Saltar para conteúdo


- - - - -

E o "L" queria mesmo dizer Lollipop

android 5.0 android os os android lollipop nexus 6 nexus 9

Imagem colocada



Chegou. Já "visto" na Google I/O deste ano como Android L, a versão 5.0 do sistema operativo da gigante de Mountain View foi hoje anunciada e chama-se Lollipop. Num post colocado no Google Blog, Sundar Pichai afirmou que este é o maior e mais ambicioso lançamento da plataforma Android de sempre. Com mais de cinco mil novos APIs para developers, Lollipop esta desenhado para ser flexível em todos os nossos dispositivos, da forma que acharmos melhor.

O Lollipop parece também ter sido pensado para a forma como o mundo está orientado hoje em dia. Cada pessoa tem, pelo menos, dois objectos "inteligentes": um tablet e um smartphone. Alguns ainda têm um smartwatch, e todos temos uma televisão, ainda que nem todos tenham uma smartTV, mas até isso esteve mais longe. Com a versão 5.0 vai ser possível conectar todos estes ecrãs e sistemas, funcionando todos de maneira correcta. Desde filmes a fotos, passando por músicas e aplicações, sem descurar pesquisas recentes na web e nos dispositivos, será possível estar a utilizar algo no nosso smartphone e passar para o tablet, continuando a mesma coisa, ou até mesmo passando para a televisão.

O Lollipop promete ter um design consistente ao longo de todos os dispositivos, algo a que a Google chama de Material Design. Até a resposta ao nosso toque, voz, e transições entre tarefas será mais fluído.

A Google está ciente de que usamos os nossos dispositivos cada vez mais, e para isso introduziu uma característica nova de poupança de bateria, que pode aumentar a vida do nosso dispositivo até mais 90 minutos. Não é nada do outro mundo, mas chega para chegarmos a casa depois de um dia cansativo para o nosso Android.

Outras tantas funções foram também colocadas assim como, claro, melhoramentos a nível de performance, e apoio a aparelhos de 64-bits. Podem descobrir mais sobre isto em android.com e deliciarem-se com este novo chupa-chupa trazido pela nossa Google.

A mim só me resta deixar-vos este vídeo e dizer: be together. not the same.



  • Nuno Ribeiro, qix e Turista1968 gosta disto


0 Comentários