Saltar para conteúdo


- - - - -

[Google I/O 2014] Google anuncia Android TV

androidtv zapping apps jogos streaming

Completando o ciclo de notícias acerca dos novos produtos baseados em Android lançados pela Google (o Android Auto e o Android Wear), chega agora a vez de abordar a nova variante do sistema operativo virado aos dispositivos mais usados nas nossas salas de estar – as televisões.


Imagem colocada


O Android TV é a solução da Google para combinar tudo o que toca a entretenimento na sala de estar (seja música, filmes, aplicações ou jogos), trazendo uma nova interface, mais simples de usar, a televisões, consolas de jogos ou às chamadas boxes de televisão - tudo com o objetivo de tornar o conteúdo o protagonista das nossas navegações.

Com a interface baseada no novo Material Design do Android L, e no já conhecido Google Now, a solução de televisão da Google concentra, de uma forma organizada, os nossos serviços preferidos, desde o Google Play Filmes às soluções do nosso provedor de televisão por cabo. Permite o streaming em tempo real e o já corriqueiro zapping.

Imagem colocada


Para as navegações no sistema operativo, é necessário um comando com um D-Pad e suporte a voz, podendo isto ser embutido pelos produtores de hardware em comandos de jogos, por exemplo; no entanto, na falta de um comando, podemos usar o também recente AndroidWear para controlar o Android TV.

O conteúdo é organizado de forma hierárquica, ou seja, as aplicações ou canais que usarmos mais aparecem no topo da interface. Como a Google já nos tem habituado, o Android TV tem suporte a comandos de voz, e os resultados da pesquisa são apresentados de forma semelhante ao Google Now, com os já familiares cartões de informação.

Imagem colocada

A Google prometeu, ainda, uma pesquisa mais flexível, ou seja, em vez de pesquisarmos apenas por um título de um filme ou de uma música, podemos pesquisar por prémios, por exemplo.

Imagem colocada


Com esta versão do Android (L), a empresa californiana tentou facilitar a vida aos developers, permitindo que os mesmos possam converter facilmente aplicações de tablet para o Android TV, aumentando, assim, a quantidade de apps disponíveis para este sistema.

Para finalizar, o Android TV terá, também, suporte a Chromecast, ou seja, podemos facilmente transmitir conteúdo do nosso telemóvel Android para a televisão, facilitando a partilha das fotografias do verão passado com os amigos que vêm lá jantar a casa.

Imagem colocada


A variante da Play Store para a Android TV vai sair este Outono e as televisões HDTV e 4K da Sony (já em 2014) e da Sharp e da Philips (em 2015) já irão correr Android TV.

A Google completa, assim, o ciclo de novos produtos Android, destinados a tomar o mundo de assalto e revolucionar a forma como vivemos a nossa vida, tornando-a mais cada vez mais ligada à empresa californiana.

Fontes: Android Central, Android TV


5 Comentários

Foto
el_kikoka
Jul 15 2014 20:01

Se bem percebi, Samsung nada, certo? xD