Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Clubites dentro do Forum...


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
13 respostas a este tópico

#1 blink

blink

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 22:18

Por favor não estraguem este Forum com as clubites de amigos que existem dentro dele.Por demais é evidente que a maior parte das perguntas quer sejam de algum pessoal técnicamente mais informado quer seja de alguns mais verdes ou mesmo muito verdes, não obtêm nenhuma resposta.Sei que a Administração e Moderação não tem culpa disto, mas quando um Forum começa a ser dominado por meia-duzia de amigos que só comunicam entre si, não irá muito longe. Estou consciente que a Admin. e Mod. não gosta de lêr isto mas acreditem que é uma realidade, tenho lido algumas pergunats bem desesperadas e ninguém lhes responde, eu próprio senti isso na pele, e tive que me socorrer de alguns sites estrangeiros.Gostaria de fazer um apelo aos mais conhecedores dos sistemas Androide que partilhem mais os seus conhecimentos nas perguntas que são feitas neste espaço, mesmo que a pergunta seja parva e sem nexo, respondam na mesma que ninguém leva a mal.Um Forum é uma partilha de conhecimentos entre a sua Comunidade.Cumpts, e um Bom Ano a este espaço

#2 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 22:44

BoasComo deves compreender ninguém faz vida disto :D e se não respondem é porque não sabem ou porque não querem inventar ( não quero acreditar que possa ser outra coisa... )O que a maioria das pessoas nao sabem é que existe uma MUC que podem obter ajuda em tempo real e a maioria de muitas duvidas, como ja te deves ter apercebido, ja foi respondida em posts anteriores, em que os utilizadores muitas das vezes não se preocupam em usar o search :DCumps

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 22:59

Desconheço a existência de clubites dentro do androidPT. O que eu sei que há muitos utilizadores que fazem questões que já foram respondidas em outros posts e muitos outros utilizadores que só vêm ao fórum para ler. É fácil perceber esta realidade pela quantidade de pessoal que está online sem estar registado no fórum.O que se deve apelar aqui é à participação activa de todos na constituição da comunidade e na participação em respostas a dar aos novos utilizadores e a alguns mais experimentados que também não sabem sempre tudo. Se queremos ser uma comunidade grande em união e partilha, registem-se sempre e contribuam nas respostas.

#4 brqueiros

brqueiros

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Asus Zenfone 2 551ML, Huawei P8 Lite (2016), Asus Zenfone 3 ZC520TL

Mensagem publicada 03 January 2011 - 23:30

Eu falo por mim, trabalho e sempre que posso ajudo aqui no androidPT e além disso sou Moderador. Como já referiu o TVM, ninguém faz disto vida e as vezes é difícil, devido à vida profissional e pessoal.Quando a perguntas sem respostas, eu pessoalmente, tenho alguns conhecimentos em LG GT540 e SGS Galaxy, e sempre que posso tento ajudar, mas não sei tudo. É com a ajuda de todos (moderadores, utilizadores) que as vezes se resolvem as coisas.Também muitas vezes tenho de consultar sites estrangeiros e usar a pesquisa do google para tentar ajudar quem necessita.Por outro lado, e falo por mim porque já fui noob completo (ainda o sou mas com um pouco mais de experiência), a pressa estraga tudo. Não se lê, não se faz pesquisas e nem tão pouco se tem calma, porque por vezes a resposta esta lá, mas é mais fácil se alguém nos fizer a papinha.Outro aspecto é o "medo", em experimentar os processos, sei lá, como root, APP2SD, instalações de ROM. Antes de assimilarem a informação já estão a bombardear com questões que as vezes uma leitura mais detalhada ajuda. Por exemplo eu, com o meu SGS, à 3 dias atrás, berrou, mas com calma, paciencia e muita leitura (foruns internacionais e o androidPT) consegui reanima-lo.Mais uma vez voltando às perguntas sem respostas, quando não sei não respondo, mas tento procurar informação que possa ajudar, mas como já referi não sei tudo e estou longe disso.Para terminar, esta é uma grande comunidade, já vai em 7733 utilizadores e se todos ajudarem ainda vai ser maior.PS: Só por curiosidade, quais foram as questões que ficaram sem resposta e qual a secção do forum?Tambem não te iludas, que todos nós consultamos os foruns estrangeiros, pois têm comunidades gigantescas.

Asus Zenfone 2 551ML (Z00A) ROM | LineageOS 14.1 (NIGHTLY 20171013) BOOTLOADER | Unlock RECOVERY | TWRP 3.0.3-M4-Z00A

Huawei P8 Lite (ALE-L21) ROM | Stock (ALE-L21C432B612) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory

Asus Zenfone 2 (ZC-520TL) ROM | Stock (WW_14.10.1708.58_20170814) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory


#5 blink

blink

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 04 January 2011 - 11:45

.............................PS: Só por curiosidade quais foram as questões que ficaram sem resposta e qual a secção do forum?Tambem não te iludas, que todos nós consultamos os foruns estrangeiros, pois têm comunidades gigantescas.

Eu aceito e entendo que a maioria do pessoal lê os posts em diagonal e fazem perguntas já respondidas, por outro lado até se aceita em certa medida quando um Forum atinge a grandeza deste torna-se por vezes dificil fazer a pesquisa, ainda por cima quando os temas por vezes não estão todos definidos nas bases de dados. Eu estou registado neste Forum e particularmente de início comecei por ter algumas dúvidas e fiz algumas perguntas, mas só uma ou duas foram respondidas e tive que me registar noutros foruns estranjas, mas gosto mais da minha língua e por isso fiz este reparo. Perguntas sem resposta existem muitas, mas eu falo por mim e deixo aqui só estas para análise.http://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=74&id=44142&limit=10&limitstart=220&Itemid=30http://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=74&id=60548&limit=10&limitstart=270&Itemid=30A minha intervenção neste Forum é no sentido construtivo e não perjorativo.Cumpts a todos

#6 jorgef

jorgef

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 154 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 18:11

Afinal não sou só eu a reparar.No inicio do forum a entreajuda era excelente. Mas quando começaram a surgir uns Adm/Mod com "tiques" do tipo "eu sei isso, tu não sabes, isso não é assim eu é que sei" o forum para mim morreu 50%. Passo por aqui só para saber novas.Já agora deixo a sugestão a alguns Admin/Mod - O tempo que demoram a escrever a frase "Utiliza o botão procura" deve ser muito precioso. Não vale a pena escreverem. Escrevam só se for para ajudar.Outra sugestão para alguns admin/mod, sigam os exemplos, por exemplo, do BUGabundo e do PJFonseca, pois ali está o verdadeiro espirito dos foruns.Um abraço

#7 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 18:31

Afinal não sou só eu a reparar.No inicio do forum a entreajuda era excelente. Mas quando começaram a surgir uns Adm/Mod com "tiques" do tipo "eu sei isso tu não sabes, isso não é assim eu é que sei" o forum para mim morreu 50%. Passo por aqui só para saber novas.Já agora deixo a sugestão a alguns Admin/Mod - O tempo que demoram a escrever a frase "Utiliza o botão procura" deve ser muito precioso. Não vale a pena escreverem. Escrevam só se for para ajudar.Outra sugestão para alguns admin/mod, sigam os exemplos, por exemplo, do BUGabundo e do PJFonseca, pois ali está o verdadeiro espirito dos foruns.Um abraço

Não aceitas que por vezes algum moderador pode saber algum determinado assunto melhor que tu?E tu achas que os membros da moderação são o que? Pessoas que andam aqui a dar Festinhas na cabeça? A comunidade está cada vez maior e somos pessoas com empregos ou estudos para fazer, famílias, amigos e também dedicamos algum do nosso tempo ao androidPT e sinceramente há muita coisa para organizar e muitos posts para mover etc.Ao fim de algum tempo cansa imenso responder a perguntas que estão respondidas no tópico abaixo ou que são o primeiro resultado na procura. Não queremos um fórum desorganizado e não somos robôs que fazem tudo em modo automático e tem paciência infinita. Tenham paciência mas há coisas que não temos que perder o nosso tempo a procurar só porque o interessado quer a pamonha toda feita. Arranha um motivo valido para eu perder o meu (pouco) tempo a procurar algo que o próprio interessado simplesmente não se preocupa em encontrar?E só mais uma coisa. "escrevam só se for para ajudar". Infelizmente ou felizmente, como queiras, não somos apenas membros. A nossa função não é só a de ajudar mas também como já dose a de manter o fórum limpo, organizado e agradável para todos e não apenas para o autor de uma pergunta já respondida 99999999999 vezes. Espero ter sido explicito o suficiente de forma a que se percebam os dois lados. Sei que não temos um sistema perfeito mas ninguém na moderação e mártir para termos nos que fazer o trabalho de toda a gente. Falaste bem quando dizes que e uma comunidade mas a comunidade espera que a parte desagradável de organizar TUDO caiba aos moderadores. Ao mesmo tempo acham que somos "chatos".Estamos todos aqui por amor a camisola e não nos importamos de trabalhar, mas trabalhar inutilmente porque alguém tem preguiça de usar o tempo que demorou a escrever o post a pesquisar no fórum não gostamos.

#8 jorgef

jorgef

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 154 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 19:05

Eu sei que toda a gente tem vida para lá do Android.E tambem, ao contrario de muitos admin/mod, sei que muita gente sabe mais do que eu. Aliás apesar de ter android à mais de 1 ano ainda percebo muito mas muito pouco disto. E tenho gosto de aprender nos foruns, por isso é que os frequento.Arranha um motivo valido para eu perder o meu (pouco) tempo a procurar algo que o próprio interessado simplesmente não se preocupa em encontrar? Não é motivo válido, apenas acho que só devem escrever quando for para ajudar. Acho desnecessario escrever "Utiliza a procura". Não resolve o probelma da pessoa e só faz acumular "lixo" parece quase o off-topic.Para acabar, vou dar o meu exemplo, que não é igual a escrever no forum mas é parecido.A minha vida profissional sou Admin/Help Desk de sistemas Microsoft (eu sei...) dou ajuda por exemplo no word, sabes que à dias que tenho de responder à mesma pergunta 500 vezes e apesar de dar formações periodicas ter na Intranet um manual com muitas das perguntas, nunca digo às pessoas "Olha tivesses com atenção na formação" ou "Vai procurar no manual", sabes porque? Porque tenho gosto em ajudar e em saber que as pessoas para alem de ficarem com o problema resolvido, ficaram a perceber porque é que surgio o problema e porque é que se resolveu daquela forma. Se eu "mandasse" a pessoa procurar no manual ela ia resolver o problema, mas não ia perceber como tinha resolvido.Resumindo, só deve responder quem queira/possa ajudar no momento. Chega de Post's a dizer "Utiliza a Procura"Um abraço

#9 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 19:31

Discordo. Se fossemos por essa política isto ficava uma confusão de todo o tamanho com perguntas respondidas muitas mas muitas vezes mesmo. O nosso "lixo" chama-se organização. Tentamos mentalizar os utilizadores do fórum que isto e uma comunidade e quando pedimos para usarem a procura não nos recusamos a responder. Simplesmente queremos que a pessoa se consiga orientar um pouco sozinha e ao mesmo tempo mantém o fórum limpo. Agora dou o meu exemplo. O meu Galaxy S uma vez deixou de ligar as 4 da manha. Sabes quantas pessoas havia online no fórum do Galaxy S? Uma pessoa, eu. E graças a saber procurar lá consegui safar-me e por o telemóvel a funcionar a 100% em cerca de 20 minutos. Sabes procurar sozinho ajuda. Não somos nenhuns miúdos de 10 anos que a todo o momento temos que ir desorganizar um fórum que e de todos só porque dava muito trabalho pesquisar algo. Para perguntas frequentes e de iniciante temos a Wiki que apesar de não ter tudo o que precisa nem ser perfeita e uma grande ajuda. Também temos a pesquisa e os "stickies" em cada fórum específico para salientar os tópicos mais importantes/úteis para a comunidade.Em cima de tudo isto temos a equipa de administração e moderação que tenta ao máximo ajudar a organizar isto e quando sabe ajuda em duvidas também. Não podemos moderar apenas os fóruns dos terminais que temos... Há outros a precisar de moderação.Dito isto, é assim: somos humanos... E como todos os humanos cometemos erros. Sinceramente não acho que tentar manter o fórum organizado e fazer o que tem que ser feito (tal como indicar os recursos disponíveis, seja a pesquisa ou a Wiki) sejam erros... Mas isto é apenas a minha opinião pessoal atenção.

#10 blink

blink

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 22:24

Não queria de todo beliscar a Admin. ou Mod. mas sim acautelar no sentido de melhoria do Forum.Também não concordo com o user jorgef em passar-se a vida a responder respostas repetidas, mas existe outra solução que será mais célere para quem procura e para quem responde, é mais fácil para quem responde e conhece os cantos á casa simplesmente colocar o link da resposta. Pode na mesma advertir o user que esse tema já existe com uma alínea pré-defenida nas vossas Regras para não abusarem, mas ele sobre essa pergunta não vai voltar a perguntar. Sei o trabalho que estas coisas dão e é assim que costumo resolver no Forum de Audio onde sou Admin. Espero ter ajudado e espero que me ajudem que nesta matéria do Androide estou a aprender com vós.Cumpts

#11 jorgef

jorgef

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 154 mensagens

Mensagem publicada 06 January 2011 - 09:21

Boas,não me fiz entender. Não estou a dizer, para se estar sempre a escrever a mesma coisa. Estava a dizer era o que o user Blink disse, quem sober onde está a resposta, sem ter muito trabalho, indicar o link do topic ou do post. Uma pessoa que não sabe ainda como procurar correctamente, coloca uma palavra na procura, olha para o resultado desta e aparecem 100 páginas. Fica logo desmotivada. Digo eu.Se for a um topic e pedir ajuda, penso que com a indicação da resolução no forum ajuda mais do que estar a dizer "Olha procura". Volto a frisar, acho desnecessario escreverem um post a dizer "Procura". Ou indicam uma solução ou simplesmente não se diz nada até aparecer alguem que saiba a resposta e esteja na disponibilidade de ajudar.Quando tiverem paciencia procurem na "procura" pelos termos iguais ou parecidos com "usa a procura". Em que é que isto ajudou?Se quiserem escrever para usar a procura, ajudem, tipo "utiliza a procura e utiliza o(s) termos X da seguinte maneira". Isto sim é ajuda.Vou a foruns internacionais mesmo android ou de outro tema e é raro ver alguem a dizer "olha... procura".Mas lá está isto é apenas a minha opinião.Um abraço

#12 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2011 - 22:03

Este tema parece interessante e bastante relevante.Não creio que exista "Clubites". Embora seja natural que um post com uma questão totalmente nova e mais avançada, seja mais motivante e faça mais utilizadores (sejam eles mods ou não) participarem.É também natural que esse tipo de questões venha de utilizadores mais experientes e dedicados ao fórum.Para concluir, é natural que utilizadores mais experientes e dedicados, sejam mods e/ou de alguma forma colaborem com AndroidPT.Estamos pois perante uma situação de causa-efeito e não de "Clubites".Também interessante neste tópico, é como aparecem 2 opiniões antagónicas. Enquanto uma "corrente" defende que todas as questões devem merecer pelo menos uma resposta, outra "corrente" defende que é melhor não responder do que responder "Usa a Procura".É assim mais um clássico! Não se pode agradar a Gregos e Troianos.Por fim, não consigo deixar de referir o seguinte (bolds meus);

(snip)Para acabar vou dar o meu exemplo, que não é igual a escrever no forum mas é parecido.[b']A minha vida profissional sou[/b] Admin/Help Desk de sistemas Microsoft (eu sei...) dou ajuda por exemplo no word, sabes que à dias que tenho de responder à mesma pergunta 500 vezes e apesar de dar formações periodicas ter na Intranet um manual com muitas das perguntas, nunca digo às pessoas "Olha tivesses com atenção na formação" ou "Vai procurar no manual", sabes porque? Porque tenho gosto em ajudar e em saber que as pessoas para alem de ficarem com o problema resolvido, ficaram a perceber porque é que surgio o problema e porque é que se resolveu daquela forma. Se eu "mandasse" a pessoa procurar no manual ela ia resolver o problema, mas não ia perceber como tinha resolvido.(snip)

É exactamente isso que faz toda a diferença, e sobretudo neste meio (internet) parece que alguns não entendem.Isto não é um trabalho! A tua função, o motivo pelo qual alguém te remunera (bem,mal,muito,pouco é outra questão) é exactamente para estares lá a responder a mesma coisa 1'000'000 de vezes se necessário for.

#13 blink

blink

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2011 - 22:35

........Não creio que exista "Clubites". Embora seja natural que um post com uma questão totalmente nova e mais avançada seja mais motivante e faça mais utilizadores (sejam eles mods ou não) participarem.É também natural que esse tipo de questões venha de utilizadores mais experientes e dedicados ao fórum.Para concluir, é natural que utilizadores mais experientes e dedicados, sejam mods e/ou de alguma forma colaborem com AndroidPT..........................................É exactamente isso que faz toda a diferença, e sobretudo neste meio (internet) parece que alguns não entendem.Isto não é um trabalho! A tua função, o motivo pelo qual alguém te remunera (bem,mal,muito,pouco é outra questão) é exactamente para estares lá a responder a mesma coisa 1'000'000 de vezes se necessário for.

Entendo a opinião do AntonioH mas acaba por reforçar a existência de clubites, quando afirma que é normal serem aqueles mais experientes e os Mods a participarem entre si, esta forma de participarem como advoga não é estatutária dos Foruns.Seria mais próprio de um Blog e isto é um Forum que é uma partilha de conhecimentos entre uma Comunidade de diferentes níveis de literacia mas que podem e devem comunicar entre todos, e não haver silêncio ou ignorar e dividir limitando os foristas por pertencerem a classes menos técnicas nos conhecimentos.Para terminar, mal de um Forum se não abre as portas a todos que venham por bem e não os tratem com humildade e os façam sentir que valeu a pena se registarem.O Forum não remunera e dá trabalho é certo, mas quem cá está está por gosto porque gosta de ensinar e de partilhar e também aprende porque todos aprendemos todos os dias, e não se pode comparar com o empregado da Microsoft que é obrigado a trabalhar mesmo que não queira. Cumpts

#14 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 09 January 2011 - 00:03

Entendo a opinião do AntonioH mas acaba por reforçar a existência de clubites quando afirma que é normal serem aqueles mais experientes e os Mods a participarem entre si, esta forma de participarem como advoga não é estatutária dos Foruns.

Ou não lestes, ou não compreendeste ou então é deturpação do que escrevi...O que eu pretendi demonstrar foi uma consequência e não um propósito.Como deves entender, é muito mais interessante seja para quem for, pesquisar, auxiliar e debater novos temas, do que estar constantemente a responder que 2+2=4.E o que eu entendo como normal é que questões novas, mais pertinentes e entusiasmantes venham de utilizadores mais experientes, e por sua vez, utilizadores mais experientes sejam participantes activos na equipa AndroidPT.Equipa essa, que não é blindada nem fechada em si mesma, pelo contrário. Conforme podes ver nas secções próprias, mantém-se sempre aberto o pedido de auxilio.