Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Alterar fonts vs atributos de ficheiros vs cuidado noobs!


  • Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

#1 eucurto

eucurto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens

Mensagem publicada 23 December 2010 - 09:41

Ontem quis testar mudar a font do meu sapo. Um amigo tem um SGS e mandou um screen e fiquem com vontade de testar. Mudar as fonts é muito fácil... Basta fazer root ao telefone e com o root explorer substituir os ficheiros no lugar certo, reiniciar o a5 e está feito! No entanto não gostei das fontes e quis repor as originais. Voltei a fazer o mesmo processo, reiniciei, e quando vou a ver os menus, etc, estava tudo empanado, faltavam palavras, outras faltavam os caracteres especiais em PT, não conseguia escrever passwords no WiFi, as letras do browser ficavam com caracteres estranhos.. enfim, um horror! Bem, estive toda a tarde a fazer 30 por uma linha, com formatação do telefone pelo meio, etc... NADA resolvia o problema até que ponderei flashar a ROM original mas isso implicava alterar o recovery que não me apetecia fazer para o caso de quer ir trocar o a5. Então depois com um amigo fomos através da linha de comandos verificar o que se passava para coisa tão estúpida estar a acontecer e tendo já todos os ficheiros de font sido repostos de origem!Conclusão: Os ficheiros que eu tinha copiado do SD para a root estavam todos com as permissões/proprietários maradas!! Mudamos as permissões/proprietários para os valores correctos, reiniciei, e o meu sapinho estava como novo outra vez.. Pá, respirei de alivio... Como é possível que uns "simples" atributos fizessem tanto estrago.Lição: NUNCA, mas NUNCA mexam em ficheiros do root sem ser através da linha de comandos com o adb do SDK Android!! No meu caso os estragos eram visíveis pois eram fonts, mas se forem outro tipo de ficheiros podem ficar com problemas estranhos no a5 e não entender de onde eles vêm!! Outra coisa: Para quem vem de Windows Mobile, como eu, e estava mestrado em flashar, aqui tudo muda! No WM se atrofiasses o SO bastava fazer um Hard Reset e voltava tudo ao inicio, aqui ao mexer no root (ficheiros) estamos a manipular a ROM directamente e depois não dá para repor ao estado inicial facilmente como em WM, só flashando!Claro que todas estas recomendações é para os noobs, os catedráticos ignorem... :)

#2 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 23 December 2010 - 09:45

é por isso q digo SEMPRE:antes de mexer na /system façam um nandroid.n me dão ouvidos, dps dá nisso.

#3 HELLienadO

HELLienadO

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 313 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 03:14

factory reset também põe tudo como novo.

#4 eucurto

eucurto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 09:23

factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset também põe tudo como novo.

hihihi, olhe que não sôtor, olhe que não! isto não é windows mobile!

#5 HELLienadO

HELLienadO

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 313 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 19:48

eu já fiz, e ficou como novo... se estou enganado, peço desculpa.

#6 eucurto

eucurto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 24 mensagens

Mensagem publicada 03 January 2011 - 21:51

eu já fiz e ficou como novo... se estou enganado, peço desculpa.

o problema no Android é que se apagares apks da pasta /system, qd fizeres o restauro, ele só te instala o que está lá. agora, se as voltares a colocar, claro q voltam a ser instaladas.

#7 HELLienadO

HELLienadO

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 313 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 17:14

[quote name="eucurto" post=109989][quote name='"HELLienadO" post=109914]eu já fiz e ficou como novo... se estou enganado' date=' peço desculpa.[/quote']o problema no Android é que se apagares apks da pasta /system, qd fizeres o restauro, ele só te instala o que está lá. agora, se as voltares a colocar, claro q voltam a ser instaladas.[/quote]Eu apenas desinstalei aplicações sapo com o titanium, com a reposição de fábrica, ficou tudo tal qual como quando o liguei pela 1ª vez. Pois eu não apaguei nada ainda, não vá o diabo tecê-las e ter de o mandar trocar.

#8 TheRunner

TheRunner

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 71 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 20:17

[quote name="HELLienadO" post=111008][quote name='"eucurto" post=109989][quote="HELLienadO" post=109914]eu já fiz e ficou como novo... se estou enganado' date=' peço desculpa.[/quote']o problema no Android é que se apagares apks da pasta /system, qd fizeres o restauro, ele só te instala o que está lá. agora, se as voltares a colocar, claro q voltam a ser instaladas.[/quote]Eu apenas desinstalei aplicações sapo com o titanium, com a reposição de fábrica, ficou tudo tal qual como quando o liguei pela 1ª vez. Pois eu não apaguei nada ainda, não vá o diabo tecê-las e ter de o mandar trocar.[/quote]Como se faz factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset?