Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

BQ Aquaris 5.7 mudar para 4.4.2 KitKat, duvida?


  • Por favor inicie sessão para responder
23 respostas a este tópico

#1 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 21 April 2015 - 17:12

Boas pessoal.

 

Recentemente adquiri este telemovel e gostava de saber se poderia mudar a versao de origem (4.2 Jelly Bean) para a versão 4.4.2 Kitkat.. Queria saber os procedimentos. Queria que me ajudassem pois nao percebo muito disto. Será que é vantajoso? Quais as melhorias?

 

Obrigadoo

Cumprimentos


  • AustAdmilk, Mattode, StepRatte e 1 outro gosta disto

#2 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 21 April 2015 - 21:31

tópico movido para a secção geral BQ (Bq Aquaris 5 e 5.7 são modelos completamente diferentes)


como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#3 Saruman

Saruman

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 288 mensagens
  • Moto X Play, Nexus 7 2013

Mensagem publicada 21 April 2015 - 21:34

Boas Myke,

www.bq.com/pt/transferencias-aquaris-5-7.html
m.youtube.com/watch?v=FgkgUkcbCjI

Só seguir as instruções :)

Editado por Saruman, 21 April 2015 - 21:35.

"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar."


#4 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 21 April 2015 - 21:39

Em relação à tua questão, vantajoso é, traz uma melhor gestão dos recursos do telemóvel assim como uma versão mais recente do Android.

 

Os procedimentos podem ser seguidos os do vídeo acima (em caso de dúvida podes-te guiar por este guia: http://www.mibqyyo.c...u-hard-reset/p1 )

e em relação ao firmware faz download do 2.1.0 presente no link indicado pelo Saruman


como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#5 Saruman

Saruman

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 288 mensagens
  • Moto X Play, Nexus 7 2013

Mensagem publicada 21 April 2015 - 21:51

O kitkat é bem aproveitado nos Bq's, por isso, à prior vais notar só melhorias.
Podes notar alguma perda da estabilidade da bateria, mas isso desaparece com o tempo. Se se mantiver, fazes uma calibragem, que resolve logo.
De resto, é sempre bom ter uma versão mais atualizada de um aparelho, neste 5.7 é só mesmo o 4.4.2, visto que o 5.0 é só para a gama E!

"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar."


#6 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 21 April 2015 - 22:26

O kitkat é bem aproveitado nos Bq's, por isso, à prior vais notar só melhorias.
Podes notar alguma perda da estabilidade da bateria, mas isso desaparece com o tempo. Se se mantiver, fazes uma calibragem, que resolve logo.
De resto, é sempre bom ter uma versão mais atualizada de um aparelho, neste 5.7 é só mesmo o 4.4.2, visto que o 5.0 é só para a gama E!

 E depois como faço essa calibragem?



#7 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 22 April 2015 - 08:34

A calibragem é feita com os primeiros carregamentos e descargas da bateria após a mudança de rom


como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#8 Saruman

Saruman

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 288 mensagens
  • Moto X Play, Nexus 7 2013

Mensagem publicada 22 April 2015 - 09:51

 E depois como faço essa calibragem?

SE ISSO ACONTECER, segues estes passos:

 

http://www.mibqyyo.c...eria-by-bqa5/p1

 

É um excelente artigo, tens tudo o que precisas, basta seguires todas as indicações corretamente.


"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar."


#9 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 22 April 2015 - 12:51

Boas pessoal. Ja fiz a atualização para o KitKat, mas tou a notar o telemovel mais lento a abrir as aplicações, tipo mensagens chrome. O que faço? volto a meter de origem e deixo me ficar pelo 4.2?



#10 Saruman

Saruman

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 288 mensagens
  • Moto X Play, Nexus 7 2013

Mensagem publicada 22 April 2015 - 14:48

Pode ser temporário isso. Já tentaste reiniciar o aparelho?

"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar."


#11 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 22 April 2015 - 20:22

Pode ser temporário isso. Já tentaste reiniciar o aparelho?


Sim já reiniciei mas continua um pouco lento

#12 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 22 April 2015 - 21:12

A lentidão pode depender da quantidade de coisas que tens carregado e do tipo de aplicações, por exemplo o facebook é um guloso por recursos. Vê se tudo o que tens instalado é mesmo necessário, vai a definições/aplicações/em execução e vê o que tens livre. Limpa a cache, em ultimo caso faz uma reposição de valores de fábrica, mas isso apaga os teus dados do telefone

No kk uma forma de o tornar mais rápido é colocar o runtime em ART ( opções de programador/escolher tempo de execução)


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#13 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 22 April 2015 - 21:38

A lentidão pode depender da quantidade de coisas que tens carregado e do tipo de aplicações, por exemplo o facebook é um guloso por recursos. Vê se tudo o que tens instalado é mesmo necessário, vai a definições/aplicações/em execução e vê o que tens livre. Limpa a cache, em ultimo caso faz uma reposição de valores de fábrica, mas isso apaga os teus dados do telefone

No kk uma forma de o tornar mais rápido é colocar o runtime em ART ( opções de programador/escolher tempo de execução)

 

So tou a utilizar 632MB neste momento (estou a ber na secção das aplicações/execução). Nao tenho muitas aplicações instaladas. Eu á pouco fiz uma reposição de dados de fabrica a pensar que voltava para o 4.2 jelly bean mas não, continuou com o Kitkat. 

 

Isso de escolher o tempo de execução é esta secção do "Programar ligar/desligar"?

 

So tou a utilizar 632MB neste momento (estou a ber na secção das aplicações/execução). Nao tenho muitas aplicações instaladas. Eu á pouco fiz uma reposição de dados de fabrica a pensar que voltava para o 4.2 jelly bean mas não, continuou com o Kitkat. 

 

Isso de escolher o tempo de execução é esta secção do "Programar ligar/desligar"?


Editado por Myke B, 22 April 2015 - 21:39.


#14 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 22 April 2015 - 22:33

Uma reposição de fábrica elimina as alterações/configurações realizadas na instalação da rom atual, não volta à rom anterior


como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#15 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 23 April 2015 - 08:06

Como é que posso voltar a meter o 4.2 Jelly Bean. É que dantes o telemóvel estava mais rápido.

#16 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 23 April 2015 - 08:17

é possível pelo mesmo processo para instalar o kitkat, fazes download do firmware e fazes hard reset com a mesma ferramenta


como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#17 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 23 April 2015 - 08:24

Mais tarde experimento depois digo o resultado. A versão do firmware é 1.0.3 certo?

#18 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 24 April 2015 - 07:18

É a 1.0.3, as 2.0.0 introduziram o KK

 

[EDIT] a alteração para ART só é possível no KK e acede-se na menu opções de programador, em definições do sistema


Editado por Qashqool, 24 April 2015 - 10:46.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#19 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 24 April 2015 - 22:50

É a 1.0.3, as 2.0.0 introduziram o KK

 

[EDIT] a alteração para ART só é possível no KK e acede-se na menu opções de programador, em definições do sistema

 

O que significa isso do ART? Nao estou a perceber. Entao para passar para a versão 1.0.3 nao é o mesmo processo que fiz?



#20 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 25 April 2015 - 00:03

Eu tou a achar isto lento. Supostamente do que tive a ler nao devia acontecer. E eu nao tenho muitas aplicações instaladas. Até a fechar o icone de notificação quando uma pessoa me manda mensagem, tipo faz um break. Em alguns jogos parece que há quebras.. 



#21 Saruman

Saruman

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 288 mensagens
  • Moto X Play, Nexus 7 2013

Mensagem publicada 25 April 2015 - 09:24

Realmente é muito estranho isso, supostamente deveria melhorar a establidade e não piorar. Olha, volta à versão anterior do android...


"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar."


#22 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 28 April 2015 - 08:04

ART é um modo de tempo de execução, só possível no KK e seguintes, aumenta a rapidez porque tem as apps carregadas antecipadamente. ( como te disse escolhe-se nas "Opções de programador" 

Passar regressar ao JB, como te foi dito acima, é igual em tudo o que fizeste para instalar o KK, só que o firmware que vais instalar é a versão 1.0.3 ( faz-se por hard reset)

 

O espaço que tens livre podia ser um pouquinho mais, mas não é mau.

 

No entanto, não é vulgar regressar ao JB por insuficiência do KK, se queres ver o que se passa, faz uma reposição de fábrica, ou instalas novamente o KK e vai testando enquanto colocas as apps, deves ter aí alguma coisa que te está a criar problemas. Por exemplo as app de gestão de RAM ou de gestão de bateria tornam-te o aparelho mais lento porque liquidam os dados que estão latentes.


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#23 Myke B

Myke B

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens
  • Smart a7

Mensagem publicada 25 May 2015 - 00:42

Continua igual. Nao sei mesmo o que se passa



#24 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 26 May 2015 - 16:11

No JB corre mais depressa?  é estranho, experimenta passar pelo forum da Bq no 5.7 e ver lá se existe alguma coisa que te ajude.

 

Podes experimentar tirar o cartão Sd e usar o telefone para ver se é mais rápido já aconteceu o problema estar em estruturas corrompidas no cartão sd


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5