Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Mito ou Verdade] Recarregar constantemente danifica??


  • Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

#1 iCardozo

iCardozo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 21:37

Atenção: Venho por este meio apenas partilhar convosco experiências pessoais, ideias e informação. Não estou aqui para aconselhar ninguém a seguir este exemplo, nem tão pouco "vender o meu peixe" ou iniciar discussões.Desvendando o mitoAntes de nos aprofundarmos na forma como as baterias funcionam, é preciso responder à pergunta que dá título à Thread: recarregar constantemente o aparelho não só NÃO o estraga, como é o método recomendado pelos fabricantes. Dessa forma, quem deixa dispositivos conectados muito tempo a uma tomada não precisa de se preocupar em perder desempenho ou com possíveis danos causados pelos constantes carregamentos.Vale a pena mencionar que até alguns anos atrás, a resposta seria totalmente diferente, devido ao chamado “efeito memória”, muito comum em aparelhos com mais idade. Antigamente, as bateria utilizadas eram feitas de Níquel-Cádmio, uma tecnologia menos eficiente e que costumava apresentar vários problemas em caso de carregamentos recorrentes.O efeito memória funciona da seguinte forma: quando um aparelho era recarregado, a bateria lembrava-se da carga inicial e considerava-a como o ponto zero. Assim, se se recarregasse o aparelho com 80% da carga, eram grandes as hipóteses de que, em pouco tempo, só fosse possível utilizar os 20% restantes da bateria – o que significa muito pouco tempo de uso e a dependência da conexão com uma fonte de energia externa. Dessa forma, a melhor maneira de prolongar a vida dos aparelhos era sempre recarregá-los somente quando não houvesse mais energia.Com as baterias baseadas em Lithium Ion (que equipam praticamente a totalidade dos aparelhos portáteis actuais), o efeito memória desapareceu completamente. Isto significa que não importa se a bateria está com 40% ou 70% de vida – a recarga pode ser feita sem nenhum problema ou perda de desempenho. Inclusivé o recomendado é deixá-la o mais próximo da carga total sempre que possível.Como prolongar a vida da uma bateria de Lithium Ion1. Uma bateria Lithium Ion NUNCA deve ser carregada até aos 100% nem descarregada completamente. A famosa Regra dos “80-20” é aplicável neste caso, apesar de maneira diferente. Isto é, nunca deixar a bateria com menos de 20%, nem com mais de 80%, deste modo a vida útil da bateria aumenta.2. Não esperar pelo descarregamento completo da bateria, carregar FREQUENTEMENTE. Ao manter a bateria a rondar os 80%, irá improvisa-la. Isto fará com que aconteça o “memory effect”.3. Toda e qualquer bateria tem um “Full Charge-Discharge cycle” limitado. Na ordem dos 300+... Por outras palavras, uma bateria dos dias de hoje pode ser completamente Carregada/Descarregada 300 vezes. Ao fazer mais carregamentos frequentes descritos no ponto 2, irá aumentar a sua longevidade. Como? Se se depreende que um Ciclo é um carregamento/descarregamento completo, ao não o fazermos, poupamos um Ciclo à bateria!4. Durante o primeiro uso (quando a bateria é nova) não a utilizar até estar completamente carregada. Por algum motivo os manuais trazem sempre escrito “deixe o dispositivo à carga durante 2-3 horas…5. A melhor maneira de poupar e até de aumentar o tempo de vida da bateria é NÃO USA-LA. Todos os dispositivos recentes que utilizem bateria são carregados por corrente AC. Dispositivos estes que já se encontram todos equipados com um sistema de “bypass”. Este é o mesmo sistema que se encontra nos portáteis de hoje, onde mesmo com a bateria introduzida, está completamente “desligada” do aparelho sendo só usada a corrente AC. Ao manter esta ligada, mantém a bateria aos já referidos 80% no ponto 1. Qualquer dos modos aconselha-se sempre fazer um Ciclo de bateria uma vez por mês.6. As temperaturas ambientes contribuem, bastante. O tempo frio mantém a saúde da bateria, portanto, certifiquem-se que o vosso telefone não sobreaquece. Se acontecer, arranjem maneiras de o manter fresco.7. Caso não utilizem o equipamento por algum tempo, guardem a bateria fora do mesmo, mantendo em ideia os pontos 1 e 6. E sim, é este o meu procedimento pessoal...Cumprimentos

#2 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:03

Excelente post. Agora aqui vai a minha duvida. Como fazer em equipamentos que não funcionam sem bateria? O Samsung Galaxy S recusava-se a funcionar sem bateria e o manual dizia que ligar a corrente sem bateria poderia danificar gravemente o equipamento já para não falar dos polémicos produtos da Apple que tem todos baterias não removíveis...

#3 iCardozo

iCardozo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:14

Houve aqui um mal-entendido ou fui eu que me expressei mal...Está certo que os portáteis funcionam ligados a corrente AC sem a bateria estar ligada fisicamente. Mas eu referia-me a Gadget's no geral. Isto é, certos equipamentos não funcionam sem a bateria ligada fisicamente, para proteger os "super-sensíveis" componentes electrónicos. No caso desses a desconexão é feita virtualmente através do sistema de "bypass" do aparelho!Fazendo uma breve analogia, um paciente com Pacemaker não sobrevive sem ter o coração na mesma! :pCumprimentos!

#4 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:16

Este tema já foi muitas vezes debatido, mas penso que nunca é demais lembrar isto.Em relação aos 20-80, concordo, mas o problema de carregar aos 100% era o risco de overcharge (carga a mais) coisa que hoje em dia não há problema, pois os equipamentos já vêm com proteção contra esse 'mal'. Por isso podem deixar o equipamento constantemente ligado nos 100% sem haver problema com as baterias atuais. Nada de retirar a bateria para usar o telefone ligado à corrente. Não confundir computadores portáteis com telemóveis. O problema dos portáteis tem a ver com a temperatura que este atinge e que provoca diminuição de vida das baterias. Isto também é válido para os telefones, embora estes não aqueçam tanto (tirando algumas exceções ;)).Agora a minha opinião nos pontos apresentados:1. Não se deve descarregar completamente, pois gasta ciclos de vida da bateria. A questão de não carregar aos 100% não concordo. Já li muito sobre isto e hoje em dia o único risco de reduzir a vida da bateria é descarregar completamente ou devido a sobreaquecimento. Carregar a 100% não é sinónimo de sobreaquecimento. O meu Desire está sempre ligado a 90%-100% e raramente está quente.2. Não existe memory effect nas baterias de Litio. Tal como já referi o problema de carregar aos 100% era o overcharge, coisa que nos aparelhos atuais não acontece (a não ser devido a alguma falha).3. Concordo com quase tudo excepto na questão de carregamento total, tal como referido anteriormente. Nunca deixar descarregar mas não há problema em carregar aos 100%.4. Falso. As baterias já vêm inicializadas de fábrica. A tecnologia das baterias de litio não causa memória e não necessitam de "primeira recarga total".5 e 6 - De acordo :)7. Concordo acrescentando que mantendo a bateria fria e com uma carga de aproximadamente 40% contribui para uma vida mais longa desta.Um post útil que deve ser lido por todos os que não sabem como usar/recarregar a bateria. Os pontos que aqui comentei não significam que eu é que estou correto. É apenas o que penso sobre este assunto devido a já ter estudao esta matéria durante algum tempo e devido a algumas discussões em foruns incluindo o soberbo androidPT ;)
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#5 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:17

Ah! Pronto então mas vamos lá a ver. Não e isso que acontece com os smartphones. Todos eles carregam ate 100% se tiverem a bateria colocada.

#6 iCardozo

iCardozo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:22

Não confundir computadores portáteis com telemóveis. O problema dos portáteis tem a ver com a temperatura que este atinge e que provoca diminuição de vida das baterias. Isto também é válido para os telefones embora estes não aqueçam tanto (tirando algumas exceções ;)).

Exactamente, é bom frisar isso...

Um post útil que deve ser lido por todos os que não sabem como usar/recarregar a bateria.

Apoiado!

#7 iCardozo

iCardozo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:27

Ah! Pronto então mas vamos lá a ver. Não e isso que acontece com os smartphones. Todos eles carregam ate 100% se tiverem a bateria colocada.

Olha o que o WhiT3Kr0w acabou de escrever:

o problema de carregar aos 100% era o risco de overcharge (carga a mais) coisa que hoje em dia não há problema pois os equipamentos já vêm com proteção contra esse 'mal'

Ou seja, hoje em dia ao carregarem atigem os 100% e mantém-se nessa média enquanto ligados a corrente... ;)

#8 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:28

Actualzei o meu post, pois penso haver alguns pormenores que vale a pena dizer a minha opinião.

Ou seja, hoje em dia ao carregarem atigem os 100% e mantém-se nessa média enquanto ligados a corrente... ;)

Os telefones ao chegarem aos 100% estes deixam de carregar, por vezes indo até aos 90% ou mesmo aos 80% antes de voltar a carregar. Antigamente as baterias não tinham um controlo tão bom e podia causar estragos.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#9 iCardozo

iCardozo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:36

E muito bem actualizado, concordo com todos os teus pontos de vista e sublinho-os... Escapou-me a protecção do Overcharge quando idealizei o post.Obrigado por complementares!

#10 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 13 December 2010 - 22:36

algumas correcçoes: n ha qq prob em carregar ate 100%.o prob n e' a alimentaçao, mas sim a temperatura das celucas.se tiverem mt kentes podem rebentar as barreiras.n ha qq efeito de memoria em bateias de ions de litio. mas ha nos controladores.mas se kerem mm boas informaçoes, leiam a biblia do assunto:http://batteryuniversity.com/

#11 sweetnabo

sweetnabo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2010 - 03:24

Bem, pelo que li aqui então tudo o dizem qd vamos ao uma loja comprar um tml novo esta errado, e tenho feito errado.È que ainda neste ultimo tml q comprei voltaram a dizer o mesmo, deixar a bateria acabar e fazer pelo menus 3 cargas\descargas completas, e foi o q fiz. :angry: Assim sendo, estou com receio de ter prejudicado a duração da bateria, o acham que era melhor ir trocar o tml?(ainda não o tenho á 15 dias)

#12 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2010 - 08:35

Eu só sei que inicialmente tinha 10 horas de bateria em utilização constante no iPhone e agora como fazia sempre o ciclo completo já só tenho 8 ;)

#13 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 14 December 2010 - 09:06

Bem pelo que li aqui então tudo o dizem qd vamos ao uma loja comprar um tml novo esta errado, e tenho feito errado.È que ainda neste ultimo tml q comprei voltaram a dizer o mesmo, deixar a bateria acabar e fazer pelo menus 3 cargas\descargas completas, e foi o q fiz. :angry: Assim sendo, estou com receio de ter prejudicado a duração da bateria, o acham que era melhor ir trocar o tml?(ainda não o tenho á 15 dias)

Se está nos 15 dias poderias fazê-lo, mas sinceramente não perdeste assim tanto. Meia dúzia de ciclos de vida não é assim tanto e se o usares corretamente daqui para a frente isso não faz grande mossa.Ainda me lembro quando comprei o HTC Diamond vinha com um autocolante na caixa a dizer para descarregar totalmente e fazer cargas de 10 horas de seguida ou qualquer coisa assim. E já vi alguns manuais a referir o mesmo para equipamentos recentes com baterias de lítio. Muitos estão desatualizados e continuam a imprimir as mesmas regras que se usavam para as baterias NIMH.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#14 skinnie

skinnie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 240 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2010 - 14:46

Concordo com a maioria das coisas que foi aqui dito,mas acho que faz falta a referência a um processo que é o de "calibração" da bateria,que por exemplo segundo a apple (marca com a qual trabalho mais) deve ser feita uma vez por mês...Uma das coisas com as quais não concordo a 100% é o "ter ligado á corrente poupa a bateria"...quantos não foram os portáteis que já me chegaram ás mãos com baterias quase mortas e com meia dúzia de ciclos...As baterias tem de ser usadas...fazer alguns ciclos...nem que seja de vez em quando..O que é verdade é que ter ligado as baterias á corrente não as estraga...(a menos que se produza muito calor..e isso sim lixa das baterias..)Eu sinceramente uso a minha bateria a topo,se precisar de bateria carregada daqui umas horas carrego,se não precisar descarrego toda...tanto faz...depois volta e meia faço-le uma carga e descarga completa (e também já vi no xda outro processo.O tempo de vida útil das baterias é supostamente entre 2 a 3 anos e X ciclos dependendo do fabricante,portanto,quando berrar berrou...

LG P500=>Nexus S=>HTC Incredible S=>GNexus=>Nexus 4=>HTC One 32Gb


#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2010 - 15:00

Uma das coisas com as quais não concordo a 100% é o "ter ligado á corrente poupa a bateria"...As baterias tem de ser usadas...fazer alguns ciclos...nem que seja de vez em quando..O que é verdade é que ter ligado as baterias á corrente não as estraga...(a menos que se produza muito calor..e isso sim lixa das baterias..)

eu ia comentar alguns dos teus pontos, mas esses 3 resumem td akilo q penso.Se estiver ligada n estraga... a n ser q aqueça.E convem, volta e meia (fala-se uma vez a cada 3o ciclos ou 30 dias) fazer um ciclo completo de descarga-carga.

#16 iCardozo

iCardozo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2010 - 17:48

Eu penso que a ideia da calibração da bateria tenha sido frisada.. B)

#17 jrocha

jrocha

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens

Mensagem publicada 14 December 2010 - 19:32

Guia em PThttp://batterycare.net/guia.htmle software para a calibração no pc, pode ser que um dia apareça uma versão para android

#18 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 24 December 2010 - 02:23

Bem pelo que li aqui então tudo o dizem qd vamos ao uma loja comprar um tml novo esta errado, e tenho feito errado.È que ainda neste ultimo tml q comprei voltaram a dizer o mesmo, deixar a bateria acabar e fazer pelo menus 3 cargas\descargas completas, e foi o q fiz. :angry: Assim sendo, estou com receio de ter prejudicado a duração da bateria, o acham que era melhor ir trocar o tml?(ainda não o tenho á 15 dias)

Como já aqui foi referido, esse erro de deixar descarregar totalmente quando se compra, seguido de 10h de carga, continua a vir em muitos manuais e caixas de equipamentos novos. Se tiverem acesso a caixas e manuais de equipamentos com 5/6 anos que vinham com baterias NiMH ou em alguns casos até, caixas e manuais de equipamentos com 10+ anos, que usavam baterias NiCd, poderão verificar que é exactamente a mesma frase! Incompreensível, mas verdade!Já em relação aos funcionários das lojas, não sei se é o caso da loja em que adquiriste, mas na grande maioria, são funcionários mão-de-obra barata. Salário mínimo, muitas vezes até com horas a mais que o legal, sem ser-lhes dado formação adequada, etc. Não esperem encontrar "deuses" da tecnologia atrás desses balcões, até porque não lhes proporcionam condições nem motivação para o serem.Por outro lado, lembrem-se também que estes funcionários tem que estar aptos a vender/esclarecer dúvidas (genéricas) sobre um vasto leque de equipamentos. É natural que se estiverem a pensar adquirir determinado equipamento, pesquisarem na net sobre ele, trocarem impressões com quem o conhece bem, etc., cheguem à loja a saber mais sobre o equipamento do que quem vos está a vender. E isso acontece não só nos telemóveis de cadeias de retalho, mas também em lojas especializadas de marcas conceituadas.