Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Que caminho seguir?


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
1 resposta a este tópico

#1 jonymacarrony

jonymacarrony

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2014 - 11:00

Boas.

 

Peço desde já desculpa em avanço pelo tamanho do tópico mas precisava mesmo de ajuda.

 

Como não quero que ninguém perca o seu tempo de forma injustificada coloco aqui os pré-requisitos para que seja dada uma resposta a este tópico, portanto se não os preencherem não percam tempo a ler a não ser que queiram mesmo.

Também para poupar leitura desnecessária dividi o tópico em 2 partes, a 1ª explica a minha situação, a 2ª

é onde coloco a questão propriamente dita, embora para responderem adequadamente seja preferível também verem a 1ª parte.

 

 

Pre-requesitos:

 

- Muita paciência ou capacidade de leitura rápida

- Muita vontade/gosto em ajudar o próximo

- Conhecimento pratico, técnico e de mercado de trabalho de uma das seguintes áreas:

    - Engenharia Informática

    - Engenharia de telecomunicações e informática

    - Engenharia Electrotécnica e de computadores

 

Parte 1 - Ora vou comer por expor a minha situação e um pouco da minha história para terem um melhor entendimento do meu enquadramento.

 

Tenho 27 anos, 9 dos quais passei na faculdade. Fiz 3 anos de um curso (de 4 anos como é obvio ainda não havia bolonha) o qual não aguentei mais e desisti mudando para outro curso o qual terminei e fiz posterior mestrado, tudo na área do Desporto.

 

Segui a área da saúde com grande influência da minha mãe na altura, embora sempre tenha gostado imenso da área das tecnologia, tanto assim é que a minha primeira opção era na área da Saúde, todas as outras era em áreas da engenharia (entre as 3 acima referidas). Tive "azar", entrei na primeira.

 

Desde cedo (tinha prai 10/11 anos) que lido com computadores, o meu pai trabalhava numa empresa de electrónica e tive contacto com computadores de uma forma acompanhada aos meus 7 ou 8 anos, e de uma forma autónoma aos 10 anos. O que hoje em dia não é nada extraordinário mas ha 15 anos atrás não era muito normal. Muitos se devem identificar, jogava jogos em DOS, nunca comprei um único computador completo, sempre fiz os computadores as peças. Com 13 anos já fazia overclocking a pentium's 3 com jumper's, etc...

 

Sempre adorei tecnologia e embora seja de desporto não percebo atum de qualquer desporto a não ser aquilo que tive de estudar (segui desporto mais pela componente da anatomia e fisiologia do que pelo desporto em si). 

 

Recentemente para o meu mestrado precisei de desenvolver um site com uma aplicação em javascript onde, por minha iniciativa decidi aprender HTML, CSS, Javascript e PHP com a ajuda de um colega em vez de pagar para me fazerem o site, e adorei a experiência. Tanto que a minha aplicação já está a ser utilizada noutros mestrados.

 

Ora bem, de momento encontro-me num impasse. Há pelo menos 2 anos que quero mudar de área porque não gosto dos empregos que a minha oferece. Não é que haja falta, porque curiosamente não há, mas detesto qualquer uma das opções que posso ter. Queria portanto enveredar numa área mais tecnológica dentro de uma das 3 acima referidas.

 

2ª parte - Quero ingressar numa licenciatura mas não sei qual escolher.

 

Prioridade - empregabilidade, progressão de carreira/monetária

Limitações - tempo (horário e anos de curso)

 

Explicando:

A minha prioridade e a razão principal de querer entrar numa área completamente distinta da que estou hoje é a empregabilidade dentro e/ou fora no estrangeiro, como referi a minha área não tem falta de trabalho, mas tem falta de condições de emprego, é muito mas mesmo muito precária e o trabalho é sempre o mesmo e com o qual eu não me identifico.

Tenho outra particularidade, tendo a desistir ou desinteressar-me facilmente por trabalhos pouco desafiantes e que não ofereçam grande recompensa pelo sucesso ou grau de empenho. Por outro lado, se sei que o nível/remuneração aumenta consoante a qualidade do nosso trabalho, empenho, ai posso ser mesmo muito dedicado e bom naquilo que faço. 

 

As limitações são o tempo porque trabalho, embora felizmente tenha a parte da manha toda livre o que me possibilita fazer cursos diurnos facilmente, mas o pior é mesmo a idade. Tenho 27 anos e queria evitar estar mais uns quantos anos na faculdade a perder tempo e dinheiro. Queria algo que de uma forma rápida me desse para meter as mãos na massa e arranjar emprego nem que seja no inicio mal pago.

 

Com isto em mente, qual dos 3 me aconselham??

 

Já tenho visto vários tópicos em vários fóruns com perguntas semelhantes mas é sempre de pessoal no 12º. E em mim aplicam-se aqui questões importantes na escolha. Eu não quero saber qual o melhor ou pior porque isso cada um puxa a brasa a sua sardinha. Eu preciso de saber por exemplo se tendo em conta que o curso de electrotecnia e computadores ser 5 anos em vez dos possíveis 3 anos da licenciatura em informática se vale a pena à luz do grau de empregabilidade, desenvolvimento pessoal e de carreira etc. Ou se mais vale fazer um de informática que é mais "rápido" e imediato.

 

Agradeço a paciencia que dedicaram para chegarem até aqui e toda e qualquer ajuda que possam dar.

 

 

 

 


  • Pardinha gosta disto

#2 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 14 October 2014 - 08:05

Ora antes de mais felicito-te por usares um forum como este para exercitar o teu dom da palavra. Identifico-me plenamente contigo a não ser na vertente académica. Também lido com pc's desde muito novo (primeiro foi um 286 a 25mhz) e sempre senti que a informática era a minha vida tanto que foi e está ainda a ser. Não tirei nenhuma licenciatura mas ainda "só" tenho 34 anos e acho que nunca é tarde. 

 

O meu conselho, pelo que vejo, é tirares a licenciatura em engenharia informática, sempre com o pensamento de que é rápida e dá o nivel de certificação que a maior parte das empresas requer. Outra coisa que não podes descurar são as certificações que nenhuma licenciatura pode dar como certificações Microsoft, Cisco, etc.

 

Posto isto, julgo que se optares por uma licenciatura estás sempre bem, mas um bom técnico com as certificações certas na maior parte das vezes tem conhecimentos que vão para além das licenciaturas. As empresas prezam muito isto.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço.


  • qix e Rui Luís gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui