Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Android 4.3 e vários utilizadores


  • Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

#1 jotacaster

jotacaster

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Nexus 7 (2013)

Mensagem publicada 24 September 2013 - 14:02

Boas.

 

Não sei se é sitio mais correcto para colocar esta dúvida visto que sou novo por cá, mas cá vai.

 

Tenho um Nexus 7, versao 2013, e gostava de ter 2 utilizadores distintos, de forma a que eu e a Maria pudéssemos aceder ao facebook e mail de cada um sem estar a fazer login e logout de cada vez que usarmos o tablet.

 

Encontro 2 formas de o fazer:

 

- Novo utilizador: pelo que entendo aqui, o novo utilizador precisa de instalar todas as apps que quiser usar pois não consigo partilhar as apps do utilizador principal. Além disso também não consigo aceder aos dados da galeria do utilizador principal.

 

- Perfil restrito: aqui consigo partilhar quase todas as apps mas continuo sem conseguir partilhar os dados da galeria, por exemplo.

 

O que eu gostava de conseguir era ter 2 utilizadores, com total acesso a todo o conteúdo do tablet, mas onde eu pudesse ter definições diferentes para as apps.

É possível?

 

Obrigado.



#2 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 25 September 2013 - 08:11

Boas.

 

Não sei se é sitio mais correcto para colocar esta dúvida visto que sou novo por cá, mas cá vai.

 

Tenho um Nexus 7, versao 2013, e gostava de ter 2 utilizadores distintos, de forma a que eu e a Maria pudéssemos aceder ao facebook e mail de cada um sem estar a fazer login e logout de cada vez que usarmos o tablet.

 

Encontro 2 formas de o fazer:

 

- Novo utilizador: pelo que entendo aqui, o novo utilizador precisa de instalar todas as apps que quiser usar pois não consigo partilhar as apps do utilizador principal. Além disso também não consigo aceder aos dados da galeria do utilizador principal.

 

- Perfil restrito: aqui consigo partilhar quase todas as apps mas continuo sem conseguir partilhar os dados da galeria, por exemplo.

 

O que eu gostava de conseguir era ter 2 utilizadores, com total acesso a todo o conteúdo do tablet, mas onde eu pudesse ter definições diferentes para as apps.

É possível?

 

Obrigado.

 

Boas, o que pedes não é possível, apenas é possível com um único utilizador mas com duas contas configuradas, claro que na app do FB não dá só mesmo acedendo ao FB via browser. A ideia dos utilizadores é mesmo barrar acesso ao que o primeiro tem. Talvez num futuro próximo dê para definir o que partilhar...

 

Abraço.


Editado por Pardinha, 25 September 2013 - 08:11.

Queres ajuda? Clica aqui


#3 jotacaster

jotacaster

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Nexus 7 (2013)

Mensagem publicada 25 September 2013 - 08:43

Ok, Pardinha.

 

Obrigado pela ajuda.



#4 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2013 - 09:16

experimenta ver o que acontece ao nome das pastas da galeria para cada utilizador!



#5 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 25 September 2013 - 10:45

experimenta ver o que acontece ao nome das pastas da galeria para cada utilizador!

 

Deixas de as poder ver, as permissões são feitas ao nível de leitura e associadas ao utilizador. Ele cria uma pasta para cada utilizador com tudo lá dentro.


Queres ajuda? Clica aqui


#6 DaProfezzur

DaProfezzur

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 274 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2013 - 15:23

E se tiveres uma mesma conta de cloud (dropbox por exemplo) configurada nos dois utilizadores em que em cada fazes upload automático e assim em qualquer conta que entres vês a mesma informação?



#7 jotacaster

jotacaster

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Nexus 7 (2013)

Mensagem publicada 26 September 2013 - 15:33

Isso não experimentei porque a Maria não tem Dropbox mas acredito que cada utilizador tenha os seus ficheiros separados.



#8 DaProfezzur

DaProfezzur

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 274 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2013 - 15:52

Isso não experimentei porque a Maria não tem Dropbox mas acredito que cada utilizador tenha os seus ficheiros separados.

 

Mas não era para criar um novo utilizador dropbox, era o mesmo em cada perfil.



#9 jotacaster

jotacaster

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Nexus 7 (2013)

Mensagem publicada 26 September 2013 - 16:12

Ah, aí sim, imagino que tudo ficará igual nos 2 utilizadores.

É uma opção.



#10 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 27 September 2013 - 09:13

Tb concordo. Se a conta é a mesma acho que não há problemas em dois users diferentes. Eu uso esta nova situação mais como limitação para o meu filho, logo nunca testei o que perguntas.


Queres ajuda? Clica aqui


#11 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 28 September 2013 - 16:11

Deixas de as poder ver, as permissões são feitas ao nível de leitura e associadas ao utilizador. Ele cria uma pasta para cada utilizador com tudo lá dentro.

ok e se tiveres root e um explorador de ficheiros não consegues aceder à pasta dos outros utilizadores na mesma?

 

acho que este problema só vai existir mesmo em equipamentos sem microsd porque tem que haver uma forma de de contornar isso

 

 

o que eles devem fazer agora no kitkat se calhar é dar permissões de acesso entre utilizadores para não andar a duplicar conteúdo 



#12 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 30 September 2013 - 07:42

ok e se tiveres root e um explorador de ficheiros não consegues aceder à pasta dos outros utilizadores na mesma?

 

acho que este problema só vai existir mesmo em equipamentos sem microsd porque tem que haver uma forma de de contornar isso

 

 

o que eles devem fazer agora no kitkat se calhar é dar permissões de acesso entre utilizadores para não andar a duplicar conteúdo 

 

Nas outras roms não sei porque não testei, mas na PA eu ao criar uma conta que não seja limitada, podes dar ou negar acesso ao superuser, portanto, tu tendo a conta primária, podes impor muitas limitações.

 

Abraço.


Queres ajuda? Clica aqui


#13 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 15 October 2013 - 23:44

Já aqui tenho o meu e reparei numa falha que é quando crias um novo utilizador não tens a opção de restaurar uma conta google , é que se fores ao menu nem te aparece o menu pessoal->cópia de segurança e restauro

Enviado do meu Nexus 7 utilizando o Tapatalk



#14 jogosmadmax

jogosmadmax

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1002 mensagens
  • Note 3 e Note 2

Mensagem publicada 15 October 2013 - 23:50

Onde está isso novos utilizadores?

Enviado do meu SM-N9005


NOTE 3


#15 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 15 October 2013 - 23:54

Definições
Dispositivo
Utilizadores
Depois tens dois modos um que é com base na teu perfil actual e que das permissão para as aplicações que queres

O outro é um utilizador totalmente novo tal quando ligaste o a primeira vez mas que até agora descobri esta diferença para o administrador

Enviado do meu Nexus 7 utilizando o Tapatalk



#16 jogosmadmax

jogosmadmax

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1002 mensagens
  • Note 3 e Note 2

Mensagem publicada 15 October 2013 - 23:59

No meu não tem isso

Enviado do meu SM-N9005


NOTE 3


#17 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 16 October 2013 - 00:09

Tens que Android 4.3 certo?

Enviado do meu Nexus 7 utilizando o Tapatalk



#18 jogosmadmax

jogosmadmax

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1002 mensagens
  • Note 3 e Note 2

Mensagem publicada 16 October 2013 - 00:11

Sim

Enviado do meu SM-N9005


NOTE 3


#19 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 16 October 2013 - 00:17

Vê lá se o teu menu não é igual ao meu Depois utilizadores e deve aparecer isto... Enviado do meu Nexus 7 utilizando o Tapatalk

Thumbnails Anexos

  • uploadfromtaptalk1381882449005.jpg
  • uploadfromtaptalk1381882593149.jpg

Editado por Manel C.C., 16 October 2013 - 00:18.


#20 jogosmadmax

jogosmadmax

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1002 mensagens
  • Note 3 e Note 2

Mensagem publicada 16 October 2013 - 00:20

Não o meu é assim Isso deve ser nos tablets , gostava ter isso no note3 Enviado do meu SM-N9005

Thumbnails Anexos

  • uploadfromtaptalk1381882817316.jpg

Editado por jogosmadmax, 16 October 2013 - 00:21.

NOTE 3


#21 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 16 October 2013 - 00:22

Lol epa amanhã respondo-te agora tenho que dormir mas digo-te que á partida não dá

Enviado do meu Nexus 7 utilizando o Tapatalk



#22 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 16 October 2013 - 07:35

Só dá em tablets pessoal, o Note 3 p todos os efeitos é um telefone. Manuel C.C. Tu quando adicionas um utilizador e colocas a conta do gmail querias que fizesse mais o que?


Queres ajuda? Clica aqui


#23 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 16 October 2013 - 08:27

Só dá em tablets pessoal, o Note 3 p todos os efeitos é um telefone. Manuel C.C. Tu quando adicionas um utilizador e colocas a conta do gmail querias que fizesse mais o que?

 

Tens aqui a resposta jogosmadmax, a questão é que um tlm é um objecto pessoal o tablet já pode ser utilizado a fundo por diversos elementos de uma família.

 

Queria que fizesse um "restore" daquilo que tenho no meu tlm, isto é quando eu comprei o tablet pus a minha conta e ele começou logo a descarregar as aplicações, dicionário de utilizador, e todas as redes wireless introduzidas, etc...

 

depois criei uma conta para a minha namorada para lhe mostrar precisamente este "restore" mas não lhe consegui mostrar nada porque nem sequer aparece o tal menu que diz "cópia de segurança e restauro"

 

isto porque ele mandou o S4 dela para a garantia e quando voltou não tinha nada e teve que instalar tudo de novo só depois é que lhe disse que era possível restaurar o tlm pq estava tudo guardado na conta dela da google, tentei mostrar isso no tablet criando um novo utilizador mas não deu...



#24 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 16 October 2013 - 10:09

Parece que como conta secundária, isso não é possível, eu não te posso garantir porque só fiz o restauro com a conta primária.

 

Abraço.


Queres ajuda? Clica aqui


#25 Manel C.C.

Manel C.C.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 124 mensagens

Mensagem publicada 16 October 2013 - 10:32

Parece que como conta secundária, isso não é possível, eu não te posso garantir porque só fiz o restauro com a conta primária.

 

Abraço.

 

pois eu sei lol por isso é que fiz o post a dizer um defeito...