Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[DÚVIDA] Symbian & Android


  • Por favor inicie sessão para responder
48 respostas a este tópico

#1 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 15:05

BoasEm primeiro lugar, não uso nada de redes sociais, nem sincronizo mail, contactos e outros dados, nem tenho plano de dados nenhum. Nem tenciono fazer nada disto.Durante bastante tempo usei um Nokia 5800. Estou habituado a ter o 3G sempre ligado, para poder ir à net quando bem me apetecer. Isto sem ter aplicações em background a ligarem-se para fazer actualizações, e coisas do género. Simplesmente o telemóvel NUNCA se liga por dados sem ser eu a querer, e sem ter que andar a ligar/desligar 3G ou wireless.Ando bastante inclinado para os Android, mas pelo que leio, há sempre apps que mal apanham o 3G ou wireless ligado, activam-se para actualizações/sincronizações.Afinal há ou não forma de usar um telemóvel com Android da mesma forma que uso com Symbian? Sem ter que andar a ligar/desligar 3G, wireless para não haver tráfego? Tipo ir às configs das apps e desactivar actualizações/sincronizações. E não haver apps a arrancarem sozinhas. É que pelo que leio o Android é mesmo dependente da net, e não consegue "viver" sem ela, ou sem nós desactivarmos o tráfego de dados. Pura e simplesmente quer-se sempre ligar.Ando de olho no Motorola Defy, ou algo similar.

#2 Buterrip

Buterrip

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 20:52

Isso é tudo conversa, eu estou agr num smartdroid e sinceramente so sincronizo o mail e facebook qd qero, senao tenho sempre tudo desligado, precisas de facto de uma conta na gmail para ir ao market, e guardar contactos por ex. mas msm q cries o contacto sem net, ele guarda to e qd tiveres net poe na conta do gmail. Quanto ao 3g podes desligar o APN de internet, e recebes mms a mesma.Cumps

#3 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 08:33

Pois mas aí é que está o problema. Eu não quero sincronizar NADA com a Google.Quero ter os meus dados apenas no telemóvel e nada mais.E se desligar a APN de internet, não posso usar o browser....O que quero é poder ter net activa, mas não haver absolutamente nenhum tráfego de dados sem ser eu a utilizar o browser, ou messenger, ou outra coisa qualquer.Não quero que o telemóvel gere dados sozinho, nem para sincronizar, nem para sequer verificar se há algum tipo de actualização.Por ex: no meu 5800, posso estar com o 3G ligado uma semana inteira, que gasto 0 cêntimos em net. Porque o telemóvel pura e simplesmente não faz nada sozinho com a ligação.

#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 08:34

O que quero é poder ter net activa mas não haver absolutamente nenhum tráfego de dados sem ser eu a utilizar o browser, ou messenger, ou outra coisa qualquer.

kal é o prob em desligar o sync em background??

#5 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 08:55

Sim da para fazeres o que queres.E mais, quase de certeza que não ha nada que faças em SymbianOS que não faças em Android, já o inverso....

#6 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 09:49

O Symbian nunca me falhou, mas prefiro de longe algo Linux based, com uma consola para mexer ;)Ando para aqui em leituras, e para já a melhor solução que vejo é fazer root e desintalar tudo o que tenha haver com a Google (vão metade das apps ao ar).Vou comprar um GT540, já que é baratinho. Vai ser a cobaia, a ver se este S.O. trabalha como me interessa.Estava aqui a testar o Froyo numa VM, e mal arranca tem um serviço qualquer que me diz que há uma actualização nova. Como posso definir as aplicações no arranque?Obrigado pelas respostas

#7 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 10:50

Estava aqui a testar o Froyo numa VM e mal arranca tem um serviço qualquer que me diz que há uma actualização nova. Como posso definir as aplicações no arranque?

n podes.se houver um intent, a app arranca

#8 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 11:29

Então basta-me reiniciar o telemóvel uma vez por dia, para gastar 1€ por dia também (porque vai haver uma verificação de updates, logo há trafego)... Isto é péssimo.A única solução seria ligar/desligar a ligação de dados conforme fosse preciso. Mas isso também implica que quando a ligasse para ver um site qualquer, por ex, também iria haver algum tipo de tráfego em background a aproveitar-se (como esse updateservice que postei acima).Desculpem lá estar a ser chatinho com isto, mas a Google não parece facilitar nada.

#9 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 11:33

tas a fazer grande confusao:ja te disse: se desligares o sync em background, os serviços n irao aceder à net.se tiveres wifi, tb n usas o trafego 3G.e se kisers, podes sempre desligar o mobile data (basicamente mudar os APNs) via uma widget como a tem o apnpt ou o apndroid

#10 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 26 October 2010 - 11:50

Vou ser claro, curto e conciso:Android não é para ti.

#11 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 11:54

Deviam era fornecer uma ROM realmente limpa, para quem não quer sucata da google ou dos faricantes. Só que tão cedo isso não vai acontecer. O mercado não funciona assim.O que eu quero é ter o 3G sempre ligado, com ligação de dados activa, mas sem haver tráfego, a não ser que seja eu a usar uma aplicação qualquer. Isto sem ter que andar com widgets ou alteraçoes de definições para trás e para a frente. Apenas ter o telemóvel configurado à 1ª e deixá-lo ficar.Obrigado pelas dicas. No fim de semana vou comprar um tlm e já vejo na práctica como isto é. Depois digo se estou satisfeito ou não.EDIT:

Vou ser claro curto e conciso:Android não é para ti.

Eu compreendo o que queres dizer, mas Android é Linux, por isso é extremamente flexivel. Não vou ser eu a adaptar-me ao S.O., vai ser ele a adaptar-se a mim. E para isto, nada melhor que Linux.Usar um telemóvel Google sem serviços Google vai dar luta, vamos lá ver se dá.

#12 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 11:56

Deviam era fornecer uma ROM realmente limpa para quem não quer sucata da google ou dos faricantes. Só que tão cedo isso não vai acontecer. O mercado não funciona assim.

usa e abusa:http://android.git.kernel.org/

#13 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 26 October 2010 - 11:57

Deviam era fornecer uma ROM realmente limpa para quem não quer sucata da google ou dos faricantes. Só que tão cedo isso não vai acontecer. O mercado não funciona assim.O que eu quero é ter o 3G sempre ligado, com ligação de dados activa, mas sem haver tráfego, a não ser que seja eu a usar uma aplicação qualquer. Isto sem ter que andar com widgets ou alteraçoes de definições para trás e para a frente. Apenas ter o telemóvel configurado à 1ª e deixá-lo ficar.Obrigado pelas dicas. No fim de semana vou comprar um tlm e já vejo na práctica como isto é. Depois digo se estou satisfeito ou não.

Mais uma vez te digo, não vais ficar satisfeito e Android não é para ti. Android foi pensado desde a raiz em andar sempre ligado à net, e tudo se baseia nisso. Agora, se não keres desligar/ligar mas também não queres ter a net sempre desligada, simples, arranja outro symbian se é esse que te satisfaz. Não compres algo para ires na "moda" ou algo do género.

#14 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 12:14

Android foi pensado desde a raiz em andar sempre ligado à net e tudo se baseia nisso.

Se não uso gmail, facebook, twitter, etc... Se faço todos os updates manualmente. Se apenas preciso de ligação de dados mara mms, msn, browser. Então não deveria haver tráfego de dados. É simples. É que nem do Market preciso, porque posso arranjar os apk e instalar por linha de comandos.Seja como for não vos chateio mais. Depois venho aqui dizer se consegui ou não.É que preciso de um telemóvel novo, e os Android são de longe os mais interessantes.

#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 12:28

ora ent nem login fazes, e como tal n vais usar nada dos serviço da google.com o background sync desligado, nada q seja serviços acede à net.o resto das apps, deve ter um logout, ou desinstalase podes sempre instalar o droidwall (uma firewall) e barrar o acesso de tds as apps q keres.é o q eu faço

#16 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 12:47

Estou a ver essa droidwall, obrigado pela dica ;)Já agora, há possibilidade de ver as apps do market e fazer download dos apk para o pc? Para depois instalar por linha de comandos.Sempre é mais fácil que andar atrás das apps individualmente, embora também se faça. Estava agora a ver o site do appbrain mas não parece dar.EDIT: isso do login, é possível usar o telemóvel sem associar a nenhuma conta? Pelo que tinha andado a ler entendi que não dava, que nem do 1º ecran se passa. Somos obrigados a usar uma conta, mas depois podemos escolher não sincronizar nada com a Google. Certo?

#17 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 14:12

Somos obrigados a usar uma conta mas depois podemos escolher não sincronizar nada com a Google. Certo?

Podes fazer skip quando te pedir o login e password da conta Google.Relativamente às tuas questões de uso do Android, não me vou alongar mas acho que a mais valia do Android é poder usar-se os serviços da Google para tudo, desde o email até à instalação de aplicações. Foi para isso que foi criado, é como se tira mais proveito do Android. Tentar dar a volta a isto é estar a lutar contra a natureza do Android.

#18 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 17:04

Já agora há possibilidade de ver as apps do market e fazer download dos apk para o pc?

Nao. teras q usar o Market da google, ou um dos markets alternativos (alguns deles com me menos oferta). podera ser q alguns q disponiblizem para download, mas o comum é usar uma app para gerir isso.

Estava agora a ver o site do appbrain mas não parece dar.

O appbrain é uma listagem do Market da google e n um market de app.

isso do login, é possível usar o telemóvel sem associar a nenhuma conta?

é. embora algumas operadores usem uma rom q n o permita, na generalidade dos casos, pode-se usar o android fazendo skip ao login/criaçao de conta inicialObviamente q sem as apps Google Experience, estás a tranformar o equipamento num tijolo bonito.mas é uma opçao q tu tens.

#19 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 18:20

Então tenho que ter cuidado ao escolher o terminal, para não pegar em nada que obrigue ao login.Isso do tijolo é relativo. Apenas não quero dados meus na nuvem, nem tráfego que não seja explicitamente eu a pedir (sem ter que andar sempre a activar/desactivar apns e coisas do género). Isto vai contra a filosofia da Google, mas mesmo assim os telemóveis continuam interessantes.Quanto aos apk, vou ver se consigo dar a volta numa máquina virtual, com um registo inventado só para isto.Obrigado pelos esclarecimentos

#20 eddie_gordo

eddie_gordo

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 263 mensagens

Mensagem publicada 28 October 2010 - 17:43

OMG, compra um 3310.Se não vais aproveitar aquilo que o Android tem para oferecer, para que queres um Android? Qual a vantagem de quereres, por exemplo, fazer download de um .apk para o PC para o instalares pela linha de comandos, quando podes abrir o Market e pressionar um botão que faz tudo automático? Qual a vantagem de teres um Android sem teres as coisas na Cloud? Para se um dia perderes o telefone, teres que andar a pedir os números de telefone aos teus amigos todos outra vez? Enfim, tal como já disseram, Android não é para ti. Escolhe outra coisa.Cumps

#21 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 28 October 2010 - 19:41

Essa resposta era desnecessária...Tenho a vantagem de:- ter um S.O. baseado em Linux (também o uso no pc, versão Debian testing).- poder usar office, messenger, gps, instalar montes de apps se me apetecer.- poder usar Wifi/3G sempre que quiser.Só tenho que dar a volta à situação da Google, e das apps que pelos vistos gostam de se ligar à net sem ninguém lhes pedir nada.Daí a criação deste tópico.Como sei que o Android é muito baseado na net, perguntei. Não deixa de ser um S.O. excelente só por causa das limitações que lhe quero impor.Também no pc faço tudo por linha de comandos. Prefiro isso a ver programas todos bonitinhos a fazerem a papinha toda, e sem perceber bem como...É a minha maneira de trabalhar. Cada um faz as coisas como quer, e há que respeitar isso.A minha ideia assim à primeira pode parecer roçar o ridículo, mas não o é. Acho perfeitamente normal fazer o que quero: nada de cloud computing e ligações indesejadas. Vai contra a filosofia da Google? Sem dúvida alguma. Vai contra a filosofia do Linux? Não!

#22 Xavais

Xavais

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 189 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2010 - 00:30

Ele queria tirar uma dúvida... para que ficam a bater mais no ceguinho? Ele faz o que pretende com o telemovel... se ele quiser comprar um Desire HD e dar 600€ por ele para o mandar ao mar logo a seguir, quem sou eu pa lhe dizer o contrário? Já deram a vossa opinião...se ele não quer trabalhar de uma maneira mais prática não trabalha... simplesmente vai ter o dobro do trabalho :) mas isso é com ele! Também não concordo muito com a forma de ele querer trabalhar com o Android mas tudo bem! :P Não há quem compre telemoveis de 500€ para apenas fazer chamadas e mandar mensagens? e voces andam aí a mandar postas de bacalhau a essa pessoa? Enfim... =/

#23 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2010 - 06:21

Se estivessemos à frente uns dos outros, daqui a pouco estavamos a andar à porrada com os telemóveis :laugh: Esqueci-me de comentar isto:

Qual a vantagem de teres um Android sem teres as coisas na Cloud? Para se um dia perderes o telefone teres que andar a pedir os números de telefone aos teus amigos todos outra vez?

Embora tenha perto de 300 contactos num ficheiro à parte, normalmente no telemóvel só tenho os mais importantes, que são cerca de 40 a 50.Mas tenho o hábito de fazer backups dos contactos e das mensagens regularmente. Faço o backup com o software proprio para o telemóvel, para o PC.E em todos os telemóveis que me passam pelas mãos, crio sempre uma pasta no cartão de memória onde guardo os ficheiros que me são importantes. De vez em qusndo é só copiar para o PC.Mais uma ves, nada de dados na rede!Só porque não uso redes sociais nem quero dados meus armazenados remotamente, não quer dizer que não dê uso a um telemóvel em condições.Há mais na vida do que postar fotos e comentários no hi5, e sites do género.Também não preciso/quero o mail sincronizado com nada, estou habituado a consultar por http e para mim chega e trabalha muito bem.E há montes de aplicações úteis (ou não) para se usar. Desde uma calculadora, a um cliente de torrent ou ftp, a um editor de imagens, etc.... Coisa que não faço com um 3310 ;)Voltando às perguntas iniciais, só quero agradecer ao user que deu a dica da firewall. Às vezes as coisas mais simples passam-nos completamente ao lado ;)Devo ir buscar um GT540 hoje ou amanhã, para brincar um bocado com este S.O.Se me der bem com isto, daqui por uns tempos que venha um Defy ou algo similar!

#24 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2010 - 06:28

Não há quem compre telemoveis de 500€ para apenas fazer chamadas e mandar mensagens?

ate ha kem compre de 1000€

estou habituado a consultar por http e para mim chega e trabalha muito bem.

até me admira q n uses HTTPS :PBoa sorte para o equipamento.Consulta a nossa wiki para mais informaçoes sobre esta plataforma, e boa sorte.

#25 SpitFire

SpitFire

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 60 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2010 - 07:54

estes updates automaticos sao minimos. pelo menos falo da minha experiencia. updates das apps ele nunca faz sem pedir. de qualquer maneira nao sei se em todos os androids e assim mas sem instalar nenhuma app temos a opção de desligar o trafego de dados. quanto a consumos. nao sei qual sera a tua intenção de uso mas eu tenho o pacote de 100 mb da vodafone. fasso alguns updates, outros fasso em casa por wireless, acedo a site e 30 por uma linha e nunca gastei o trafego todo. as apps android sao pequenas por isso acho que nao e necessario tanta preocupação com isso.isto a minha opiniao claro-cumps