Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[ROM] Bola de Berlim 1.5 (DREAM/MAGIC 32B/32A)


  • Por favor inicie sessão para responder
229 respostas a este tópico

#1 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:17

Imagem colocadaDepois do Cupcake, Donut e Eclair, eis que surge a Bola de Berlim, aquecida pelo sol das praias portuguesas!Disclaimer: Não me responsabilizo por nada de mal que aconteça ao vosso telemóvel, nada mesmo. É por vossa conta e risco.Nome: Bola de BerlimVersão Actual: 1.5Firmware Base: 1.6 (Donut)ROM Base: SuperD 1.10.2 (xda)Dispositivos Compatíveis: HTC Dream, HTC Magic 32B, HTC Magic 32AInstruções:HTC Dream/Magic 32B
  1. Pré-Requisitos: root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, custom recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, danger/death SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL com radio adequada (HTC Dream only)
  2. Entrar em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery Mode
  3. FULL WIPE: memória interna e partição ext2/3/4 do sdcard
  4. Aplicar bolaberlim-1.5-htcdream_magic32b.zip
  5. Para o Nexus Launcher, aplicar logo de seguida, sem qualquer wipe ou reboot, o bb-nexuslauncher-1.5-update.zip (opcional)
  6. Reboot (o primeiro boot demora até 5 minutos)
HTC Magic 32A
  1. Pré-Requisitos: root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, custom recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (tutorial), SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL/rádio adequada (tutorial)
  2. Entrar em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery Mode
  3. FULL WIPE: memória interna e partição ext2/3/4 do sdcard
  4. Aplicar bolaberlim-1.5-htcmagic32a.zip
  5. Para o Nexus Launcher, aplicar logo de seguida, sem qualquer wipe ou reboot, o bb-nexuslauncher-1.5-update.zip (opcional)
  6. Reboot (o primeiro boot demora até 5 minutos)
Notas:
  • Nos Settings, Spare Parts, podem activar o Compcache/SWAP. Para o HTC G1/32B, recomendo o uso de Compcache e/ou SWAP. Para o HTC Magic 32A podem ignorar esta configuração (a não ser que queriam mesmo).
  • A2SD é opcional e automático perante uma partição ext2/3/4
  • Os temas para o SuperD 1.10.2 são, à partida, 100% compatíveis com esta ROM. Se por acaso não for, ou o tema que querem não existir para o SuperD, posso tentar fazer um port.
Screenshots: Imagem colocada(Stock Launcher)Imagem colocada(Nexus Launcher)Mais screenshots...Downloads:HTC Dream/Magic 32B 1.5 (full)HTC Magic 32A 1.5 (full)Nexus Launcher 1.5 (no-wipe update)Arquivo:HTC Dream/Magic 32B 1.4.1 (full)HTC Magic 32A 1.4.1 (full)Nexus Launcher 1.4.1 (no-wipe update)Creme 1.4.1 (no-wipe update)HTC Dream/Magic 32B 1.3.1 (full)HTC Magic 32A 1.3.1 (full)Nexus Launcher 1.3.1 (no-wipe update)Creme 1.3.1 (no-wipe update)HTC Dream/Magic 32B 1.2 (full)HTC Magic 32A 1.2 (no-wipe update)Nexus Launcher 1.2 (no-wipe update)

#2 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:19

RAMHACK (só disponível na Bola de Berlim 1.4.1/1.5 para HTC DREAM/32B)Para os utilizadores do HTC Dream/Magic 32B foi incluído um toggle para o RAMHACK. Este extra de RAM vem activado por omissão. Para alternar, executar num terminal com permissões de superutilizador:
[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb[/acrlink] shell ramhackadb shell rebootOU no telemóvelsuramhackreboot
AppBrain (só disponível na Bola de Berlim 1.5)Esta aplicação permite sincronizar e partilhar as suas escolhas de aplicações para o seu terminal Android via uma interface web. É uma maneira fácil e prática de procurar e instalar aplicações no seu telemóvel, integrando uma vertente social de partilha de escolhas das mesmas.Para referência, partilho aqui uma lista de aplicações gratuitas que fui testando ao longo do tempo e que podem ser úteis a utilizadores menos conhecedores.AppBrain / Lista

#3 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:20

Features:Como disse acima, a base é o SuperD 1.10.2, pelo que partilha com ele o kernel e a maioria das aplicações. Num futuro próximo, talvez opte pelo meu próprio kernel, mas sendo o SuperD uma ROM com provas dadas a todos os níveis, para quê reinventar a roda? Seguem as features principais:

-Full Swap and Compcache Control via Spare Parts-Reboot Option-Eclair Browser-Eclair Alarm Clock-Eclair Calculator-Eclair Music App-Eclair DeskClock-Apps2sd Ext2 ,Ext3, Ext4-Merged cyanogens framwork, libs , bin and etc into Super D's... existing-New boot screen-Colored Notifications-All apps are Zipaligned and Opt'd-10 MB Ram Hack-Internet Tethering

E as exclusivas à Bola de Berlim:
  • APNs corrigidos para os operadores portugueses (nomeadamente para a Vodafone)
  • Teclado da HTC pré-instalado com T9 em Português, independente das definições de localização do telemóvel.
  • Compache/Swap: activação de backing swap para o compcache se partição de swap detectada
  • Overclock: 528 mhz (frequência máxima)
  • Novos wallpapers
  • Novos toques
  • Numerosos tweaks gráficos (74 pngs alterados) que cobrem desde boot screen, icons de notificações, barra de notificação, launcher, menus, icons de aplicações, music widget do 2.0, etc. O objectivo foi tanto quanto possível proporcionar um look à 2.0/2.1, ou seja tudo muito stock, limpo e coerente. Ver a galeria de screenshots.
  • cf. Changelog para mais alterações
Changelog:1.5
  • Nova animação de boot (por HELLienadO)
  • Desactivado o sistema creme. Pré-instalado o AppBrain.
  • Optimização das aplicações de sistema (pequena melhoria de desempenho)
  • Sistema de limpeza de algumas caches no arranque (favorece um bom desempenho com o passar do tempo...)
  • Inclusão de 2 versões do Google Maps, a oficial (actualizável) e a com turn-by-turn navigation
  • Ad-Blocker pré-configurado
1.4.1
  • 10 MB RAMHACK toggle (DREAM/32B) - ver post #3
  • Tweak visual na Phone.apk
1.4
  • Essencialmente fez-se um upgrade da base do SuperD 1.9.3 c/ WG Kernel para SuperD 1.10.2. Novidades: novo kernel e optimizações de performance, rotação 360º, Spare Parts no menu settings, etc; cf. thread do SuperD
  • JIT desactivado por não trazer nenhuma mais valia considerável e conferir alguma instabilidade ao sistema
1.3.1
  • Novo kernel - todos os problemas com a 1.3 devem estar resolvidos - provavelmente a BB mais rápida de sempre :laugh:
1.3
  • JIT default, com jittoggle (para activar/desactivar o JIT) e optimizações de performance (compcache/swap) consoante o JIT está activo ou não
  • Novo kernel do SuperD 1.9.3 (frequência mínima 128 mhz, máxima 528 mhz - perde-se um pouco de performance, ganha-se em bateria)
  • Novo GTalk.apk
  • Tweaks gráficos: Nexus Launcher
  • Remoção de toques duplicados
  • Novos scripts (/system/bin): rwsystem, rosystem, resetmarket, jittoggle
  • Full release para o 32A
  • Creme Update System - a explicar num post/tópico à parte...
  • Primeiro pacote Creme! Inclui um taskiller (Advanced Task Manager Free), um filemanager (Astro), Metamorph, Facebook, SetCPU, MarketEnabler
1.2
  • APNdroid, Market Enabler, Wired Tether e Wireless Tether pré-instalados
  • Update a algumas rotinas de instalação (facilitar o trabalho a outras pessoas que queiram personalizar esta ROM :))
  • Tweak na animação do bootscreen
  • Tweak gráfico no stock launcher
  • Audio Mod Meltus G7 V2R2 (xda)
  • Audio Fix para HTC Magic 32A/32B
  • A2SD Fix para HTC Magic 32A/32B
  • Nova versão do Market pré-instalada! (que eu saiba é a primeira ROM com isto...)
1.1
  • Port para HTC Magic 32A!
  • Tweak gráfico no boot screen (agora com uma discreta animação)
  • Google Maps c/ turn-by-turn navigation
  • setCPU pré-instalado (para quem quiser perfis de OC customizados, optimização da duração da bateria)


#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:22

ja podes corrigir a tua sig. ja foi lançado

#5 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:22

Os meus sinceros parabéns, afinal dispendes-te do teu tempo para dar de "comer" a estes tugas.Obrigado

#6 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:23

Cá temos, tanto quanto sei, a primeira ROM portuguesa disponibilizada publicamente. Parabens pelo trabalho.

#7 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 19:45

Antes de mais, parabéns pela iniciativa :)Fico à espera do port para 32-A para testar no meu Magic.

#8 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:18

BUGabundo escreveu:

ja podes corrigir a tua sig. ja foi lançado

Nem me deste tempo :laugh: Estes tópicos dão trabalho a escrever :blush: PJFonseca escreveu:

Os meus sinceros parabéns, afinal dispendes-te do teu tempo para dar de "comer" a estes tugas.Obrigado

sismeiro escreveu:

Cá temos, tanto quanto sei, a primeira ROM portuguesa disponibilizada publicamente. Parabens pelo trabalho.

ruimoura escreveu:

Antes de mais, parabéns pela iniciativa

Muito obrigado! O que eu fiz não foi nada de especial! Quase que me sinto mal. Estou certo que no futuro (e esperemos) coisas como esta sejam absolutamente banais e corriqueiras entre os utilizadores.ruimoura escreveu:

Fico à espera do port para 32-A para testar no meu Magic.

Ando a acompanhar as threads dos ports do SuperD para 32A e a recolher alguma 'informação' sobre a melhor maneira de o fazer, penso que muito em breve posso por aqui o port. É só mudar o boot.img :)

#9 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:18

O port para 32A é mega facil de fazer pelo k sei.... é só recompilar o kernel.

#10 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:21

r3pek escreveu:

O port para 32A é mega facil de fazer pelo k sei.... é só recompilar o kernel.

Sim, eu de momento não tenho um build environment pronto para, e a Magic Port Tool usa uma base do CM já um pouco antiga.... Contudo no XDA um moço recompilou o kernel com MT e tudo, mas tinha lá um bugzito, pelo que estou à espera que ele o corrija para lançar o port.

#11 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:25

firedrops escreveu:

r3pek escreveu:

O port para 32A é mega facil de fazer pelo k sei.... é só recompilar o kernel.

Sim, eu de momento não tenho um build environment pronto para, e a Magic Port Tool usa uma base do CM já um pouco antiga.... Contudo no XDA um moço recompilou o kernel com MT e tudo, mas tinha lá um bugzito, pelo que estou à espera que ele o corrija para lançar o port.

Se já tás arranjado pronto :) Senão dava-te uma maozinha que já tenho aqui um environment pronto :(

#12 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:34

r3pek escreveu:

O port para 32A é mega facil de fazer pelo k sei.... é só recompilar o kernel.

n é so!é preciso incluir alguns fixeiros especificos, como o volume e o hook do wifi

#13 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:36

BUGabundo escreveu:

r3pek escreveu:

O port para 32A é mega facil de fazer pelo k sei.... é só recompilar o kernel.

n é so!é preciso incluir alguns fixeiros especificos, como o volume e o hook do wifi

O tweak do volume já está nesta ROM, porque é o mesmo para o 32B (AudioPara4-sapphire.csv senão me falha a memória); ele faz o check de hardware e copia o ficheiro correcto no primeiro boot.O modulo do wifi também é só um ficheiro, o wlan.ko.Isto é a ideia que tenho, confesso que esta área ainda é um pouco nova para mim...@rep3kObviamente que estás à vontade para o fazer. A meu ver, até dava mais valor à coisa, que ficava mais portuguesa :PAté porque eu acabei hoje os meus exames, basicamente lancei isto cá para fora porque estava quase pronto. E antes que me crucifiquem por erros técnicos crassos, eu sou estudante de Medicina, não de Informática ou afins, pelo que a maioria de vocês devem ser de longe mais capazes que eu nestas coisas! O que é uma maneira de dizer, se eu consigo, toda a gente consegue :)

#14 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:43

Não me importo de fazer :) Era só numa de evitar trabalho a dobrar. Mas o cyanogen tem na wiki a unica diferença entre kernels para 32A vs para 32B... é uma linha .config do kernel :(

#15 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:43

Muitos Parabéns!!! A ROM está excelente e adorei o nome ;)Ainda não tinha instalado a SuperD 1.9.2, mas posso dizer que a Bola de Berlim está impecável e super rápida e irá ser sem dúvida a minha ROM de uso do dia-a-dia :( Deixo como sugestão colocares de raiz o Google Maps que permite a navegação turn-by-turn fora dos Estados Unidos (link) em vez da versão normal.No outro dia andei de volta da KiNgxKxlicK AOSP 2.1 v1.5 a tentar customiza-la mas devo dizer que o resultado foi desastroso :) Ficarei a aguardar os teus tutoriais com grande expectativa e no que puder ajudar podes contar comigo ;)Mais uma vez os meus sinceros parabéns :)--EDIT--Fiz agora um reboot e foi ultra-rápido a arrancar :DScreenshot da minha Home Imagem colocada

#16 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 20:51

miguel escreveu:

Muitos Parabéns!!! A ROM está excelente e adorei o nome ;)Ainda não tinha instalado a SuperD 1.9.2, mas posso dizer que a Bola de Berlim está impecável e super rápida e irá ser sem dúvida a minha ROM de uso do dia-a-dia :( Deixo como sugestão colocares de raiz o Google Maps que permite a navegação turn-by-turn fora dos Estados Unidos (link) em vez da versão normal.No outro dia andei de volta da KiNgxKxlicK AOSP 2.1 v1.5 a tentar personaliza-la mas devo dizer que o resultado foi desastroso :) Ficarei a aguardar os teus tutoriais com grande expectativa e no que puder ajudar podes contar comigo ;)Mais uma vez os meus sinceros parabéns :)

Ainda bem que gostas! Por acaso também já andei a brincar com isso do Navigation, mas nem me lembrei de incluir. Fica para a próxima versão.Em relação ao nome, como alguns de vocês já devem ter percebido, a ideia foi encontrar o equivalente ao Donut na pastelaria portuguesa. E pronto, nasceu a Bola de Berlim. Aceitam-se sugestões para nomes de ROMs com base no Eclair (Mil Folhas, Palmier?)

#17 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 21:01

aparece no irc ou na MUC e discutimos la mais [email protected]

#18 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 21:09

firedrops escreveu:

Aceitam-se sugestões para nomes de ROMs com base no Eclair (Mil Folhas, Palmier?)

Pastel de Nata. :(firedrops escreveu:

E antes que me crucifiquem por erros técnicos crassos, eu sou estudante de Medicina, não de Informática ou afins, pelo que a maioria de vocês devem ser de longe mais capazes que eu nestas coisas! O que é uma maneira de dizer, se eu consigo, toda a gente consegue :)

Já sabes qual a especialização que vais tirar? Medicina interna de Android? :)

#19 ivanoe

ivanoe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 194 mensagens
  • LocalizaçãoViana do Castelo

Mensagem publicada 18 February 2010 - 00:39

Mil Folhas.

#20 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2010 - 02:37

eu gosto de borlas de berlim

#21 David Ferreira

David Ferreira

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 686 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2010 - 02:40

Os meus sinceros parabens por esta excelenta iniciativa. Esperemos que seja o primeiro de muitos :( e que abra o apetite a mais users para fazerem umas roms ou entao uma parceria futura.Quando a versao estiver portada para o 32a testo no magic do meu cunhado. :) Thumbs up :)

#22 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2010 - 03:04

O port para 32A já vai bem encaminhado também. Amanhã ou assim lanço a 1.1 com umas coisas novas já com o port para o 32A :cheer:

#23 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2010 - 09:31

Pronto, lancei o port para 32A, instruções no primeiro post, e aproveitei e lancei a 1.1, que é um minor update (cf. changelog...). Poderia ter feito um full update para o 32A (evitando o flash adicional de um .zip), fica para a próxima release. :blush: Nunca foi testado, agradeço ao corajoso :cheer: (tenham um backup, nandroid, bart, whatever à mão...)A quem testar, peço que avalie algumas coisas:1) Câmara Fotográfica2) Multitouch no Browser/Galeria3) Volume (do Speaker e do Microfone)Na SuperD original algums users referem que nos Magic, os interlocutores ouvem o utilizador com um volume muito baixo. Pelo sim pelo não já forcei um fix no update para o 32A. Se alguém com o 32B verificar que os seus interlocutores o ouvem baixo, segue o seguinte fix:
[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb[/acrlink] remountadb shell 	[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox[/acrlink] cp /system/etc/AudioPara4-sapphire.csv /system/etc/AudioPara4.csvadb shell reboot
Vou rever os first boot scripts e caso confirme o bug, meto um fix na 1.2.Como já referi, aceito sugestões para novas features, ideias, tweaks gráficos, performance, kernel. É tudo bem-vindo ;)Uma nota a quem já instalou a 1.0. O upgrade sem wipe deve correr sem problemas, principalmente se nunca chegaram a correr o Maps.apk. Se o correram ou fizeram algum update, peço que verifiquem se funciona o navigation (não tive a oportunidade de testar o update 1.0-1.1 sem wipe). Presumo que os ficheiros temporários sejam removidos na rotina de update, mas não tenho a certeza.

#24 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 18 February 2010 - 15:03

firedrops escreveu:

Uma nota a quem já instalou a 1.0. O upgrade sem wipe deve correr sem problemas, principalmente se nunca chegaram a correr o Maps.apk. Se o correram ou fizeram algum update, peço que verifiquem se funciona o navigation (não tive a oportunidade de testar o update 1.0-1.1 sem wipe). Presumo que os ficheiros temporários sejam removidos na rotina de update, mas não tenho a certeza.

Acabei de instalar o upgrade para a v1.1 (sem wipe) e correu tudo sem problemas. Já tinha executado o maps antes e ao fazer o upgrade não tive qualquer tipo de problemas com o maps e o navigation funcionou às mil maravilhas :) Gostei também bastante da nova animação que colocaste no boot :( Mais uma vez muitos parabéns!!!Outra coisa que poderia ser útil vir logo instalado era o Market-Enabler, o que achas?

#25 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2010 - 15:45

Ainda não testei no meu magic, mas vou fazê-lo quando tiver tempo, mas não podia deixar de te dar os parabéns pelo excelente trabalho. Muitos parabéns! Continua assim! :)