Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Dúvida] Sobre bricks


  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 ThatGuyPT

ThatGuyPT

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens
  • BQ Aquaris 5

Mensagem publicada 04 October 2014 - 15:34

Boas comunidade androidPT.

 

 

Sou novo por estas bandas apesar de ter já alguma experiência no que toca a informática etc.

 

 

A minha questão aqui é sobre bricks, bricks em telemóveis.

 

Quando era mais novo (isto à uns 5 anos atrás) lembro-me de ter brickado a minha PSP, e sei o que custa portanto estou aqui para resolver as minhas dúvidas.

 

 

Pelo que sei existem 2 tipos de bricks:

 

Hard Bricks e Soft Bricks.

 

 

Soft Bricks é quando se entra numa espiral a dar boot ou algo do género da qual é impossível recuperar. Isto já me aconteceu umas 3-4x até agora a modificar o meu BQ Aquaris 5, bastou flashar a stock ROM ou um backup com o recovery menu e resolvi.

 

 

Tanto quanto sei um Hard Brick acontece quando as definições do IMEI e afins são apagadas, gostava de saber quando é que isto acontece, em que circunstâncias, como resolver, e se dá para resolver, bem como saber como evitar isto. Já vi que pessoas dizem que flashar a stock ROM resolve em alguns telemóveis, é o caso do meu BQ Aquaris 5?

 

 

Devo-me sentir seguro? Se não, o que devo saber?



#2 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 06 October 2014 - 13:41

Olá, vê se responde, estou preguiçoso para traduzir ;)

 

The term "brick" usually refers to the stone, which means: "device can only be used as paper-weight". Taken literally, there's no way to "unbrick".

However, you also find terms like "hard-brick" and "soft-brick" used, which makes the term "brick" less absolute: A soft-brick is something you easily can recover from (count it as a "temporary paper-weight"), mostly by software-based solutions (e.g. re-flash your phone) -- while a "hard-brick" is rather meant in the way the original term points to.

Still, technically spoken, even a "hard-bricked" device could be "unbricked" -- but mostly this is more expensive then getting a new device.

 

For a normal user, it's almost impossible to (hard-) brick his device. Even when flashing a custom ROM, this can rarely happen, as there are many security-layers involved. Almost always you can boot your device into some fall-back mode where it is at least recognized by some "flashing software", so you could simply flash another/the original firmware back. Which means, the risk you are taking is to "soft-brick" your device1. A "hard-brick" is quite unlikely with "normal operations" like rooting or flashing custom ROMs."

 

Não percebi se a questão que colocas é sobre IMEI,  normalmente quando "mexes" no telefone não costumas ter acesso a essa parte, alguma coisa tem que correr muito mal para isso acontecer, mas que pode acontecer, claro que pode. Todavia existem formas de repor os IMEI, nem sempre satisfatórias. Talvez a única forma de não ter riscos seja não mexer no telefone, mas mesmo assim, já aconteceu o pessoal queixar-se de bricks actualizar o firmware oficial  :D


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#3 AbduL

AbduL

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 676 mensagens
  • LocalizaçãoOeiras

Mensagem publicada 06 October 2014 - 14:14

No caso dos mediateks desde que tenhas em atenção o preloader, não ficas com um tijolo.
Convêm também fazeres um backup do NVRAM, onde está o imei, serial number, mac address...

Com estes dois pormenores em atenção podes sempre restaurar o telefone.

Tapatalked
if [ $up.post.type = $type.two.lazy.to_use_google ] || [ $up.post.type = $type.silly_question ];
then mv $user.contact.up.post /.trash; set response($response.type ignore);
$user.up.post.ignore_in_future = true; fi;

 


#4 dansmrcookie

dansmrcookie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • Inew V3, Zopo zp820

Mensagem publicada 04 February 2015 - 10:53

No caso dos mediateks desde que tenhas em atenção o preloader, não ficas com um tijolo.
Convêm também fazeres um backup do NVRAM, onde está o imei, serial number, mac address...

Com estes dois pormenores em atenção podes sempre restaurar o telefone.

Tapatalked

Olá Abdul!

 

Notei que aparentemente você tem um certo conhecimento em celulares MTK.

 

Você comentou sobre o preloader e o Back up da NVram. O meu caso é que me deram esse celular Brickado (Inew V3) e eu não tenho backup da Nvram, existe uma forma de fazer isso agora?

Sobre o Preloader já testei pelo menos umas 8 Roms, todas retornam erros ao tentar Flash.

Em um tópico em outro forum encontrei um arquivo preloader que "salvou" um V3, tentei ele no meu e apenas mudou o erro.

 

Poderia me dar uma luz?



#5 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 05 February 2015 - 14:13

Existem métodos para repor os IMEI, por exemplo, mas exigem que se conheça os nºs originais que estão na caixa, deram-te o telefone com a caixa? ou deram-te os IMEI originais?

[EDIT] pensando melhor, o problema não parece ser IMEI, esse apareceria muito mais tarde. Que sintomas tem o telefone? Não liga? aparece alguma imagem e fica parado? já tentaste entrar em recovery ou flashar a rom com o sp flash tools?


Editado por Qashqool, 05 February 2015 - 14:20.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#6 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 05 February 2015 - 14:39

Deixo-te um tutorial para bricked Inew v3:

Retirar a bateria.
Abrir o Flash Tools, e carregar o shutter.txt da rom oficial ou uma que trabalhe nesse modelo
Ir às opções Opções e escolhe em usb mode
Agora desmarca tudo e mantem apenas preloader marcado.
Pressionar o botão de download.
Pressionar simultaneamente a tecla power Vol + e Vol -, os 3 juntos.
Ligar o telefone ao PC pela porta usb, mantendo-os pressionados  ( vais precisar de mais uma mão  )
O telefone vai-se ligar, instalar os drivers e o Flash Tools começa a descarregar
Manter os três botões pressionados (durante o procedimento).
Quando aparecer o V verde largar os butões
E desligar o telefone do computador.
Agora deves ter o novo bootloader e podes flashar a rom pelo método normal ( mais ou menos como este mas sem carregar nos botões)
Recomenda-se fazer um format all antes do download para ter a certeza que todas as partições ficaram limpas

 

fonte: http://www.chinaphon...tid=5316&page=2


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#7 dansmrcookie

dansmrcookie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • Inew V3, Zopo zp820

Mensagem publicada 05 February 2015 - 14:52

Existem métodos para repor os IMEI, por exemplo, mas exigem que se conheça os nºs originais que estão na caixa, deram-te o telefone com a caixa? ou deram-te os IMEI originais?

[EDIT] pensando melhor, o problema não parece ser IMEI, esse apareceria muito mais tarde. Que sintomas tem o telefone? Não liga? aparece alguma imagem e fica parado? já tentaste entrar em recovery ou flashar a rom com o sp flash tools?

Olá Qashqool! Primeiramente obrigado pelo contato.

 

Bom, referente ao procedimento de EMEI eu não conheço, porém se for necessário creio que não terei problemas, o celular está "novo" o antigo dono usou por uns 3 meses apenas.

 

O aparelho esta "morto" tela não acende nem se por direto no carregador.

Quando conecto na usb ele faz o som de conexão, no começo ficava conectando e desconectando sem parar, porém depois de instalar os drivers ele conecta e fica estável (Não tenho certeza se isso indica que estou com o driver correto, mas acredito que sim).

já tentei entrar e recovery, ele nao liga, dessa forma fica impossivel. :/

 

Estou atualmente na fase do flash tools. Vou tentar resumir tudo que já fiz.

 

Executo o Sp Flash versão 5 (Porém já tentei com a versão 3 também)

 

Carrego o scatter da Rom

 

Clico em download e conecto o celular sem bateria.

 

A cada rom nova eu faço testes diferentes como conectar o celular segurando o volume -, segurando o volume + power etc.

 

Encontrei a suposta stock rom do Inew V3, que é a cxq_v3_inew_v1.0.3, porém ela também me retorna erro.

 

 

OBS: Alguns Preloader demoram mais, e exibem um erro 4032. A maioria das roms exibe o erro 4058.

OBS2: No inicio em uma das tentativas, após muitos erros ele começou a carregar uma Rom custom da Huawei, chegou em torno dor 60% e deu erro, depois dessa vez, nunca mais.

OBS3: Não sei se isso pode ajudar a concluir algo, mas o que mais me desanima é que a opção format do flash tools também não funciona, retorna o mesmo erro de quando tento fazer o download.

 

Anexo imagens do celular, do erro, dos drivers e do log do sp flash tools.


Deixo-te um tutorial para bricked Inew v3:

Retirar a bateria.
Abrir o Flash Tools, e carregar o shutter.txt da rom oficial ou uma que trabalhe nesse modelo
Ir às opções Opções e escolhe em usb mode
Agora desmarca tudo e mantem apenas preloader marcado.
Pressionar o botão de download.
Pressionar simultaneamente a tecla power Vol + e Vol -, os 3 juntos.
Ligar o telefone ao PC pela porta usb, mantendo-os pressionados  ( vais precisar de mais uma mão  )
O telefone vai-se ligar, instalar os drivers e o Flash Tools começa a descarregar
Manter os três botões pressionados (durante o procedimento).
Quando aparecer o V verde largar os butões
E desligar o telefone do computador.
Agora deves ter o novo bootloader e podes flashar a rom pelo método normal ( mais ou menos como este mas sem carregar nos botões)
Recomenda-se fazer um format all antes do download para ter a certeza que todas as partições ficaram limpas

 

fonte: http://www.chinaphon...tid=5316&page=2

Obrigado, irei tentar agora, pois segurando os 3 botões eu nunca fiz! e também tentar carregar só o preloader. 

 

Valeu!

Ficheiros Anexados



#8 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 06 February 2015 - 08:20

Não tenho esse telefone, por isso não te posso ajudar muito mais, dei uma olhada nos fóruns ligados a estes modelos e o que escrevi foi o que encontrei com mais probabilidade de sucesso.

Vai tentando, pelos vistos já não tens nada a perder   :D

Se encontrar mais alguma coisa eu trago para aqui, entretanto pode ser que mais algum user possa dar mais uma mãozinha


Vê este preloader: https://mega.co.nz/#...rVngrS8OTWxMGu4

 

Nesta página: http://www.needrom.c...#comment-130298


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#9 dansmrcookie

dansmrcookie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • Inew V3, Zopo zp820

Mensagem publicada 06 February 2015 - 10:06

Não tenho esse telefone, por isso não te posso ajudar muito mais, dei uma olhada nos fóruns ligados a estes modelos e o que escrevi foi o que encontrei com mais probabilidade de sucesso.

Vai tentando, pelos vistos já não tens nada a perder   :D

Se encontrar mais alguma coisa eu trago para aqui, entretanto pode ser que mais algum user possa dar mais uma mãozinha


Vê este preloader: https://mega.co.nz/#...rVngrS8OTWxMGu4

 

Nesta página: http://www.needrom.c...#comment-130298

Obrigado Qashqool! Qualquer tipo de ajuda é sempre bem vinda. 

 

o Post do Chinaphone me ajudou muito, apesar de não ter conseguido resolver o problema eu consegui tirar algumas conclusões.

Ao que me parece a data de fabricação do Inew V3 influencia na Rom. Encontrei alguns casos de pessoas que comentou tem conseguido apenas 1 Rom que fizesse o Smartphone voltar.

 

Creio que minha unica chance seja fazer o download de todo tipo de ROM que encontrar para o V3, seja custom, official, update, modify.

 

Hoje esqueci de trazer o Inew para o trabalho e não poderei fazer testes, creio que esse preloader nao funcione pois é de uma versão upgrade do V3. Mas não custa tentar haha.

 

Obrigado mais uma vez.



#10 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 09 February 2015 - 11:47

Ao dispor mrcookie, lamento não ter podido ajudar mais

o teu telefone é um V3, um V3-C ou um V3-E?

vê aqui http://pan.baidu.com/s/1sjJP9ud ( por tua conta a risco :) )


Editado por Qashqool, 09 February 2015 - 11:56.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#11 dansmrcookie

dansmrcookie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • Inew V3, Zopo zp820

Mensagem publicada 09 February 2015 - 14:03

Ao dispor mrcookie, lamento não ter podido ajudar mais

o teu telefone é um V3, um V3-C ou um V3-E?

vê aqui http://pan.baidu.com/s/1sjJP9ud ( por tua conta a risco :) )

Olá Qashqool. Não faço ideia de qual versão é o meu V3 nem de como descobrir.

Para onde esse link leva? Não estou conseguindo acessa-lo.



#12 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 09 February 2015 - 16:27

é o download da rom V3C do inewphone, googla por inewphone.

[EDIT]  no próprio telefone não tem o nº da versão, por dentro, etc?


Editado por Qashqool, 09 February 2015 - 16:28.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#13 dansmrcookie

dansmrcookie

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • Inew V3, Zopo zp820

Mensagem publicada 09 February 2015 - 16:49

é o download da rom V3C do inewphone, googla por inewphone.

[EDIT]  no próprio telefone não tem o nº da versão, por dentro, etc?

O Link não funcionou aqui, talvez pq eu esteja na empresa, vou tentar em casa.

 

Sim, tem a versão, postei a alguns dias atrás, segue imagem. http://www.androidpt...-1423147733.jpg



#14 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 09 February 2015 - 21:11

Mais pistas

 

http://www.chinaphon...ad.php?tid=8965

 

 ou este:

Yo he conseguido actualizar con esta rom: http://www.needrom.c...inew-v3-1-0-13/ (se puede flashear tanto por SP Flash como por CWM)

Con esta otro no me funciono: http://www.needrom.c...driver-fix-rom/
Link2: https://mega.co.nz/#!qUokySJK!OCXGYcXvS9CF3BFIB0ycyS5uIjSGiiuzMbMrltN E3pg

Mi inew es un v3 (v4.0 segun la pegatina de la bateria), MT6582, WCDMA850/2100, lcd 1-lg_hx8394_vdo, 16GB

Te funciona el GPS? He probado distintas roms, fixes y demás y me ha resultado imposible hacer que el gps funcione con kit kat. Con la 4.2 sí.

 

ou este 

http://www.needrom.c...-official-root/


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5