Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

A ideia de fazer uma revista...


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
15 respostas a este tópico

#1 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 00:08

Surgiu uma queixa nesta thread, relativamente a certas publicações não darem a devida atenção ao que escrevem, acabando por realizar erros considerados ridículos para a maioria dos seus leitores.Na mesma thread, foi referida a ideia de transformar (ou aproveitar) o conteúdo do fórum para um projecto editorial (por AntonioH). Claro que a ideia imediata é não se saber, sendo como tal um risco, se Portugal teria estrutura e público suficiente para suportar tal projecto.No entanto, a questão que coloco é: que tipo de projecto é que poderia ser viável (economicamente e a nível de conteúdo) considerando o público alvo?É concerteza fácil deduzir que uma edição impressa seria bastante difícil entrar no mercado, tendo em consideração o investimento económico necessário para publicar uma edição que seja. Considere-se então uma edição apenas digital. Esta hipótese retira obviamente de cima da mesa gastos como impressão, distribuição, armazenamento, previsão de vendas. Claro que não estou a dizer nada de novo. Qualquer pessoa que esteja minimamente atenta às notícias direccionadas à luta entre os métodos clássicos e métodos modernos de publicação reconhece as vantagens da segunda metodologia.Com uma (grande) barreira retirada da frente, quais são os restantes obstáculos com que se depara um projecto editorial digital como este?O que me vem imediatamente à cabeça é, naturalmente, capital. Porque apesar de uma boa parte dos custos serem eliminados, ainda é necessários compensar a colaboradores (jornalistas, designers, editores, programadores...).As opções que consigo apresentar são (e não são mutuamente exclusivas):- Publicidade (duh...) associada aos artigos/leitor- Versão Freemium (tal como certas aplicações Android) em que a pequena percentagem disposta a pagar por artigos mais extensos compensasse a maioria que preferia não pagar, e ter artigos mais curtos.Aqui pergunto a quem já teve alguma experiência nesta área: acham que as receitas obtidas desta forma seriam suficientes para alimentar este projecto? têm alguma sugestão ou ideia que possa ser interessante pôr em consideração?

#2 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 00:18

Claro que um projecto destes teria de usar metodologias não convencionais para pelo menos tentar sobreviver.Equipa:- equipa nuclear e rotativa (conforme necessidade, disponibilidade e inspiração dos participantes), sendo os autores, designers e editores identificados em cada edição, criando um sentido de responsabilização;- A rotatividade permitiria também uma fácil entrada a colaboradores com interesse em alargar o seu portfolio (nomeadamente escritores e designers), conseguindo assim utilizar e dar oportunidade a, por exemplo, recém licenciados com vontade de "mostrar serviço".Edição:- a utilização de ferramentas actuais tal como o Google Docs permitiria uma edição e colaboração à distância dos vários participantes. A não necessidade de estarem todos debaixo do mesmo tecto permitiria também uma diminuição de custos (aluguer de espaço), e a possibilidade de os intervenientes adaptarem melhor o seu horário (o que torna as pessoas mais felizes).- Como referido, a responsabilidade da edição estaria sob uma equipa nuclear, em que o mínimo necessário de pessoas estaria encarregue da organização de espaço e qualidade dos artigos- Para além de notícias, um factor de diferenciação seria a inclusão de artigos de projectos desenvolvidos pelos autores, caso estes fossem do interesse dos leitores.Compensação:- Uma das formas de compensação monetária para com os autores seria a divisão equitativa do lucro de cada edição. A contabilidade seria transparente a todos os intervenientes.De momento não tenho mais ideias, fui basicamente escrevendo à medida que ia-me lembrando de coisas. Estou ciente que a minha sugestão está cheia de buracos, mas o meu intuito é criar aqui uma discussão, para pelo menos todos ficarmos mais esclarecidos relativamente a estes tipos de projectos... (Boa noite, são 3h30...)

#3 ronnie10

ronnie10

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 466 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 06:41

a ideia era optima...mas pra ser uma revista fisica n sei se seria fiavel..uma revista virtual acho q seria o ideal..mas como queriam o formato da revista?uma especie de revista com novidades e produtos android?ou uma revista com gadjets em geral?pra isso precisavamos de no minimo de 3 ou 4 empresas pra nos fornecer equipamentos pra testar-mos...e dp claro teriamos q fazer a publicidade a essas mesmas empresas...

#4 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 08:10

A ideia da revista já se debateu aqui algumas vezes e é já uma ideia antiga.Ponto 1: A possibilidade de impressão é impossível neste momento. Não há como suportar os custos para um projecto que não ganha lucros e não há ainda um volume de seguidores de Android em Portugal que justifique a criação da revista neste momento. A revista digital era o mais sensato.Ponto 2: Não há pessoas que se ofereçam para esse trabalho de criar artigos gratuitamente. Seria necessário várias pessoas a redigir artigos originais, era preciso haver algum tipo de investigação e aprofundamento de conteúdos feitos por essas pessoas e seria necessário uma pessoa ou duas que fizessem a paginação das edições com uma qualidade mínima. Ou seja, eram necessários jornalistas ou pessoas da área do android que redigissem textos e artigos e pessoas para a paginação das edições.Não há pessoas para criarem artigos para termos uma edição no mínimo de 20 páginas e não há pessoal para fazer a paginição.Ponto 3: Em termos de compromisso futuro seria necessário manter sempre a revista em funcionamento, ou seja, teria de haver um compromisso a longo prazo e não deixar morrer a revisto ao cabo de 2 ou 3 edições.Ponto 4: Neste momento o androidPT tem outras coisas em curso que é preciso primeiro resolver e depois então colocasse na mesa a revista. Temos o concurso de programação em curso que está com as nossas atenções para isso, e temos também a Wiki que está a levar com uma remodelação a médio prazo para disponibilizar os conteúdos do fórum e site acessíveis de forma fácil.Para colmatar a falha que tinhamos relativamente as novidades do android exite As Quinas que para já é para manter.Ponto 5: Pode-se pensar numa newsletter em que o pessoal recebe em casa os conteúdos de artigos colocados no site e as novidades que aparecem n' As Quinas. Seria mais ou menos uma mini-revista gerada automaticamente em que o pessoal poderia receber por mail, onde não seria preciso mais "mão de obra" e paginação, pois seria gerada sempre automaticamente. A revista digital para ser feita tem se de garantir um mínimo de parametros de qualidade e de aprofundamento de conhecimento e investigação por parte da própria redacção e não apenas fazer pesquisas no Google e criar artigos daí. Em termos de conteúdos, respondendo ao ronnie10, poderia ser algo do género:- Editorial - Entrevista a alguém PT ou estrangeiro relacionado com o android- Novidades provenientes da Blogesféra- Dicas de programação android- Tema da capa- Espaço dos testes (testes a equipamentos, aplicações etc)- Espaço dos leitores- Finalizar com um espaço humorístico ou curiosidades. Abraço
Nexus 5 || Sapo A5

#5 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 09:00

Um layout digital (tipo a revista Monkey) seria o mais interessante. Possivelmente já haverá formatos em HTML5 de paginação, tornando mais fácil a criação de um documento.Outro aspecto a explorar e aproveitar é a futura proliferação de tablets Android. No seguimento de revistas como a Wired (e outras da editora Conde Naste), que tem a sua publicação própria para o iPad, também seria possível criar uma para as tablets Android. No entanto, eu não descuraria de um formato para o iPad, e afins.

#6 ronnie10

ronnie10

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 466 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 09:35

tou totalmente de acordo com o cisco..primeiro de tudo uma revista android a 100% n há hipotesses n temos seguidores...se calhar nem com gadjets de todos os tipos de tecnologia n era fiavel...se repararem em revista q tao nas bancas: stuff t3 Bit exame informatica etc etc sao mensalment e as vezes até nem assunto tem pra tantas paginas...e essas revistas acho q pra o nosso pais já sao exageradas...outro ponto pra garantir a qualidade de uma ediçao dgital ou mesmo ediçao normal, precisavamos de equipamentos pra testar pk pa xegar ha net fazer um copy/paste n vale a pena..pra isso precisamos da colaboraçao de empresas como a fnac a worten the phone housse etc pra nos deixar testar os equipamentos...há resvistas q se podem dar ao luxo de comprar os equipamentos e testalos...ex: stuff compra equipamentos testar vao a a feiras internacionais etc...n é facil ter um revista com mt qualidade e acima de tudo imparcialidade de um equipamento pk se uma samsung disponibilisa um equipamento pra testarmos n vamos falar mal dele..por isso é q algumas revistas comprar o equipamnetos e dp fazem dele o q kerem...

#7 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 13:21

Não disse que quem contribuisse iria trabalhar de graça :) Compreendo que isto já foi discutido e pensado. Apenas tentava discutir um assunto que acho que pode ser explorado.. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_laughing.png Nem seria necessário ser apenas pessoal com vontade de criar algo com a mesma opinião de que o resto das publicações não são... satisfatórias

#8 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 13:25

DPontes escreveu:

Um layout digital (tipo a revista Monkey) seria o mais interessante.

Que revistas andas a ver?! lol :)

Possivelmente já haverá formatos em HTML5 de paginação, tornando mais fácil a criação de um documento.

A coisa não funciona assim. Pela minha experiência no que diz respeito a paginações, estas não são sempre as mesmas de edição para edição. É necessária alguém com conhecimentos de programas específicas para esta tarefa, poderem fazer a paginação. Em HTML exige a essa pessoa mais uma área de conhecimento.Não há, pelo que sei, uma forma autónoma de fazer uma paginação de qualidade. Quando me refiro a paginação vai desde o tipo de letra que é colocado para cada artigo, a disposição dos vários elementos numa página, etc, etc etc...

Outro aspecto a explorar e aproveitar é a futura proliferação de tablets Android. No seguimento de revistas como a Wired (e outras da editora Conde Naste), que tem a sua publicação própria para o iPad, também seria possível criar uma para as tablets Android. No entanto, eu não descuraria de um formato para o iPad, e afins.

Isto era de valor de pensar depois de as coisas acima estarem resolvidas.
Nexus 5 || Sapo A5

#9 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 14:14

Não ando a ver nada de especial... :) essa publicação está associada ao site kontraband.com que, se não conhecem, é um repositório de videos e fotos engraçadas (ou não).Apesar de gostar do conteúdo principal dessa revista, não gosto do layout (muito confuso) nem do design. Sei que seria necessário alguém com bons conhecimentos de HTML5 e afins, mas... caso fosse necessário, encontrava-se http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

#10 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 23:34

Aqui está uma solução para ajudar no trabalho editorial: Kapost.

#11 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 17:20

Não disse que quem contribuisse iria trabalhar de graça :) Compreendo que isto já foi discutido e pensado. Apenas tentava discutir um assunto que acho que pode ser explorado.. :D Nem seria necessário ser apenas pessoal com vontade de criar algo com a mesma opinião de que o resto das publicações não são... satisfatórias

#12 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 21:12

Confesso que fiquei surpreendido com este tópico. Quando referi a ideia, parecia-me morta à partida...Contudo, com fase mais adiantada ou mais embrionária, se a ideia existe, e tempo para tentar a estruturar, e se o problema é capital, pode-se tentar até ao fim deste mês submeter candidatura para apresentação de projecto à apreciação de potenciais investidores, Business Angels.

Para quem tenha a veia empreendedora, Business Angels apoiam projetos de negócios online. O evento "E-commarketing Show" chega a Portugal nos dias 15 e 16 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. Candidaturas até 30 Setembro. Gesventure Home Page - Destaques

Não conheço em detalhe o evento, mas penso que possa um projecto destes ser adaptado a esta oportunidade.Caso contrário, enfim, os BA estão sempre por aí, e se lhes for apresentado um projecto com "pernas para andar", conseguindo cativar a sua atenção e despertar o interesse, são sempre uma boa aposta. Não só pelo capital, mas também pela sua rede contactos e experiência no mundo empresarial.

#13 DPontes

DPontes

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 464 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 22:08

Acho que já não vamos a tempo de apresentar um projecto para o dia 30 :)No entanto tenho as minhas reservas relativamente a BAs, VCs e afins... mas isso é outro tema. Uma revista digital terá alguma dificuldade em mostrar-se uma boa oportunidade de investimento para um BA, visto não ser nada de novo, pelo menos no seu formato mais comum. Também porque o modelo de receitas de uma revista é, tanto quanto eu imagino, não muito atraente para um investidor, visto o retorno ser muito lento...No entanto, reitero que havendo pessoas com talento, vontade e determinação, qualquer projecto é capaz de ir para a frente. Basta apenas encontrar o melhor caminho para chegar lá..Uma revista deste género teria de ter algo de diferente. Diria até que a melhor hipótese que teria era ser uma revista não só para interessados em tecnologias & Android, mas também qualquer outra pessoa. Vem-me à cabeça o exemplo do Top Gear que, apesar de ter um formato e tema já batido, o de carros, consegue ser apreciado por muitas outras pessoas, principalmente por causa dos apresentadores.Com isto não quero dizer que este projecto deva ter "comediantes" como escritores :) !! Queria ilustrar que algo "banal", com um twist, pode ser algo a explorar...Talvez uma revista com uma forte componente gráfica, algo que agrade a outras pessoas (que não estão minimamente interessadas se determinado aparelho Android tenha 480MB ou 512MB de RAM)... Ou as apresentações dos aparelhos ser feitas envoltas numa história interessante (à là Top Gear)...Alguém terá mais sugestões?

#14 Tony

Tony

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 709 mensagens
  • LocalizaçãoGandra/Paredes
  • Nexus 10 e Huawei Mate 10 pro

Mensagem publicada 20 September 2010 - 04:18

Uma revista dedicada ao mundo Android é qu era.Claro que prefiro uma versão em papel. Quer queiramos quer não é muito mais prático. Acredito que existe mercado. Mas melhor do que isso e de modo a minimizar riscos, porque não a radução parcial de uma revista que exista. A Premier por exemplo é parte traduzida parte escrita cá. Desta forma 80% do texto estaria escrito, 20% seri escrito com tematicas ligas ao nosso mercado, e a revista mãe teria todo o interesse em ver o projecto andar.Mas efectivamente, atendendo a que existe no marcado mais do que uma revista dedicada ao Iphone, porque não dedicada ao Android. Apesar do sistema Android estar a começar a dominar, uma revista dedicada faria explodir as vendas. Todos os meus amigos a quem mostro o meu Boston (e note-se, é um Boston, enão um topo de gama) fica parvo com as suas capacidades.Saudações
"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá"
www.clubedeauville.pt
Palm 100, Palm 105, Palm 125, Palm Zire 71, Palm Zire 72, Palm Centro, Optimus Boston, Galaxy Ace, Nexus s, Galaxy S3, Nexus 10, LG G3, Huawei P9 e Huawei Mate 10 pro.

#15 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 20 September 2010 - 06:55

POde-se sempre fazer uma revista digital, numa app específica para android... Quem quer vai ao market e saca gratuitamente... usa-se a publicidade para pagar a dita revista...TEmos por aqui programadores que serão capazes de criar uma coisa destas...certo?JPC

#16 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 20 September 2010 - 07:40

Sem dúvida k para todos os interessados em android e para o forum seria óptimo ter uma revista dedicada. Támbem não é nada impossível o único problema k vejo é sem dúvida o capital para começar