Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUT] Descomprimir system.mbn de ROMs oficiais LG


  • Por favor inicie sessão para responder
33 respostas a este tópico

#26 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 07 March 2011 - 11:15

1º instalas a ROM2º fazes os updates. Os ficheiros apk actualizados vão parar a /data/app/. Copia essa pasta toda para o cartão de memória (por adb, gestor de ficheiros, terminal.... tanto faz)3º liga o tlm como mass storage ao pc, ou insere directamente o cartão no leitor de cartões. Apaga os apk desactualizados de /system/app/ (na pasta onde crias a ROM), e copia para lá os apk actualizados. Não precisas de andar a mudar o nome dos ficheiros para ficarem iguais. O que importa é tirar os velhos e meter os novos.4º cria a nova ROM actualizadaNOTA: Quando instalas uma ROM, os dados ficam todos na partição /system/. Esta partição é read-only. Por isso qualquer actualização, configuração, fica sempre em /data/ ou em /sdcard/. Nada que faças vai alterar /system/, a não ser que montes a partição como read-write e vás lá mesmo alterarVê com atenção o ficheiro update-script. Por norma tem uma estrutura assim:show_progress 0.1 0format SYSTEM:blah blah blahshow_progress 0.1 10show_progress 0.2 0format BOOT:blah blah blahshow_progress 0.2 10Imagina que quando instalas uma ROM, queres que ela formate automaticamente a partição /data/ (onde vão parar todas as configs, actualizações, etc...)Podes adicionar no update-script algo do género:show_progress 0.3 0format DATA:show_progress 0.3 10Ou em alternativa, colocar só a linha format DATA: por baixo de format SYSTEM: (por exemplo...)Se não estou em erro, é isso que essa opção 7 adiciona ao update-script. É o wipe (não tenho a kitchen instalada para confirmar, mas tenho quase a certeza que é isso).Essa opção 12 não faço a mínima ideia do que faz... Nunca usei isso. Mas vai à pasta da kitchen, e procura pelo script que vai fazer isso. Se entenderes de scripting vais perceber facilmente para que serve.Sobre a opção 13. Add /data/app functionalityO que isso faz é adicionar a pasta /data/app/ e alterar o update-script com duas ou 3 linhas (se não estou em erro, só para dar as permissões correctas aos ficheiros que puseres nessa pasta nova).Depois de activares essa opção, podes colocar manualmente ficheiros apk em /data/app/ (na pasta onde estás a criar a ROM). Quando flashares a ROM, essas apps vão ficar instaladas aí, em vez de estarem em /system/app/. Ou seja, vão-te comer algum espaço dos 200MB alocados à partição /data/. A única vantagem que vejo em fazer isso, é que podes remover essas apps pelo menu do telemóvel.Lembra-te que tens 512MB de para a ROM, que não são distribuidos muito bem.....Por ex, se tirasses todos os apk de /system/app/ e os colocasses em /data/app/, quando flashasses a ROM ias perder montes de espaço disponível, enquanto que a partição /system/app/ iria ficar com montes de espaço vazio (não utilizavel). Ou seja, não era lá muito boa ideia (além de nem funcionar... há apps que têm mesmo que estar em /system/app/).Lembra-te: /system/ = read-onlyDepois de flashares uma ROM, tudo o que fazes NÃO vai acontecer aí. Fica tudo em /data/, /sdcard/, /cache/.....Claro que com o root podes sempre inventar :P, mas a ideia geral da coisa é essa.Espero que essas dúvidas tenham sido esclarecidas.

#27 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 07 March 2011 - 11:26

Também tens a funcionalidade app2sd, que basicamente cria symlinks de /data/app/ (e mais umas coisas) para o cartão.Assim o tlm pensa que está a instalar as apps em /data/, mas estão a ir para o cartão. É útil para quem instala montes de tralha. Por acaso nunca usei isso.....Sempre que instalas uma app:/data/app/ficheiro.apk/data/data/xxxxxx (dados da app)/data/dalvik-cache/xxxxxxx (cache da app)A funcionalidade app2d permite-te mover só o apk para o cartão, ou então mover também a cache respectiva. Útil em apps como o Opera, que usa montes de cache. Atenção que isso é feito para todas as apps, ou para nenhuma.Se usares a funcionalidade do próprio tlm para mover para o cartão (que só dá para algumas apps), ele move os apk para /sdcard/.android_secure (consegues ver isso pelo tlm se navegares até à pasta /mnt/asec/ e /mnt/secure/).Um exemplo algo estúpido:Se estiveres a usar app2sd, e te lembrares de ir ao menu to tlm e mover uma app para o cartão, pela funcionalidade embutida.Acontece que o tlm pensa que a app está em /data/app/, e vai mover para /sdcard/mnt/......Na realidade, a app já estava no cartão, e vai ser movida do cartão para o cartão. O tlm é que pensa que está a fazer alguma coisa útil ;)Por isso é normal o tlm dizer que apps estão instaladas na memória interna (/data/app/) quando estão realmente no cartão. Com app2sd não é fiável ver o estado das apps pelo menu do tlm.Sign apk files:para instalares uma app no tlm, ela tem que estar assinada. Isso serve para assinar as apps.Mas só precisas disso (e do zipalign, que optimiza as apps) se andares a mexer DENTRO dos apk (que podes abrir com o 7-zip, ou algo do género). Ou seja, caga lá nisso que para já não precisas!As coisas não são tão lineares como eu disse, mas tens uma ideia geral da coisa. Como já usas linux, isso é canja. Também sou linux addicted (Debian), e ao princípio estranhei o Android. É um linux ligeiramente diferente, com as suas próprias manhas, mas depois de uns flashes e crashes isso foi tudo ao sítio.

#28 JAR

JAR

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 08 March 2011 - 16:24

Tenho o windows 7 64bits, já instalei o Andoid SDK e o AVD Manager, como faço agora para instalar apk, no emulador antes de instalar no tlm? Pelo que pqrcebi do que li é possível, a não ser que não tenho entendido bem a coisa.

Obrigado Rui.Eu sou um acérrimo defensor do Linux e um administrador de Unix há muitos anos e portanto isto é um pouco "o meu mundo" - no entanto tenho de ter cuidado com os "excessos de confiança" porque aqui não há consola para resolver bricks que possa fazer!! :)Entretanto já coloquei o KDZ para fazer downgrade de 2.2.1 para 2.2 - correu tudo bem embora tenha precisado de fazer um hard-reset ao telefone pois após flashar a ROM ele ficava parado no boot. Fiz reset e ficou porreiro.Depois instalei o z4root e já tenho root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, pelo que o Android está prontíssimo para brincar.Como sou utilizador de Linux, achei que não deveria ser dificil encontrar alguma aplicação que emulasse um Android, e não foi mesmo dificil: Android SDK and AVD Manager. Consegues ver os apk a "andar". Basicamente dá para ver se interessa ou não ter este ou aquele apk. Talvez dê inclusive para testar as dependências antes de flashar a nova ROM. Não sei se há algum tutorial para isto, mas se não houver, ainda a posso colocar no forum (embora seja apenas para quem tenha Linux).A duvida seguinte é se posso pegar directamente num dos *zip de ROMS da LG (o unbranded) e trabalhar directamente nele com a Kitchen. Nada me diz o contrário!Se apagar uma aplicação que esteja no init do telefone poderei ter erros, mas isso já é avançar para campos mais arriscados e editar ficheiros de startup.Para já vou perceber como se colocam as ROMS por método recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery pois ainda não experimentei.



#29 c.duarte

c.duarte

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 106 mensagens

Mensagem publicada 08 March 2011 - 16:26

Olá! :)Estou com um pequeno problema relacionado com o Cygwin. Que mirror devo escolher? Estou farto de escolher vários e em todos falta um ou outro package. Já desisti disto. Alguém me pode dizer o que usou por favor?Obrigado

#30 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 08 March 2011 - 23:41

Olá! :)Estou com um pequeno problema relacionado com o Cygwin. Que mirror devo escolher? Estou farto de escolher vários e em todos falta um ou outro package. Já desisti disto. Alguém me pode dizer o que usou por favor?Obrigado

Estranho. Eu usei logo o primeiro da lista e deu. Embora actualmente já esteja a usar Ubuntu directamente pois já não preciso dos outros programas que tive de usar para fazer "downgrade" para 2.2Não te esqueças que quando chega a altura de instalar deves expandir os packs Devel, Editors, etc para escolher o que é necessário. Se estás a seguir o tutorial, não te esqueças que o 1º aponta para outro link, mas adiciona-lhe informação depois disso (na 1ª vez que segui o tutorial, depois de instalar o cygwin é que vi que o autor do tópico sugere a instalação de mais packages). Não é preciso instalares tudo!!! :)Mas tenta novamente, porque me parece que o problema não estará nos links.

#31 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 09 March 2011 - 00:26

Tenho o windows 7 64bits já instalei o Andoid SDK e o AVD Manager, como faço agora para instalar apk, no emulador antes de instalar no tlm? Pelo que pqrcebi do que li é possível, a não ser que não tenho entendido bem a coisa.

Relativamente isso, penso que se for semelhante ao que instalei no Linux, a forma de pores os apk na máquina virtual é colocares os programas/jogos por exemplo no "Dropbox", depois abres o browser na máquina virtual e vais ao dropbox. Quando abrires os ficheiros *apk, eles instalam e podes testar. É um processo algo lento, mas dá para testar por exemplo, os *apk que estão numa ROM antes de a flashar...

#32 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 09 March 2011 - 00:44

Ruigui, obrigado pela ajuda que tens dado. Penso que coloco questões que até fazem sentido e que poderão ajudar mais pessoal que venha aqui procurar informação.Neste momento e já com o telefone rooted e com a recovery instalada, abandonei de vez o Windows e só estou a trabalhar em Linux (Ubuntu 10.04) que é o meu sistema operativo de eleição.Relativamente ao que falamos:* Opção 12. dei uma vista de olhos mas não encontrei grandes pistas. parecem parametros tipo "kernel" provavelmente para retirar aplicações de memória de forma mais eficaz* Opção 7. percebi que não tem muito interesse em colocar por defeito pois podemos fazer o wipe manualmente antes de flashar na recovery (será mais util para ROMS completamente novas como a Javali)* colocar todas as aplicações que consideramos fundamentais em /system/app e usar o /data/app para ir buscar as novas versões quando houver updates - de tempos a tempos fazer uma nova ROM com as aplicações actualizadas (parece-me bem)* limpar o /data/app antes de reflashar as novas ROMS com os softwares actualizados (Se não o fazemos a gestão das aplicações fica uma confusão!!!* Opção 16. app2sd - não percebo muito bem a "coisa" - pelo que li, convém criar uma partição em EXT3 no cartão mas eu não o fiz e APARENTEMENTE está a funcionar. Ainda assim, é estranho porque parece que só fica a funcionar quando instalo um software chamado Move2SD Enabler... e a aplicação fica ainda assim a ocupar uma parte na memória storage...- É normal ficar com apenas 150Mb livres na memória storage logo após flashar uma nova ROM?- Já agora, qual o cartão de memória que usas? Eu estou a usar um TEAM (de classe 6) com grande estabilidade, mas são só 4Gb e dava-me jeito ter mais espaço em SD Card.Entretanto já instalei (e brinquei) com algumas ROMS:- V10A (unbranded) - é um 2.2 e está muito fácil de trabalhar porque está LIMPO - foi a que teve o melhor resultado- V10Q (Vodafone) - é um 2.2.2, foi fácil limpar parte das aplicações Vodafone, mas ainda aparece a opção de criar a conta Vodafone na criação de conta de mail e não consegui ligar-me via 3G (tenho um cartão optimus) - talvez tenha de mexer nas definições- JAVALI 8 - é um 2.2 (certo?) - gostei de muita coisa e não gostei de 2 : a barra cá em baixo não está com a wallet centrada e em 2h30 devorou-me 60% da bateria!! (não sei se há algum fix para isso)Vamos falando :)

#33 c.duarte

c.duarte

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 106 mensagens

Mensagem publicada 09 March 2011 - 02:36

[quote name="Lagarto" post=140517][quote name='"c.duarte" post=140253]Olá! :)Estou com um pequeno problema relacionado com o Cygwin. Que mirror devo escolher? Estou farto de escolher vários e em todos falta um ou outro package. Já desisti disto. Alguém me pode dizer o que usou por favor?Obrigado[/quote]Estranho. Eu usei logo o primeiro da lista e deu. Embora actualmente já esteja a usar Ubuntu directamente pois já não preciso dos outros programas que tive de usar para fazer "downgrade" para 2.2Não te esqueças que quando chega a altura de instalar deves expandir os packs Devel Editors' date=' etc para escolher o que é necessário. Se estás a seguir o tutorial, não te esqueças que o 1º aponta para outro link, mas adiciona-lhe informação depois disso (na 1ª vez que segui o tutorial, depois de instalar o cygwin é que vi que o autor do tópico sugere a instalação de mais packages). Não é preciso instalares tudo!!! :)Mas tenta novamente, porque me parece que o problema não estará nos links.[/quote']eu fiz tudo tal e qual, acho que é mesmo dos mirrors.

#34 steal

steal

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 173 mensagens

Mensagem publicada 24 October 2011 - 18:05

Boas a todos eu estou a seguir o tutorial a risca mas quando facoAbrir uma shell (Iniciar -> executar -> cmd.exe)Navegar até à pasta do DZDecryptorExecutar na shell:DZDecrypt.exe NOME_DO_FICHEIRO.dz TEMPda me a informacao k o windows n reconhce DZDecrypt.exe ja tentei em xpmode acontece igual cm a ultima vrsao do DZDecrypt idem,tb ja tentei especificando onde esta pasta ai ja diz que n e um comando windows uma pequena ajuda?mesmo se fizer no cygwin a informacao e a mesma que nao e um comando interno ou bash?esquecam ja ta obgd