Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[HOWTO] Google Maps with Navigation (não é necessário ROOT)


  • Por favor inicie sessão para responder
133 respostas a este tópico

#1 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 19 November 2009 - 21:00

EDIT:nova versao de gmaps do brutalll.androidpt.com/m4psagora com suporte para cache de mapas e rotas localmente/EDITTenho acompanhado de perto o desenrolar de dois tópicos no xda-developers. Primeiramente o tópico Modifying G1 to enable Navigation e depois o tópico Modifying Maps to enable Navigation outside USA.Para quem não está a par, os rapazitos do xda-developers conseguiram pôr o Google Maps Navigation a funcionar no G1. Só que inicialmente funcionava apenas nos Estados Unidos. No entanto isso não foi impedimento e esta tarde conseguiram colocar o Google Maps Navigation a funcionar fora dos Estados Unidos.--EDIT 11/12/09--Há coisa de 3 dias o Google Maps Navigation deixou de funcionar, no entanto, isso não foi impedimento e um user do xda-developers, Brut.all, encontrou uma alternativa para que póssamos usar o Google Maps Navigation com navegação turn-by-turn fora dos Estados Unidos. De notar que agora nesta versão não é apresentada o nome das ruas nem as setas com as indicações. NOTA: Apenas para ROM's baseadas no Donut (1.6) e NÃO é necessário root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root. --EDIT 22/11/09--Pois é, as coisas evoluiram de tal modo que já é possível ter o Google Maps Navigation sem ser necessário root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root. No ínicio deste tópico estão as instruções de como fazer.--EDIT 30/11/09--Como instalar o Google Maps with Navigation em 7 passos:
  1. Instalar o Nav Launcher directamente do Android Market Imagem colocada
  2. Caso tenham a nova versão do Google Maps (3.3.1) instalada fazer Uninstall Updates (através do Market) Imagem colocada
  3. Instalar o pacote de voz (Speech synthesis Data) para o Android (Menu > Settings > Speech synthesis > Install voice data) Imagem colocada
  4. Executar o Nav Launcher Imagem colocada
  5. Escolher a opção Navigate
  6. Escolher a opção Install Google Maps Navigate (a aplicação detecta se têm root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root ou não e faz o download da versão adequada)Caso tenham root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root o que vos irá aparecer é o seguinte: Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Caso não tenham root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root o que vos irá aparecer é o seguinte: Imagem colocada Imagem colocada
  7. Após o download terminar executar o ficheiro que acabaram de fazer download para instalar a nova versão do Google Maps with Navigation Imagem colocada
Screenshots e vídeos do Google Maps with NavigationImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 19 November 2009 - 21:12

agora so falta melhorarem os planos de dados em portugal ;)

#3 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 19 November 2009 - 23:07

Adicionei uns screenshots ao post inicial ;)

#4 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 19 November 2009 - 23:22

miguel escreveu:

Adicionei uns screenshots ao post inicial :D

Muito bem, excelente trabalho. ;) E funciona bemzinho? É rápido?

#5 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 19 November 2009 - 23:24

sismeiro escreveu:

miguel escreveu:

Adicionei uns screenshots ao post inicial ;)

Muito bem, excelente trabalho. :D E funciona bemzinho? É rápido?

Ainda não tive oportunidade de testar fora de casa :D--Edit--Já experimentei e funcionou bem ;) Adicionei um video ao post inicial (não ficou grande coisa mas já dá para terem uma ideia).Testei também o tráfego gerado e para um percurso de 5.9Km (13 min) gerou 150Kb de tráfego.

#6 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 20 November 2009 - 15:30

Acho que está excelente.E é que podemos estar uma hora a navegar que nem 1 MB chegamos a gastar.Excelente mesmo!
Nexus 5 || Sapo A5

#7 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 20 November 2009 - 19:17

Aqui ficam mais alguns dados para estatística ;)Imagem colocada Num percurso de 8Km (15 minutos), o tráfego gerado foi de 221Kb. Nada mau mesmo :D Mais alguém já experimentou instalar o Google Maps with Navigation?

#8 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 20 November 2009 - 20:10

miguel escreveu:

Aqui ficam mais alguns dados para estatística ;)Imagem colocada Num percurso de 8Km (15 minutos), o tráfego gerado foi de 221Kb. Nada mau mesmo :D Mais alguém já experimentou instalar o Google Maps with Navigation?

Diria que tem tendencia a diminuir certo? Da proxima vez que fizeres esse caminho já não vais sakar os mapas novamente. ou estou enganado?

#9 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 20 November 2009 - 20:17

r3pek escreveu:

Diria que tem tendencia a diminuir certo? Da proxima vez que fizeres esse caminho já não vais sakar os mapas novamente. ou estou enganado?

Boa pergunta ;) Quando tiver oportunidade testo, mas acho que o Google Maps não faz cache dos mapas.

#10 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 20 November 2009 - 20:19

miguel escreveu:

r3pek escreveu:

Diria que tem tendencia a diminuir certo? Da proxima vez que fizeres esse caminho já não vais sakar os mapas novamente. ou estou enganado?

Boa pergunta ;) Quando tiver oportunidade testo, mas acho que o Google Maps não faz cache dos mapas.

Se não faz tá muito mal. Devia fazer.... não tou com grande vontade de andar sempre a fazer download dos mapas....

#11 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 20 November 2009 - 20:40

r3pek escreveu:

Se não faz tá muito mal. Devia fazer.... não tou com grande vontade de andar sempre a fazer download dos mapas....

Boas noticias ;)

It's already done when you ask for a direction: all necessary maps are downloaded (I just tried to ask a direction and just after put my phone in plane mode: all steps including travel maps are available in cache).But you will always need an internet connexion at start when requesting a direction (and the maps if they are not in cache).



#12 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 November 2009 - 01:58

Estive a testar o Google Maps Navigation com a vista por satélite e não há dúvida que é uma experiência completamente diferente do que usar a navegação normal. o percurso que fiz, de 2.2Km (5min), o tráfego gerado foi de 1.643MB. No entanto, dado que é possível fazer cache dos mapas pode-se carregar parte do mapa por wifi minimizando assim o tráfego gerado. Experimentem e digam o que acham do Google Maps Navigation ;)

#13 rszeus

rszeus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 150 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 04:59

Também vou instalar porque irei precisar daqui a uns dias...TIve problema na parte do adb pull /system/build.trout.prop porque parece que não tenho o pull...updating.-----Afinal não era nada disto: no meu é db pull /system/build.prop .

#14 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:28

rszeus escreveu:

Também vou instalar porque irei precisar daqui a uns dias...TIve problema na parte do adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb pull /system/build.trout.prop porque parece que não tenho o pull...updating.-----Afinal não era nada disto: no meu é db pull /system/build.prop .

Tens um HTC Magic, certo? Se sim faz o mesmo que fizeste no build.prop para o build.sapphire.prop (no HTC Dream é apenas necessário alterar o build.trout.prop).

#15 rszeus

rszeus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 150 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:36

Quando vou instalar a aplicação dá-me isto:
C:\AndroidSDK\tools>	[acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb[/acrlink] install -r Maps.apk975 KB/s (2184499 bytes in 2.187s)        pkg: /data/local/tmp/Maps.apkFailure [INSTALL_FAILED_OLDER_SDK]
O fórum xda parecer estar em baixo.Encontrei qualquer coisa no google naquele tópico do xda, mas só consigo ver a cache e não consigo ver a solução.Mais alguém tem este problema ?

#16 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:43

Qual é a versão do SDK que estás a usar? Possivelmente deves ter que usar o SDK da 1.6 para instalares o Maps.apk através do adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb. A que eu usei foi a android-sdk-windows-1.6_r1 Outra alternativa é experimentares instalar por exemplo com o Astro File Manager

#17 rszeus

rszeus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 150 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:52

Com o Astro:Imagem colocadaVou tentar instalar esse SDK.

#18 alentes

alentes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:54

Eu até gostava de experimentar, mas para isso deveria conseguir colocar a ROM CM 4.2.5 a bulir, mas nada...Existe algum tutorial porreiro ou então quais as versão de Kernel, boot e radio tem para o HTC Magic 32A?ObrigadoAlentejano

#19 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:59

rszeus escreveu:

Com o Astro:Imagem colocadaVou tentar instalar esse SDK.

Já sei qual é o problema :$ É da ROM que estás a usar. Pelo que vi da imagem que colocaste estás a usar uma ROM baseada no Hero (1.5). O que acontece é que para instalares o Maps.apk necessitas de ter uma ROM baseada no Donut (1.6). Vou actualizar o primeiro post com essa informação (passou-me mesmo ao lado :$, sorry)

#20 rszeus

rszeus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 150 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 05:59

alentes escreveu:

Existe algum tutorial porreiro ou então quais as versão de Kernel, boot e radio tem para o HTC Magic 32A?

Continuar no tópico.Wiki da ROM que queres http://wiki.cyanogen...x.php/Main_Page

#21 rszeus

rszeus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 150 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 07:28

Instalei CM 4.2.5 ;) Grrrr. E por hoje desisto.Fiz o que está no tópico http://forum.xda-dev...ad.php?t=583123 e depois como ainda não conseguia ver o botão 'Navigate' fiz o que está no tópico http://forum.xda-dev...ad.php?t=582656 e nada.Amanhã volto à carga.

#22 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 November 2009 - 15:38

rszeus escreveu:

Instalei CM 4.2.5 ;) Grrrr. E por hoje desisto.Fiz o que está no tópico http://forum.xda-dev...ad.php?t=583123 e depois como ainda não conseguia ver o botão 'Navigate' fiz o que está no tópico http://forum.xda-dev...ad.php?t=582656 e nada.Amanhã volto à carga.

Da primeira vez que tentei instalar também não me aparecia a opção para a navegação, mesmo escolhendo como origem e destino as duas localizações dos Estados Unidos, sugeridas no post inicial. Tentei também fazer um shortcut como recomendado e nada. Outra coisa que fiz foi instalar também o Google Voice (tinha lido no xda-developers que era necessário) e continuou a não aparecer a opção para navegação. Depois vi que era necessário modificar o build.trout.prop e fiz o processo todo de novo como está no post inicial (na altura que tentei instalar ainda não o tinham actualizado com essa informação) e funcionou. Do que li no xda-developers para o HTC Magic/Sapphire é necessário alterar os ficheiros build.trout e build.sapphire. Tenta fazer novamente os passos todos desde o inicio e tenta instalar também o Google Voice. Uma última nota, o botão de navegação apenas aparece entre duas localizações dos Estados Unidos. Para podermos usar o Google Maps Navigation temos que criar um shortcut ou então instalar uma destas duas aplicações, o NavLauncher ou o NavStarter--EDIT--Mudaste o idioma para português ou deixaste em inglês? Acabei de ver isto no xda-developers:

Maybe we should mention in the start post that it only works with locale supported by the speechsynthesis.



#23 rukass

rukass

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 38 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 17:08

Boas!Instalei no meu magic com cya4.2.5 e funciona que é uma maravilha!De facto um sistema engraçado e uma navegação muito interessante.A mim só funcionou depois de editar tb o file build.sapphire.propdeste modo:ro.build.fingerprint=verizon/voles/sholes/sapphire:1.6.........não instalei o google voice!So fica a faltar mesmo a fala em portuga pois a miuda a dizer o nome das ruas....... :woohoo: Abraço

#24 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 November 2009 - 18:15

rukass escreveu:

Boas!Instalei no meu magic com cya4.2.5 e funciona que é uma maravilha!De facto um sistema engraçado e uma navegação muito interessante.

Boa noticias ;)

A mim só funcionou depois de editar tb o file build.sapphire.propdeste modo:ro.build.fingerprint=verizon/voles/sholes/sapphire:1.6.........não instalei o google voice!

Editaste apenas o build.sapphire.prop ou também o build.trout?

So fica a faltar mesmo a fala em portuga pois a miuda a dizer o nome das ruas....... :woohoo:Abraço

Isso é que era :D Quando são nomes de ruas conhecidas até consegue-se perceber qualquer coisita ;) O ideal era mesmo ter uma opção para não dizer o nome da rua.

#25 rukass

rukass

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 38 mensagens

Mensagem publicada 21 November 2009 - 21:16

miguel escreveu:

Editaste apenas o build.sapphire.prop ou também o build.trout?

os dois

Isso é que era ;) Quando são nomes de ruas conhecidas até consegue-se perceber qualquer coisita :D O ideal era mesmo ter uma opção para não dizer o nome da rua.

Quanto a isso la para a versao android 3.0 talvez o google lance o text-to-speech em português e dar suporte integral a língua de Camões :lol: Abraço