Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Ajuda] Novato


  • Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

#1 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 23 September 2013 - 20:11

Recentemente adquiri um tablet Acer Iconia B1-A71 para ler uns e-books, ver uns filmes, ouvir umas músicas etc...

Mas como é a primeira vez que mexo num SO Android 4.1.2 Jelly Bean precisava de uma ajudinha:

-Como é que transfiro filmes, música e e-books do pc para o tablet?
-Qual o melhor GPS para este tablet?

-Como é que poderei mover um PDF/Ficheiro da pasta Transferência e colocar numa outra pasta?

-O que pensam OfficeSuite Pro 7 é o ideal ou existe outro melhor?

-Programa que aconselham para ler e-Books?

-Acham que deve actualizar o SO?

 

Para já são estas as minhas duvidas.

 

Espero que me ajudem.... :D



#2 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 23 September 2013 - 21:15

Recentemente adquiri um tablet Acer Iconia B1-A71 para ler uns e-books, ver uns filmes, ouvir umas músicas etc...

Mas como é a primeira vez que mexo num SO Android 4.1.2 Jelly Bean precisava de uma ajudinha:

-Como é que transfiro filmes, música e e-books do pc para o tablet?
-Qual o melhor GPS para este tablet?

-Como é que poderei mover um PDF/Ficheiro da pasta Transferência e colocar numa outra pasta?

-O que pensam OfficeSuite Pro 7 é o ideal ou existe outro melhor?

-Programa que aconselham para ler e-Books?

-Acham que deve actualizar o SO?

 

Para já são estas as minhas duvidas.

 

Espero que me ajudem.... :D

 

- Ligas o tele ao pc com o cabo e transferes (tens de activar o modo USB, e ter os drivers certos no pc), preferencialmente cria uma pasta "music" para as musicas, etc (isto facilitará o reconhecimento dos programas

- GPS tens o tmn drive para ter mapas de portugal gratuitos (offline), penso que não haja outro gratuito offline.

- Para mover ficheiros usa o explorador, caso o que tenhas de origem não tenha todas as pastas o ES file explorer é uma boa opçao, mas existem vários, todos com os seus pros e contras

-O office suite é muito bom, como em tudo cada um tem as suas vantagens.

-Pessoalmente uso o moon reader (é boa ideia comprares o pro para te livrares dos anucios), este lâ a maioria dos ebooks e pdf(com plugin)

-As actualizações são aconselhadas mas não obrigatórias, se és novato deixa estar... ah, e só as oficiais ou que sabes que são mesmo para o teu tele, se não tens risco de brickar (ficar com um pisa papéis, quando bricas perdes a garantia) ou ficar num boot loop, claro que isto quase só acontece quando fazes algo errago


Editado por coolasc, 23 September 2013 - 21:27.


#3 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 24 September 2013 - 18:31

- Ligas o tele ao pc com o cabo e transferes (tens de activar o modo USB, e ter os drivers certos no pc), preferencialmente cria uma pasta "music" para as musicas, etc (isto facilitará o reconhecimento dos programas

- GPS tens o tmn drive para ter mapas de portugal gratuitos (offline), penso que não haja outro gratuito offline.

- Para mover ficheiros usa o explorador, caso o que tenhas de origem não tenha todas as pastas o ES file explorer é uma boa opçao, mas existem vários, todos com os seus pros e contras

-O office suite é muito bom, como em tudo cada um tem as suas vantagens.

-Pessoalmente uso o moon reader (é boa ideia comprares o pro para te livrares dos anucios), este lâ a maioria dos ebooks e pdf(com plugin)

-As actualizações são aconselhadas mas não obrigatórias, se és novato deixa estar... ah, e só as oficiais ou que sabes que são mesmo para o teu tele, se não tens risco de brickar (ficar com um pisa papéis, quando bricas perdes a garantia) ou ficar num boot loop, claro que isto quase só acontece quando fazes algo errago

Boa noite a todos

 

Obrigado coolasc pelas respostas as minhas dúvidas.

-Já agora podes arranjar o link desse ES fille explorer para eu efetuar download? Ele é em português?

-O Office Suite já estou a experimentar e estou a gostar.

-O GPS para já fica para uma próxima, primeiro tenho de dominar no mínimo o SO Android (coisas de iniciado).

-Leitor de Ebooks neste momento estou a utilizar o que vem no Office Suite (um contra não tem marcador de pagina)

-As actualizações fica então para quando dominar o SO

-Agora a questão de passar ficheiros (música, filmes, e-books etc) do PC vs Tablet ainda não consegui, talvez quando aquirir um micro SD seja mais fácil.

 

Se poderes/poderem me ajudar nestes aspectos agradecia...



#4 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 25 September 2013 - 09:40

Boa noite a todos

 

Obrigado coolasc pelas respostas as minhas dúvidas.

-Já agora podes arranjar o link desse ES fille explorer para eu efetuar download? Ele é em português?

-O Office Suite já estou a experimentar e estou a gostar.

-O GPS para já fica para uma próxima, primeiro tenho de dominar no mínimo o SO Android (coisas de iniciado).

-Leitor de Ebooks neste momento estou a utilizar o que vem no Office Suite (um contra não tem marcador de pagina)

-As actualizações fica então para quando dominar o SO

-Agora a questão de passar ficheiros (música, filmes, e-books etc) do PC vs Tablet ainda não consegui, talvez quando aquirir um micro SD seja mais fácil.

 

Se poderes/poderem me ajudar nestes aspectos agradecia...

 

Depois de voltar a experimentar alguns encontrei um file manager que gosto mais que o ES, vou-te aconselhar o mesmo, File Manager, https://play.google....=com.rhmsoft.fm

 

E em termos de passar os dados tens de clicar numa tab que te deve aparecer na barra lá em cima (nas tablets n sei se não é em baixo) e escolher "turn on usb storage" se não o pc pode não reconhecer... eu uso um android 4.2.2 modificado por isso pode não ser igual (e estava habitado ao 2.3 anteriormente), mas na barra de notificações devem aparecer 2 notificações, 1 com o icone de um feijão (no qual deves escolher a forma que o tele aparece para o computador, ou seja mass storage, media device, etc. ou CD-rom[esta ultima irá instalar os drivers e colocar o tele como se fosse um cd digital para o caso de necessitares]... normalmente mass storage é a certa de usar aqui) e outro que já não me lembro do icone, clicas neste ultimo para selecionar "activar "mass storage""(eu uso o android em inglês por isso não sei bem os termos em portugês).

 

Caso não consigas realmente, podes sempre usar o wi-fi e criar uma pasta em FTP (no android [precisarias de root, que como novato não penso que já tenhas feito] ou no PC [ https://filezilla-project.org/ ]) e transferir ficheiros dessa forma (o gestor de arquivos que te indiquei tem capacidade de aceder a FTP's.... para ser honesto pessoalmente nunca criei um FTP no pc mas esse sofware tem tido criticas positivas e é opensoure, portanto quase certamente excelente.

 

Edit: e é por esse marcador de páginas (deixa-te exactamente onde ficaste) que aconselho o moon reader (versão gratuita, com anuncios: https://play.google....soft.moonreader )


Editado por coolasc, 25 September 2013 - 09:53.


#5 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 27 September 2013 - 19:29

Depois de voltar a experimentar alguns encontrei um file manager que gosto mais que o ES, vou-te aconselhar o mesmo, File Manager, https://play.google....=com.rhmsoft.fm

 

E em termos de passar os dados tens de clicar numa tab que te deve aparecer na barra lá em cima (nas tablets n sei se não é em baixo) e escolher "turn on usb storage" se não o pc pode não reconhecer... eu uso um android 4.2.2 modificado por isso pode não ser igual (e estava habitado ao 2.3 anteriormente), mas na barra de notificações devem aparecer 2 notificações, 1 com o icone de um feijão (no qual deves escolher a forma que o tele aparece para o computador, ou seja mass storage, media device, etc. ou CD-rom[esta ultima irá instalar os drivers e colocar o tele como se fosse um cd digital para o caso de necessitares]... normalmente mass storage é a certa de usar aqui) e outro que já não me lembro do icone, clicas neste ultimo para selecionar "activar "mass storage""(eu uso o android em inglês por isso não sei bem os termos em portugês).

 

Caso não consigas realmente, podes sempre usar o wi-fi e criar uma pasta em FTP (no android [precisarias de root, que como novato não penso que já tenhas feito] ou no PC [ https://filezilla-project.org/ ]) e transferir ficheiros dessa forma (o gestor de arquivos que te indiquei tem capacidade de aceder a FTP's.... para ser honesto pessoalmente nunca criei um FTP no pc mas esse sofware tem tido criticas positivas e é opensoure, portanto quase certamente excelente.

 

Edit: e é por esse marcador de páginas (deixa-te exactamente onde ficaste) que aconselho o moon reader (versão gratuita, com anuncios: https://play.google....soft.moonreader )

Obrigado pela Dica

 

Já agora o File Manager vem em PT ou em EN?

Aconselhas a colocar um Anti-virus ou não será necessário?

 

Obrigado pelas dicas que me tens dado...



#6 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 27 September 2013 - 20:45

Penso que em inglês, mas nunca sequer tentei por nada em portugês... o Astro penso que está em português. ( https://play.google....om.metago.astro )

 

E antivirus não vale muito apenas (mas que eles existem, existem) a maioria das coisas da gplay está segura, evita aplicações muito recentes (menos de 100users) e fontes fora da google pla para evitar qualquer coisa... sem esquecer o facto que um antivirus vai ajudar bastante a drenar a bateria... pessoalmente eu uso o avast ( https://play.google....curity&hl=pt_PT ) mas já estou a pensar voltr a desinstalar devido ao drain de bateria, e reinstalar apenas quando uso algo que não do gplay.



#7 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 28 September 2013 - 19:29

Penso que em inglês, mas nunca sequer tentei por nada em portugês... o Astro penso que está em português. ( https://play.google....om.metago.astro )

 

E antivirus não vale muito apenas (mas que eles existem, existem) a maioria das coisas da gplay está segura, evita aplicações muito recentes (menos de 100users) e fontes fora da google pla para evitar qualquer coisa... sem esquecer o facto que um antivirus vai ajudar bastante a drenar a bateria... pessoalmente eu uso o avast ( https://play.google....curity&hl=pt_PT ) mas já estou a pensar voltr a desinstalar devido ao drain de bateria, e reinstalar apenas quando uso algo que não do gplay.

Boas Noites coolasc

 

Obrigado pelas dicas.

Já estou a utilizar o Astro simples e façil a manusear.

Onde arranjo o Astro Pro?

Há algum programa onde possa gerenciar os ícones dos programas que instalo do "ambiente de trabalho" para uma pasta?

Já agora existe algum programa tipo "ccleaner" para Android?

 

Abraço

Silva 


Editado por whitexoc, 28 September 2013 - 20:25.


#8 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 28 September 2013 - 20:09

Apk's que não estão no market muitas vezes encontram-se pesquisando por apk no google (de referir que existem muitas apk's que não estão no market devido a virus, fazerem parte de cheat tools ou terem conteudo para maiores de 18), mantem um antivirus instalado enquanto estejas a instalar qualquer aplicação não market (e não esquecer de "permitir aplicações de fonte desconhecida" em definições->segurança).

 

O pró normalmente está nos links em baixo do free.

 

"CCleaner" queres dizer algo para acelerar? então provávelmente o que queres é um ram cleaner... como tambem pedes um gerenciador de icones aconselho-te o go launcher (preferencialmente versão paga por causa dos icones)... tambem podes usar um qualquer task killer ( https://play.google....ooster&hl=pt_PT ou  https://play.google....rfroyo&hl=pt_PT eu usava o segundo no meu tele antigo, há muitos mais) e o ADW Launcher ( https://play.google.com/store/apps/details?id=org.adw.launcher&hl=pt_PT ) ou qualquer outro launcher


Editado por coolasc, 28 September 2013 - 21:36.


#9 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 28 September 2013 - 20:41

Apk's que não estão no market muitas vezes encontram-se pesquisando por apk no google (de referir que existem muitas apk's que não estão no market devido a virus, fazerem parte de cheat tools ou terem conteudo para maiores de 18), mantem um antivirus instalado enquanto estejas a instalar qualquer aplicação não market (e não esquecer de "permitir aplicações de fonte desconhecida" em definições->segurança).

 

"CCleaner" queres dizer algo para acelerar? então provávelmente o que queres é um ram cleaner... como tambem pedes um gerenciador de icones aconselho-te o go launcher (preferencialmente versão paga por causa dos icones)... tambem podes usar um qualquer task killer ( https://play.google....ooster&hl=pt_PT ou  https://play.google....rfroyo&hl=pt_PT eu usava o segundo no meu tele antigo, há muitos mais) e o ADW Launcher ( https://play.google....uncher&hl=pt_PT ) ou qualquer outro launcher

 

O Ccleaner é um programa com capacidade de limpeza e de tratamento de ficheiros de lixo nos computadores (isto todo no Windows). É uma das ferramentas mais recomendadas para manter os sistemas livres de ficheiros desnecessários e para manterem alguma ordem nos discos das nossas máquinas.O que eu gostava de saber é se já existe para Android?

 

Ou será que aconselhas o Clean Master?


Editado por whitexoc, 28 September 2013 - 21:54.


#10 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 28 September 2013 - 21:37

Realmente cleaners nunca usei, sempre limpei o sistema por mim, ou para a cache mandava o browser fazer a tipica limpeza (já agora aconelho o next browser ou opera), mas sim esse parece bom... na realidade pensava k os task killers eram o mais proximo que tinhamos de um ccleaner no android xD


Editado por coolasc, 28 September 2013 - 21:38.


#11 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 29 September 2013 - 07:30

Então será um programa interessante a ter na máquina....

 

Ora mais uma duvida...tenho lido neste e noutros fóruns que as aplicações que instalamos neste SO as mesmas ficam instaladas na memoria interna do tablet ou smartphone roubando assim espaço interno...Ora qual o programa que se poderá utilizar para quando instalamos uma aplicação essa mesma ser instalada no memoria externa?

 

Vi este no pplware:

http://pplware.sapo....nterna-para-sd/

 

Aguardo mais uma vez resposta as minhas duvidas.


Editado por whitexoc, 29 September 2013 - 07:31.


#12 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 29 September 2013 - 15:30

a partir do 2.3 começaste a poder mover livremente, apenas tens de seleçionar cartão SD como o local onde fica alocado... pelo menos com root, eu sempre tive os meus roteados... essa aplicação é apenas um gestor mais bonito que o original.



#13 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 29 September 2013 - 15:43

a partir do 2.3 começaste a poder mover livremente, apenas tens de seleçionar cartão SD como o local onde fica alocado... pelo menos com root, eu sempre tive os meus roteados... essa aplicação é apenas um gestor mais bonito que o original.

Ok...penso que já fiz o que mencionaste em cima

 

Foi a:

-Definições

-Aplicações

-Transferidas

-Seleciono o programa que quero enviar para o cartão de memoria e carrego em Mover para Armaz.interno

 

é este o procedimento?



#14 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 29 September 2013 - 16:27

Olha o novato :P

Armazenamento interno - memória do tele (atenção que esta não afecta a ram/velocidade por isso não tens realmente problema em manter aqui os ficheiros, apenas caso encha esta não podes instalar mais enquanto se encheres o cartão podes.

 

Pelo menos no meu diz mesmo mover para o cartão SD... ou seja provávelmente o teu tablet até está a instalar no SD inicialmente (de lembrar que não podes mover aplicações de sistema).


Editado por coolasc, 29 September 2013 - 16:30.


#15 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 29 September 2013 - 18:33

No meu caso as aplicações instalam-se no Armazenamento Interno que é de 1GB pelos menos consegui enviar 2 aplicações para o Internal SD...



#16 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 29 September 2013 - 18:36

humm fixe, pensava k n podias passar apps para o interno, no meu tablet nem no tele dá para fazer isso, apenas no interno e SD externo (não SD interno, que na realidade é uma partição)



#17 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 29 September 2013 - 18:41

humm fixe, pensava k n podias passar apps para o interno, no meu tablet nem no tele dá para fazer isso, apenas no interno e SD externo (não SD interno, que na realidade é uma partição)

 

Pois mas no Armazenamento interno fica sempre la a aplicação com alguns MB o resto vai para o SD Interno. 

O que eu queria mesmo era que as aplicações ficassem todas no micro SD



#18 whitexoc

whitexoc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 18 mensagens
  • LocalizaçãoSaint Jean de Luz
  • Acer Iconia B1-A71

Mensagem publicada 02 October 2013 - 17:43

Então poderei libertar espaço no armazenamento interno (1gb) desinstalando algumas aplicações google (tais como Google+, Currents, Google Play Livros, Google Play Filmes, Google Play Music ) para conseguir mais algum espaço interno.

Se estas aplicações forem desinstaladas do SO estas não irão influenciar o funcionamento normal do SO?

Estas aplicações que mencionei em cima eu não as irei utilizar com frequencia.



#19 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 02 October 2013 - 18:26

desde que essas não sejam de sistea podes desinstalar tdo o que quiseres, se forem de sistema precisas fazer root (e ai cuidado, as que disseste penso serem todas desnecessárias, mas por exemplo o google search penso que tem umas ligações obscuras)



#20 Davidosky99

Davidosky99

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1244 mensagens

Mensagem publicada 02 October 2013 - 18:44

-


Editado por Davidosky99, 22 August 2020 - 17:15.