Saltar para conteúdo


* * * * *

Google e marcas de automóveis anunciam aliança

carro android nvidia 2014 alliance

A 6 de Janeiro, a Google anunciou uma parceria com quatro marcas de automóvel - Hyundai, General Motors (grupo que integra marcas como a Opel, a Chevrolet ou a Cadillac), Honda e Audi - e com a Nvidia, a conhecida empresa de componentes informáticos.



Imagem colocada


Esta parceria designa-se por Open Automotive Alliance e tem como objetivo trazer a experiência dos dispositivos Android para dentro dos nossos carros.

Segundo a página oficial do projeto, existem mais de um bilião de carros na estrada hoje em dia; no entanto, a ligação entre estes veículos e a nossa vida digital não é mais simples e perfeita, pretendendo a aliança resolver os problemas existentes e tornar a tecnologia no carro mais segura e mais intuitiva.

Ao desenharem uma plataforma comum, estas empresas tornam mais fácil a proliferação do sistema e a adaptação do mesmo a uma maior escala.

Com aplicações desenhadas para o sistema integrado do carro e os controlos presentes no mesmo, a experiência de condução torna-se, além de intuitiva e interativa, mais segura, porque se o carro fala connosco, não há necessidade daquelas espreitadelas perigosas ao smartphone.

Imagem colocada


E se o papel dos fabricantes de automóveis é providenciar a ligação de toda a tecnologia com a parte mecânica da condução, o papel da Nvidia prende-se com o fabrico de processadores cada vez mais potentes, como o mais recente Nvidia K1, que permitam tornar o carro cada vez mais inteligente e atento às suas redondezas.

A Google promete, ainda, que os primeiros carros com este sistema deverão chegar no final do ano de 2014 e apela à entrada de outros fabricantes nesta aliança para o futuro.

No entanto, há questões legais e de segurança relacionados com este avanço da tecnologia automóvel. Será que precisamos mesmo de estar ligados a toda a hora à Internet, até quando conduzimos? É certo que há aplicações que facilitam o processo de condução, mas há outras que pura e simplesmente nos distraem e aumentam a probabilidade de acidente.

Afinal de contas, não convém receber uma notificação de que o Flappy Bird voltou enquanto atravessamos um perigoso cruzamento.

Fonte: Official Android Blog, xda-developers
  • mjoq e JVS gosta disto


2 Comentários