Saltar para conteúdo


* * * * *

Android Lollipop 5.1 - sabor a update

android 5.0 android lollipop android os nexus google sdk android 5.1

A Google disponibilizou, no passado dia 9 de Março, o Android 5.1, uma versão mais actualizada da iteração Lollipop 5.0, lançada a 15 de Outubro de 2014. Além de todos os melhoramentos a nível de estabilidade e performance do dispositivo, e de ser agora possível entrar em redes wi-fi e controlar o bluetooth diretamente das definições rápidas (entre outras alterações subtis, que poderás consultar no Android Authority), são três as principais mudanças que verificamos no 5.1.

1. SIM Cards Múltiplos - Finalmente a Google colocou na versão mais recente do seu OS a possibilidade de utilização de mais do que um cartão SIM, quer seja para a própria pessoa ou para emprestar o telemóvel a algum membro da família (ou amigo).


Imagem colocada

2. Proteção de Aparelho (Device Protection) - Na que é, talvez, a mudança mais importante das três, agora é-nos dada a benesse de que, se perdermos o nosso aparelho ou se formos roubados, este irá ficar bloqueado até que façamos login com a nossa conta Google. Ou seja, mesmo que alguém faça reset às definições de fabrico do aparelho, este não poderá ser usado até a conta ser introduzida. Além do Nexus 6 e do Nexus 9, esta feature está disponível em alguns aparelhos que serão já comercializados com o Android 5.1.

3. Chamadas de voz em alta definição (HDVC) - Ao fazer uma chamada entre aparelhos, ambos com o 5.1 instalado, em determinadas operadoras (ainda não sabemos a disponibilidade em Portugal), a voz será partilhada em alta definição.

Para os mais curiosos e para os developers, o Android 5.1 SDK (API Level 22) foi também lançado para que todos pudessem começar a testar e a desenvolver dentro do mesmo.

Foi também prometido que, ao longo das próximas semanas, o 5.1 iria ser lançado para muitos aparelhos Nexus, desde o 4, ao 10 e até mesmo o Player.

Esperemos que também gostem deste novo sabor!

Fontes: Android Official Blog & Android Developers Blog
  • kakus, Hugo Tender, Pardinha e 1 outro gosta disto


6 Comentários

Já agora, gostaria de acrescentar que está à venda em Portugal um ZTE Nubia V5 com a versão CyanogemMod Lollipop 5.0.2

 

Não é preciso ter um equipamento topo de gama carissimo para ter essa experiência... Eheheh...

    • Matrixxx gosta disto

Não é preciso ter um equipamento topo de gama carissimo para ter essa experiência... Eheheh...

 

nunca foi preciso, basta comprar telemoveis em condicoes como os nexus, e não pagar fortunas por telemoveis da treta como os samsung 

Foto
Babylon6400
Apr 11 2015 14:20
Foto
Maos_frias
Apr 17 2015 00:03

nunca foi preciso, basta comprar telemoveis em condicoes como os nexus, e não pagar fortunas por telemoveis da treta como os samsung 

 

Não é so samsung. Kualker android pode ter a lollipop.

desde k tenha no minimo 512mb de ram. E desde que tenha a rom disponivel para o modelo em questão. O meu samsung s plus já tem a 5.1 disponivel. Não é oficial claro. mas tb desde a 2.3.6 k a samsung não disponibliza firmware para este modelo. Mas isso a maior parte das marcas android costumam fazer. Não é por ser a samsung dos telemoveis mais caros. k é.

Agora keres um telemovel com as caracteristicas de processador e ram é dificil. mas por menos 400€ k o s6 ja arranjas telemoveis equiparaveis. e este telemovel n tem grande coisa de especial. n o acho bonito. é mt estreito e comprido. n sei é a minha opiniao. pelo preço dele compro 2 oneplus.

Foto
almeidocas
Aug 20 2015 20:10

Como é que instalo o 5.1 no meu telemóvel. O modelo é o zeta2 da marca primux, uma marca espanhola.