os dados sobre transportes públicos (comboio, metro, autocarro, eléctrico, etc). Bastava inserir uma morada de partida e uma de destino e ele calculava o trajecto: Apanhar o comboio na estação XSair na estação YApanhar o autocarro ZSair na rua HAndar a pé 100mChegou ao seu destino.Era uma aplicação bem porreira para quem utiliza os transportes públicos das grandes cidades.2. Se a aplicação anterior for demasiado complicada de se programar, que tal uma aplicação que apenas nos diga as estações/horários de todos os transportes públicos? Não me parece difícil.3. Uma aplicação com os destinos turísticos Portugueses mais perto de nós (Museus, monumentos, etc.)4. Uma aplicação com os parques de campismo/hoteis/moteis/pensões, etc, mais próximos.5. Uma aplicação com os restaurantes mais próximos e uma breve explicação sobre as especialidades (podia haver uma base de dados actualizável pelos utilizadores).6. Uma aplicação com os Hot Spots (Wifi) portugueses.7. Uma aplicação com as nossas praias!8. Uma aplicação que transferisse os resultados dos desportos portugueses.Não sei se isto faz sentido ou não, estou apenas a deixar algumas ideias que me parecem fazer sentido. Nem sequer sei se é possível realizar cada uma :)

ideias bastante porrerias que ficavam todas incluidas 5 estrelas numa só aplicação, julgo até que vai sair algo semelhante com o lançamento do mytouch chamado sherpa