Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

G-Sensor (Acelerómetro) Descalibrado.


  • Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2010 - 18:32

Boas Pessoal.Há poucos dias notei que o g-sensor do meu SGS estava descalibrado, tanto que quando jogo Asphalt5 ou Krazy Kart Racing, para conduzir a direito fico com o telefone "torto" >_> Depois de procurar neste fórum encontrei apenas isto:

- Sensor de Gravidade (G-sensor) descalibrado. Alguns aparelhos apresentam o sensor de gravidade descalibrado. Também é possivel resolver isso facilmente calibrando-o.Mais info no seguinte link:Calibrar G-Sensor @XDA (precisa de root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root)Pessoalmente prefiro utilizar esta app:Bubble @androlib.comNão precisa de root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root é simples de usar e fácil para calibrar o sensor.Para calibrar a bússola tambem existe esta app:Compass @androlib.comSempre que a bússola precisar de ser calibrada a app avisa-nos e explica como o fazer.[Tutorial] SGS TMN » Tudo-em-um! @ Androidpt.com

Mais algumas pesquisas, no XDA-Developers e por outros lados levaram-me a tirar a seguintes conclusões, truques ou dicas..: 1 - a aplicação Bubbles ou o Compass não resolvem o problema, limitando-se a calibrar-se "a elas próprias" face ao g-sensor.2 - existe um código mto cool para o SGS (não sei se já conhecem) *#0*# que mostra um ecrã "LCD Test" com vários botões que ligam a testes que podemos fazer ao SGS. Um deles, o "sensor" liga um ecrã onde podermos ver logo em cima os valores de X, Y e Z que vao mudando á medida que "mexemos" o telefone. com um vídeo isto ficava mais bem explicado... mas eu tento na mesma...colocando o telefone em cima de uma mesa, na horizontal com o ecrã voltado para vcs. ao levantar um dos lados o valor de Y deve mudar enquanto X e Z mantêm-se iguais, ora para mudar Y de 0 para 24 ou -24 (1º valor que aparece levantando da esquerda ou da direita) no meu SGS, de um dos lados quase que nem preciso de levantar o telefone, estando o valor sempre a mudar entre 0 e 24. é isto que causa o desiquilibrio.3 - existe um ficheiro no /system/bin chamado "sensorcalibutil_yamaha", e segundo li no XDA é o utilitário de calibragem do g-sensor, só que sem root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root nada feito...para executar (via adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb): adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb shellsu/system/bin/sensorcalibutil_yamaha4 - No meu local de trabalho somos cerca de 10 SGSólicos....e testei o sensor em todos... só 1 em 5 é que estava bom, e nos outros o erro variava de itensidade.5 - O Desire (com Froyo) por exemplo,tem um utilitário gráfico para calibrar o G Sensor... sortudos....Alguém mais sofre deste problema?! Desculpem o discurso "apressado" mas estou a meio de uma aula...Abraços,FCalçada

#2 DeepSpace

DeepSpace

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 266 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2010 - 19:33

O meu ta certo...afinal.

#3 Meia

Meia

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1600 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 13 October 2010 - 20:54

Do que vi ate agora a solução com root que viste no xda sera a unica funcional. Nunca experimentei, mas se mais ninguem desenvolveu outro metodo alternativo a esse, muito provavelmente é porque o metodo funciona. Portanto o teu problema esta no root. Coisa facil de fazer....
Back to the game

#4 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2010 - 22:28

Por acaso quando uso o google sky map vejo que a coisa não funciona muito bem. A ver se este fim de semana testo isso

#5 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 14 October 2010 - 07:14

Pois...acabei de ver um colega a executar o fix que está descrito no XDA....e o problema mantém-se... :(Com esta incorrecção basicamente tudo o que usa acelerometro fica condicionado (sky maps, layar, jogos....)Mais alguem?

#6 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 14 October 2010 - 14:18

certifica-te que apoias o tele num local mesmo horizontal. E tem em conta que a capa traseira não é regular, e as faces laterais muito menos por causa dos botões de volume e power.

#7 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2010 - 08:21

certifica-te que apoias o tele num local mesmo horizontal. E tem em conta que a capa traseira não é regular e as faces laterais muito menos por causa dos botões de volume e power.

Eu sei disso...e consegui validar isso com mais 2 SGSs quando foi o encontro androidpt na passada sexta....vamos a ver se o froyo resolve isso, ou pelo menos traz um utilitário para calibrar convenientemente o g-sensor...