Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Apps2sd/Dalvik2sd - Diminuem tempo de vida do SD Card?


  • Por favor inicie sessão para responder
15 respostas a este tópico

#1 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 02:25

Boas pessoal, estive a ler um pouco sobre este assunto, pois estava a passear pelo Modaco.As conclusões que cheguei são as seguintes:
  • É mais ou menos consensual que o tempo de vida de um SD Card é à volta de 100 mil ciclos de escrita. Isto parece mesmo muito ciclo.
  • O Apps2sd instala as aplicações no SD Card. Gasta 1 ciclo sempre que o faz, mas depois o que nós fazemos é um Read. E não existe ciclos de Read nos Sd Card, ou se existe, são quase ilimitados.
  • O Dalvik2sd guarda a cache no SD. Quando usamos o nosso telemóvel, estamos constantemente a modificar a cache. Ou seja, estamos sempre a gastar Ciclos de vida do nosso SD Card.
  • Pela noção que fiquei, se não nos importarmos de trocar de SD Card entre um a dois anos e manter sempre um backup para quando o SD der o berro, podemos usar o Dalvik2sd, caso contrario, o melhor é usar o Apps2sd e deixar a cache ser guardada na memoria do Telemóvel.
Pessoal o que acham disto?Nós na Javali usamos o Apps2sd e o Dalvik2sd, será que não compensava mais deixar a cache no telemóvel? Duvido muito que a cache por si só esgotasse a memoria interna do nosso LG.É que estamos constantemente a gastar os ciclos do SD Card. O meu receio nem é o de gastar 10€ por ano num SD Card novo, mas sim o de perder tudo o que tenho no SD Card, visto que ele não avisa antes de dar raia.

#2 Ridermovel

Ridermovel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 11:46

Não discordo mas se não usa-se dalviccache 2 sd já não tinha espaço acho que isto acaba por ser como discutir o sexo dos anjos. o que é bom para uns é mau para outros

#3 skinnie

skinnie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 240 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 12:00

Não discordo mas se não usa-se dalviccache 2 sd já não tinha espaço acho que isto acaba por ser como discutir o sexo dos anjos. o que é bom para uns é mau para outros

È verdade..Quanto ao cartão de memória,tal como em qualquer dispositivo de armazenamento,a regra é : sempre backups!E backups não é "eu tenho no disco externo já não preciso de ter no disco principal".@Revenge,o que é que consegues ter no SD que seja assim importante?(exemplo)abraço

LG P500=>Nexus S=>HTC Incredible S=>GNexus=>Nexus 4=>HTC One 32Gb


#4 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 15:15

Não discordo mas se não usa-se dalviccache 2 sd já não tinha espaço acho que isto acaba por ser como discutir o sexo dos anjos. o que é bom para uns é mau para outros

Eu tenho 170MB livres na memoria interna do telemóvel. E duvido mesmo muito que a Cache ocupe alguma vez mais que 100MB...

#5 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 15:16

[quote name="skinnie" post=106633][quote name='"Ridermovel" post=106627]Não discordo mas se não usa-se dalviccache 2 sd já não tinha espaço acho que isto acaba por ser como discutir o sexo dos anjos. o que é bom para uns é mau para outros[/quote]È verdade..Quanto ao cartão de memóriatal como em qualquer dispositivo de armazenamento' date='a regra é : sempre backups!E backups não é "eu tenho no disco externo já não preciso de ter no disco principal".@Revenge,o que é que consegues ter no SD que seja assim importante?(exemplo)abraço[/quote']No SD, tenho todas as aplicações instaladas devido ao Apps2sd, tenho o Swype com todas as palavras que fui colocando entretanto que não estavam no dicionario. Tenho as configurações do Android, a configuração do Launcher, as mensagens de escrita.Essas tretas todas...Se desse berro agora, nem eram muito mau, porque tou no inicio. Mas daqui a 1 anito já teve ter o telemóvel totalmente personalizado por mim, e é chato perder tudo e ter de começar de novo.

#6 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 15:28

Então... É só fazer um backup por semana do cartão, e ir apagando os backups anteriores.Em linux, por exemplo:sudo dd if=/dev/sdb of=/home/NOME/backup_xpto.img bs=4096

#7 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 15:39

Neste momento uso a void + theme + gapps.A2SD faz-me diferença quando tenho todas as minhas aplicações instaladas (40+) mas como ando minimalista...

#8 Revenge

Revenge

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 15:46

Tive a ler mais um pouco, ate que cheguei ao forum do Villa's Rom, que é uma das Rom's mais usadas por ai, e usam o dalvik2sd.Os gajos dizem que a Dalvik Cache apenas é escrita a primeira vez que se instala uma aplicação, para depois haver um acesso mais rapido.Ou seja, só escreve uma vez, depois apenas lê.Como tal penso que afinal nem deve estragar tanto. Existe é muita desinformação pela Internet fora lol

#9 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2010 - 15:52

Eu creio ser daquelas questões em que há argumentos para os dois lados.Como odeio teorias, reservo a minha opinião para quando aferir pela prática.

#10 Ridermovel

Ridermovel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 30 December 2010 - 16:31

Eu creio ser daquelas questões em que há argumentos para os dois lados.Como odeio teorias reservo a minha opinião para quando aferir pela prática.

Ora ai está algo que concordo muito.

#11 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 30 December 2010 - 17:18

Estive a ver os ficheiros no meu telemóvel. Pelo que percebi, os ficheiros em dalvik-cache não são modificados após terem sido criados. É um ficheiro por app.Logo não vai haver desgaste nenhum do cartão.Onde há dados a serem escritos é em /data/data/Penso que ao mover o /data/dalvik-cache/ para o cartão, /data/data/ não é movido. Mas não posso confirmar porque não uso app2sd...Sinceramente não me preocupava muito com isto. O importante é fazer backups regulares dos dados importantes. Quem nunca faz backups é que se arrisca a ter surpresas desagradáveis (até pode ser um roubo/perda do telemóvel).Não tem nada haver com isto, mas ainda à uns dias o meu cunhado ficou sem montes de dados num disco externo. Não tinha backups em lado nenhum :)

#12 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 31 December 2010 - 00:12

Sim, a dalvik-cache só é alterada quando instalas uma nova aplicação ou quando fazes wipe da mesma (p.ex numa actualização de ROM), pelo que o wear out do SD nessa situação é negligenciável.Essa questão dos ciclos de escrita era bem mais prevalente em equipamentos com pouca RAM que usavam SWAP no cartão de memória ("semelhante" a ter uma extensão da memória RAM). Posso-vos dizer que usei durante uns 10 meses SWAP no meu HTC Dream e esse mesmo cartão transitou para o meu Google Nexus One e ainda hoje funciona impecavelmente!Por isso, não me preocupava de todo com essa questão. Além disso, os cartões não são assim tão caros ;)

#13 lone^wolf

lone^wolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 06 January 2011 - 17:01

Eu aproveito este tópico para perguntar, se é possivel aplicar este método "Apps2sd/Dalvik2sd", em qualquer custom rom, nomeadamente na rom que tenho instalada, vodafone 2.2.1 root com recovery ?

#14 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 07 January 2011 - 16:04

É. Procura no xda por "darktremor apps2sd".Também é o método usado na kitchen do dsixda, usada para criar montes de ROMs

#15 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 07 January 2011 - 17:10

É este método que permite aceder e colocar aplicações na partição ext3 criada no cartão?

#16 lone^wolf

lone^wolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 08 January 2011 - 01:59

É. Procura no xda por "darktremor apps2sd".Também é o método usado na kitchen do dsixda usada para criar montes de ROMs

Boas,obg pela dica, já tive "estudar" esse post. O meu cartão e o samsung de 2 GB que vem de origem com o P500, o que não é class 4 certo? ou seja o dalvik2sd não é aconselhável, fazendo perder performance no tlm...já agora pergunto também se compensa implementar o apps2sd sem dalvik2sd ? o ganho de memória interna no tlm passando todas as apps para o cartao, é assim tão vantajoso?obg.