Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Pagar software para Android?


  • Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

#1 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 15 August 2010 - 10:58

Pagar software para Android?Viva,Apresentamos um artigo de opinião de Luis Sismeiro, desta vez sobre as razões de comprar as aplicações para Android. Esperamos que gostem e que comentem aqui.A Equipa androidPT

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#2 LSD

LSD

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 15 August 2010 - 17:03

Gostei muito de ler o artigo.Comprei o NDrive depois de usar a versão beta algum tempo com alguns bug's. Valeu o dinheiro pago.Comrpei o Documents to go full...Comprei o Dual mount sd... Mas ainda está muito verde, mesmo assim vale o 1$ que peguei. MAs não vale 2$... B) ACho muito bem que haja software pago e com a hipotese de nos ser devolvido o dinheiro nas primeiras 24 horas é excelente. Em relação a outros que tenho a versão free e não compro a versão full é porque a free cumpre as funcionalidades que pretendo. MAs quando posso clico na publicidade...É preciso contribuir para quem nos "enche" o telemovel.

#3 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 15 August 2010 - 18:30

LSD escreveu:

Comprei o Dual mount sd... Mas ainda está muito verde

verde??a app faz exactamente o q e' suposto

#4 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 15 August 2010 - 18:44

Sim, era bom esta pratica de pirataria constante começar a ter um fim.As aplicações Android quanto a mim, estão no melhor caminho para isso. Muitas aplicações custam cerca $1, $2, $3 e mesmo algumas chegando aos $10 não se pode dizer que sejam caros.Como tudo na vida, a pergunta que cada um tem de fazer é: "Compensa pagar o valor pedido, para a utilização que lhe vou dar?"Senão qualquer dia temos os programadores a entenderem que tem todo direito de ocupar uma casa nova, a ir a qualquer stand e pegar em qualquer viatura, etc., etc... afinal é o que fazem com o produto do seu trabalho!É que nem sequer pode ser comparado com artistas, que tem hipótese de dar concertos, seja em estádios ou pequenos bares, conforme a fama.

#5 DavidDias

DavidDias

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 296 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 15 August 2010 - 18:54

É correcto aceitar-mos e pagarmos o devido valor de cada app, afinal de contas essa app custou muitas horas de trabalho a alguém.Mas na minha sincera opinião, não tenciono comprar nenhuma app android enquanto a Google manter os termos que têm.Nós como developers até podemos aceitar não conseguir por a app a venda no market e criar um sistema de donation, ou acreditar que as pessoas vão comprar cartões estrangeiros para comprarem apps pagas no market, mas quem é que vai fazer isso realmente? quantos users é que vão comprar um cartão de uma rede inglesa ou americana de forma a comprar uma app? Quem é que vai estar a criar uma conta paypal só para doar 99 cent por uma app? Muito poucos digo-vos eu.Se querem realmente ajudar os developers, de modo a que estes continuem a progredirem e a dar ao mundo app's espectaculares, têm de criar um método de pagamento fácil e rápido, para que qualquer enduser saiba usar. Andei as ler umas noticias que sairá brevemente pagamentos no market por paypal, mas se pensarem bem se calhar nem vão atingir 25% do mercado com este método, o facto utilizador ter que criar uma conta paypal e transferir dinheiro é uma barreira psicológica enorme, muitos não se vão dar ao trabalho acreditemNa minha opinião (apesar de saber que muitos já estão a fazer o esforço e de que é difícil) deveríamos era pressionar a google e todas as entidades responsáveis por não termos um market a funcionar como é suposto para todos os países.

#6 Alcap

Alcap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 15 August 2010 - 23:21

Ate hoje so piratiei a aplicaçao locale, principalmente porque ainda nao consegui poupar os 11€ (e tambem porque so a uso para uma coisa estupida). Anyway, a verdade é que as pessoas vao sempre preferir nao pagar pelas coisas, sobretudo quando nao tem qualquer hipotese de serem apanhadas. No entanto, congratulo a equipa pelo artigo, pois é algo que precisa de mudar, no que toca a software

#7 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 15 August 2010 - 23:59

Talvez seja uma questão de os developers se mexerem..Os "artistas" tem os "direitos de autor" e criaram uma coisa ainda mais maravilhosa, os "direitos conexos". Perguntem em qualquer café/bar que falem com o dono, que ele vos diz quanto é que está a pagar por essa xulic*!!Alias, quando vão a qualquer loja e compram um CD ou DVD (e várias outras coisas que nem imaginam directa ou indirectamente), estão a pagar essa xulic*!Agora, como as vendas de CD/DVD caíram a pique, querem tributar consolas, leitores mp3, telemóveis... Mais depressa pagava essa taxa se fosse para distribuir pelos developers, mas numa associação independente da SPA! (no caso Português)

#8 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 17 August 2010 - 08:20

Para mim é incompreensível a atitude da Google em não dar acesso livre a comprar aplicações. Já comprei uma app mas tive problemas na instalação. Alguma coisa correu mal com a emulação do sim, ou alguma protecção da app falhou a validação. Bom, após desinstlar e instalar de novo o processo ficou concluído. Claro que na desinstalação perdi a opção de refund (só disponível na 1ª vez) sem sequer ter podido validar se a aplicação valia o dinheiro. Mas o mais grave nem são estes casos em que a complexidade da aldrabice, para acedermos a algo que nos é negado, faz falhar o processo. O mais grave é que é muito mais simples sacar os apk'x já cracados e sem qualquer problema de falhar instalações, refunds, etc.Ou seja a Google ao vedar o acesso às apps pagas está apenas a contribuir activamente para a pirataria. A mensagem é simples. Se se dificulta a aquisição, faclita-se a pirataria. Já para não falar no facto de se castrar toda a comunidade de developers. Acredito que hajam factores que impeçam a abertura do mercado LIVRE, mas para além da estupidez não estou assim a ver mais opções :(

#9 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 17 August 2010 - 20:33

pêpê escreveu:

Acredito que hajam factores que impeçam a abertura do mercado LIVRE, mas para além da estupidez não estou assim a ver mais opções :(

* Dificuldades colocadas pelas Operadoras;* Para abrir um mercado totalmente livre, perdia-se o conceito de segurança, motivo praticamente único para o processo se passar da forma que está feito. Nada mais simples para a goolge, do que ter colocado uma loja online, com todo o tipo de pagamentos existentes..* Proporcionar um amadurecimento dos developers e a criação de um número considerável de software FREE, sobretudo nos mercados mais pequenos, antes da massificação do conceito de software pago. Sejamos francos, que interesse ia haver numa plataforma que se pretende massificada, se ainda mal a conhecendo os utilizadores tivessem que pagar por qualquer programa da treta? Isso até pode funcionar num produto para o segmento alto, médio-alto. Não no de massas.E assim de repente, em 5 minutos, encontro estes 3 factores..

#10 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 18 August 2010 - 09:01

Não me interpretes mal mas da mesma forma que eu não percebi nenhuma dessas justificações, ninguém irá perceber. - Dificuldades das operadoras? Onde é que entram as operadoras? Já me mamam o pacote de dados. O resto não lhes diz respeito. Tanto que com aldrabice já hoje compro o que quero. - Essa da segurança não estou mesmo a ver o que queres dizer. Mas há alguma segurança no processo? As apps fazem o que querem e está à responsabilidade de cada um autorizar que cada app aceda aos recursos que pretende. - Da mesma forma que nos outros mercados há versões free, com publicidade e pagas. Cada um escolhe a que quer. Porque é que abrir o mercado às pagas prejudicava? Não concordo em absoluto. O iphone não está massificado? E não massificou com um mercado totalmente aberto? Não é preciso inovar na parvoíce. Se se copia tanta coisa boa porque não copiar um modelo que funciounou. Parece-me mais justificações do que razões.A maioria das pessoas nem imagina que existe esta restrição e quando sabe que existe fica legitimamente frustrada. E do meu lado continuo sem uma razão coerente e que me conveça do interesse de ter o acesso ás apps pagas fechado.

#11 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 18 August 2010 - 09:10

pêpê escreveu:

E do meu lado continuo sem uma razão coerente e que me conveça do interesse de ter o acesso ás apps pagas fechado.

Já somos dois. Ainda ninguém me conseguiu explicar sem sombra de dúvida quais as razões objectivas de ainda não existir o mercado pago em Portugal.Já contactámos a Google Portugal a pedir um esclarecimento sobre o assunto mas não nos souberam dizer mais que a indicação que querem lançar o Market pago mas que não sabem quando isso vai acontecer.Disponibilizámos a ajuda do androidPT para fazer o que fosse preciso para ajudar a trazer o Market pago para Portugal mas até ver, não podemos fazer nada nesse sentido.

#12 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 18 August 2010 - 12:27

É que nem a nossa burrocracia justifica tanto atraso. Se vocês que estão bem mais por dentro destas questões (eu sou um mega newbie) não compreendem.... já não me sinto tão sozinho. às vezes pergunto-me qual é a maior ilegalidade, comprar apps de forma ilegal, tendo acesso a algo que me está vedado, ou descarregar o apk já cracado algures e pronto.É claro que da 2ª forma não estou a beneficiar o developer. Mas também não o estou a prejudicar porque legalmente ele não pode receber o meu dinheiro. Portanto não estou a prejudicar ninguem.Ao mesmo tempo a Google através do checkout recebe alegremente o meu dinheiro mesmo tendo a minha morada de um país não autorizado e tudo prossegue de forma hipócrita como se nada fosse.Se isto faz algum sentido vou ali já venho. Por outro lado vender apps a este preço é remédio santo para a pirataria, de facto, Eu prefiro pagar um valor acessível do que usar algo de forma ilegítima. Mas se me complicam a vida. Raios os partam dêm-me o apk e não se fala mais nisso. Mas se a própria Google Portugal (e isso existe mesmo?) não sabe explicar.... tá tudo dito.

#13 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 18 August 2010 - 19:20

Eu não estava a justificar, estava a enumerar possíveis razões, que podem ou não fazer sentido a cada um.Desta vez não vou massacrar ninguém com longos textos. As operadoras estão envolvidas no processo, porque quando compram no mercado, o valor é descontado no saldo do pré-pago, ou adicionado na factura do pós-pago. (julgo que é assim que funciona).Quanto ao iphone estar massificado.. vejam qual é a % de iphones no universo de telemóveis. O iPhone não é um produto de massas, bem pelo contrário, é a imagem associada de status, estilo e até dum certo elitismo, que ajuda a fazer o sucesso que tem.Em relação ao mercado, existe ou não aplicações que são removidas do mercado? Pelas mais diversas razões. Logo não é um mero "depósito" de programas.A 3ª é algo mais complexa, e apenas encaixa numa lógica. E como não sou sequer funcionário da Google, nem tenho qualquer informação privilegiada, não passa de uma mera suposição de estratégia que podia estar a ser seguida. Ou seja, não vale a pena alongar mais.

#14 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 19 August 2010 - 06:36

nope. qd compras algo pagas com um cartão de crédito que tiveste de usar para criar uma conta no google checkout.qt a apps tiradas do market só no caso de haver alguma queixa muito séria e haver uma suspeita grave de abuso. que se saiba aconteceu prá i 1 vez. E houve outra vez que retiraram uma app dos telefones e tudo. Mas isto é hiper mega excepcional. Em centenas de milhar estás a vez. É o que se quiser. A segurança é como nos PC's está no dedinho de cada um. Eu prefiro assim do que o modelo iphonico.Quanto ao iphone massificado, no universo dos smartphones é bem significativo e então nos states até os cães e os gatos já têm. É veres os números. Recentemente o android está a começar a fazer mossa mas o mercado estava dividido entre blackberry e Iphone. O resto com a ridicula ajuda da MS era paisagem. Se isso não é massificado não sei.

#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 19 August 2010 - 06:43

pêpê escreveu:

E houve outra vez que retiraram uma app dos telefones e tudo.

nao foram removidas... os users foram informados q era maligna e pedia para remover

o android está a começar a fazer mossa mas o mercado estava dividido entre blackberry e Iphone.

as tuas fontes devem ser diferentes das minhas:http://android-pt.com/cota-de-mercado

#16 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 19 August 2010 - 12:47

Quanto ao iphone massificado, no universo dos smartphones é bem significativo e então nos states até os cães e os gatos já têm.

Não duvido que o gato de uma estrela pop, ou o cãozito daquela "tia" excêntrica multimilionária tenham um iPhone.. Daí a "todo cachorro do bairro" ter 1, vai uma grande distancia...Os números que o BUG mostrou aí, já dão uma ideia, mas mesmo esses referem-se só a "Smartphones".. Não tenho nenhuma fonte credivel para citar, mas não me admirava mesmo nada que aqueles 41.2% Share, se transformem em menos de 10% se em vez de Smartphones, aplicar-mos ao conjunto de todos telemóveis..

#17 NunoF

NunoF

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 548 mensagens

Mensagem publicada 19 August 2010 - 13:46

A quota de mercado do android, será no futuro mt superior a todas as outras marcas, pelo simples facto de ser um SO adoptado por várias marcas e disponivel em vários preços. O iphone terá sempre a desvantagem de ser apenas 1 equipamento/marca e os blackberry só há pouco tempo é que ficaram disponiveis para o mercado de consumo.

#18 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 19 August 2010 - 19:47

Bom eu só não tinha a minha sondagem actualizada. de facto como era esperado o andoid já passou o iphone. Nada de novo isso já se sabia que estava para acontecer. Agora o que interessa nesta conversa é a questão do iphone estar massificado. Não tenhas duvida. Nos states um iphone custa 300 dolares ou menos com um plano de dados. E 15% de quota de mercado em 3 anos... são muitos e muitos milhões de iphones. Já venderam seguramente quase 70 milhões de iphones em 3 anos. 70 milhões em 3 anos. É impressionante. Ninguem faz uma coisa destas sem vender a torto e a direito. Eu estive nos states há 1 ano e literalmente toda a gente tinha um iphone desde o exceutivo passando pelo polícia o gajo das obras. Tudo! Lembra-te que nos states um iphone 4 não custa 1300€ como na fnac. Custa 199 dolares. Vou-te dizer um segredo. Eu não gosto da filosofia da apple, mas se a tmn vendesse iphones 4 por 150€... vai lá vai.... :)Mas o ponto aqui era que o iphone é um produto de massas, não por cá claro. Mas não duvides que é.

#19 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 19 August 2010 - 22:09

Não sei em que parte dos EUA estiveste, nem me interessa para ser franco. Também não vou perder mais tempo com isto, e apesar de não ter encontrado o que queria, a composição destes 2 dados, já demonstram o que pretendia:Imagem colocadaConforme se pode ver aqui, e vamos usar a última disponível Q1'10, no universo de telemóveis os smartphone representam 23%, ou seja os telemóveis comuns são 77% do mercado!Imagem colocadaDentro dos smartphone, o iPhone tinha 28%, com um crescimento de 2%.Ou seja, no universo de telemóveis, o iPhone representava 6,44% (Equivale a 28% de 23%)Se isso para alguém é estar "massificado".. então é porque temos conceitos diferentes.

#20 pêpê

pêpê

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 20 August 2010 - 05:50

bom, 1º não acho que falar do mercado global de telemoveis tenha que ver com esta conversa. estamos a falar de smartphones.depois o teu pie chart aqui de cima mostra tudo. 1/4 do pie são iphones e não achas que está massificado? 70 milhões de telefones. vendidos a quem? Mais de 4.000 milhões (4 biliões US) de apps descarregadas. Por quem? Não sei porque te custa reconhecer que o iphone é um poduto massificado mas ok.

#21 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 20 August 2010 - 14:43

AntonioH escreveu:

Ou seja, no universo de telemóveis, o iPhone representava 6,44% (Equivale a 28% de 23%)Se isso para alguém é estar "massificado".. então é porque temos conceitos diferentes.

Eu entendi o teu raciocinio. Maior parte das pessoas olha apenas para os 23% e tem essa percentagem como final.No entando, tendo em conta o teu ponto de vista está te a escapar uma coisa:Como estamos a falar de qual é o smartphone mais ou menos massificado, se fizeres exactamente o mesmo estudo para os outros vais ver que a percentagem ainda vai ser menor que a do iphone, pelo que ao relaciona-los todos dá para ver que ele é o que existe mais no mercado.Só os blackberry é que tem uma percentagem superior, no entanto nao nos podemos esquecer que está a decrescer enquanto a do ifoscas está a subir.

#22 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 20 August 2010 - 17:28

zhead escreveu:

AntonioH escreveu:

Ou seja, no universo de telemóveis, o iPhone representava 6,44% (Equivale a 28% de 23%)Se isso para alguém é estar "massificado".. então é porque temos conceitos diferentes.

Eu entendi o teu raciocinio. Maior parte das pessoas olha apenas para os 23% e tem essa percentagem como final.No entando, tendo em conta o teu ponto de vista está te a escapar uma coisa:Como estamos a falar de qual é o smartphone mais ou menos massificado, se fizeres exactamente o mesmo estudo para os outros vais ver que a percentagem ainda vai ser menor que a do iphone, pelo que ao relaciona-los todos dá para ver que ele é o que existe mais no mercado.Só os blackberry é que tem uma percentagem superior, no entanto nao nos podemos esquecer que está a decrescer enquanto a do ifoscas está a subir.

Sim, correcto. Mas eu nunca disse que os SmartPhones estavam já massificados. Simplesmente, os mercados-alvo do sistema Android e o do i são completamente diferentes, logo tem estratégias diferentes.Bom, pelo meio desta confusão até parece que estou favorável a esta estratégia/restrição, que relembro, não estou!