Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Memória no SGS


  • Por favor inicie sessão para responder
40 respostas a este tópico

#1 miguelm97

miguelm97

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 86 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 13 September 2010 - 20:50

Comprei o meu SGS na semana passada e tenho uma dúvida relativamente à utilização da memória.Instalei o Advanced Task Killer para parar as aplicações mas constatei que ao longo do dia a memória disponível vai diminuindo (neste momento está nos 65M e não tenho nenhuma aplicação aberta na lista do Task Killer). Se eu desligar o telefone e voltar a ligá-lo a memória disponível fica nos cerca de 168M para depois ir diminuindo gradualmente.Isto quer dizer que ainda tenho aplicações a trabalhar e a ocupar memória?Existe alguma aplicação que me permita repor a memória sem ter que desligar o telefone?Pergunto isto porque tinha um Bluebelt e para o Windows Mobile havia uma aplicação (Clean Ram) que limpava a memória...Cumprimentos,M.

#2 Meia

Meia

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1600 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 13 September 2010 - 21:04

miguelm97 escreveu:

Comprei o meu SGS na semana passada e tenho uma dúvida relativamente à utilização da memória.Instalei o Advanced Task Killer para parar as aplicações mas constatei que ao longo do dia a memória disponível vai diminuindo (neste momento está nos 65M e não tenho nenhuma aplicação aberta na lista do Task Killer). Se eu desligar o telefone e voltar a ligá-lo a memória disponível fica nos cerca de 168M para depois ir diminuindo gradualmente.Isto quer dizer que ainda tenho aplicações a trabalhar e a ocupar memória?Existe alguma aplicação que me permita repor a memória sem ter que desligar o telefone?Pergunto isto porque tinha um Bluebelt e para o Windows Mobile havia uma aplicação (Clean Ram) que limpava a memória...Cumprimentos,M.

Esquece o windows mobile.O android faz esse trabalho por ti caso precise de memoria livre. E desisntala o task manager, em android nada disso é util...
Back to the game

#3 jmarks

jmarks

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 403 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2010 - 21:09

Também já me interroguei sobre este assunto mas ainda não consegui encontrar uma justificação.Espero que alguém deste fórum nos possa elucidar com uma explicação lógica e, quem sabe, com uma solução.

#4 miguelm97

miguelm97

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 86 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 13 September 2010 - 21:16

Meia escreveu:

Esquece o windows mobile.O android faz esse trabalho por ti caso precise de memoria livre. E desisntala o task manager, em android nada disso é util...

Então não vale a pena desligar e voltar a ligar o SGS para repor a memória no seu máximo? Se estiver com pouca memória isso não afecta o desempenho?

#5 Meia

Meia

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1600 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 13 September 2010 - 21:51

Quando o sistema operativo achar que tens pouca memoria ele faz o que achar necessario por isso esquece a questão de memoria e da uso ao equipamento...
Back to the game

#6 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 14 September 2010 - 07:29

Por vezes vais notar 5 segundos de lentidão e depois volta a fluir... isso foi Pk tinha pouca RAM e ele disponibilizou te mais, ou terminando tarefas ou encerrando apps

#7 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 14 September 2010 - 07:31

Existe já alguma informação sobre task killers no forum, basta fazer uma "busca" :)Desisntala os task killers (ou deixa de usar) que vais notar melhorias no desempenho.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#8 jmarks

jmarks

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 403 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 07:54

Mesmo a propósito do tema...Verifiquei há pouco que a Samsung disponibilizou uma actualização da app "Gestor de tarefas" (versão 1.5) e que esta tem uma nova funcionalidade destinada a limpar a RAM.A funcionalidade tem dois níveis de "agressividade" na limpeza.Só experimentei o nível 1 e a RAM passou de 80MB livres para 160MB.Afinal parece que a Samsung considera que a RAM deve/pode ser limpa manualmente.

#9 lemos

lemos

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 08:17

isso só força o que o sistema operativo faria autonoma e automáticamente. Na vida "real" não deves notar diferença.é um efeito placebo.

#10 miguelm97

miguelm97

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 86 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 14 September 2010 - 09:06

jmarks escreveu:

Mesmo a propósito do tema...Verifiquei há pouco que a Samsung disponibilizou uma actualização da app "Gestor de tarefas" (versão 1.5) e que esta tem uma nova funcionalidade destinada a limpar a RAM.A funcionalidade tem dois níveis de "agressividade" na limpeza.Só experimentei o nível 1 e a RAM passou de 80MB livres para 160MB.Afinal parece que a Samsung considera que a RAM deve/pode ser limpa manualmente.

Essa actualização está onde? Através do Kies?

#11 jmarks

jmarks

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 403 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 09:45

miguelm97 escreveu:

jmarks escreveu:

Mesmo a propósito do tema...Verifiquei há pouco que a Samsung disponibilizou uma actualização da app "Gestor de tarefas" (versão 1.5) e que esta tem uma nova funcionalidade destinada a limpar a RAM.A funcionalidade tem dois níveis de "agressividade" na limpeza.Só experimentei o nível 1 e a RAM passou de 80MB livres para 160MB.Afinal parece que a Samsung considera que a RAM deve/pode ser limpa manualmente.

Essa actualização está onde? Através do Kies?

A actualização apareceu disponível no próprio equipamento através da aplicação Samsung Apps.No entanto, aconteceu uma coisa "estranha" :P Tive necessidade de desligar o bicho e quando o liguei a app voltou à forma que tinha antes de instalar a actualização, ou seja, a tal funcionalidade desapareceu... :P

#12 Mafarricos

Mafarricos

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2073 mensagens
  • LocalizaçãoAlgures na web...

Mensagem publicada 14 September 2010 - 09:49

miguelm97 escreveu:

jmarks escreveu:

Mesmo a propósito do tema...Verifiquei há pouco que a Samsung disponibilizou uma actualização da app "Gestor de tarefas" (versão 1.5) e que esta tem uma nova funcionalidade destinada a limpar a RAM.A funcionalidade tem dois níveis de "agressividade" na limpeza.Só experimentei o nível 1 e a RAM passou de 80MB livres para 160MB.Afinal parece que a Samsung considera que a RAM deve/pode ser limpa manualmente.

Essa actualização está onde? Através do Kies?

É pelo Samsung Apps.Também experimentei a funcionalidade de limpar RAM de nivel 1 e libertou-me 80MB.

Microsoft Lumia 535 + Nexus 7

Mediacenter Minix Neo X8-H + WeTek Play 
Backups: SGS + TF101 + Raspberry Pi 2


#13 Ricardoh

Ricardoh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 135 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 10:42

Nao me aparece la nd...estranho.

#14 miguelm97

miguelm97

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 86 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 14 September 2010 - 10:44

No smasung apps através do SGS ou pelo kies? Tb não me aparece lá nada...

#15 Mafarricos

Mafarricos

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2073 mensagens
  • LocalizaçãoAlgures na web...

Mensagem publicada 14 September 2010 - 11:13

Samsung Apps através do telemóvel.Quando ele me vai buscar as aplicações aparece-me lá.Se tiver instalado é que já não aparece nada...

Microsoft Lumia 535 + Nexus 7

Mediacenter Minix Neo X8-H + WeTek Play 
Backups: SGS + TF101 + Raspberry Pi 2


#16 lemos

lemos

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 11:28

não, é nas "Samsung Apps" no telemóvel mesmo.

#17 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 14 September 2010 - 13:11

Não foi nenhuma actualização... eu lembro me disso já há muito tempo e isso só demonstra k a Samsung está a justificar uma má gestão da RAM com uma app clean quando um dos pontos do Android é a gestão de recursos

#18 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 18:10

Vou só dar uma explicação "racional" para o que costuma acontecer com task-killers e a forma como a memória é afectada ao longo do tempo/dia.Imaginem que têm 100Mb RAM totais no vosso sistema disponiveis para serem usados por aplicações.Iniciam a aplicação "A" que consome 10Mb simplesmente por estar activa mas que precisa de criar alguns subprocessos, que vou chamar de variáveis por motivos de simplificação, e que cada um desses processos ocupa 1Mb.Supondo que temos essa aplicação "A" com 5 variáveis activas então facilmente concluimos que dos 100Mb que tinhamos disponiveis inicialmente agora apenas podemos contar com 85Mb.Quando as aplicações são bem desenvolvidas, ao serem terminadas normalmente (leia-se, sem recorrer ao uso de task-killers), elas libertam a memória dessas variáveis antes de fecharem.Quando usamos um task-killer e terminamos uma app ela já não teve oportunidade de terminar variaveis que lhe estavam associadas, ficando estas indisponiveis mesmo depois da aplicação ter sido terminada.Pegando no exemplo da Aplicação "A", ao usar um task-killer os 10Mb ocupados por ela seriam libertados, mas os restantes 5Mb não. Ao longo do dia como são usadas várias applicações é normal que comecem a ficar muitos restos e que mesmo não tendo nada a correr a RAM disponivel seja pouca. Só não desce mais porque o sistema depois encarrega-se da gestão da memória, tal como era suposto acontecer desde o inicio.Espero que assim seja claro, e mais uma vez volto a dizer, esta explicação dada aqui não representa o que acontece mesmo na realidade, apenas o referi desta forma para que quem ler consiga ter uma noção das coisas.Os Task-killers podem ser usados para determinadas apps, mas são casos pontuais e convém saber quando se usar. É uma ferramenta, não é uma app ultra super mega hiper necessária como muia gente pensa.

#19 lemos

lemos

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 18:55

como resposta rápida serve.Mas não esquecer que grande parte da memória é simplesmente guardada pelo sistema operativo para que mais tarde seja disponibilizada mais rápidamente (aparece ocupada, mas está na realidade livre).

#20 lemos

lemos

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 18:58

ah... e também não esquecer que 99% dos programas com que temos interacção correm sobre uma JVM, e como tal, o GC vai limpando as tais "variáveis" que já não estão a ser utilizadas.

#21 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 20:27

lemos escreveu:

Mas não esquecer que grande parte da memória é simplesmente guardada pelo sistema operativo para que mais tarde seja disponibilizada mais rápidamente (aparece ocupada, mas está na realidade livre).

As palavras chaves estão assinaladas. É que é suposto ser o sistema operativo a fazer a tarefa de libertar memória quando necessário. Se outros sistemas não o fazem em condições e precisam de aplicações extra é porque nao são sistemas operativos.

#22 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 14 September 2010 - 20:58

ah... e também não esquecer que 99% dos programas com que temos interacção correm sobre uma JVM, e como tal, o GC vai limpando as tais "variáveis" que já não estão a ser utilizadas

Isso está correcto para uma máquina virtual java convencional. Mas em Android tanto a máquina virtual ( Dalvik ) como o GarbageColletor são diferentes. O sistema usa RAM o mais possível, tal como é normal acontecer com uma distribuição Linux. Isto faz todo o sentido, pois imaginem que fecham um aplicação. Se o sistema não estiver a precisar de RAM para outras aplicações essa aplicação continua na memória, e deste modo se por acaso iniciarem essa aplicação de novo ela abrirá muito mais rapidamente. Isto poupa tempo ao utilizador, e poupa bateria.----Em resposta ao Gestor de Tarefas, a Samsung não incluiu nada que não viesse já de origem com o Android, apenas fez um atalho para essa aplicação já existente no painel das aplicações usadas recentemente (painel que aparece quando pressionam a tecla Home durante alguns segundos). Eis o porquê:1º A Samsung não acha que isto devia lá estar, nem tão pouco o SGS tem má gestão de memória. O que o pessoal anda a usar são firmwares não oficiais, que provêm de alguma leak interna à Samsung. Ora a única situação em que um task-killer é realmente útil é para programadores, e estas leaks vêm com alguns parâmetros úteis para programadores, daí a presença do tal atalho. Não significa que ele esteja lá para ficar.2º Os perfis de forçar a "morte" de processos mais uma vez serve apenas com o propósito de teste, para simular situações que não ocorrem facilmente num dispositivo com muita RAM como é o caso do SGS. Serve para simular aquilo que usualmente se chama de "trashing", e obriga o sistema a "reciclar" recursos. NÃO ACTIVEM ISTO, APENAS IRÃO CONSUMIR BATERIA DESNECESSARIAMENTE.

#23 lemos

lemos

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 21:16

pedronveloso escreveu:

Isso está correcto para uma máquina virtual java convencional. Mas em Android tanto a máquina virtual ( Dalvik ) como o GarbageColletor são diferentes. O sistema usa RAM o mais possível, tal como é normal acontecer com uma distribuição Linux. Isto faz todo o sentido, pois imaginem que fecham um aplicação. Se o sistema não estiver a precisar de RAM para outras aplicações essa aplicação continua na memória, e deste modo se por acaso iniciarem essa aplicação de novo ela abrirá muito mais rapidamente. Isto poupa tempo ao utilizador, e poupa bateria.

isso foi o que eu disse no outro post dito por outras palavras ;) furthermore, uma coisa não invalida a outra.

#24 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 14 September 2010 - 21:22

Nesse caso as minhas sinceras desculpas ;)

#25 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2010 - 23:40

Ainda bem que aprendi a programar em C, agora olhando para java e tendo em conta os GC (garbage collectors) e essas coisas todas até parece mais simples.Ja agora fica uma questão: Manter dados em memoria não consome energia? Por muito pouca que seja. Eu tenho praticamente a certeza que sim, portanto em termos energéticos é natural que um sistema android consuma ligeiramente mais (nem que sejam quantidades praticamente desprezaveis)